Açores: Lagoa das Sete Cidades e Hotel Montebelo Palace

by - 13.2.18


Estávamos em êxtase pelo dia 1 de Fevereiro. Era "aquele" dia que tinha de render. O único dia completo em que íamos estar pela Ilha. O único em que, o tempo, era o nosso melhor amigo. Assim sendo, pegámos no carro bem cedo. Ainda antes das 8h da manhã. 
E rumámos a um destino que teria de ser o primeiro: a Lagoa das Sete Cidades. Tínhamos como intento percorrer toda aquela parte a fim de vislumbrar, com a sorte que tivemos do estado de tempo, a imensidão e a magia daquela que é conhecida por ser a lagoa das duas cores e o Hotel Montebelo que, mesmo sendo abandonado, se tornou num espaço de visita obrigatória.



As estradas na Ilha de São Miguel não são difíceis. Estão em bom estado, o que facilita muita coisa. Existem caminhos por entre os caminhos que percorremos e a piada é ir com tempo e conseguir observar tudo com olhos de ver. Foi, então, no decorrer deste caminho, que nos demos conta de uma entrada, ainda que mal sinalizada, para o primeiro espaço que nos sugou a atenção.

Miradouro da Vista do Rei - Lagoa das Sete Cidades

Eis-nos, então, no sítio que havíamos destinado visitar. Aquele que, de todos, seria o obrigatório. Há que ter muito cuidado e estar atento à meteorologia. A Lagoa das Sete Cidades fica a 251 metros de altura e só é possível ter esta vista quando não há qualquer tipo de névoa, ainda que seja muito difícil (acho mesmo que é uma questão de sorte). Por sorte, também, a minha prima Telma, deu-nos a conhecer a aplicação Spot Azores - que recomendamos a utilização -, e que permite ver através das webcams instaladas, o estado de tempo nos vários spots e paragens obrigatórias a visitar.


Façamos um parêntesis só mesmo para dizer que a ideia da aplicação é fenomenal, pese embora a publicidade e a lentidão da mesma nos faça ter vontade de querer jogar com o telemóvel contra alguma coisa (risos). De qualquer das formas, a ideia é belíssima e funciona muito bem. A primeira vista sobre esta Lagoa é de quase chorar. É algo que nos suga. É uma beleza inconfundível. Não há como ficar indiferente à imensidão de verde e ao reflexo que tudo tem na água. Não há como ficar indiferente à monstruosidade e ao impacto que esta vista tem visualmente. Numa palavra: deslumbrante!

Hotel Montebelo Palace

Ali mesmo ao lado fica o tão afamado Hotel abandonado que se tornou um local de visita obrigatória. Depois de um primeiro impacto sobre a Lagoa, sabíamos que, ao subir ao Hotel, conseguiríamos ter uma vista diferente precisamente sobre a Lagoa. E não perdemos tempo em subir. Ainda que a medo. Sem fazer barulho porque nunca se sabe com o que contar.

E lá fomos... Sentimos barulho e estivemos perto de não entrar. Mas já que lá estávamos, não hesitámos em percorrer caminho por entre paredes pintadas com memória de pessoas que por lá passaram. Um sítio que, à primeira vista, nos faz ter a perceção de que foi entregue à sorte. Não existem pessoas e fica numa zona de difícil acesso. É um Hotel que fica no meio do nada.


É um espaço sombrio e dá até a sensação de que estamos dentro de um filme de terror. A cada pingo de água que se sente, ou até mesmo a algum vento que possa insurgir, assim sem contarmos, suspendemos a respiração. Olhamos em volta. Seguimos caminho. Tentando só fazer o mínimo de ruído possível. Há muito lixo e há escombros no chão. Há toda uma alcatifa nas escadas, muito gasta, que nos remete ao uso que aquilo tem tido nestes tempos. Há um cheiro estranho. De abandono.


A única curiosidade que sabíamos, acerca deste Hotel, é que tinha aberto falência um ano depois de ter aberto. Sem se saber muito bem porquê. Talvez pela localização, ali no meio do nada, valendo-lhe só a vista incrível que tem sobre as Lagoas. O que é facto é que, se por um lado fica situado num sítio bonito, que oferece uma vista ainda mais bonita, o tempo incerto e a constante neblina, fizeram com que o Hotel não fosse tão funcional quanto isso, visto que as pessoas procuram acordar com sol e a ver a paisagem, e não com nevoeiro diário e inconstante.


Consta-se, então, que foi por isso que o hotel ficou ao abandono e que hoje é um dos sítios mais visitados nesta zona. Contudo, sinto necessidade de vos dizer - a quem tiver intenção de visitar -, que tenha cuidado com os escombros, com a possibilidade de alguma coisa cair, de se abrirem buracos no chão; que tenham, ainda, cuidado com as escadas em caracol que não têm qualquer de segurança; não há corrimão e todo o cuidado é pouco.


Embora seja um sítio que meta medo, vale a pena ir. Com cuidado. Muito, assim como referi. Este local dá-nos conta de pessoas. De memórias de outras pessoas. Certamente já foi palco de tantas outras coisas. E é isso que o torna interessante, ainda que nos pareça, visualmente, um sítio underground. Que o é, de facto!


Mas mais do que isso, o Hotel Montebelo, o tal abandonado, dá-nos mais do que sentir medo. Dá-nos esta vista que nos suga. Mostra-nos o verde. A água. Alia os dois melhores elementos dos Açores. E, lá está, mostra-nos o quão pequenino somos, no meio da exacerbada mãe natureza! Ainda estou sem palavras e parece que tudo aquilo que digo sobre esta vista magnífica é pouco... Muito pouco!

O que acharam? Já conheciam?

You May Also Like

47 Pieces

  1. Fantastic place! The photos are exeptional. I'dlove to visit this pkace, it must be incredible.

    ResponderEliminar
  2. Beautiful photo!

    https://lolazas.blogspot.com

    ResponderEliminar
  3. Já conhecia ahahah Já lá fui 5 vezes mas nunca tive medo ahahah já percorri tudo! Chegaste a ir à discoteca do hotel? Fica mesmo numa penumbra e só consegues ver com a lanterna do telemóvel. É uma sala gigantesca! Na altura, foi o que manteve o hotel aberto por mais tempo, visto que só iam para lá. Como te referi, foi um hotel feito com muita ganância (o Monte Palace e o Bahia Palace que foram construídos ao mesmo tempo) e muito dinheiro envolvido que acabou por não ter um final feliz. Já o Bahia Palace, fechou, pois tinha 5 estrelas, desceu as mesmas para 4 apenas e continua ativo, por um preço exuberante. A vista consome-nos mesmo! Confesso que hoje era tudo o que necessitava. Ver o mar ou ver as lagoas. Depois de ter cancelado o casamento, não havia melhor. Um post PERFEITO! <3 Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Não ah palavras para esse lugar que lindo é, adorei a tua partilha e como essas magnificas fotos
    Beijinhos
    Novo post ( Review Conjunto 3 peças ) // CantinhoDaSofia /Facebook /Intagram
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  5. Que fotos incríveis! Obrigada por esta "viagem", Miguel! :D

    amarcadamarta.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  6. Sem dúvida que a Lagoa é lindíssima! Tira o fôlego só pelas fotos! Já o hotel não é um sítio que eu entraria, tem mesmo ar de assustador love :o

    ResponderEliminar
  7. Meu deus que paisagem linda, quero tanto ir aos Açores, esse é um dos sítios que quero visitar a Lagoa das Sete Cidades, paisagem de cortar a respiração <3

    MRS. MARGOT

    ResponderEliminar
  8. wow!! Mas que fotos tão impressionantes! Quero muito ir aos Açores!
    Acho uma pena o hotel estar assim abandonado, tem uma vista tão linda!

    Beijinhos! :)
    MESSY GAZING

    ResponderEliminar
  9. Oi, Miguel! O lugar e a vista são lindas! E que pena desse hotel abandonado que fica no meio do nada! Quem sabe esse espaço não possa ser revitalizado um dia! ;)

    beijos!

    https://ludantasmusica.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
  10. Já eu uso direto! hehehe! ;D

    Não conhecia. Mas o lugar mete medo mesmo! hahaha!

    Ótima terça!

    Beijo! ^^

    ResponderEliminar
  11. Wow, eu acho super fascinante visitar locais abandonados! Adorei as tuas fotos e fico cheia de vontade de visitar os Açores, mesmo :D
    Beijinhos, www.thefancycats.pt

    ResponderEliminar
  12. I didn't know about this hotel, so thanks for sharing.
    Beautiful and inspiring photos!
    Have a good evening

    ResponderEliminar
  13. Wow, such adventure! ^^ But the view is breathtaking!
    Sounds it was been a very fun and interesting travel!
    Amazing photos! :)
    XO
    S
    https://s-fashion-avenue.blogspot.it

    ResponderEliminar
  14. this post is lovely and the pics are so mesmerizing...

    ResponderEliminar
  15. Estou super rendida! A vista é deslumbrante e a tua descrição envolve-nos de tal maneira que nos sentimos a caminhar ao teu lado *.*
    Através das fotografias, senti todo esse lado sombrio do hotel, mas a verdade é que ainda o torna mais apetecível para visitar

    r: Agradeço imenso, meu bem <3

    ResponderEliminar
  16. Que local maravilhoso Miguel!
    A vista da Lagoa é magnífica e o hotel é um lugar que gostaria imenso de visitar, realmente faz lembrar um local perfeito para filmar um filme de terror, mas é mesmo isso que me atrai! Espero vir a conhecer pessoalmente, um dia!

    Obrigado por partilhares estes lugares mágicos, que para alguém como eu, que ama viajar, é um prazer poder ver, nem que seja através de fotografias :)

    Beijinho, continuação de uma excelente semana
    https://demantanosofa.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  17. Thanks for the interesting post! Have a nice day)

    ResponderEliminar
  18. Os Açores são um sonho! Quanto ao hotel, detesto ver esse tipo de abandono, nem imaginas quanto!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  19. What a beautiful landscape :) The hotel brings to mind passing. Now its only function is to denote the past.
    My blog

    ResponderEliminar
  20. Tive nos Açores há uns anos e visitei estes dois lugares! A lagoa é lindíssima e o hotel sem dúvida que mete medo :D
    Beijinhos,
    Blog Mil Coisas Por Fazer | Instagram | Facebook

    ResponderEliminar
  21. Amei as fotos! É uma pena esse hotel estar abandonado... Adorava ir aos Açores!

    MyOwnStyle

    ResponderEliminar
  22. Amei!!! Muito lindo!!
    http://www.nossomosmoda.com/

    ResponderEliminar
  23. Wow, great post! Love your blog and posts. :)

    I'm your new follower! Would be very thankful if you could take some time to visit my blog and, maybe, be my new follower, too, would mean a lot to a newbie blogger ;) Chic Cappuccino

    Kiss! :)

    ResponderEliminar
  24. A Spot Azores salva-me a vida no Verão anjo, nem imaginas. Às vezes, no Inverno, temos de andar literalmente atrás do Sol! Fico deliciada com estas fotografias amor <3

    THE PINK ELEPHANT SHOE

    ResponderEliminar
  25. Wow!!! É mesmo de ficar sem respiração!
    O hotel deve ter sido um espaço espectacular. Que pena ver um edifício assim, completamente em ruínas...
    Que sorte tiveram com o tempo :D

    Beijinho
    Carla

    ResponderEliminar
  26. Tiveram tanta sorte com a Lagoa!! Foi um dos sítios que não tentei sequer visitar e uma das razões pelas quais quero voltar aos Açores. Mas realmente, do que tenho visto é difícil conseguir ver tudo tão bem! Que bom que vocês conseguiram, ao vivo deve ser perfeito!
    Fiquei curiosa com o hotel também, mas sou uma medrosa de primeira! Ahaha Logo vejo quando lá for :P.
    Fotos super bonitas!
    Beijinhos

    Automatic Destiny

    ResponderEliminar
  27. Adorei a perspectiva de um local pouco "turístico"! Não teria coragem de lá entrar, nem morta, mas aplaudo a audácia ahah xD
    excelentes fotografias!

    ResponderEliminar
  28. Miguel, adorei completamente! Vocês tiveram mesmo muita coragem! Eu acho que não me metia assim num edifício abandonado haha
    As fotos estão espetaculares e fiquei ainda com mais vontade de viajar até aos Açores :)

    https://mundodablue.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  29. My god, what a marvellous, beautiful place. I've got wanderlust!

    X
    Dahi from Strangeness and Charms
    Happy Valentines Day!

    ResponderEliminar
  30. Lindo Miguel! Tenho a certeza que foi memorável! bjs

    https://strawberryleopard.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  31. ah, i really want to go to sete cidades again because it was so rainy and foggy when we visited that we couldn't really see the beautiful views! and the hotel is so fascinating. i would've loved to explore it, but - again - it was rainy, haha. your photos are lovely! xx

    ResponderEliminar
  32. quero imenso lá ir, deve saber fantástico, mas o hotel pareceu mesmo assustador até pelas fotos (:

    http://arrblogs.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  33. Such a beautiful place, he view on the lake is amazing. Such a pitty that some things were not cared for as it should have been.
    Have a fantastic evening!
    Regards,
    Flo

    ResponderEliminar
  34. Que bonita fotorreportagem.
    Abraço,
    PP (http://insensato.pt)

    ResponderEliminar
  35. Que gosto deu ler este post ! Eu ja tinha ouvido falar desse hotel, nao sabia era a história dele...mas só essa vista é soberba !!!!

    ResponderEliminar
  36. Magnificas fotografias, a paisagem é deslumbrante.
    O meu filho o ano passado foi também aos Açores e ele e os amigos andaram a fotografar esse hotel... eu acho que não entrava....
    Beijinhos
    Maria de
    Divagar Sobre Tudo um Pouco

    ResponderEliminar

Muito obrigado pelo comentário. A vossa opinião é sempre muito importante e ajuda-me a melhorar!
Após aprovação responderei nos vossos blogs.
Espero que voltem!



Sigam todas as novidades aqui:
Instagram × Facebook Oficial Page × Pinterest