Açores: Ponta Delgada

by - 6.2.18

Começamos a semana com um throwback aos Açores. Depois deste post, vão seguir-se alguns outros a fim de vos dar a conhecer os sítios que visitámos e como foi a nossa viagem. Neste, vou contextualizar um pouco o planeamento da viagem, os preços, e tudo aquilo que achar necessário referir sobre Ponta Delgada, em São Miguel, nos Açores, que foi o primeiro sítio que visitámos assim que o avião aterrou.
Faz algum tempo que eu e a Helena andávamos a pensar em fazer uma viagem. Só nossa. Queríamos muito Amesterdão mas acabámos por ser levados, pelos preços baixos, a visitar os Açores dada a maior facilidade e o menor custo. A viagem foi comprada na Black Friday, pela Ryanair e teve um custo de 20€. 5€ de Porto para São Miguel e 15€ de São Miguel para o Porto. Não hesitámos. Fechámos os olhos e marcámos a viagem para 3 dias (de 31 de Janeiro a 2 de Fevereiro) sem pensar muito no assunto. Sou muito cosmopolita e prefiro as grandes cidades ao campo e aos pastos verdejantes. Mas, sendo com a Helena, iria para o fim do mundo se preciso fosse.

De Novembro até então, andámos a correr blogs e sites que nos davam conta das melhores paisagens e daquilo que seria fundamental ver. Com isso, fomos apontando esses mesmos sítios para que conseguíssemos ver tudo aquilo que, efetivamente, queríamos que fosse visto. Com os nossos olhos e para constatar o tão bem que diziam sobre as idílicas paisagens Açorianas. Voámos pela Ryanair, às 15:50h do dia 31 de Janeiro e aterrámos no Aeroporto João Paulo II, em São Miguel, um pouco depois das 17h. As malas foram para o porão, decidido meio que à última da hora pela companhia área, mas tudo muito tranquilo. Mediante o preço, não podíamos pedir mundos e fundos. Esperámos pela bagagem - que por sorte não extraviou (aquele medo incessante de nos desaparecerem com tudo) -, e seguimos viagem.

Tínhamos alugado um carro (vai haver publicação sobre isso!!) pela Autocunha que, supostamente, estaria à nossa espera assim que o avião aterrasse em São Miguel. Pedimos informações e nada. Não sinal do concessionário, do carro, nem de nada. Ligámos para o número do serviço rent-a-car e foi-nos dito que não tinham nenhuma reserva no nosso nome. No da Helena, vá! Sorte a nossa que tínhamos comprovativos de reserva e de pagamentos, números de processos e tudo aquilo que seria necessário para provar o aluguer. A Marisa, pessoa que nos atendeu, foi super acessível e das inúmeras desculpas que pediu, levou-nos a um outro carro. Tratámos da papelada, fez um check-up do carro - de modo a, no final da viagem, verificar se não existiram estragos -, e o contrato foi assinado.

Entretanto escureceu e a chegada foi brindada com chuva. Chovia e deixava de chover a cada 5 minutos. Estava quente (muito mais do que aqui, vá). Passámos pelo Continente e comprámos mantimentos para os dias em que lá ficámos. Devorámos o menu do Bolo Lêvedo (que é divinal!!), misto, com um copo de sumo de laranja. Estávamos com muita fome e aquele lanche tardio veio mesmo a calhar. No que concerne à estadia, tenho de referir que ficámos alojados na casa de uma prima minha, que lá reside, mas que estava do lado de cá do Atlântico. E aproveito, desde já, para agradecer solenemente a oportunidade incrível que nos deu. Da pesquisa que fizemos, antes de saber que tínhamos estadia, conseguimos perceber que há sítios para ficar de acordo com todos os tipos de bolsos!

Antes de jantar, demos a passeata básica por Ponta Delgada que, à noite, se torna brilhantemente iluminada. Enquanto isso, procurámos um sítio para comer e, segundo o Trip Advisor (fiel conselheiro de viagens!), o Supléxio seria o spot ideal. E foi. Jesus do Céu. Maria Santíssima! Come-se divinamente. Os hambúrgueres são feitos de forma artesanal e o espaço é extremamente apelativo. Muito moderno mas rústico ao mesmo tempo. Cada um de nós pagou cerca de 9€ pelo menu Hambúrguer Viking ((Pão, 150gr Vaca, Alface, Espinafres Salteados, Queijo Havarti, Cebola Frita, Maionese Alho)), acompanhado de batata doce e com direito a bebida: uma limonada de pepino (que desenjoa o sabor do hambúrguer) e um ice tea de maracujá que tinha aquelas pevides maravilhosas e estava docinho, docinho. Tudo natural. Tudo fresco. Num ambiente familiar tendo em conta que o restaurante não é muito grande e, por essa mesma razão, não aceita reservas. O serviço prima por ser rápido e nada há que possa apontar de negativo!Até a casa de banho era amorosa!

Como tínhamos o tempo mais ou menos contado, rumámos a casa a seguir ao jantar e pensámos fazer uma visita mais aprofundada a Ponta Delgada no final do dia seguinte ou na sexta-feira, antes mesmo de virmos embora. Acordávamos cedo na manhã seguinte, quinta-feira dia 1 de Fevereiro, e tínhamos um sem-fim de sítios que queríamos a todo o custo visitar. E assim foi, o relógio despertou às 7h, para sairmos de casa às 8h, sendo guiados pelo GPS que tantas vezes nos fez dar voltas e mais voltas sem sairmos do mesmo sítio (risos).

Como no dia 1 de Fevereiro despachámos tudo o que queríamos ver (sigam as próximas publicações), sobrou-nos tempo para visitar Ponta Delgada, que não é uma cidade muito grande, para tentar comprar alguma coisa para trazer (os souvenirs têm, como qualquer sítio turístico, um preço exorbitante, e por essa mesma razão pouco ou nada se comprou)! É uma cidade muito "família" e muito aprazível de visitar. No geral, é uma cidade moderna, muito limpa e onde tudo parece que é novo. É de louvar que assim seja tendo em conta que acaba por ser um ponto turístico muito forte.

Ponta Delgada também é Marina. É barcos. É cheiro a maresia. É o relaxamento após um dia inteiro a calcorrear toda a ilha em tempo (quase) record. Todo este espaço está ladeado de bares e pequenos spots para apreciar os finais do dia embora não tenha havido tempo para isso. Neste mesmo final de tarde, aproveitámos para fazer como que uma introspecção e perceber o quão valeu a pena ir, ainda que de forma meio desconhecida. E concluímos que valeu muito pelos odores, pelas paisagens e pelos sabores (têm de provar o ananás!). Muito mesmo... e perceberão isso nas publicações seguintes sobre a viagem.

Um outro spot agradável em Ponta Delgada são as escadas que estão na marina, que vos permitirá ter uma outra perceção sobre a ilha (forografia acima). O Chocolatinho que é um café onde se podem comprar chocolates e beber chocolates quentes de mil e um sabores. Foi precisamente neste spot que tivemos o gosto (enorme) de conhecer a querida Carolina Franco e o Tiago! Tão boas pessoas. Tão bom conversar com eles!
E as lojas tipicamente Açorianas com produtos locais: dos queijos aos ananases (já vos disse que têm de provar, não já?!), às sementes de plantas para plantar; aos ímans e aos porta-chaves; tudo o que o turista gosta de trazer mas que quase tem de doar um rim para o fazer (risos).

Apraz-me dizer que os açorianos são pessoas extremamente afáveis. Serão dos primeiros a dar informações sobre direções e certamente serão os primeiros a responder com um sorriso no rosto. Falam muito alto e falam muito rápido o que dificulta, ainda mais, a perceber o sotaque tão próprio que eles têm. Em súmula, Ponta Delgada vale a pena visitar assim que se chega aos Açores por ser uma cidade pequena que facilmente se visita a pé. O tempo nos Açores é muito instável mas não é tão frio quando o Continente... portanto, não se esqueçam de um impermeável (para de manhã e final do dia), de óculos de sol (para o dia todo), de uma sweat mais quente (as noites na marina são frescotas); sapatilhas confortáveis, calças confortáveis e estão prontos para arrancar nas próximas aventuras!

O que acharam? Estão entusiasmados pelo próximos posts?
Gostavam de ir aos Açores?

You May Also Like

49 Pieces

1. Que saudades de lá voltar...Não fazia ideia que a viagem de avião era assim tão barata. Isso foi, mesmo, um achado!

Isabel Sá
    Brilhos da Moda

2. Digo sempre que sou de São Miguel mas ainda nem o conheço por inteiro. São necessários muitos dias para ver tudo ao pormenor. E há muitos sítios incríveis! Vocês comeram os bolos lêvedos nas Furnas? Eles lá fazem de hora em hora. Estão sempre quentinhos e são uma delícia! Compreendo perfeitamente que a prenuncia seja diferente mas o pior é mesmo falarmos rápido. Ahahah É que nem nos damos conta disso. Adorei conhecer-vos! E posso dizer isto 1000 vezes que não me canso. Ahaha E que venham os outros posts! <3 Beijinhos

3. Really amazing and magical place my friend :D

4. Great place, love the architecture, the colors, the inspiration of the people to change and give beauty to places that lost it. From what I can see food is great too so all I can do is wish you to have lots of fun and great experiences!
    Have a fantastic day!
    Greetings,
    Flo

5. Olá Miguel, muito obrigada por me seguires, é muito importante para mim!!
    Já tenho uma viagem destas aos Açores na minha lista à muito tempo, infelizmente ainda não consegui concretizar.. Depois deste post fiquei com ainda mais vontade.. Obrigada pela partilha, aguardarei as próximas publicações!!
    Bjos!!

6. Aaaaiii, ainda fiquei com mais vontade de lá ir :) este post devia com toda a certeza ser patrocinado pelo turismo dos Açores, porque é impossível alguém ler e não ficar com vontade de se enfiar no primeiro avião!

7. Miguel, suas fotos estão maravilhosas! Ô lugar lindo!

Beijo!
    Cores do Vício

8. Estive lá em 2017 e adorei :)
    Gostei muito da tua partilha!
    Beijocas

9. The photos are exeptional. I'd love to visit this place.

10. Uau! Que lugar lindo... fiquei encantada com as fotos! Adoro pots como esse. :D :)

11. Que hermoso lugar Miguel :) espero te hayas divertido
    besitos ♥

12. Nossa que lugar mesmo bonito para visitar, aí quero ver os novos post que estão para vir
    Novo post ( Review de Pijama Fofo ) // CantinhoDaSofia /Facebook /Intagram
    Tem post novos todos os dias

13. Great and very interesting post :-) I never have been there...my next holliday destination it's Portugal in May, I want to fly to Faro :-)

14. Quero imenso ir aos Açores e este post foi excelente para um pouco mais sobre este paraíso!!! Fiquei ainda com mais vontade.

Cloud World

15. Sabes que adorava ir aos Açores, mas também sou mais cosmopolita e a última viagem que fiz foi, precisamente, a Amesterdão. Gosto do espírito da cidade e o campo é muito monótono, mas visitei as ilhas espanholas e a Madeira, por isso, também queria ir aos Açores. Na Black Friday comprei voos para Nantes (França) por €60 ida e volta.
    Estou a seguir o teu blogue
    beijinhos
    belezafeminina016.blogspot.pt

16. Really beautiful place, I love your pictures!
    Kisses, Paola.

Expressyourself

17. ooh, i was in ponta delgada last spring and loved it! and these photos are lovely, too! xx

18. wonderful travel post! I wish I could visit that marine right now. There is nothing like a stroll by the sea to relax ourselves.

19. Estranhamente nunca fui aos Açores. A minha mãe passa a vida a dizer que quer lá ir, já a arrastei para montes de sítios entretanto e fui fugindo sempre das ilhas. eheheheh
    Eu sei que tem paisagens lindíssimas, mas puxa-me muito mais visitar grandes cidades cheias de museus... e lojas. Mas não está posto de lado :)

O Meu Dolce Far Niente
    |Facebook| |Instagram| |Twitter|

20. As fotografias ficaram lindas! Eu já fui aos Açores e adorei! :P
    Fico à espera dos próximos posts!

amarcadamarta.blogspot.pt

21. I've never visited Azzorre islands but sound such interesting and beautiful place!
    Amazing photos, Miguel! :)
    XO
    S

22. Lovely place, so beautiful and nice! Like it!
    Visit my blog

23. I love all the pics, haven't been there but i'd love to, it's really beautiful!
    xx

Freak Muffin Blog

24. Very interesting post! Thanks a lot for sharing)

25. Hello,

Lovely pics !

Sarah, http://www.sarahmodeee.fr

26. So many beautiful photos! thanks for sharing

27. Que cidade linda Miguel, eu adoraria conhecer.

Big Beijos,
    LULU ON THE SKY

28. Muito entusiasmada com os próximos posts!! Quero imenso ir aos Açores! Por isso quero muito saber a tua opinião e os ótimos locais que por aí existem! Esse preço da viagem estava um espetáculo! De aproveitar mesmo!!

Blog: http://bolacha-mariaa.blogspot.pt/
    Projeto: http://ajudaoplanetaesalvaomundo.blogspot.pt/

29. Que lugar lindo, assumo que nunca tinha ouvido falar e agora já quero conhecer. Por incrível que pareça também viajei nessa mesma época rs. E o terror das bagagens já tive a minha extraviada uma vez e sei quanto é complicado, agora só viajo agarrada nas malas rs.

Beijos

30. A minha antiga colega de casa é açoriana e ela sempre dizia que nos Açores há as 4 estações no mesmo dia! Tenho imensa vontade de conhecer os Açores e é tão giro como em algumas fotos até se parece com a MAdeira
    Por onde anda a Sofia?-Instagram

31. Fui aos Açores há uns bons anos e quero muito voltar! Eu sei que adorei, tem paisagens LINDAS e sem dúvida, o sotaque açoreano é dos meus favoritos!!
    As fotos ficaram super bonitas, aguardo pelas restantes :)

Automatic Destiny

32. Gostei muito do post e quero imenso visitar os Açores, conseguiram de facto um ótimo preço (:

Fico então à espera dos próximos posts.

33. Gostava imenso de visitar os Açores! Acompanhei as tuas fotos no insta e adorei todinhas <3 Fico à espera dos próximos posts!
    Beijinhos, www.thefancycats.pt

34. A minha vontade de ir aos Açores já é imensa e tu acabaste de a aumentar, meu anjo *.*
    É claro que vou acompanhar as próximas publicações com muita atenção

r: Nada que agradecer <3
    A sério? Combinado não corria melhor ahahah
    Sim, é verdade, são aromas completamente distintos. De todos os que referi, aqueles dois também são os meus favoritos

"Orange is the New Black" também me despertou interesse, tenho que ver se tiro um tempinho para a procurar :)

35. Curiosa para ver as restantes publicações! Parece-me que foi amazing essas férias e ainda bem love! Eu gostava de conhecer os Açores mas não troco a minha Ilha por outra :P

36. Omg 20 euros! Que pechincha!!!
    Que confusao isso do carro eu entrava logo em stresse felizmente correu bem ahah
    Opah que fotos lindas! Adorava visitar os Açores!

Blog ChocoPink / Instagram / Facebook

37. Que fotos maravilhosas! Parabéns!

38. Mas que lindo roteiro... e esse custo da viagem nem se fala ...
    Ainda bem que gostaram...
    Xoxo

marisasclosetblog.com

39. Adoro mesmo os Açores!!! Fui lá em Outubro e fiquei completamente rendida à sua beleza natural!

40. Uau, que lugar lindo! Deve ter sido uma experiência e tanto. <3

Beijos, quebrarosilencio.blogspot.com ❥

41. Wow!!! Obrigada Miguel! O teu bom gosto também é muito requintado, com que me identifico muito :)
    Não conheço os Açores (vergonha), exactamente pelo que comentaste. Eu tambem sou muito mais cosmopolita e o famoso "verde e vacas" nunca foi destino prioritário, mas confesso que me deixaste muito curiosa! Uma fugidia rápida, deve ser muito agradável, de facto!
    As fotos estão fabulosas.
    Fico a aguardar os próximos posts, ansiosamente ☺

Beijinho
    Carla

42. Que lindos os Açores, é um local que quero muito visitar. :)
    Blog - Maria Rita
    > Follow my Instagram

43. Looks like such a magical place - stunning photos.

www.pink-purpledots.blogspot.com

44. Eu sonho visitar a ilha das Flores <3

Adorei as tuas fotos e fico feliz que tudo se tenha resolvido e se tenham divertido!

Beijinho,

45. Hola Miguel !
    Ciertamente es un lugar muy paradisiaco.

46. Miguel, estou "parva" com os preços das viagens! Há alguns anos atrás era para visitar os Açores com o maridão e acabámos por ir para a Grécia, pois ficava mais barato! Bem, na altura não se falava nos voos low cost :(

Adorei a tua descrição e todas as fotos, lindo, lindo! Também quero visitar :D

Beijinho e bom fim de semana

Muito obrigado pelo comentário. A vossa opinião é sempre muito importante e ajuda-me a melhorar!
Após aprovação responderei nos vossos blogs.
Espero que voltem!

Sigam todas as novidades aqui: