Acne: as Causas e a Rotina Perfeita

9.10.17

 
Já todos tivemos ou temos alguma altura em que a pele fica mais oleosa e, consequentemente, surgem borbulhas. Os pontos negros, esses, são outras das preocupações. A minha pele, sendo mista/oleosa, está propensa ao aparecimento destas terríveis problemas ainda que de forma muito pouco severa.
Foi precisamente nesse sentido, e tendo em conta que gosto de pesquisar mais sobre este género de assuntos, que surgiu a ideia de criar este post. Basicamente quis saber quais ou hábitos que temos ou quais as causas que agravam ou fazem com que o acne surja quase que de livre e espontânea vontade!

Existem vários tipos de acne e acreditem que nem só os adolescentes passam por isto. Dos mais ou menos severos. Independentemente de tudo, a ida a um dermatologista - por muita informação que a internet possa ter -, é fundamental. Ainda assim, são explícitas algumas causas que fazem com que o acne possa aparecer mais rapidamente no nosso rosto, colo ou costas. Uma delas, e quase a primordial, é o stress. Antes disso, podem estar afincadas alterações hormonais, no organismo, que fazem com que a pele acabe por produzir mais sebo. A alimentação mal equilibrada será, também, algo a que devemos ter atenção. Demasiados fritos, chocolates e afins, nunca fizeram bem a ninguém. E mais, está provado que a proteína presente nos laticínios, pode, efetivamente, fazer com que o acne surja. As células mortas - que fazem com que a pele não se repare e que fique obstruída -, e as bactérias que fazem pressão na pele que fazem com que o excesso de sebo crie borbulhas também são causas. O mesmo se aplica ao uso de cosméticos que não sejam os apropriados ao tipo de pele em questão.

Contudo, mais importante ainda, é a rotina de beleza que pode estar errada ou que, em certa parte, pode estar vazia de produtos que possam, eventualmente, serem eficazes. Pode, ainda, estar em falta algum passo que, mesmo parecendo trivial, acaba por fazer uma total diferença.


Comecemos pela limpeza low cost. Limpar a pele é importante mas não deve ser feita muitas vezes ao dia. Duas será o recomendado (de manhã e à noite). Não devem esfregar compulsivamente a pensar que vão retirar tudo de forma eficaz porque isso não e, consequentemente, tirará os óleos essenciais da pele que faz com a mesma tenha de produzir mais óleo. Opto sempre pelo meu eterno companheiro com a oleosidade, da Cien, e que ajuda demais a remover todas as impurezas, Depois da limpeza, é hora de tonificar ou limpar melhor. A água micelar poderá, eventualmente, ser mais útil uma vez que atrai toda a sujidade e ajuda a que os poros fiquem desobstruídos.

Depois de a pele estar bem limpa é tempo de cuidar. É nesta altura que qualquer creme de tratamento terá um efeito melhor no rosto uma vez que a tez está apta a receber novos produtos. Usem, sempre, produtos de acordo com o vosso tipo de pele: ou oleosa ou mista, neste caso. Caso seja oleosa e com muito excesso de brilho, escolham um creme matificante que, normalmente, ajudam a prevenir que novas borbulhas apareçam. De todos os que usei, o Cleanance Matt da Avéne terá sido dos melhores senão o melhor. Equilibra a oleosidade e ajuda mesmo, mesmo a prevenir o aparecimento das malfadadas borbulhas. É-me fundamental referir que a dosagem do produto deve ser pensada e deve ser só usada a quantidade do tamanho de uma passa.

Muita gente que passa por este tipo de problema não se dá conta de que devemos parar e tirar alguns minutos do dia para tratar da pele. Sim, tratar. E tratar implica relaxar porque, como referi, uma das causas da acne é o stress. Fazer máscaras de argila, como da Vichy, que purifica a pele e que absorve toda a oleosidade; ou fazer uma máscara purificante, como a da Caudalie,  que matifica e clareia a pele podem ser mais-valias para que a oleosidade esteja mais controlada e não tão evidente. Isto significa que o aparecimento de borbulhas será menor.

Existem outros produtos que, quando usados como complementos e mesmo saindo da rotina, se tornam em fieis aliados para borbulhas que aparecem de um dia para o outro ou que ajudam a que, ao longo do dia, possamos tirar todo o brilho existem no nosso rosto.


A The Body Shop tem toda uma linha, a de Tea Tree, que ajuda a prevenir o aparecimento de borbulhas assim ao mesmo tempo que as faz secar quando já existem. O mesmo acontece com a Emulsão de tratamento anti-acne e pontos negros da Avène que limita o risco de proliferação bacteriana, que reduz  as vermelhidões e favorece a eliminação das borbulhas.

Os pontos negros são incomodativos se não os conseguirmos remover com máscaras e afins. As mãos, de todo, também não devem ir ao rosto de qualquer forma uma vez que estão sempre infestadas de micróbios. Por essa mesma razão é que existem utensílios como este capazes de nos auxiliar nessa circunstância uma vez que é a forma mais higiénica de remover espinhas e pontos negros sem danificar a pele.

Existem, ainda marcas low cost que nos permitem ter um maior cuidado quando se fala em tratamentos de rosto. A Oriflame também dispõe de uma linha Tea Tree e pensou num óleo purificante conhecido pelas suas propriedades anti-microbianas e suavizantes, que ajudam a combater as borbulhas, a purificar a pele e a reduzir o excesso de sebo que resulta numa pele oleosa, e que se aplica nos primeiros sinais de borbulhas para ajudar a reduzir a sua aparência, sem secar a pele.

De modo a terminar sem que me possa estender muito,  existe uma panóplia de produtos capaz de camuflar, com cor, as borbulhas e tratá-las ao mesmo tempo tal como o stick da Uriage que não só seca a imperfeição como a acalma e desinfeta como ainda lhe confere o tom da vossa pele. Tal como este stick, é muito fácil de transportar os papéis anti-oleosidade de forma a que possamos limpar qualquer brilho ao longo do dia quando o mesmo for incomodativo!

Como se pode ver, existem vários produtos que quando conjugados e quando partes integrantes de uma rotina, acabam por ajudar a colmatar o problema e a fazer com que a pele fique melhor. É necessário pensar em produtos livres de óleo não só de tratamento como, também de maquilhagem. A par disso, a higienização é fundamental e a coisa mais importante quando se fala em problemas de pele. Só após uma pele bem limpa é que se consegue que os cremes e os tratamentos atuem de forma eficaz.

Quem daí faz parte da team pele mista/oleosa?
Conhecem algum destes produtos?

  • Share:

You Might Also Like

54 Pieces

  1. Amazing post, really interesting! SO nice products, look really useful!
    Thanks for sharing these so educative tips!
    Visit my blog, Maleficent

    ResponderEliminar
  2. Apesar de o post ser informativo, tens três pontos que não correspondem bem à verdade. São eles:

    - o chocolate (ao contrário do que se pensa) não tem assim tanta influência no aumento ou diminuição da oleosidade do rosto;
    - existem muito poucos estudos sobre a maior propensão à acne relativamente a consumidores de proteína do leite mas não é nada conclusivo logo não podemos afirmar que tem influência
    - os papéis anti oleosidade não são recomendados pois podem danificar a pele

    Espero ter sido útil

    Abraço Miguel
    Ricardo
    www.opinguimsemasas.pt

    ResponderEliminar
  3. Quando era nova passei uma fase feia de acne, mas desde que estou na casa dos vinte passou e nunca mais tive...o que é um alívio. Penso que os cuidados correctos de pele também ajudam imenso a controlar. Excelente post ;)

    Beijos!
    Stephanie's Daily Beauty

    ResponderEliminar
  4. Miguel vamos lá ver se com as tuas dicas de expert fico com uma pela de sonho!
    Beijocas e boa semana!
    https://tudosobretudon.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  5. Boas dicas. Eu tenho a pele muito oleosa!

    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
  6. Minha pele é bastante oleosa e ainda sofro com espinhas. :(
    Não conhecia esses produtos, mas parecem ótimos!

    Beijo!
    Cores do Vício

    ResponderEliminar
  7. Great picks and amazingly helpful products!
    Have a lovely day :)
    Rosanna x
    Rose's Rooftop

    ResponderEliminar
  8. This is a problem lots of us have been experiencing so thanks for sharing this.

    https://missymayification.blogspot.co.uk

    ResponderEliminar
  9. Wonderful products!
    I am interested in that body shop tea tree :)

    akiko www.akikohiramatsu.com

    ResponderEliminar
  10. Adoro a Cien! O LIDL surpreende hehe xx

    www.flu-ffy.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  11. Great post, I like it :)

    new post
    http://mensfashionobsession.com/

    ResponderEliminar
  12. Muito obrigadaa pela atenção, meu doce, é pena é que o passatempo já terminou :(
    Deixa, fica para a próxima!

    Beijoca
    www.trendsandfashionblog.pt

    ResponderEliminar
  13. Olá Miguel, eu faço parte do team pele mista, desde a adolescência sofri muito com espinha, tive que tomar o isotretinoína duas vezes, mas sempre tive uma rotina de limpeza para não deixar o caso se agrava ainda mais. Muito bacana você trazer esse conteúdo, gostei muito!

    bjus

    Ari ♥
    www.devoltaaoretro.com.br

    ResponderEliminar
  14. Olha que me lembre acho que nunca passei por isso
    mas posso dizer que tenho vindo a adora cada uma das tuas dicas para a nossa pele
    Beijinhos
    CantinhoDaSofia /Facebook /Intagram
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  15. Tenho sorte de nunca ter tido problemas de acne. Muito boa esta informação porque infelizmente muita gente padece deste problema. beijo
    Coco and Jeans by Marisa x My Instagram x My Bloglovin

    ResponderEliminar
  16. Great post- thanks God I don't have too many problems with acne :-)

    ResponderEliminar
  17. I'm sure these products are super effective and functional. Thanks for sharing dear.

    ResponderEliminar
  18. Thanks for sharing this!
    I found this post helps my acne problem since long long ago. Gracias!

    xx,
    Kiko Kim

    ResponderEliminar
  19. Interesting products!
    Have a great start of the week!
    Kisses, Paola.
    Expressyourself

    ResponderEliminar
  20. Hello, thanks for the information. Interesting beauty products.

    ResponderEliminar
  21. Ah Miguel, eu sofro com isso. Minha pele também é oleosa então ela por natureza já é mais propensa mesmo. Eu tomo o cuidado de lavar só 2 vezes ao dia, mas as vezes quando está muito quente, como hoje, eu lavo mais vezes. Gosto muito dos produtos da The Body Shop, vou procurar por essa linha tea tree :)

    rasgadojeans.blogspot.com

    ResponderEliminar
  22. All products are amazing! i really like my polish cosmetics from Ziaja ;)
    Have a nice day :*

    ResponderEliminar
  23. Love this :)


    Please check out my latest post, too? I'd love to hear something from you! :)
    www.cielofernando.com
    FACEBOOK | INSTAGRAM

    ResponderEliminar
  24. Lovely post!

    https://carinazz.blogspot.com.ee/

    ResponderEliminar
  25. Sounds great!
    http://fetish-tokyo.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  26. perfect!! all of us, more or less, have acne so this post is perfect to care it.

    kisses dear
    www.aprendiendoaquererme.com

    ResponderEliminar
  27. É preciso cuidado com esse utensílio. Já vi muita gente a se queixar que é bom mas se não for feito com cuidado deixa marca e não é nada bonita. Por isso ainda não comprei porque fiquei de pé atrás.
    Tenho mesmo que experimentar a água micelar :P

    Eu também concordo que assim seja melhor. Eu já vivi do outro lado da ponte e na altura trabalhava em Lisboa, tinha que ir de transportes, para sair era de carro, mas é diferente, vais a um evento é bem mais fácil ficar perto na minha opinião.
    Havemos de arranjar maneira de nos vermos *.*
    Sim as toalhitas não é o melhor, mas naquele dia não tinha comigo nada para desmaquilhar e ia ficar em casa de uns familiares precisava mesmo de algo para limpar a pele e no mesmo dia já tinha visto a Jéssica a falar das toalhitas então foi mesmo isso que fui buscar xD

    ResponderEliminar
  28. Eu também faço parte da team pele mista!
    O exfoliante da cien faz parte da minha rotina diária, assim como a água micelar da Cosmia. Tenho curiosidade em experimentar a da Cien.

    r: É verdade, meu bem, tem mesmo :)

    ResponderEliminar
  29. Adorei o teu post principalmente porque temos um tipo de pele muito semelhante
    Beijinhos <3

    Blog ChocoPink / Instagram / Facebook

    ResponderEliminar
  30. Já usei o da avéne :)

    https://quase-italiana.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  31. I've never suffered of acne 'cause I've got a normal/dry skin, but I care a lot of my face since my skin is very delicate and fair every imperfection leaves a stain, so my beauty routine is almost the same of this!^^
    Very useful post, Miguel!
    XO
    S
    https://s-fashion-avenue.blogspot.it

    ResponderEliminar
  32. Gostei muito do post, adoro quando falam sobre este assunto que afeta muitas pessoas e infelizmente causa uma auto estima um pouco baixa! Vou experimentar alguns dos produtos que referiste, obrigada!!

    REILLIZA ||| YOUTUBE LIFE

    ResponderEliminar
  33. Hola amigo, este es un post muy informativo! Me gusto mucho.

    http://modernastrega.com/

    ResponderEliminar
  34. Eu cuido bastante da minha pele para não ter acne. Sempre gosto de conhecer novos produtos e por isso adorei as dicas :)

    http://www.biigthais.com

    Beijoos ;*

    ResponderEliminar
  35. Eu tenho mais borbulhas atualmente do que quando era adolescente! Enfim. xD Gostei imenso das tuas sugestões, tens aí excelentes produtos. <3
    Beijinhos, The Fancy Cats

    ResponderEliminar
  36. Eu tive muitos problemas de acne e ainda hoje tento resolvê-los infelizmente. Mas sem duvida que ter uma rotina de limpeza e cuidado diario é muito importante! =)

    www.anafernandes.ch

    ResponderEliminar
  37. Já conhecia alguns destes produtos mas nunca usei nenhum! Eu sou daquelas a quem o acne ataca com o stress, horrível! Talvez experimente a gama da body shop, só tenho ouvido maravilhas!
    Beijinhos
    wallflowerbyines.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  38. Óptimo post, super completo como já nos habituaste. Ando há algum tempo com curiosidade para experimentar essa linha de Tea Tree da Body Shop, já ouvi dizer maravilhas desses produtos mas concordo que sem uma boa rotina nada se consegue.

    Beijinhos

    Buongiorno Principessa - https://miasteixeirapinto.wixsite.com/buongiorno

    ResponderEliminar
  39. Product of Oriflame inspired me :) as always very perfect review
    NEW OUTFIT ON MY BLOG <<< Silk fashion trend >>>
    have an happy day
    kisses

    ResponderEliminar
  40. Graças a Deus, nunca tive problemas sérios com acne, tento sempre tratar e cuidar da pele para não ter e manter ela sempre saúdavel, fiz até uma lista de produtos que amei e com certeza vou procurar por aqui para da uma renovada nos meus.

    Beijos
    http://www.pimentadeacucar.com

    ResponderEliminar
  41. Love your post!
    Amazing selection dear!
    www.recklessdiary.ru

    ResponderEliminar
  42. Ir ao médico e ter uma rotina para a pele é muito importante.
    Gostei das dicas.
    Beijinhos!

    galerafashion.com

    ResponderEliminar
  43. Que dicas maravilhosas.
    Não conhecia, ótimo poste.
    Beijos.
    http://vinteedoisdemaio.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  44. Seems interesting !!
    https://clickbystyle.blogspot.in/

    ResponderEliminar
  45. É muito importante uma rotina, assim como encontrar os produtos que se adequam a nós. Tenho a minha rotina fixa já à cerca de 1 ano, apenas mudo o creme no Verão e Inverno. Desde essa altura já me livrei do acne horrivel que tenho :D
    Bom post!


    Get Up, Makeup || Facebook || Instagram ♡

    ResponderEliminar
  46. Nunca tive muito acne (graças a Deus!) só às vezes me aparece uma borbulha mas não me preocupo muito com isso (faço a minha rotina normal de beleza) e acaba por desaparecer. Quanto aos pontos negros tenho IMENSOS principalmente no nariz! E custa me imenso dar 35€ por uma limpeza de pele na esteticista. Mas estou a pensar em comprar o Peeling Líquido da linha Drops Of Youth da TBS para ver se ajuda um pouco. Em relação ao óleo purificante da Oriflame, fiquei a saber através da minha mãe (que é revendedora da marca) que combate pulgas, piolhos, entre muitas outras coisas e fiquei CHOCADA! E tem dado bons resultados! Amei o post! <3

    ResponderEliminar
  47. I am mixed skin type too... and I have not tried any of these products Miguel. I'd love to have the Body Shop Tea tree oil one.

    ResponderEliminar

Muito obrigado pelo comentário. A vossa opinião é sempre muito importante e ajuda-me a melhorar!
Após aprovação responderei nos vossos blogs.
Espero que voltem!



Sigam todas as novidades aqui:
Instagram × Facebook Oficial Page × Pinterest