Ponte D. Luís I: a Miragem | Porto

1.8.17


Saídos do Amarelo Torrada, já com a barriga satisfeita e com a fome tapada, zarpámos em direção à Ponte D. Luís (ou Luíz) I porque era minha intenção lá ir. Queria não só tirar umas fotografias como, também, sentir a sensação se ser absorvido de sorvo por tão magnífica paisagem. 
Contextualizando e, para quem não sabe, a Ponte D. Luís foi "projectada pelo Eng.º Teófilo Seyrig, discípulo de Eiffel e inaugurada em 1886".  Fico trémulo quando as coisas são assim tão antigas e a curiosidade de as conhecer aumenta a olhos vistos. "É constituída por dois tabuleiros em ferro sobrepostos", o de baixo que se vê da Ribeira, e o de cima, aquele que ansiava mesmo ir, que dá uma perceção sobre o tão amado Rio Douro.


Fomos a pé e chegámos ao tabuleiro superior bem rápido. Andar não custa quando temos, realmente, vontade de conhecer. Assim que entrámos nesse mesmo tabuleiro, com um devido cuidado uma vez que este tabuleiro é ocupado por uma das linhas do Metro do Grande Porto, ligando a zona da Catedral no Porto, ao Jardim do Morro e à Avenida da Républica em Vila Nova de Gaia, a Sofia disse-me para olhar para a minha direita. Tive de parar e abrir a boca de entusiasmo. Sou fã de artistas de rua e a caricatura de Frederico Draw superou algumas expectativas. Para quem como eu não sabia, este é o “an.fi.tri.ão”, “alguém que convida a entrar no Porto”, estando retratado um "velhinho simpático, o seu avô"


Continuámos a andar e, mais ou menos a meio, sítio onde ficámos para observar e tirar algumas fotografias, conseguimos ver como a união é capaz de fazer a força. Vemos casas juntas umas às outras, na emblemática zona Ribeirinha que começa a fazer jus ao bairrismo que se diz sentir. Não que o tenha presenciado, mas é indiscutível o apreço que as pessoas têm. 


Passar este tabuleiro fez com que eu não parasse de pensar numa das minhas músicas preferidas do Rui Veloso, o Porto Sentido. "Quem vem e atravessa o Rio, Junto à Serra do Pilar; Vê um velho casario que se estende até ao mar!". Foi sempre isso que esteve no meu pensamento e no meu trauteio vocal mesmo por entre aperto de tantos quantos eram os turistas que insistiam e, contra o vento, levar um registo fotográfico com o Douro como plano de fundo.


Andámos um pouco mais e olhámos para baixo. No olhar a Ribeira. Repleta de gente e de barcos a atracar. Na miragem somente o Douro. O maravilhoso Rio. Não houve espaço para vertigens - porque não as tenho -, mas houve espaço para refletir em como isto é bom. Só o olhar desopila, relaxa e aquece. Faz-nos ficar incrédulos observando o frenesim da vida que é o Porto e a calmaria que é o Rio. Leva-nos a refletir sobre o equilíbrio. Aquilo que separa o bom do mau. Aquilo que mexe connosco do que nos faz ficar tranquilos. Os barcos levaram o mau. No Porto ficou o bom.


À noite, já na Ribeira, e como vos havia dito, atravessámos a ponte pelo tabuleiro de baixo. A vista é incrível. O Rio reflete toda a luz tornando-se um miradouro belíssimo. Conseguimos perceber, realmente, a sua grandiosidade. Somos abraçados por aquele que é o arco ainda hoje considerado o maior arco do mundo em ferro forjado. A brisa do rio envolve-nos na passagem. Temos carros e pessoas que, como nós, não caminham de forma célere. Preferem o passo mais regrado para observarem toda aquela beleza inerente. 


Ainda hoje, quase duas semanas depois, estou atónito com tamanha beleza. Parámos no Jardim da Base. Continuei a refletir no quão pequeninos somos quando confrontados com tamanha sensação de paz e leveza. Uma das maravilhas do mundo. Uma paisagem soberba. Algo que quererei fazer em breve de modo a perceber se ainda se sente a mesma coisa: o mesmo sentido arrebatador de quem se vê a ser engolido pelo horizonte. 

Já passaram o tabuleiro superior da Ponte D. Luís, no Porto?
Recomendo vivamente!

  • Share:

You Might Also Like

62 Pieces

  1. Greate post ^__^

    New post https://adrianafashionpuzzle.blogspot.com.mt/

    ResponderEliminar
  2. Amazing place dear!
    Love it!
    Emma
    www.emmalovesfashion.com

    ResponderEliminar
  3. Tira um fim de semana para ires até à praia! Estar um Verão inteiro sem tomar uma banhoca de água salgada é que não!


    Por acaso nunca fui até ao Porto mas tenho muita curiosidade em conhecer a cidade invicta.
    Beijinhos

    Blogdiariodeumafamilianormal.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  4. No ano passado subi ao tabuleiro superior pela primeira vez (sempre me lembro de morar aqui no Porto, ali, tão perto, e nunca tinha subido).
    Tenho imensas vertigens e não fui até ao meio, mas é tão bonito! *.*
    As tuas fotografias ficaram fabulosas e toda a descrição ma-ra-vi-lho-sa!
    Tão belo o (meu) Porto! <3

    R: São quase três semanas, divididos entre o centro e sul do país. :) Um vestidinho básico preto já consta da lista, claro! EHEHEH. :D
    Já tenho um post preparado com a receita, não ficarão a salivar muito tempo. Depois só depende de vocês. ;)

    A Marta

    ResponderEliminar
  5. Amazing view. I was in Portugal 10 years ago. I visited Lisbon :)
    Have a nice day :)
    www.xmagda94x.blogspot.com

    ResponderEliminar
  6. Quando morava no Porto, um dos meus "me time" favoritos era ir no metro até passar a ponte, e voltar para trás, a pé, a sentir o vento e o rio na sua plenitude <3

    (Adoro estes teus posts, tu sabes...)

    Beijinho,

    ResponderEliminar
  7. Buenos días. Unas fotos preciosas, hechas en un lugar mágico. Me encantaría visitarlo. Un abrazo.

    ResponderEliminar
  8. Adoro as fotos!

    http://quase-italiana.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  9. how wonderful. love these pictures.

    xo. tthuy | RubyliXious

    ResponderEliminar
  10. Porto tem lugares muito bonitos para visitar
    confesso que não foi assim lá muitas vezes
    Beijinhos
    CantinhoDaSofia /Facebook /Intagram
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  11. Esse spot é lindooo :D Tenho de voltar este verão!
    Beijinhooo
    Rtissima Blog

    ResponderEliminar
  12. Passei muitas vezes por aí quando estive em montagens na produção de um evento da Douro Azul, principalmente quando tinha de apanhar o metro. Digo-te que hoje prefiro a vista para o Porto do que para Gaia, é mais entusiasmante e, honestamente, mais inspiradora. :)

    Beijinho!

    ResponderEliminar
  13. Such amazing place to visit! happy to hear you had great time there!
    I loved your trip report and much more all those amazing photos!:)
    XO
    S
    https://s-fashion-avenue.blogspot.it

    ResponderEliminar
  14. Que fotos giiiras... o Porto é de um beleza rara ! Eu adoro andar pelas ruas ... fui aí um dia mas não deu para aproveitar porque fui com horas contadas. Mas tenho pena... E ainda vou ver se consigo ir outro dia. E quero muito conhecer te! Não me esqueciiii :)

    ResponderEliminar
  15. Stunning place to visit and the photos are magnificent indeed.

    ResponderEliminar
  16. Adoro o Porto, é uma cidade linda que faço questão de visitar todos os anos! :)
    Adorei o post e as fotos que tiraste, mais uma vez, estão fantásticas.

    Style Days Blog

    ResponderEliminar
  17. Wonderful post!!! I want to go for hollidays to Portugal, maybe I can do it next year :-)

    ResponderEliminar
  18. As fotos ficaram maravilhosas,o lugar é muito bonito mesmo. Passeios em lugares como esse fazem com que a gente pare um pouco, nos desconecta do mundo virtual e abrem os nossos olhos fazendo com que a gente perceba a beleza do mundo que está a nossa volta, adorei o post :)

    Novo post! | Onde mora a felicidade
    Conceito Aberto

    ResponderEliminar
  19. Já fui várias vezes ao Porto e é realmente uma cidade muito bonita, especialmente nas zonas junto ao rio. Infelizmente nunca vi esse retrato do senhor que aqui mostras! Eu também adoro arte de rua e esta aqui é fantástica! Olha, adorei as fotografias que tiraste!

    ResponderEliminar
  20. Omg, wow! So amazing town! I like it a lot! Great photos.

    Visit me, Gothic

    ResponderEliminar
  21. Lovely impressions! I have never been there.
    Have a good evening

    ResponderEliminar
  22. R: Pode ser que o encontres online! Sim Miguel, a review está aqui: http://beauty-and-fashiion.blogspot.pt/2017/01/review-kiko-natural-concealer.html
    Excelentes fotos :)

    Beauty and Fashion | Instagram

    ResponderEliminar
  23. Sou apaixonada por essa vista! Mas como não o ser, não é verdade?
    Já o atravessei inúmeras vezes, tanto a pé, como de metro e nunca me canso. E por mais fotografias que tenha daí, há sempre lugar para mais uma. Porque é verdadeiramente apaixonante fotografar um lugar assim *.*

    r: Sim, isso também, até porque é mais por altura do Natal que costumo comprar, ou que me oferecem em grande número ahahah

    ResponderEliminar
  24. Looks like a wonderful time! These are beautiful photos!

    ResponderEliminar
  25. Beautifull moments, jealousy

    https://martini2000.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  26. Adorei conhecer este lugar através de suas fotos, Miguel!
    Ficaram lindas, que lugar maravilhoso!!! A Europa é um lugar onde tudo me encanta!
    bjs
    Patty Lye
    Blog Patty Lye | Canal Patty Lye | Instagram

    ResponderEliminar
  27. Amei essas fotos, super lindas, lindo esse lugar.
    http://www.blogsecretplace.com/

    ResponderEliminar
  28. Nunca me canso de ver fotos e ouvir falar sobre a mina cidade e fizeste isso muito bem! :)
    Nem eu sabia essa curiosidade sobre a pintura.
    kiss

    http://inspirationswithm.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  29. Hello,

    Perfect pics !

    Sarah, https://sarahmodeeee.blogspot.fr

    ResponderEliminar
  30. I really like your post :) This place looks amazing! And your photos are simply stunning <3 Make me want to visit this place :)

    http://lexisslittleworld.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  31. Que saudades que tenho de ir ao Porto! Amei as fotos :3 Acho tão Europeu o facto de as pessoas se sentarem assim na relva, so cute *.*
    Beijinhos,
    Blog An Aesthetic Alien | Instagram | Facebook
    Youtube

    ResponderEliminar
  32. Que maximo show de imagens, obrigado pela visita.
    Blog: https://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br/
    Canal:https://www.youtube.com/watch?v=DmO8csZDARM

    ResponderEliminar
  33. Adoro a minha cidade! Quando voltares cá avisa, tomamos um café!

    Bjxxx
    Ontem é só Memória | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  34. The photos are exeptional! Incredible place, I'd love to visit))

    ResponderEliminar
  35. Nunca fui! Mas confesso que com as fotos que usou para ilustrar a postagem fiquei com muita vontade de conhecer. Ótima postagem!

    http://www.biigthais.com/

    Beijoos ;*

    ResponderEliminar
  36. Wow!this post is so lovely and the pics are so mesmerizing...

    ResponderEliminar
  37. Oh how I wish to be there !!! Gorgeous place Hun xxx

    ResponderEliminar
  38. Quando eu fui ao Porto, adorei! É uma das minhas cidades favoritas! Amanhã vou para Lisboa e vou passar por Cascais e Alfama. Recomendas alguma coisa?

    Beijinhos
    That Girl | FACEBOOK PAGE | INSTAGRAM | TWITTER

    ResponderEliminar
  39. Miguel, babei nas suas fotos! *_____*
    Quantas paisagens maravilhosas!

    Beijo!
    Cores do Vício

    ResponderEliminar
  40. Quero muuito visitar o Porto com tempo para conhecer melhor estas zonas tão bonitas! As tuas fotografias estão lindíssimas. <3
    Beijinhos, The Fancy Cats

    ResponderEliminar
  41. Não sei como nunca vi o Douro ao vivo meu anjo! É algo que quero tanto... Estás lindo <3
    THE PINK ELEPHANT SHOE

    ResponderEliminar
  42. Ainda não tive oportunidade quem sabe um dia. Adorei aquele grafite
    https://retromaggie.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  43. Amazing post and so nice photos!
    www.recklessdiary.ru

    ResponderEliminar
  44. Não conhecia esse lugar, que maravilhoso.
    Ótimas fotos.
    Beijos.
    http://vinteedoisdemaio.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  45. Wow! It`s great! It`s marvelous! It`s very beautiful!
    Travelling - is the best thing :)

    ResponderEliminar
  46. Wow, great place, amazing photos and I am sure that a vacation there would be fantastic!
    Wish you a beautiful evening.
    Greetings,
    Flo from
    https://femeieastazi.blogspot.it

    ResponderEliminar
  47. foi preciso deixar de viver ai pra tu visitares o porto, ora bolas :P

    bateu tantas saudades agora...
    https://rrriotdontdiet.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  48. Obrigado pelo comentário.
    Já tinha ido ao Porto, mas ultimamente tenho ido mais, que tenho lá a mana a viver.
    Parece que há sempre coisa mais e mais coisas para se ver =)

    Beijocas

    ResponderEliminar
  49. Stunning place! thanks for sharing these beautiful pictures with us.
    Basic Tops for women online

    ResponderEliminar

Muito obrigado pelo comentário. A vossa opinião é sempre muito importante e ajuda-me a melhorar!
Após aprovação responderei nos vossos blogs.
Espero que voltem!



Sigam todas as novidades aqui:
Instagram × Facebook Oficial Page × Pinterest