Açores: Road Trip

by - 28.2.18


Eu disse que, neste dia, a viagem tinha sido bem proveitosa... E não estava a mentir. Depois de visitadas as Furnas, tal como descrevi neste post, seguimos, de estômago reconfortado - com aquele cozido que ainda hoje me faz salivar -, para a zona Nordeste.
Contudo, este post, é em jeito de road trip, onde mostro os sítios aleatórios onde parámos, pela magnífica paisagem, até chegarmos ao final da viagem. Visitar os Açores deve ser feito de carro. Se puderem, façam a reserva assim que chegam à Ilha. Aproveitámos o facto de ficar mais barato e alugámos logo assim que comprámos a viagem. Não ficam dependentes de ninguém e conseguem ter uma maior liberdade de não se focarem só nos sítios que devem visitar obrigatoriamente (aqueles que mostrei nos últimos posts sobre a viagem).


Encantou-nos fortemente os pastos verdejantes que emanam uma luz natural e o pintam daquela que é, indubitavelmente, a cor mais predominante. O verde. Aquele verde vivo de terrenos bem cuidados e de uma força da natureza inexplicável. Assim como referi, sou fã de cidades e considero-me uma pessoa muito cosmopolita. Mas, nos Açores, a acalmia do campo, mostrou-me o lado bom de viver sem stress e de conseguir absorver toda aquela energia.


Se as vacas são felizes, assim como nos mostra o célebre reclame de televisão?! Sim, são. São livres, também. À frente, atrás, ou até mesmo ao lado do nosso carro, em certos sítios, o transito torna-se caótico. Fazem-se passear sem qualquer tipo de pudor e no ritmo delas. De nada valem as buzinadelas até porque elas se encontram no seu próprio domínio. Não as temam. Por muito grande que pareça o seu porte, são inofensivas e só querem, tal como nós, aproveitar toda aquela vista maravilhosa!


O primeiro sítio que visitámos, de forma aleatória como referi, encontrava-se por entre um sítio ermo. Havia uma pequena placa que nos mostrava que, se percorrêssemos um determinado trilho, iríamos dar a um lugar encantado. E fomos mesmo. Parámos o carro em segurança, na beira da estrada, e arrepiámos caminho, literalmente, com um vento frio que nos fazia chorar mas sempre com aquela vontade de ir sem medo.


E tínhamos chegado à Lagoa das Empadadas. Decidi não fazer um post único sobre este sítio por não haver grande informação sobre ele e, essencialmente, por ficar no caminho de quem vai para a Lagoa das 7 Cidades. A Lagoa das Empadadas mais não é do que um conjunto de pequenas lagoas rodeadas por um líndissimo bosque e separadas entre si por pequenas faixas de terras. E é exatamente isso. A mistura do verde com a água, num cenário idílico quanto este, fez-me imaginar num cenário de filme.

Estou em crer que foi por esta altura que me comecei a aperceber das energias que a natureza é capaz de nos emanar. Tive o clique que os Açores podem, perfeitamente, ser um cenário de inspiração pela força que têm a esse nível. Percebi, também, que no meio de tanta natureza nós somos ínfimos. Pequeninos. Embora sejamos as personagens principais e quem tem preponderância na conservação de tudo isto. "É imaculado, tudo isto", sussurrei para mim próprio! 



O que nos levou a viajar para a zona Nordeste, foi em busca de cascatas. O Google Maps, que tantas vezes nos enganou, referia que, depois de tantas estradas com curvas e contra curvas, iríamos chegar a uma qualquer cascata. Mas não foi bem assim. Ou, melhor dizendo, não foi de todo assim. Uma vez mais enganou-nos e levou-nos a tudo menos às quedas de água que havíamos imaginado. Soubemos, depois, que para ver a força da água, teríamos de fazer trilhos pedonais. Coisa que não não tivemos tempo.


Mas nem isso nos demoveu. Levávamos a música alta e a nossa conversa quase sem fim, levou-nos mais além. Deixámo-nos ir e não nos arrependemos das quase 5 horas que passámos dentro daquele carro bordô, bastante confortável, por sinal. Não se vê grande gente e o trânsito é praticamente inexistente. Mas em qualquer altura nos sentimos perdidos. Senti-me sempre muito seguro, tendo em conta que a Helena tem o melhor sentido de orientação da vida.


Lá ao longe, vislumbrámos o mar e a nossa ideia era de continuar a prosseguir caminha a fim de o ver de perto. Bem de perto. De sentir o cheio a maresia. O vento continuava mas a nossa insistência era maior do que qualquer outra coisa. E fomos falando, falando. E falando. De coisas sem-fim. E é muito bom viajar com alguém com quem tenham uma relação forte. Só faz sentido se assim for porque por muito longa que a viagem possa ser, torna-se menos cansativa.


Os miradouros são imensos e encontram-se de forma predominante. Um seguido do outro. Mostra-nos o outro lado dos Açores. Aquele que, à partida, pouca gente conhece por ficar mais longínquo. As acessibilidades também permitem ir mais além e parar aqui e ali só e tão somente para apreciar. Pedir ajuda, em determinada altura, pode parecer complicado por não se ver muita gente na rua, mas as pessoas são do mais acessível possível se, eventualmente, se sentirem perdidos!



Retomámos todo o caminho de volta para Ponta Delgada. Já cansados e com a ressaca de, no dia seguinte, termos de abalar para o Continente. Demos a última volta por Ponta Delgada, e acabámos no Chocolatinho a convite da querida Carolina Franco, que muito gosto me deu conhecer. Seguimos para casa e, aí, sim, foi altura de fazermos uma retrospectiva de tudo aquilo que vivemos e que fotografámos. E que incrível foi! Tão bom, tão bom que nem demos conta de que a viagem tinha chegado ao fim!
Obrigado Helena. E obrigado, a todos, por terem viajado connosco! 
Espero que tenham gostado!

You May Also Like

44 Pieces

  1. Breath taking photos , landscapes there are amazing!!!

    ResponderEliminar
  2. Gorgeous pictures, looks like it was a fun trip!!
    Have a lovely day :)
    Rosanna x
    Rose's Rooftop

    ResponderEliminar
  3. Great travel!
    Thanks for sharing ;)

    https://innakeils.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  4. Belas imagens. Adorava poder lá voltar!


    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
  5. hi dear...
    I'm your best fan,because your post are wonderful. thanks dear for awesome sharing..

    https://www.lukhidiamond.com/LOOSE-DIAMONDS

    ResponderEliminar
  6. Que belíssima viagem! As fotos estão mesmo incríveis! :D

    amarcadamarta.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  7. wow, the pics are awesome, seem a really beautiful place! I love road trips, in a few weeks i'll do one ^^
    xx

    Freak Muffin Blog

    ResponderEliminar
  8. Que saudades que estas fotografias me dão! Ao contrário de ti, sou totalmente uma pessoa do campo e quando estive nos Açores só dizia para mim própria que era capaz de viver aqui. As cascatas são muito giras mas é melhor fazer esses trilhos no verão uma vez que depois podes tomar banho nelas :)

    Yellow Rain

    ResponderEliminar
  9. This road trip seems great :) Amazing pics and beautiful place <3 Great! Thanks for sharing <3
    Beauty and Fashion Freaks

    ResponderEliminar
  10. Sem palavras, nossa que lugar e ruas mais lindas, adorei a tua partilha que lugar lindo para visitar sim
    Beijinhos
    Novo post (Review Batom Matte) // CantinhoDaSofia /Facebook /Intagram
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  11. Que saudades que bateram agora dos Açores...fui lá há uns 10 anos e desde então que quero voltar. E depois de ver todo este verde e estas vaquinhas, ainda quero mais :)

    Jiji

    ResponderEliminar
  12. Se os lugares são encantadores, o mesmo acontece com as tuas fotografias e perspetivas utilizadas.
    Parabéns!

    ResponderEliminar
  13. Que paisagens magnificas.. Adorei as fotos! Dá mesmo vontade de visitar.. Gostava imenso de ver essas vaquinhas felizes.. :D
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  14. Que viagem maravilhosa Miguel! Os Açores são fantásticos, tanta natureza, tanto verde, tanta coisa linda para ver! Obrigado por partilhares esta viagem, as fotos estão lindas e levaram-me a viajar por lá também :D

    Beijinho*
    https://demantanosofa.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  15. Lugar lindo! Viajar e conhecer lugares é sempre bom!
    Adorei as fotos! =D
    Aline Star

    ResponderEliminar
  16. De certa forma este post também me lembrou a minha ilha, acredites ou não e mais, já disse que com os teus post's fique com mais vontade de conhecer os Açores e não é mentira! As fotografias lindas que nos trazes, cortam o folêgo mas eu bem que que em nada se compara com a realidade!
    Não agradeças meu bem <3

    ResponderEliminar
  17. Aii não acredito que os posts sobre os Açores já terminaram! :( E quantas fotografias lindas tiraste! Fiquei muitissimo contente por teres aceitado o convite, ainda que à última da hora. Adorei conhecer-vos e adorei todos estes posts. De facto, tudo cá tem energia própria e faz-nos mesmo bem à alma absorver toda essa natureza. Beijinhos <3

    ResponderEliminar
  18. Nice photos :) A journey had to be really interesting and unforgettable.
    Have a nice day, friend.
    My blog

    ResponderEliminar
  19. Amigo que show de imagens lugar perfeito arrasou, obrigado pela visita.
    Blog:https://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br/
    Canal:https://www.youtube.com/watch?v=DmO8csZDARM

    ResponderEliminar
  20. Adorei todos os posts desta viagem! As fotografias são incríveis!
    Espero mesmo, um dia, poder viver essa experiência e sentir a magia dos Açores e da sua natureza!

    Beijinhos!
    MESSY GAZING

    ResponderEliminar
  21. Such beautiful and suggestive views!!!
    Sounds you really had great time there!
    Amazing photos!
    XO
    S
    https://s-fashion-avenue.blogspot.it/

    ResponderEliminar
  22. Que fotografias mais lindas e de encher o coração. S. Miguel é parecido aqui com a Terceira, em algumas fotos até tive de olhar duas vezes para ver se não era cá ahah <3

    THE PINK ELEPHANT SHOE

    ResponderEliminar
  23. Não gostei... AMEI!!! Que paz, que paisagem sublime, que vontade de atravessar o computador e parar exatamente nesses locais que descreveste. Que sonho.
    Obrigada por, uma vez mais, me fazeres viajar <3

    r: Tenho uma amiga que é exatamente igual. Pode ter imensas camisolas, por exemplo, de riscas, mas é certo e sabido que vai comprar mais uma ahahahah

    Nada disso, meu bem, nunca precisarás de agradecer <3

    Agradeço a confiança :D

    ResponderEliminar
  24. Nossa, Miguel! Que viagem maravilhosa! Lindas fotos! Imagino o quanto ficou feliz! ;)

    beijos!

    https://ludantasmusica.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
  25. Miguel, que fotos maravilhosas! Amei suas fotos!

    Beijo!
    Cores do Vício

    ResponderEliminar
  26. Que fotos tão, mas tão bonitas... parecem ter sido retiradas de um conto de fadas! Já aí estive e fiquei cheia de saudades depois de ler esta publicação, só quero voltar!

    Beijinhos,
    www.the-mjournal.com

    ResponderEliminar
  27. HO MEU DEUS !!!! Fizeste com que tivesse mais vontade de ir conhecer esse lugar encantado... que fotos IN-CRI-VEIS !!!
    E o que me ri com a parte de imaginar as vaquinhas por ali... felizes a apreciar essa paisagem ! De cortar a respiração...

    ResponderEliminar
  28. Miguel adorei este post! Sou nova aqui no blog e já sigo o teu trabalho há algum tempo! Beijinhos e muito sucesso <3

    https://fashioninsilver.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  29. Os locais são de facto, maravilhosos! Adorei as fotos Miguel. :)
    Ainda em relação ao comentário anterior, vi a reportagem e só te tenho a dar os parabéns!
    Foste tu, tal e qual como te imaginava, e isso deixou-me feliz porque me faz confusão achar que conheço as pessoas apenas pelo que se lê, desta maneira fiquei-te a conhecer um pouco melhor e admirei a tua força de vontade em falares de um tema tão delicado, quanto parece ser para ti.

    Beijinho <3
    www.trendsandfashionblog.pt

    ResponderEliminar
  30. Quero muito conhecer e as fotos maravilhosa aumentaram ainda mais essa vontade.

    ResponderEliminar
  31. Que lugar mais lindo ♡
    http://toobege.blogspot.com

    ResponderEliminar
  32. Amei as paisagens!!
    Confira nossas últimas publicações em: >>> http://www.nossomosmoda.com/

    ResponderEliminar
  33. Bom dia.
    De facto as vacas nos Açores são quem manda eheheh... bom roteiro.
    Xoxo

    marisasclosetblog.com

    ResponderEliminar
  34. Wow amazing :)
    Zapraszam na nowy post :)
    www.stylishmegg.pl/2018/03/stylizacja-z-militarnymi-detalami.html

    ResponderEliminar
  35. Thank you for sharing beautiful scenery of you and Helena!!
    I would love to visit there with fantastic someone:)

    akiko
    www.akikohiramatsu.com

    ResponderEliminar
  36. Uau, Miguel! Que fotos lindas! Parece mesmo até cenário de filme, uma pena esse lugar ficar tão longe do Brasil :( Mas, quem sabe um dia, né? Parabéns pelo blog e muito sucesso para você!

    https://thedesencantada.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  37. Estive nos Açores em Outubro e morro de saudades a ver as tuas fotografias, que vontade me dá de lá voltar :P

    ResponderEliminar
  38. estive nos Açores no ano passado e adorei. espero voltar um dia e visitar estes mesmo espaços que colocast hoje no post.

    https://beautyshineswoman.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  39. Imagens incríveis!! Também ja lá estive, adorei!

    https://dailylifebydc.blogspot.pt/

    ResponderEliminar

Muito obrigado pelo comentário. A vossa opinião é sempre muito importante e ajuda-me a melhorar!
Após aprovação responderei nos vossos blogs.
Espero que voltem!



Sigam todas as novidades aqui:
Instagram × Facebook Oficial Page × Pinterest