Quinoa com Mix de Legumes Chineses

by - 22.9.17


Finalmente e, após tanto tempo a querer, provei quinoa. Foi preciso estar a Leila cá por casa - que toda ela está afim de novas receitas, sendo adepta ferrenha de alimentação saudável -, para nos aventurarmos na cozinha. Esteve predestinado para o almoço, mas foi somente ao jantar que conseguimos pôr em prática a ideia que tínhamos. 
Assim como sabem, a Quinoa é a substituição de um hidrato de carbono, tal como massa, arroz ou batata, uma vez que é um superalimento, cheio de propriedades benéficas para o organismo e uma das melhores opções para o consumo de hidratos de carbono complexos. Face à sua riqueza nutricional, a quinoa  essencial para que possamos ter energia.


Não nos queríamos estar a chatear muito e optámos por um prato recheado de legumes, sem qualquer tipo de proteína (carne ou peixe) da qual estávamos fartos de comer. Fizemos um prato super leve, para a noite, mas que nos saciou por completo. Tínhamos tudo em casa: azeite, legumes chineses (pacote de ultracongelado da marca Pingo Doce), Quinoa da marca Cem Por Cento que esteve em promoção, uma folha de louro e especiarias a gosto.


Confecionar quinoa é exatamente igual à forma de confecionar massa ou arroz. Para um copo e meio de água, ligada em lume brando e temperada com um pouco de azeite e com uma folha de louro, uma chávena de quinoa. Deita-se diretamente assim que a água tenha levantado fervura e, enquanto vamos preparando os acompanhamentos, esquecemo-nos dela a cozinha.


Numa sertã, ligada também em lume brando, colocam um fio de azeito, alho picado e cebola. Deixam ganhar um pouco de cor e adicionam os legumes. Optámos por adicionar um mix de legumes chineses (com pimento, vagem, cogumelos, tomate e afins), e uns quantos bróculos. Temperámos a gosto com um pouco de pimenta branca, ervas de Provence, orégãos e um fio de sumo de limão. Aqui o tempero é totalmente à vossa descrição.


Mexam de quando em vez de modo a que os legumes fiquem cozinhados. Pessoalmente gostamos deles all dente o que significa que não foram cozinhados por completo. Como estavam congelados e como foram colocados na sertã, chegaram uns 5/7 minutos para que ficassem com o gosto e o sabor pedido.


Dão conta que a Quinoa está cozinha quando, ao provarem, denotam que está mais mole e meio empapada. Aí desligam o forno e têm duas opções: ou escoam, como nós, ou, então, deixam secar conforme fazem com o arroz. Depois disto, está pronta a comer. 



Et Voi lá! Fiquei muito fã. O sabor da quinoa é algo intenso e meio específico. Poderia dizer que está ladeado com o sabor da massa, embora sendo, como referi, mais intenso. Estava meio insossa porque somente lhe adicionámos azeite e louro à cozedura, talvez se tivéssemos adicionado um pouco de sal ficasse com um sabor não tão a massa. No entanto, quando misturada com os legumes, o sabor ficava equilibrado. É muito mais leve que o arroz e que a massa e sacia mais rápido, o que é muito bom. Os legumes estavam super crocantes e ligam muito bem com a quinoa, acabando por dar mais equilíbrio ao prato.

Já alguém provou quinoa?
Como costumam cozinhá-la?

You May Also Like

50 Pieces

  1. Looks very tasty, have a nice weekend:-)

    ResponderEliminar
  2. Por acaso tenho aqui um pacote de quinoa pronto a experimentar! Acho que vou experimentar fazer com legumes também meu anjo <3

    THE PINK ELEPHANT SHOE // GANHA UMA BEAUTY BOX!

    ResponderEliminar
  3. Olá Miguel!
    Acho que vais ter que mandar a Leila aqui a São Miguel para ver se provo quinoa ;)
    Adorei as fotos e apesar de ser 9 da manha já me fizeste ter fome!
    Gostei muito do teu cantinho!
    Beijocas

    http://tudosobretudon.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. Olá Miguel! Eu nunca provei quinoa... já vi muitas vezes nos supermercados daqui, mas nunca tive interesse em comprar para experimentar. Adorei a sua receita. Parece ser um prato muito gostoso com esses legumes! Você me deixou a desejar! :)

    ResponderEliminar
  5. Nunca provei mas tenho curiosidade! Quando for às compras vou trazer para experimentar! Gosto sempre das tuas receitas, possivelmente, vou replicar esta tb :)
    Bom fds

    http://sosweetgirlythings.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  6. Sou viciada nesses legumes do pingo doce!
    Nos últimos tempos exclui os hidratos de carbono da minha alimentação, agora só como carne, peixe e legumes.
    Nunca me aventurei pela comida saudável, por preguiça estúpida e por nem saber muito bem o que é o que e como condimenta-la, por falta de pesquisa!

    ResponderEliminar
  7. Nunca comi quinoa, acredita? Mas esse prato deu fome! Ficou lindo!

    Beijo!
    Cores do Vício

    ResponderEliminar
  8. Nunca comi quinoa, um dia destes tenho que experimentar!



    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
  9. This looks amazing and delicious, need to try this one! lovely post! Have a nice day! :)
    xoxo Mon
    https://lifebymon.blogspot.sk

    ResponderEliminar
  10. A primeira vez que comi Quinoa não gostei e continuo não muito fã . Vou tentar juntar louro para que o sabor seja diferente. Beijoca
    Coco and Jeans by Marisa x My Instagram x My Bloglovin

    ResponderEliminar
  11. Nunca provei quinoa mas, cada vez tenho mais vontade de o fazer! :D
    Adorei a receita! :)

    amarcadamarta.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  12. Eu gosto muito de Quinoa, adorei ter experimentado no WoktoWalk, e falar em Quinoa, até vou fazer logo, para levar amanhã para o trabalho e vou fazer com legumes (quase idêntico ao teu) - por isso teu post, até veio mesmo a calhar ;) Beijinhos

    ResponderEliminar
  13. ;D

    Não como quinoa sempre, mas esse prato parece ser bom!

    Ótima sexta!

    Beijo! ^^

    ResponderEliminar
  14. Isso parece ser mesmo uma delicia
    Beijinhos
    CantinhoDaSofia /Facebook /Intagram
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  15. Eu amo quinoa, eu não sabia fazer até você fazer o post, eu tinha medo de comprar e não comer porque não sei fazer, mas amanha mesmo eu vou no mercado e vou comprar quinoa para fazer aqui em casa! E ainda vou comprar verduras para fazer igual ao que você mostrou no post! Amei a receita!
    Um beijo grande e muito GORGO
    http://thaissgalbiero.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
  16. Que ótimo aspeto!
    Já experimentei e gostei :b tenho que experimentar acompanhar a quinoa apenas com legumes para ver como corre ihih
    Beijinho
    O Blog da Sofia

    ResponderEliminar
  17. Yum, tasty and healthy!!
    Have a lovely weekend :)
    Rosanna x
    Rose's Rooftop

    ResponderEliminar
  18. I love your cooking post, cuz u are fantastic in kitchen!
    So lovely recipe, look really interesting and delicious! Must try it!
    Thanks for sharing dear!

    Visit my blog, Maleficent

    ResponderEliminar
  19. Obrigado querido!

    Que bom aspecto! Eu não sou muito fã de quinoa mas que tem bom aspecto tem!

    www.anafernandes.ch

    ResponderEliminar
  20. Ainda não experimentei quinoa assim mas sem dúvida que tenho que experimentar e isto é algo que faço muito mas com cuscus! Adoro estas comidas!

    Oh meu amor, tudo o que te desejo é de coração, sabes bem! Mereces isto e tudo mais e eu acredito que o blog vai chegar bem mais longe <3

    ResponderEliminar
  21. Ando doida por experimentar ... Mas eu sou tão mas tão reticente a essas coisas novas. E essa receita vem mesmo a calhar, porque estou numa fase saudável ahaha

    ResponderEliminar
  22. Não sou grande fã de quinoa, ficava-me só pelos legumes :P

    ResponderEliminar
  23. Olá Miguel!! Esta semana fui absorvida pela rotina: faculdade, ginásio, festas, casa! Nem tive um tempinho para passar por aqui e ler os teus posts! Hoje finalmente descanso e aqui estou!

    Já provei quinoa, aliás sou mesmo uma grande fã e uso bastante este alimento na minha alimentação. Fica fantástica com legumes salteados e, para além disso, se juntares uma soja granulada, com uma popa de tomate caseira é TOP! Tens também as bolachas de quinoa, rápidas e mega simples de fazer, que saceiam a fome naquelas horas menos oportunas, tipo meio-da-manhã ;)

    xoxo,
    Lua

    longestwing.blogspot.com

    ResponderEliminar
  24. Já andava para provar quinoa há algum tempo e foi durante as minhas férias que finalmente o fiz. Fiquei fã! E tenho que introduzi-la mais vezes nas minhas refeições. Para já, ainda só experimentei a branca, mas quero experimentar a vermelha.
    Curiosamente, hoje também fiz quinoa para o meu almoço, mas acompanhei-a com tomate, pimento vermelho e um peito de frango :)

    r: Fico muito feliz por ti, meu bem <3

    Então ias gostar deste livro!

    ResponderEliminar
  25. this looks SO delicious! i love quinoa!

    x
    dahi from strangeness-and-charms.com

    ResponderEliminar
  26. Nunca provei quinoa mas creio que vou fazer esta receita! Fiquei muito curiosa!

    Beijinhos
    THAT GIRL | FACEBOOK PAGE | INSTAGRAM | TWITTER

    ResponderEliminar
  27. Nunca comi Quinoa, nem sei como é o sabor! O prato tem um aspecto delicioso, devias mandar um pouco cá para baixo :P
    Estou à espera para ver mais fotos de ontem, Sr.Miguel! :P Adorei o seu outfit, parecias uma celebridade! :D

    https://filipa-goncalves.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  28. That looks soooo yummmy! so fresh and delicious! AWESOME!!!
    kisses
    xoBeckerman girls

    www.BeckermanBlog.com

    ResponderEliminar
  29. Nunca provei e não sei se algum dia irei provar. Não acho que vá gostar. :/

    ResponderEliminar
  30. fiquei mesmo com água na boca depois deste post! quero experimentar quinoa há imensooo tempo mas nunca o fiz nem sei bem porquê ahaha
    mas depois disto (e é tão fácil) acho mesmo que vou querer fazer
    beijinhos

    http://umacolherdearroz.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  31. Achei incrível essa receita! O prato ficou lindo e deve ter ficado uma delícia!

    http://www.biigthais.com

    Beijoos ;*

    ResponderEliminar
  32. Adoro salteados de legumes!!! E esse estão cá com um aspecto....

    Bjxxx
    Ontem é só Memória | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  33. O sabor da quinoa é de facto intenso.. mas eu até gostei! Misturado com legumes e grão + caril é top! :D

    The Glitter DoorInstagramFacebook

    ResponderEliminar
  34. Que prato delicioso! Eu sou mega fã de quinoa, como muitas vezes cá em casa <3
    Beijinhos, The Fancy Cats

    ResponderEliminar
  35. Que bom aspecto ainda não provei mas já jantava outra vez
    https://retromaggie.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  36. Que parto bonito. Parece que ficou delicioso.
    Beijinhos!

    galerafashion.com

    ResponderEliminar
  37. Que receita maravilhosa.
    Não conhecia, o prato ficou aparentemente muito bom.
    Beijos.
    http://vinteedoisdemaio.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  38. Excellent post (as always)!Thank you very much :)

    ResponderEliminar
  39. Ando para experimentar há algum tempo também e provavelmente vai ser com uma receita parecida com essa, que eu adoro legumes :)

    Ficou com excelente aspecto!

    Beijinho e boa semana!
    http://demantanosofa.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  40. Ando ansiosa por provar quinoa. Adorei a receita. Costumo fazer semelhante, mas uso massa. Tenho mes-mo de provar quinoa. :D

    Beijinho d'

    A Marta
    https://amartaeumblog.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  41. ai nunca provei mas vou ter de tratar disso que tem óptimo aspecto!! =D

    Um beijinho dourado,

    Catarina

    ResponderEliminar

Muito obrigado pelo comentário. A vossa opinião é sempre muito importante e ajuda-me a melhorar!
Após aprovação responderei nos vossos blogs.
Espero que voltem!



Sigam todas as novidades aqui:
Instagram × Facebook Oficial Page × Pinterest