897 Project: Sons Do Douro

by - 23.9.17

Conheço-os faz muito tempo. Andei, inclusive, com alguns membros na escola. Ambos se separaram com a entrada na universidade mas sempre me lembro como um grupo unido. A volta da vida académica voltou a juntá-los. O café reunia-os em projetos e foi assim que tudo começou.
Vocês sabem que não sou disto, de partilhar coisas em vão, no blog, só mesmo porque sim. Já me tinha passado pela ideia de falar sobre os Sons do Douro quando deram os primeiros passos. Ainda que de forma muito precoce, achei que seria bom dar-vos conta de um projeto que, em parte, é meu. É de todos. Das gentes do Norte que se deixam inebriar pelos olhares sobre o Douro que é D'ouro. Chegou a altura porque há mais projetos sobre a mesa e porque eles cresceram e estão, a cada dia que passa, a reinventar-se.

Acho necessário contextualizar-vos. Os “Sons do Douro” é um espetáculo único, que evoca o imaginário duriense que se redescobre em cada momento musical, em busca dos ambientes, dos sons em pipas de vinho que outrora percorriam as margens do rio Douro em direção ao infinito. E, sim, eles fazem o improvável em tocar com pipas e outros instrumentos outrora usados na ajuda das vindimas e no transporte do vinho. E são estes os elementos que nos arrepiam em cada concerto.



Apreendem o tempo, a alma e memória de uma paisagem que nos prende e nos sobressalta, através da proximidade com acontecimentos do quotidiano como os sons de pés a escorregar nos xistos dos socalcos ou dos cestos vindimos cheios de uvas às costas de quem ajudou a extrair das profundezas o precioso néctar que corre o mundo, dos chocalhos das juntas de bois que ajudavam da terra os homens a puxar à sirga os barcos rabelos ou do som cantado das tesouras de poda. Envolto numa ideia mítica de uma região com história e identidade, consagrada e celebrada pelos vinhos do Douro e Porto. 


Felizmente já tive oportunidade de ir a vários concertos que são qualquer coisa do outro mundo. Vivo no Douro e a imagem, em si, das vinhas e dos socalcos já não me diz grande coisa. Não porque não goste. De todo. Mas por estar tão habituado. Com o grupo, cuja responsabilidade artística é coordenada pelo Filipe Marado, que compõe os temas musicais tocados por cerca de 11 jovens, de barba rija, que gostam de estar rodeados de boas energias e que têm sangue na guelra por terem idades compreendidas entre os 18 e os 30, aprendi a dar um maior valor à história envolvente, naqueles concertos que põem as pessoas ao saltos, a gritar e a proclamar pelo Douro.


Cada espetáculo é grandioso, intenso, que pretende promover um encontro emocionante de estilos musicais (música popular e percussão contemporânea) que se tornam singulares quando conjugados. Arrepiantes, se querem que vos seja mais preciso. São muito dinâmicos e ninguém consegue passar indiferente à intereção que todos têm para com o público. Só mesmo sentido. E acreditem que, no primeiro concerto, ia meio a medo. As pessoas não se juntavam porque não percebiam bem o conceito. Hoje enchem avenidas, praças e todos os sítios por onde passam. Deixam marca, sabem?!


O grupo está entregue ao Museu do Douro, na Régua e, entretanto, criaram um novo projeto, o 897 que os levou a terras de nuestros hermanos. O projeto 897 pretende itinerar o Sons do Douro pelos 897 km do rio Douro. Isto acontece precisamente por a música ser um meio de comunicação e intereção exímio e, de certo modo, vem de encontro ao que vos disse anteriormente. Foi nesse sentido que, ao longo de quase 15 dias, percorreram e estiveram próximos das gentes que faziam parte desses tais 897 km do rio, fazendo a jornada da foz para a nascente, com as pipas atreladas, sublinhamos a tese do renascer a imagem e o imaginário do Douro


Foram de malas e bagagens, junto com todos os objetos musicais que precisavam. Foram com uma sede incessante de aprender, de fazer conhecer e, acima de tudo, tendo em conta a forma como os conheço, de trazer uma bagagem em dobro quer musical, quer pessoal. Sentiram o salero Espanhol e, durante todo aquele tempo, a par de terem trabalhado de forma árdua, conseguirem divertir-se. Porque o grupo é mesmo assim!


Todos temos capacidade de nos reiventarmos e trago, uma vez mais, um exemplo do que é não baixar os braços. Começaram tudo sozinhos. Foram sozinhos à descoberta. Desbravaram uma estrada, numa tourné quase que improvisada. Levaram o que é Português para longe. Lá longe. Mostraram que Portugal é D'ouro e que vive mais além do futebol. Mostraram que as gentes do Norte têm voz. E espero, só e tão somente, que continuem a desbravar caminho. Mais além. Porque Portugal merece. 



Antes mesmo de me despedir, queria deixar-vos um bocadinho do que se sente. Daquilo que é ter amigos que se juntam não só para passar uma noite nos copos. Que se mantiveram unidos em prol da música e de querer levar Portugal às bocas do mundo, com esta genuinidade. Com pureza. Com garra!

Alguém conhecia o projeto?
O que acham de os juntar para entrevista?

You May Also Like

46 Pieces

  1. It sounds great! Amazing project. The photos are exeptional.

    ResponderEliminar
  2. Ora aqui está algo muito bom de ser divulgado. É com muita pena minha que não conheço o Douro como gostaria de o conhecer nem este grupo. Adoraria poder ter a oportunidade de conhecer o Douro e quem sabe inicialmente ao som de um espetaculo :)
    Tenho vários planos e varios destinos por aí para visitar mas parece que nunca há oportunidade.

    beijinhos
    Rafaela Borges || KnightLand ❤

    ResponderEliminar
  3. Não conhecia o projeto, sim faz a entrevista.
    beijinhos :)
    https://dailyvlife.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  4. Wow, amazing post, so interesting event! Great photos, like them so much!

    New post is on my blog. Visit me, Maleficent

    ResponderEliminar
  5. Confesso que não conhecia mas foi bom a tua partilha pois deu para conhecer um pouco mais
    Beijinhos
    CantinhoDaSofia /Facebook /Intagram
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  6. I didn't know them, thanks for sharing!
    Kisses, Paola.
    Expressyourself

    ResponderEliminar
  7. Que legal, não conhecia eles,mas parecem ser bem legais! Eu não conhecia o projeto, mas pelo visto vai fazer sucesso! Acho super legal junta-los par fazer uma entrevista, acho que sera bem interessante!
    Um beijo grande e muito GORDO
    www.thaissgalbiero.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
  8. Such original and innovative project!
    I've never heard of it but sounds fun and very entertaining! I love music and festivals and I'd like to assist to a concert of them, especially during summer!!!
    Great phots, Miguel, very intense and expressive!
    XO
    S
    https://s-fashion-avenue.blogspot.it/

    ResponderEliminar
  9. Bem legal o projeto. Espero que o sucesso só aumente para eles.
    Beijinhos!

    galerafashion.com

    ResponderEliminar
  10. WOW this looks amazing. Your photos are amazing hun xx

    http://www.thatnewdress.com

    ResponderEliminar
  11. Excellent post (as always)!Thank you very much :)

    ResponderEliminar
  12. As fotos ficaram super bonitas!
    Beijinhos, http://damselme.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  13. Bem, que projeto incrível! Fiquei rendida *.*

    r: Se não estou em erro, há três tipos de quinoa e o seu sabor é mais intenso consoante a cor. No entanto, também ainda só encontrei a branca.

    É das coisas que mais gosto, por acaso :p

    ResponderEliminar
  14. Eles já estiveram por Lisboa? Em Junho assisti a uma banda que pareceu-me ser esta, posso estar enganada mas reconheci pelas pipas!
    Traz uma entrevista com eles, vou adorar ler! É ótimo quando dás-nos a conhecer não só moda mas outras coisas, tais como esta meu bem! :)

    Andamos então em sintonia para querer experimentar coisas ahah
    O cuscus basta colocar numa tigela com água morna, com uma pitada de sal e azeite e deixas tapado com película aderente ou mesmo de alumínio ou então um prato, desde que esteja tapado é que importa, porque assim o cuscus absorve a água e coze. Fica soltinho. Agora se comprares o "cuscus" de marca branca (e digo entre aspas porque para mim o pingo doce nem outra superfície faz cuscus de jeito) na embalagem diz que tem que ser cozido, basicamente como o arroz, não sou muito fã confesso.
    Acompanho com frango salteado com legumes - que é o meu preferido - e misturo tudo, com legumes, na salada é que só experimentei uma vez e ainda não sei se gosto ou não. É bom, um pacote dura-me imenso tempo, só eu é que como e basta um pouquinho claro que depende de quantas pessoas vão comer, porque aquilo multiplica xD

    ResponderEliminar
  15. OOOOOOOOOOI

    fiquei encantada pelas fotos do post. Todas lindas e de muita sensibilidade. Fiquei curiosa por esse espetáculo que você tanto curte!

    beijo
    www.beinghellz.com.br

    ResponderEliminar
  16. They sound so cool!!! I love listening to live music and being surrounded by such talents.

    www.fashionradi.com

    ResponderEliminar
  17. Por acaso não conhecia, mas achei mesmo muito interessante. E fico feliz por andarem a divulgar o país, especialmente o Norte, e os seus costumes. Gostei imenso o projeto e das fotografias!

    ResponderEliminar
  18. Que projeto mais legal Miguel, amei as fotos ficaram perfeitas.

    Beijos da Kah
    Blog Mundo da Kah
    Canal Blog Mundo da Kah
    Instagram

    ResponderEliminar
  19. Confesso que não conhecia :) Infelizmente nunca fui muito de ouvir música portuguesa mas cada vez mais surgem artistas com bastante qualidade. Espero que tudo lhes corra bem :D

    www.ayellowrain.blogspot.com

    ResponderEliminar
  20. Não conhecia o projeto mas parece ser mesmo interessante! :D
    Acho que era fantástico fazeres uma entrevista! Fico à espera para a ler! :)

    amarcadamarta.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  21. These are some great shots.

    http://missymayification.blogspot.co.uk

    ResponderEliminar
  22. Wow, juro que fiquei absolutamente encantada! Não conhecia, mas fiquei com uma vontade GIGANTE de os ver atuar! Adoro a originalidade e genuidade do projeto, tão tradicional, tão nosso, tão Português!! Porque o nacional é bom e temos de aprender a vislumbrar e admirar o país que temos!!

    Dos melhores posts que li!! :D

    xoxo,
    Lua

    longestwing.blogspot.com

    ResponderEliminar
  23. I love your photos! And you have a great style :)
    https://alxsrl.blogspot.de/

    ResponderEliminar
  24. Miguel
    Deve ser muito interessante, adorei saber , não conhecia e adoraria uma entrevista com eles, seria super interessante!
    Beijos,
    DMulheresInstagramFanpage

    ResponderEliminar
  25. I never heard about them before until now and already I love this music :-)

    ResponderEliminar
  26. beautiful photos :D

    http://alafolie-toinsanity.blogspot.hr/

    ResponderEliminar
  27. É sempre tão interessante ler este tipo de posts, assim mais rurais. Fizeste super bem em partilhar connosco *.*
    Beijinhos,
    Blog An Aesthetic Alien | Instagram | Facebook
    Youtube

    ResponderEliminar
  28. I practice my Portuguese with your blog <3

    Bonito post :)

    ResponderEliminar
  29. Miguel não conhecia o grupo e nunca tinha ouvido falar e fizeste muito bem trazer até aqui este tema e dar-nos a conhecer um grupo com um conceito tão diferente! Adorei os tambores, demais!
    Parece-me muito bem uma entrevista!

    Beijinho*
    http://demantanosofa.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  30. very beautiful project
    NEW REVIEW ON MY BLOG <<< Oriental niche perfumes >>>
    have an happy day
    kisses

    ResponderEliminar
  31. AI MEU DEUS QUE POST INCRÍVEL, E ESSAS FOTOS ESTÃO SENSACIONAIS! PARABÉNS!!!
    Pony Random | Instagram | Twitter | Facebook

    ResponderEliminar
  32. wow such a great project. Stunning pictures and intresting post xx

    ResponderEliminar
  33. desde luego ha sido un post muy interesante y seguro que una experiencia muy buena, me gustan este tipo de actos.

    ResponderEliminar
  34. Fico a espera da entrevista, gosto bastante de música e gosto de ver estas invenções ficam tão únicas e magnificas.
    Obrigada por partilhares o projecto
    http://retromaggie.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  35. I had not heard of them, I think its a beautiful initiative.

    ResponderEliminar
  36. Adorei conhecer!! =D super interessante e fotos lindas! =D

    Um beijinho dourado,

    Catarina

    ResponderEliminar
  37. As minhas origens são de Miranda do Douro e adoro conhecer projetos assim!
    Obrigado!

    ❥ Biju da Ju,
    juvibes.blogspot.pt

    ResponderEliminar

Muito obrigado pelo comentário. A vossa opinião é sempre muito importante e ajuda-me a melhorar!
Após aprovação responderei nos vossos blogs.
Espero que voltem!



Sigam todas as novidades aqui:
Instagram × Facebook Oficial Page × Pinterest