Dicas Infalíveis de Decoração Low Cost

by - 8.7.17


Sempre que abordo as temáticas de decoração aqui no blog, acabo sempre por ficar com um sem-fim de ideias para coisas que quero mudar, transformar ou parar de usar. Apetece-me logo fazer um extreme-makeover e deixar um qualquer compartimento mudado. Na verdade, e o que é facto, é que tenho aprendido imenso. 
Uma das características que considero ser essencial na decoração - e levando em conta que gosto de mudar - são os preços. Não sou capaz de gastar dinheiro num objeto decorativo sabendo que não vai ter grande uso, entendem?! E que vai estar só ali... Prefiro ser eu a deitar mãos à obra e tirar por mim. O post de hoje vem mais ou menos nesse sentido. São dicas infalíveis de decoração low-cost que nunca falham e que ajudam a que a casa esteja sempre o mais estilosa possível.


Uma das dicas que considero que seja mais importante é mesmo o uso das paredes para decoração. As paredes dão vida à casa mas quando preenchidas com quadros, molduras, pinturas, artefactos, acabam por ficar com um aspeto diferente e, ao mesmo tempo, mais moderno. Podem ir alterando consoante as estações (quadros com folhas secas no outono) e consoante o crescimento de algum bebé (a evolução dos desenhos deles), uma parede cronológica com fotografias e por aí adiante. 

Apostar em prateleiras abertas, móveis em cubos e afins, é um passo muito bem dado para poupar espaço na organização. Sim. Tal como falei no meu último post de decor, uma das formas de se maximizar o espaço, é fazer com que hajam espaços dedicados a organização mas que, ao mesmo tempo, acabem por servir como decoração. Os livros também podem tirar o lugar de mesas de apoio, por exemplo. Se se usarem muitos espelhos vão dar aso a que a casa pareça maior. Portanto, pelo menos um por compartimento parece-me que seja o mais justo.


Já sabemos que as cores e que a luz têm uma influência direta na decoração, o que significa que não há muito que se possa dizer. Casas em tons neutros parecerão sempre sofisticadas e, acima de tudo, intemporais. Vão dar muito menos trabalho a mudar e é isso que se pretende. A par disso nunca ninguém se vai cansar das mesmas. Os abajures, por outro lado, é que podem vir a tornar-se o ponto-chave da decoração. Podemos apostar em pops de cor que vão ajudar a criar mais ambiente aos diversos compartimentos.

Das dicas gerais, passamos para os quartos. Nestes compartimentos, apostar em cabeceiras de cama falsas vai dar-lhes um aspeto mais sofisticado e moderno. Pode ser somente algo simples, elaborado com uma palete, ou algo mais rebuscado e robusto, forrando a cabeceira da cama com tecido de modo a dar-lhe mais textura. 


Uma outra coisa que é fundamental, e que pode ser tida em conta aqui neste parâmetro de uma decoração mais de nicho (nossa) é criarmos um espaço que seja a nossa cara. Algo que nos faça, sempre e em qualquer altura, sentir que pertencemos ao lugar onde estamos a viver. Digo isto porque, na grande maioria das vezes, vive-se em casas que não são nossas por direito na medida em que são alugadas por se estar só de passagem. Faço-me entender?

Usar sempre velas é dos apontamentos de decoração que mais facilmente se pode apostar. Com elas os cheiros. Apostem em velas chamativas. Coloridas e com cheiro. Cheiros mais quentes em ambientes comuns e cheiros mais suaves em ambientes como quartos. Certamente terão uma maior influência na hora de nos deitarmos. 



Caso consigam mudar a decoração de forma sazonal, podem fazê-lo através da atribuição de estampados nas roupas de casa (almofadas, edredons, colchas e cobertas, tapetes, entre outros). Sou fã e digo sempre que misturar padrões e estilos resulta sempre e, na grande maioria das vezes, consegue tornar um espaço muito elegante. Caso pretendam, podem deixar os tons claros como base, e apostar em pops de cor precisamente nas roupas de casa. 

Os DIY's são super importantes e interessantes para quem se vir com paciência e com algum interesse em fazê-los. Existem as mais variadas ideias e as mais incríveis formas de tornar um objeto antigo em algo novo ou, por outro lado, em dar ideias para construir coisas novas e que tornam a casa mais nossa. Às vezes basta pintarmos qualquer coisa e dar-lhe um up para que tudo fique diferente. 


Para terminar e de forma a dar mais ideias sem que me estenda muito em exemplos meio aleatórios é apostarem em pormenores mais discretos na decoração, entre os quais: mudar as maçanetas das portas, usar vasos para decorar, ter tudo organizado, dividido e à mostra (sobretudo na cozinha que confere logo um ar mais moderno), apostar em decoração minimalista que é mais funcional. 

A ideia neste género de dicas low cost de decoração, é mesmo conseguirem apostar em detalhes que fazem a diferença, que não vos cansam e que estão sempre in. Importa referir que o conforto deve ser sempre aquilo que vocês devem procurar ao mesmo tempo que fazem com que a vossa personalidade seja refletida na decoração da vossa casa.

Espero ter dado algumas ideias e inspirações!
O que acharam do post?

You May Also Like

61 Pieces

  1. Finalmente as minhas férias começaram, e olhei para o quarto (a minha divisão) e de facto pensei em torná-lo mais meu, mais confortável e organizado. Este post veio mesmo a calhar, adorei as dicas e sem dúvida que me deu vontade para pôr mãos à obra e fazer qualquer coisinha. Mega útil, obrigada!

    Beijinhos,
    https://abirdparadise.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  2. Sempre com boas dicas ate da vontade de mudar a decoração da casa
    Beijinhos
    CantinhoDaSofia /Facebook /Intagram
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  3. Quando vejo este género de publicações também fico com uma vontade de fazer uma mudança a fundo. Há dicas tão úteis para deixarmos os espaços bem à nossa imagem e sem ser necessário gastarmos rios de dinheiro!

    r: É mesmo, meu bem <3

    ResponderEliminar
  4. Adorei as dicas!

    Beijinhos,
    Inês
    http://www.indiglitz.pt

    ResponderEliminar
  5. Tantas ideias fantástica em um único post. Amei!!!
    Estou seguindo o seu blog, bjs!
    http://crysmirandablog.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  6. Estoy remodelando mi habitación, este post se ve increíble!!

    http://modernastrega.com/

    ResponderEliminar
  7. Gostei imenso do post, está bastante interessante e informativo. Também as dicas! É impressionante como pequenos pormenores podem mudar tanto no aspeto de uma casa ou quarto.
    www.littlewonderlandxo.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  8. Adorei o post ! Eu sou louca por decoração e estou sempre a pensar em como posso mudar a minha casa e adorei as tuas dicas !
    Beijinhos :)
    http://ganeshamyganesha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  9. Great tips my dear,sometimes great research can really save a money :-)

    ResponderEliminar
  10. Ótimas dicas, adorei. Vou mostrar pra minha mãe rs Bjs

    www.mayaravieira.com.br

    ResponderEliminar
  11. Ótimas dicas! Por acaso redecorei o meu quarto recentemente e tive em conta muitos desses aspetos.

    GIULIETTA

    ResponderEliminar
  12. Gostei das dicas meu bem, como sempre <3
    Para não falar que babei nas inspirações!

    Eu inicialmente pensava que era um macacão mas depois reparei que não e achei tão girooo!

    ResponderEliminar
  13. These interior shots are to die for! Loved this post, super helpful x
    - mikeystyle.com

    ResponderEliminar
  14. Really interesting post! Thanks for sharing)

    ResponderEliminar
  15. Realmente, hoje em dia temos inúmeras opções de tornar o nosso lar bem moderno, sem ter que gastar rios de dinheiro. E depois, há os DIY :)

    xoxo
    http://diamonds-inthe-sky.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  16. Adorei estas dicas meu doce! Eu adoro decoração e estou sempre à procura de pormenores do género, exactamente para não gastar muito! Fico deliciada com estas inspirações!

    Ah e tenho saudades dos teus DIY!
    THE PINK ELEPHANT SHOE

    ResponderEliminar
  17. Gostei das dicas, eu também não curto gastar em um objeto caro que não vai ter tanto uso. Prefiro eu mesma fazer, mesmo que dê um pouco mais de trabalho, rs. Acho importante o ambiente ter nosso jeitinho.
    Beijos

    www.brilhoeestilo.com

    ResponderEliminar
  18. Que espaços lindos, adorei todos.
    Beijinhos
    http://virginiaferreira91.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  19. Beautiful interiors!


    I hope that you visit my blog and maybe stay for longer!
    spiked-soul.blogspot.com
    Like Spiked Soul on FACEBOOK


    Kisses
    Elwira Charmuszko

    ResponderEliminar
  20. Sempre gosto muito das suas dicas! Confesso que não a melhor pessoa para decorações, mas essas imagens que selecionou são inspiradoras :)

    http://www.biigthais.com

    Beijoos ;*

    ResponderEliminar
  21. Amazing selección! Thanks for sharing! 👌👌👌

    ResponderEliminar
  22. Amazing and helpful post! I love interior design and this is like a heaven for me! I follow you ♥
    https://marized.blogspot.rs/

    ResponderEliminar
  23. Excellent post (as always)!Thank you very much :) xx

    ResponderEliminar
  24. fico perdida nestes posts ❤ uma tentação para quem está prestes a fazer mudanças

    Freedom Girl // Instagram

    ResponderEliminar
  25. Também não gosto de gastar muito em um objeto de decoração, hoje em dia é bem mais vantajoso fazer diys! =)
    Concordo que a iluminação influencia diretamente na decoração! Amei o post! =)
    Beijoos

    ResponderEliminar
  26. Gostei das dicas e das imagens que elegeste, mas para mim quanto menos objetos tiver melhor.
    Beijinhos.
    welovecr.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  27. Oh wow, so much decor inspiration! Beautiful selections - so inspiring. Great point about candles by the way; the more, the merrier!

    aglassofice.com
    x

    ResponderEliminar
  28. Por acaso preciso de apostar em alguns quadros assim com frases com inspirações ou quiça imagens
    https://retromaggie.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  29. love your aesthetic! <3

    xoxo, rae
    http://www.raellarina.net/

    ResponderEliminar
  30. This post is amazing! I Love all the ideas <3

    xx, kiko from Monochrome Diary

    ResponderEliminar
  31. Eu sou muito minimalista em termos de decoração -- diga-se que não gosto de muita tralha XD mas uma coisa que gosto e que mencionas é prateleiras abertas! Móveis muito fechados fazem-me confusão ahah ;)

    TheNotSoGirlyGirl // Instagram // Facebook

    ResponderEliminar
  32. A lot of adorable ideas, thanks for sharing!
    Kisses, Paola.
    Expressyourself

    ResponderEliminar
  33. Absolutely fantastic interior!
    xx from Bavaria/Germany, Rena
    www.dressedwithsoul.com

    ResponderEliminar
  34. thank you for this lovely post.
    I adore These inspiring interior Posts. I moved into my first own flat some time ago and still Need so many cool Things to make it more "my home".
    thank you for the inspiring Pictures.

    with love your AMELY ROSE

    ResponderEliminar
  35. Great inspirations: D
    Very interesting decorations for the room :)

    Follow me? I follow you ?:D
    grlfashion.blogspot.com

    ResponderEliminar
  36. Such cool interiors! Love, love it so much. Tnx for the details dear.

    ResponderEliminar
  37. Adorei o post , gosto muito de decoração interior! Eu adoro colocar espelhos para "alargar" o espaço e amo o conceito das prateleiras abertas!

    Beijinhos ,
    Xo ,Sabi
    https://sabi-diary.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  38. awesome tips! :) you have such great taste and style. Thanks for sharing these Miguel :)

    http://www.pinkoolaid.com/

    ResponderEliminar
  39. Acho as tuas dicas fabulosas! Tens um bom gosto impossível de negar. Gosto de tuudo <3
    Beijinhos, The Fancy Cats

    ResponderEliminar
  40. Really lovely inspiration.
    Have a good week

    ResponderEliminar
  41. Adorei as inspirações! Um post útil e interessante! :)

    amarcadamarta.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  42. Great post as usual! Thanks a lot for sharing)

    ResponderEliminar
  43. Adoro estes teus posts, super inspiradores :)
    www.c-lovefashion.blogspot.com

    ResponderEliminar
  44. Olha eu em Portugal sou da zona de Leiria :D e tu??

    Ai, o quanto adoro decoração! Estou deserta para me mudar de casa para começar a decorar *.*
    Óptimas sugestões. Gosto de decoração clean assim.

    Get Up, Makeup

    ResponderEliminar
  45. Mais um post, como já é hábito! Concordo totalmente contigo no que toca à importância da decoração; acho que deste ótimas dicas e que te focaste nas coisas mais importantes. Um post muito bem conseguido, sem dúvida.

    Um beijinho e bons posts,
    Bia do Bookaholic.

    ResponderEliminar
  46. Love the inspo!

    Have an awesome day!
    xx Kris

    https://dreamingofpink.wordpress.com

    ResponderEliminar
  47. Olá Miguel,
    Gostei muito das dicas. Prefiro tons neutros porque são mais discretos e como você disse são atemporais.
    big beijos
    www.luluonthesky.com

    ResponderEliminar
  48. Really nice post, I need to change my room ! ;)

    ResponderEliminar
  49. Looks amazing!
    Thank you for sharing!
    Have a lovely day!

    ResponderEliminar
  50. Thank you for sharing those ideas!
    I love interior as much as fashion!!

    akiko

    ResponderEliminar
  51. Lá por casa temos espelhos, velas, alguns DIY's, cores, mas deixamos de ter muitas prateleiras abertas.
    Confesso que adoro este tipo de decoração 'ah, este livro geometricamente centrado, aqui, esquecido", mas... somos dois adultos + uma tartaruga + dois gatos peludos + muito pêlo por todo o lado... Digamos que estou em constante adaptação da casa - sempre em busca das melhores soluções, não perdendo o estilo. ;)

    [Obrigada pela visita ao blog, que honra! Sigo o Insta há algum tempo, mas ainda não tinha arranjado a coragem para me 'enfiar' nisto dos blogs.]

    Beijooooooo d'

    A Marta

    ResponderEliminar
  52. Love your post!! Great content
    http://starlingdays.blogspot.com/2017/07/portland-oregon-zoo.html
    https://www.instagram.com/mira_shpak

    ResponderEliminar

Muito obrigado pelo comentário. A vossa opinião é sempre muito importante e ajuda-me a melhorar!
Após aprovação responderei nos vossos blogs.
Espero que voltem!



Sigam todas as novidades aqui:
Instagram × Facebook Oficial Page × Pinterest