Sótãos: Como os Transformar e Como os Tornar Úteis

by - 21.10.17


Quase que aposto que todos nós já sonhámos com uma casa construída na árvore e já tivémos aquela pequena vontade de nos emanciparmos num sótão ou em algo semelhante. Algo muito nosso. Existem casas que, quando bem aproveitadas neste sentido, conseguem que haja um espaço mais recatado e, acima de tudo, bem útil.
O tempo de deixar estes espaços para arrumos já lá vai. Atualmente é bem mais fácil criar um espaço que, quando interligado com a casa, se torna num espaço de lazer ou de prazer, tendo em conta aquilo que queremos que ele seja. E existem muitas formas de o compor. 


Antes mesmo de avançarmos para as dicas de "como ter o sótão perfeito", "quais as melhores formas de rentabilizar o (pouco) espaço que têm" ou "como decorar", convém começarmos por perceber o que é que ele poderá vir a ser e o que é que queremos que ele seja. Existem sótãos que, quando interligados com a casa, acabam por ser úteis para a construção de escritórios, zonas de lazer (leitura, closet, casas de banho de relaxamento), ou de convívio. Quando separadas da casa e quando compostas, podem dar bons sítios para se alugar ou para receber pessoas em casa de modo a que fiquem com maior privacidade. Aí, viram autênticos T0.


Vamos começar por perceber o espaço em si. A maioria deles tem sempre uma parede inclinada e um espaço mais reduzido. Ainda assim, é possível aproveitá-lo embora muita gente ache que a única utilidade é mesmo a arrumação. Embora (os tectos) possam dificultar um bocadinho a vida de quem é alto, podem ser muito úteis para que as tralhas fiquem bem acondicionadas e tudo devidamente arrumado. As prateleiras tornam-se, assim, as peças fundamentais e mais inteligentes. De seguida, e uma vez que se vai compôr o sótão para que possa ser útil aquando alguma visita, é fulcral ter muito em conta as peças de mobiliário que, essencialmente, devem ter linhas direitas de modo a não ocuparem muito espaço. Tudo deve estar predisposto de maneira a que as entradas e saídas dos locais possam ser fáceis e sem encontrões.


Uma coisa é certa e sabida: não nos podemos queixar da falta de luz, tendo em que conta que grande maioria dos sótãos são providos de imensas clarabóias que emanam luz assim que o sol nasce. Isto fará com que se gaste muito menos muito menos em luz. E à noite?! Vá, quando está mais escuro, os candeeiros de pé alto são as soluções ideais por serem mais finos e pouparem no espaço. Para dar uma maior sensação de grandiosidade e tendo em conta o escasso espaço existente, as cores claras (once and once again) ganham força. Brancos, beges e cinzas claros.


No que concerne à decoração, e tendo em conta que falamos em espaços pequenos, os sótão não podem ser sobrecarregados de objetos de decoração uma vez que podem tornar o compartimento mais claustrofóbico. Não se esqueçam de alguns apontamentos mais coloridos, claro e de apostar nas texturas de maneira a ficar mais acolhedor. Podem usar uma zona para dois compartimentos, por exemplo. É claro que será tudo uma questão de escolha. Os puffs e almofadas em tamanhos XL também resultam para que se possam receber pessoas.

O que têm no vosso sótão? Serve de arrumo ou está composto?
Votos Diários: Cliquem para votar em mim para os BLOGS DO ANO

You May Also Like

47 Pieces

  1. Wonderful interiors, I love when is a lot of white color :-)

    ResponderEliminar
  2. Eu na minha casa não tenho sótão tenho apenas uma pequena dispensa...
    NO entaanto, gostei imenso das tuas sugestões.
    Beijinhos :)
    https://dailyvlife.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  3. Amazing post Miguel!!

    Mihaailo / mihaailo.blogspot.com

    ResponderEliminar
  4. Great decor!!
    https://clickbystyle.blogspot.in/

    ResponderEliminar
  5. O sotão cá de casa é uma vergonha, não está composto e também seria pecado dizer aquilo serve de arrumos (como tenho uma garagem bem espaçosa é a mesma que tem essa função). O sotão só serve mesmo para passar os cabos da luz, televisão, telefone e internet. É um desperdício de espaço pois o mesmo ainda é bem grande.


    ÚLTIMOS POST: Filmes Sobre a Segunda Guerra Mundial Que Precisas de Ver
    Blog || Facebook || Instagram || Twitter
    kill them with kidness,
    Woah Arabella

    ResponderEliminar
  6. O sótão dos meus pais só serve mesmo de arrumos ahahah. O sótão é dividido em 2 "quartos" um é como um closet e o outro é onde temos sofás e montes de tralha. No segundo temos uma janela mas está quase sempre fechada pois esquecemos sempre de fechá-la. Está mesmo desorganizado mas como a casa não é minha, nada posso fazer. Se tiver um sótão na minha futura casa, com certeza irei seguir as dicas deste post! AMEI DEMAIS! <3

    ResponderEliminar
  7. I love a interior design!! Home is very important ❤

    ResponderEliminar
  8. i'm in love with the color schemes <3

    cheer, michelle ~ http://livedreammagic.blogspot.co.id/

    ResponderEliminar
  9. Toda a vida morei em apartamentos, nunc tive sótão! Mas parece-me que um sótão é um excelente espaço para um escritório ou um espaço mais íntimo ;)
    Ainda não tinha tido oportunidade de te dar os parabéns pela tua nomeação para o blog do ano!! Espero que ganhes ;)
    Beijinho

    TheNotSoGirlyGirl // Instagram // Facebook

    ResponderEliminar
  10. Sempre sonhei em transformar o sotão de casa dos meus pais no meu próprio quarto, até porque sempre partilhei quarto... E agora, há já 5 anos vivo num! É a minha casa é um apartamento arrendado, mas vou sem duvida usar algumas das tuas dicas até porque anda em processo de (re)decoração para o outono :D

    Beijinhos,
    Blog Mil Coisas Por Fazer | Instagram Mil Coisas Por Fazer | Facebook Mil Coisas Por Fazer

    ResponderEliminar
  11. É o segundo ano que estou em Lisboa :)
    Posso dizer que as roupas que mais uso eram da minha mãe ou de alguém x) é muito raro comprar roupa.

    Quem me dera ter um sótão, fazia logo o meu atelier ahahah, de facto sempre sonhei em ter uma casa na árvore (ainda hoje sonho). Gosto muito das tuas dicas de decoração ;)
    Um beijinho querido Miguel :*

    ResponderEliminar
  12. adorei as sugestões que deste
    nunca tive um sotão mas quando era pequenina imaginava que se tivesse, estava repleto de tesouros e memórias ehehe
    beijinhos

    http://umacolherdearroz.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  13. Such great ideas, you are a true guru for this kind of things! I will take in consideration your ideas not only for decorating an attick (wich I don't have) but to decorate other small places in my appartament ;)
    Wish you a beautiful evening!
    Greetings,
    Flo from
    https://femeieastazi.blogspot.com

    ResponderEliminar
  14. Great post dear, I like these ideas for interior very much:) Helpful review! Thanks for sharing this post. :)

    ResponderEliminar
  15. É verdade, bem aproveitados podem dar um excelente espaço!
    Adorei as sugestões *.*

    r: Não tens que agradecer, meu bem <3

    Que bom, fico contente!

    ResponderEliminar
  16. Eu quero muito ter um sótão! Desde pequena que tenho essa vontade para fazer espaços assim. Acho mesmo giro!! :D

    ResponderEliminar
  17. I love this post, my love! Decoration is one of my hobbies and I truly appreciate a minimalistic deco. xx

    My last post here: http://fallingforvogue.blogspot.com.es/2017/10/basicos-con-tendencias.html

    ResponderEliminar
  18. Very nice! I would like to have a loft :)

    ResponderEliminar
  19. Adorei as ideias e as inspirações, são bem a minha cara e o meu estilo :)

    XoXo
    - Helena Primeira
    - Helena Primeira Youtube
    - Primeira Panos

    ResponderEliminar
  20. Sabes que um dos meus grandes projectos para Lamego, é ter uma casa com um sótão assim!

    ResponderEliminar
  21. Neste momento serve de arrumação mas confesso que quando tivesse uma casa minha gostava que este fosse um atelier meu e que tivesse uma janela rendonda, gostei das inspirações que colocaste
    https://retromaggie.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  22. Decorações maravilhosas.
    Ótimas inspirações e dicas.
    Beijos.
    http://vinteedoisdemaio.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  23. Such lovely photos!!
    Have a good Sunday!
    www.recklessdiary.ru

    ResponderEliminar
  24. Great content and love your thoughts on this post
    💗💗Thank you so much💗💗
    Hope you had an amazing week!!
    I am glad you enjoyed reading my recent posts and thank you!!Harija Ravi

    ResponderEliminar
  25. Omg such a goals space for me! Obsessed!

    xx,
    Kiko Kim

    ResponderEliminar
  26. Acabaste de tornar os sotãos num dos lugares mais aconchegantes e eu adorava ter um pequeno espacinho assim para escrever, ler ou mesmo relaxar.
    Gostei muito das tuas inspirações!
    Beijinhos!
    https://grandesonhadorablog.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  27. Your tips are always interesting Miguel!
    Kisses, Paola.

    Expressyourself

    ResponderEliminar
  28. Que excelentes dicas, Miguel! :D
    Confesso que o sótão da minha casa apenas serve para arrumo!

    amarcadamarta.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  29. Isto não é tornar util mas sim a peça mais bonita lá em casa :)

    As ideias são Lindas.


    ResponderEliminar
  30. Attics are so cosy!
    Have a good evening

    ResponderEliminar
  31. Adoramos sem dúvida todas as tuas sugestões!
    Beijinhos, http://damselme.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  32. O meu sótão que era feioooo nas horas em minha casa, em Portugal, virou quarto há uns aninhos. E ficou bem giro, não tanto como essas imagens de sonho ... mas também foi uma ideia na altura!
    Sonhei bem alto com este post:)

    ResponderEliminar
  33. Desde pequena que gostava de ter um quarto num sótão, mas a nossa casa não tem sótão! :P
    Boa semana, Miguel!

    ResponderEliminar
  34. These are great home decor inspos Miguel. Thanks for sharing.

    https://missymayification.blogspot.co.uk

    ResponderEliminar
  35. Love the contemporary style. And white for the home really is beautiful.

    Madame X
    The Flower Duet

    ResponderEliminar
  36. I had an amazing time styling my own attic - we kept to only light colours and floor lamps and it looks stunning! Fabulous and very original post Miguel! xx
    Marina xx
    http://marinawriteslife.blogspot.fr/

    ResponderEliminar
  37. Isto vai ajudar bastante, meu querido! O meu pai está na Suiça e agora quer-se mudar para um estúdio e não sabe como vai conseguir colocar as coisas, mas este post vai dar-lhe ideias! Tenho que lhe mandar!!

    Beijinhos
    THAT GIRL | FACEBOOK PAGE | INSTAGRAM | TWITTER

    ResponderEliminar

Muito obrigado pelo comentário. A vossa opinião é sempre muito importante e ajuda-me a melhorar!
Após aprovação responderei nos vossos blogs.
Espero que voltem!



Sigam todas as novidades aqui:
Instagram × Facebook Oficial Page × Pinterest