Como Edito as Fotos do Instagram: VSCO, FACETUNE, INSTA TOOLS

by - 4.7.17


À semelhança do que eu fiz neste post, onde falo da forma como faço a gestão das minhas fotografias do Instagram, hoje trago um post sobre os programas que utilizo para editar as minhas fotografias por lá. Para nós, enquanto bloggers e digital influencers, é preciso ter algum cuidado com as fotografias que se partilham e a forma como são tratadas. É isso que nos faz, em grande parte, chegar a mais pessoas.
Eu não sou um master do instagram e estou longe disso. Não tenho um feed padronizado como a grande maioria das pessoas gosta. Opto por ter o meu feed e  não entrar em modas ou modinhas. A par disso, sou muito básico no que toca a edição embora já tenha expandido os programas que eu uso para tal. Neste sentido, esta espécie de tutorial, serve para exemplificar, mais ou menos, a forma como eu edito as minhas fotografias.


Um dos programas que uso e que me é útil nos flatlays, por exemplo, é o facetune. O facetune é um mundo completamente à parte uma vez que dá para retocar as fotos de rosto ao máximo. Uso-o, no entanto, para retocar a parte branca que aparece nas fotografias. Tal como podem ver na imagem acima, a ferramenta branquear torna a fotografia mais clara e esse branqueamento pode ser controlado. Não aconselho a que o coloquem no máximo se usarem outras edições depois como será o caso.

As minhas fotografias são sempre editadas com algumas ferramentas do instagram. Embora haja quem não goste, eu aprecio fazê-lo pelo menos para que o feed fique sempre com um tom uniforme. O filtro que uso sempre é o Ludwig (mais ou menos a meio) por também tornar as fotografias mais esbranquiçadas. Quando mais brancas, as fotografias acabam por ficar com uma maior harmonia. À exceção do Lux que não uso sempre uma vez que "apaga" a fotografia em si, controlo sempre a luminosidade - no caso dos flatlays só mesmo um pouco -, o contraste (que dá mais vida à fotografia) e o realce, as sombras e a nitidez.


De resto não mexo em mais nada. Aqui é uma questão de sensibilidade e de perceber o que realmente merece destaque. Neste caso, é importante tornar o fundo mais claro para que os objetos que estejam por cima consigam ter uma maior harmonia e apareçam de melhor forma.


Finalmente rendi-me ao VSCO sendo que, no início, era bastante complicado. Existem dois filtros que gosto muito nesta aplicação: o OC que vou usar agora, e um outro que vem de seguida. Ambos ajudam a que as fotos, uma vez mais, fiquem mais claras. Os valores variam, como e tudo, e opto sempre por nestes filtros colocar mais ou menos a meio. Depois disso, componho o contraste - que dá maior vida à foto como referi -, as sombras por achar que havia pouca luminosidade na zona do braço e a nitidez. A nitidez no VSCO fica melhor do que no instagram. Cuidado que, quando em excesso, pode tornar a foto mais pesada. Achei que neste caso ficava bem por causa das pingas de água na lente.

Uma vez mais utilizei o Ludwig no isntagram e nas três ferramentas básicas: o lux, a luminosidade e o contraste que, a meu ver, fazem toda a diferença nas fotografias. Por ter achado que o braço estava a ficar demasiado esbranquiçado e a fotografia estava a perder um pouco de "realismo", optei por mexer na saturação de forma a aquecer a imagem. Podia, de igual forma, tê-lo feito com a temperatura, mas, esta última ferramenta, torna-a mais amarelada.

Conforme se vê, é totalmente diferente usar somente o filtro do VSCO e do Instagram. Criam mais harmonia quando juntos e isso percebe-se através da fotografia. A diferença em relação ao original está, inclusive, na forma como a mesma se encontra focada e nítida. Os óculos tomaram um maior realce e o fundo, por assim dizer, sobressaí-os.


O outro filtro que eu uso muito no VSCO é o JM1 por ser um outro filtro que ajuda a que as fotografias fiquem mais claras e com maior realismo. Claro que a intensidade vai variando mediante a fotografia. Uma vez mais, volto a usar a luminosidade, o contraste e a nitidez. A temperatura aqui, no VSCO fica muito melhor mas tem de ser melhor controlada. Na altura da edição achei-a demasiado amarelada por casa da luz da janela. Assim, colocando valores negativos na temperatura, a foto vai ficar mais azulada, o que significa que, nos Instagram, o uso do Ludwig vai ficar melhor e vai tornar a zona em questão mais branca.

E assim foi. Voltei a utilizar os passos básicos que uso sempre - Ludwig, Lux, Realce e Sombras -, e a fotografia ficou mais intensa. Aqui o caso das sombras num valor maior fez todo o sentido por ter realçado a zona dos chinelos e do chão. A luminosidade e o realce acabam por dar mais vida aos sítios onde têm mais luz. É uma questão de boa observação.

Em qualquer fotografia que editem, e mediante o etsilo do vosso perfil no instagram, é importante que haja alguma sensibilidade e alguma forma de perceber a maneira como a fotografia ficará melhor. O básico que deve ser sempre usado para corrigir é o lux: poucos valores porque pesa na fotografia; a luminosidade: que torna a fotografia mais clara; as sombras que apagam as sombras da fotografia mas que pode "apagá-la" se for em muitos valores; o contraste e a nitidez que dão mais vida à fotografia.  Depois disso é só escolherem um filtro com o qual se identifiquem e que achem que vai fluir no vosso instagram. 

As fotos de outfit e de rosto, tento que não sejam muito editadas. Uso uma baixa quantia do Ludwig e apenas mexo no Lux e nas sombras. Prefiro que sejam o mais real possível!

Sigam e avisem-me para seguir de volta: mgouveiaa 👍
Espero que o post tenha sido útil e que tenha respondido às várias questões que recebo.
Que programas usam para edição no instagram?

You May Also Like

51 Pieces

  1. ¡Gracias por los consejos!
    Tengo vsco y nunca he sabido usarla bien.
    Besos

    ResponderEliminar
  2. Boas dicas para quem, como eu, está a gora a dar os primeiros passos no instagram.
    Já agora, deixo o convite para me seguires por lá!

    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
  3. great tips for editing photos on instagram!

    ResponderEliminar
  4. Apaixonada por este post meu anjo! Fazes mais ao menos o caminho de edição que faço, adoro!
    THE PINK ELEPHANT SHOE

    ResponderEliminar
  5. Love these photos! Thanks for sharing these tips!

    Mihaailo | mihaailo.blogspot.com

    ResponderEliminar
  6. Acho que tenho de seguir as tuas dicas pois é uma coisa que não faço tanto
    Beijinhos
    CantinhoDaSofia /Facebook /Intagram
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  7. Thank you for following back, Miguel !!
    I love your Instagram as well<3

    akiko

    ResponderEliminar
  8. O que aprendo contigo! :)
    Mais uma vez, um post útil e interessante! Obrigada Miguel! :D

    amarcadamarta.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  9. Hola,,te mando un saludo desde Murcia..y feliz verano....

    ResponderEliminar
  10. Ótimas dicas de app, eu estava mesmo querendo usar um app para as minhas fotos flatlay :)

    Beijos,
    Pri
    www.vintagepri.com.br

    ResponderEliminar
  11. Não conhecia esses aplicativos, mas me parecem ótimos!
    Já estou lhe seguindo no IG, pelo IG do blog! :D

    Beijo!

    ResponderEliminar
  12. Sem muita memória no celular, mas quero ver se consigo baixar no pc.

    bjokas =)

    ResponderEliminar
  13. Adorei as dicas!! Mas sem duvida que a minha aplicação favorita é o VSCO e, sinceramente, não me habituo a mais nenhuma!!

    Beijinhos!!
    Black Rainbow Instagram

    ResponderEliminar
  14. These are such great tips! Thanks for sharing!

    ResponderEliminar
  15. Por acaso costumava usar imensos programas de edição, hoje em dia opto por usar os filtros e o editor do instagram.
    Gostei das dicas.
    Beijinhos.
    welovecr.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  16. adoro ver este tipo de posts
    de todas as aplicações que mencionaste a única que utilizo é o VSCO e amooo
    beijinhos

    https://umacolherdearroz.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  17. Oii Miguel! Que arraso, fotos super profissionais!
    Estou amando o Vsco Cam! Adorei os efeitos que usa!


    Beijos da Nah
    www.oxifalei.com.br
    Instagram: @blognatielesouza
    Youtube: Natiele Souza

    ResponderEliminar
  18. Também costumo editar nas 3 apps :)
    xoxo
    www.prettyinpink.pt

    ResponderEliminar
  19. Eu adoro a tua forma de edição e deixar as fotos mais claras é algo que aprecio! Já tentei mas ainda não arranjei o filtro ideal mas vou experimentar esse JM1 :P
    Eu sou de acordo que as fotos de outfit devam ser o mais real possível mas por exemplo, no meu deed não encaixa bem porque estou a deixa-lo mais rosinha já no teu fica mesmo giro e adoro o teu instagram babe!

    ResponderEliminar
  20. So cool that you showed your editing process! I use Instagram editing, as well as @colorstory to edit my pics. Following you now on Insta, hope you follow me there as well. Have a wonderful rest of the week!

    Tania
    https://www.instagram.com/inspiremyfancy/

    ResponderEliminar
  21. Very interesting and useful post Miguel!
    I use VSCO too to edit my Instagram photos, but really not every time, for pics on outside, if the light is right, often Instagram intruments are enough!
    Anyway I just noticed I didn't follow you on Ig, sorry just added (I'm silvia.n_silvercat)!
    XO
    S
    https://s-fashion-avenue.blogspot.it/

    ResponderEliminar
  22. Good tips ! Edited photos looks really amazing ! ;)

    ResponderEliminar
  23. OMG I dont know this app :) I must find you on insta:)

    buziaki:*
    WWW.KARYN.PL || FACEBOOK || INSTAGRAM

    ResponderEliminar
  24. Great tips, I use VSCO usually!
    Have a lovely day :)
    Rosanna x
    Rose's Rooftop

    ResponderEliminar
  25. Gostei muito de conhecer um pouco dos programas que utiliza. Eu uso o Camera 360 e gosto bastante. Acho que a questão do instagram é mais o olhar fotográfico. Eu também não tenho isso de feed organizado, mas tento fazer com que as fotos conversem entre si, e tento melhorar sempre.

    http://www.biigthais.com/

    Beijoos ;*

    ResponderEliminar
  26. Dá sempre jeito dar luz as fotos. Uso sempre.

    As fotos ficam muito mais bonitas.


    anafernandes.ch

    ResponderEliminar
  27. Adorei as dicas. O teu instagram é dos meus preferidos :)

    Visita-me ❤ Freedom Girl // Instagram

    ResponderEliminar
  28. Ai o VSCO é o meu amorzinho <3 Experimenta o Snapseed, vais adorar!
    Beijinhos,
    An Aesthetic Alien | Instagram | Facebook
    Youtube

    ResponderEliminar
  29. Apaixonada nas edições E nas fotos! Já vou seguir no Instagram!

    Blog Paloma Marcarini

    ResponderEliminar
  30. Olá Miguel,
    Acho bacana esses filtros. O fato é que não tenho tempo e nem paciência pra ficar editando tanto assim as fotos, to usando o próprio filtro do instagram.
    big beijos

    ResponderEliminar
  31. Sou muito básica no que diz respeito à edição das fotos do instagram, porque utilizo as ferramentas da aplicação e mexo muito pouco nas definições.

    r: É mesmo uma questão de experimentarmos com alimentos que gostemos mais :)

    Como te compreendo!

    ResponderEliminar
  32. Adorei o resultado final, fazes parecer tudo tão fácil! Damn! Também uso o VSCO, vou seguir as tuas dicas.
    Beijinhos,
    GIULIETTA

    ResponderEliminar
  33. Nice tips) I try to learn mroe about photos

    ResponderEliminar
  34. Such a helpful post on how to edit photos! xx

    http://www.thatnewdress.com

    ResponderEliminar
  35. Adorei o teu post querido Miguel. Confesso que não são apps que utilize muito mas que depois deste teu post irei utilizar muito mais! :)
    www.styledays.pt

    ResponderEliminar
  36. Assumo que uso o próprio instagram na maioria das vezes para editar, acho que não perde tanto a qualidade da foto. Adorei as dicas de apps e já uso alguns.

    Beijos
    http://www.pimentadeacucar.com

    ResponderEliminar
  37. Miguel amei suas dicas de app, e como ficar diferente as fotos.
    Ótimo post.

    Beijos da Kah
    Blog Mundo da Kah
    Canal Blog Mundo da Kah

    ResponderEliminar
  38. Olá, conheci seu blog agora, e estou amando, simplesmente adorei essas dicas e amo a forma como você edita suas fotos, são lindas. Adorei tudo muito bem explicado.

    http://www.nerdevaidosa.com

    ResponderEliminar
  39. It is possible to acquire online access and with Buy Instagram comments you're certain you will get followers from other sections of the planet. instaexpansion.com has various tutorials related to Insta Expansion - Instagram Growth Made Easy.

    ResponderEliminar

Muito obrigado pelo comentário. A vossa opinião é sempre muito importante e ajuda-me a melhorar!
Após aprovação responderei nos vossos blogs.
Espero que voltem!



Sigam todas as novidades aqui:
Instagram × Facebook Oficial Page × Pinterest