Psychologists Sessions: Things You Can Learn

21.6.17


Escrevi este post, abordando os mitos e os factos sobre as idas à Psicóloga, em fevereiro e decidi, hoje, fazer um update. Como que algo mais ilucidativo ao mostrar e ao relatar aquilo que, realmente, se aprender com o decorrer das consultas. Cada caso é um caso.
E, nesse sentido, vou remeter-me àquilo que eu fui aprendendo com o meu exemplo: a anorexia nervosa. A anorexia nervosa mais não é do que uma crise que temos connosco próprios em busca pelo corpo perfeito. Queremos atingir algo que não existe e que, por muito que seja trabalho, estará praticamente intrínseco em todos os nossos comportamentos. A anorexia, no meu caso, revelou-se nisso mesmo: numa crise de afirmação.


As consultas de Psicologia têm uma componente essencial no nosso "eu" e, uma das primeiras coisas que se aprende está relacionada com o facto de nos conhecermos ou ficarmos a conhecer melhor no decorrer de todas as consultas. Em cada sessão, numa conversa olhos-nos-olhos com alguém que está lá para nos ouvir, conseguimos depreender que temos muito valor. Aliado a isso, conversa-se - de forma tão lúdica e desenfreada -, sobre aquilo que nos leva lá. E isso leva-nos a uma outra lição: conversar com estranhos é mais fácil. E é mesmo. Falamos sem ter problemas e, com a hora e meia que lá estamos, trazemos uma bagagem gigante de situações que nos vão fazer controlar aquilo que nos faz ter o comportamento X ou Y mediante os nossos problemas.

T-shirt: here; Jeans: Tiffosi (DIY); Sunnies: Withou Brand; Shoes: here; Bag: Local Fair.
Gosto de moda, é um facto e os looks de Verão agradam-me muito por se fazer um estilo "díspar" com poucas peças. Pode, no entanto, revelar-se um desafio se não quisermos parecer demasiado básicos. Acrescentamos uma ou outra peça mais propícia à época, com uma quote, metemos uns jeans, calçados uns sapatos e temos um look numa vibe minimal-street. Foco-me muito nestes género de combinados, pese embora fotografar com preto, num dia onde fazem 40ºC à sombra é obra! Mas é verão. E o verão é muito melhor! Verão é Vida.


Estreei esta t-shirt assimétrica, daqui, num tamanho perfeito. Estava dividida entre a preta ou a branca mas denotei, antes da encomenda, que tinha 90% do meu roupeiro de verão com tons claros. Flui extremamente bem e o facto de ser larga dá um ar descontraído. Adora-a pela quote que me remete a uma voyage a qualquer lado de onde trago, sempre, um recuerdo. As mangas a três quartos, tal como bem sabem, são as minhas mangas de eleição nesta estação. Talvez por me fazerem sentir mais fresco e não tão apertado. Também gosto de mangas curtas. Cavas é que não. Não gosto do aspeto (risos).


Em jeito de súmula, nas primeiras sessões, aprendemos o que somos, quem somos e o que estamos lá a fazer e o que queremos. Podemos ter perfeita noção do que valemos, ou como eu, podemos não ter confiança nenhuma naquilo que somos. Assim, consoante o profissional de Psicologia te vai conhecendo, vai-te mostrando que podes ser, verdadeiramente, o dono do mundo. Sem egos excessivos e com os pés afincadamente assentes no chão. O Psicólogo faz-te ver, perante o que estás a passar, que ainda há muito para fazer e que aquilo que te leva lá, será algo que te vai fazer crescer. Vai pôr-te à prova e vai pedir que lhe mostres que, essa força escondida, serás tu a ter que a mostrar. Vais aprender que a vida é curta e que o hoje pode acabar amanhã; que o tempo não pode ser um entrave a realizar os teus próprios objetivos.


Aprendes que tu tens os teus próprios problemas e que ninguém tem o condão de os desvalorizar. Isto significa que tens tanto (ou mais) valor do que aqueles que te rodeiam. Aprende-se que é importante tomar decisões sozinho e que o equilíbrio é a base da vida. Vai ensinar-te algumas técnicas de auto-controlo (a nível de respiração por causa da ansiedade; a nível de tomada de decisões; a nível de procurares o que é melhor para ti). Contudo, por muita influência que o profissional de Psicologia possa ter sobre aquilo que nós pensamos, o importante é que consigamos ser racionais a 100%. E isso aprende-se com todos os exemplos e provas que ele te vai dando ao longo do tempo.


Escolhi, para este dia, as calças que fiz em DIY, aqui há uns tempos, para dar um ar mais street style e mais despojado. Calcei uns sapatos, estes mocassains, e coloquei uma mala mais estruturada como se quisesse tornar o look mais sofisticado. Usei os meus óculos de eleição em dias de muito calor - por a lente ser escura -, e vesti-me dos acessórios de sempre. Rumei à baixa da cidade, a zona nobre, e fotografei como se não houvesse amanhã. Estava naqueles dias em que me apetecia mesmo.


As consultas de Psicologia não são brincadeira nenhuma. No geral, o que se aprende de forma plena e tão aberta ao que nos rodeia, é que estamos vivos e que ainda temos muito para fazer. Há casos complicados, há. E sou solidário com todos! No entanto, por muito que custe, há necessidade de aprender a dar a volta por cima. A vida faz-se entre hoje e amanhã sendo que o amanhã é incerto. Logo, hoje, toda a força interior que temos - que está presente (embora escondida em alguns casos) em toda e qualquer pessoa -, terá de florescer. Os objetivos estão sobre a mesa. Temos os recursos ao nosso alcance para os fazer. A felicidade é já além. Aprende-se que, por cada passo que se dê (por mais pequeno e de bebé que seja), é um passo a mais para a vitória. Aprendemos, depois e com o tempo, a gostar da pessoa incrível que somos, por muitos defeitos que tenhamos.

Com problemas ou não, nunca cruzem os braços.
Sonhem e realizem. Sem medos!
O que acharam do look? E do post?

  • Share:

You Might Also Like

59 Pieces

  1. Ainda bem que conseguiste superar. O look está giro e a ultima foto está fantástica!

    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
  2. Really interesting, my hubby is a psychologist.
    Great casual look, as usual!
    Kisses, Paola.
    Expressyourself

    ResponderEliminar
  3. Love those jeans!
    Emma
    www.emmalovesfashion.com

    ResponderEliminar
  4. Great post dear.Please follow me back. :)

    anastasjastyles.blogspot.ba <---------------- new post

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. I'm following you for a long time :) Please, follow me back!

      Eliminar
  5. Escusado será dizer que este post vem mesmo a calhar nesta fase da minha vida ! Tu tens é um dom... :) obrigada ! Obrigada! Tenho a certeza que tu ajudas muitos com o teu exemplo, e com as tuas palavras...
    Gostava muito de voltar mas ainda não consegui encontrar esse equilíbrio! Se tenho saudades ? Muitas. Eu gosto (muitooo) disto. Mas há tantos senãos... :/
    O look está impecável, adoro ver te com mocassins ♡

    ResponderEliminar
  6. O look ficou super giro!

    Beijinhos,
    Inês
    http://www.indiglitz.pt

    ResponderEliminar
  7. Grande mensagem Miguel! Continua com muita força! E grande look!
    Beijinhooo
    Rtissima Blog

    ResponderEliminar
  8. Miguel
    Amei sua explicação sobre as sessões e tudo mais! Tem-se que dismitificar várias coisas a respeito da psicoterapia e não é para doidos, ao contrário, é uma forma de nos conhecermos melhor e buscar uma saída para nossos problemas. Uma auto ajuda, um caminho para o amor próprio e o debate entre tu e tu mesmo.
    Adorável verão, se bem que por aqui anda demasiado calor hahaha O preto cai bem em todas estações.

    Beijos e boas festas juninas,
    DMulheresInstagramFanpage

    ResponderEliminar
  9. Eu nunca fui a um psicólogo, mas começo a achar que uma visita me faria bem. Por vezes sinto-me um pouco perdida e talvez conseguisse uma direcção mais lógica.. <3

    THE PINK ELEPHANT SHOE

    ResponderEliminar
  10. Simples mas sempre com look bonitos
    Beijinhos
    CantinhoDaSofia /Facebook /Intagram
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  11. You choose wonderful background for the photos!!! Great look, I love your t-shirt :-)

    ResponderEliminar
  12. Thanks for sharing and nice casual style.

    Bernie, xx
    The Style Fanatic

    ResponderEliminar
  13. Olá! adorei o post. Você sempre vem com palavras otimistas que me faz muito bem! :) Amei as fotos e o seu look também! :)

    ResponderEliminar
  14. Parece contraditório sentirmo-nos melhor a falar com estranhos, mas a verdade é que, para além de estes estranhos serem profissionais vocacionados para nos ajudar, não têm toda a carga proximal que pode toldar as apreciações face a determinadas situações. Acho que este género de publicações são cruciais para se continuar a desmistificar os preconceitos que ainda existem em relação às idas a um Psicólogo. E fico extremamente feliz por saber que te ajudaram imenso!
    Adoro o look, principalmente a camisola :)

    r: Sempre, sempre!

    Muito, muito obrigada, meu anjo, significa imenso ler isso <3

    ResponderEliminar
  15. arrasou na escolha do look! ficou super estiloso, e essa tshirt é muito linda!

    www.blogamorarosa.com

    ResponderEliminar
  16. Obrigada pela tua partilha (repartilha)... é de facto uma abordagem muito sincera e sem grandes exageros do que é uma sessão no psicólogo. Acabei de ver a série 13 reasons why e a importância de um psicólogo é de facto enorme. Gigante! Acho que devia ser um serviço acessível a todos, na verdade.

    Quanto ao look, ADOREI! QUero muito uma tshirt igual! <3

    Um beijinho dourado,

    Catarina

    ResponderEliminar
  17. Seu look ficou uma graça, super despojado! Adorei as fotos!

    Beijo!

    ResponderEliminar
  18. Great post Miguel and loving u our little casual outfit!!!
    www.mssparkleandglow.com

    ResponderEliminar
  19. Very cool look! Kisses.

    -------------------------
    http://fashionelja.pl

    ResponderEliminar
  20. Óla Miguel,tudo bem
    Como sempre suas postagens são de muito conteúdo,que dá para refletirmos sobre cada palavra concordo plenamente com você parabéns Ops : O look está perfeito as fotos maravilhosas ♥

    /ZAFUL PREÇO BAIXO /
    /Instagram /
    /Canal Novo Inscrevam -se

    Beijos .

    ResponderEliminar
  21. adorei o look e mais ainda a reflexão! bjss


    http://julialisblog.com/

    ResponderEliminar
  22. Nice tee! I love how you styled it :)

    www.memoriesofthepacific.com

    ResponderEliminar
  23. É isso mesmo! É tão mais fácil falar com estranhos, e são estranhos que sabem por-se no nosso lugar e compreendem-nos!
    Aiii essa t-shirt, vou-te roubar *.*
    Beijinhos,
    An Aesthetic Alien | Instagram | Facebook
    Youtube

    ResponderEliminar
  24. OMG!!! You look so stylish Darling !!! Absolutely love your look , great t-shirt xxx :)

    ResponderEliminar
  25. Gostei muito do look, a t-shirt é super gira.
    Beijinhos
    http://virginiaferreira91.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  26. Conhecer o nosso interior, nós mesmos é ótimo e faz bem para nosso dia a dia :)

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderEliminar
  27. Olá Miguel,

    Visitar um psicólogo é a melhor coisa a se fazer mesmo.. à uns anos atrás também precisei ir a um psicólogo pois estava triste e depressiva e foi bem melhor. Hoje penso que deveria voltar as vezes, é sempre bom conversar com quem está preparado a nos escutar.

    Gostei muito da t-shirt! É linda! Eu também escolheria a preta, rs.

    Um beijo,

    www.purestyle.com.br

    ResponderEliminar
  28. Oi Miguel, eu acho SUPER bacana essa relação saudável com a psicologia/psicanálise. Aprender mais sobre nós mesmos, o que poderia ser mais importante que isso? O look está lindo ~ e gostei do "cenário" também, num lindo dia de sol! :)

    ResponderEliminar
  29. Adoro esses sapatos. O look resultou muito bem 👌
    Gostei muito da última fotografia, com o santuário como pano de fundo.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  30. Gosto muito quando você divide o que aprendeu nas sessões de psicologia e como isso lhe ajudou. Eu tenho muitas amigas que estão se formando em psicologia e entendo como essa profissão é importante na vida de muitas pessoas. Amei o look <3

    http://www.biigthais.com

    Beijoos ;*

    ResponderEliminar
  31. Muito obrigada *.*
    Nunca gostei muito dos meus olhos, são pequeninos e escuros :P
    Adoro os teus looks! Identifico-me bastante quando fazes este tipo de looks mais básicos mas que resultam sempre :D

    'Get Up, Makeup

    ResponderEliminar
  32. A t-shirt é linda 😍
    xoxo
    www.prettyinpink.pt

    ResponderEliminar
  33. Olá Miguel!
    Tenho andado um bocado ausente. Já tinha saudades de ler estes teus posts.
    Look super descontraído. Adoro!!
    Beijinhos

    Blogdiariodeumafamilianormal.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  34. Adorei o look, o verão nos faz ser mais leves, mas ainda prefiro o inverno assumo rsrsrs, não consigo gostar de calor. Adorei a t-shirt está bem estilosa e amei demais o bate papo, como sempre inspirador.

    Beijos
    http://www.pimentadeacucar.com

    ResponderEliminar
  35. Acho fantástico e importantíssimo partilhares as tuas experiências com as consultas! :)
    E estás toppp, adoro a t-shirt! Eu gosto de verão mas não aguento com estes calores extremos :( mais de 40 graus é too much! Ahah.
    Beijinhos, The Fancy Cats

    ResponderEliminar
  36. Tá lindo, Miguel. Tanto as roupas quanto os acessórios. Adorei todo o look!

    www.mayaravieira.com.br

    ResponderEliminar
  37. Stunning outfit dear. Love every single item. Your shoes are so coool!

    ResponderEliminar
  38. Adorei o look, mas sobretudo adorei a evolução que se nota nas tuas palavras acerca do que foi o teu percurso nesta batalha pela felicidade. Um psicólogo pode ajudar imenso e tem uma importância brutal mas se não fosse a tua vontade de mudar também nada teria acontecido!
    Um beijinho
    http://wallflowerbyines.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  39. Hello Miguel;)

    Your look is soo stunning and gorgeous. You a very pretty ;)
    Hugs from Germany:)
    Isa

    www.label-love.eu

    ResponderEliminar
  40. Deixaste excelentes conselhos com este post sobre o misticismo das idas ao psicolgo.
    Em relação ao look adoro
    http://retromaggie.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  41. Ops desculpa o comentário anterior enganei.
    Costumo fazer snacks destes mudo sempre as frutas para ir variando
    http://retromaggie.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  42. Meu querido, antes de mais deixa-me dizer-te o quanto tive saudades de vir ao teu blog! Estive retirada durante uns tempos mas espero ter, finalmente, voltado aos trilhos! Já sabes que te adoro e que amo o teu blog!
    Em relação aos psicólogos, acredita, eu também precisava de ir a um. Coloco tudo e todos em cima dos meus ombros e não aguento a pressão. Tenho imenso problemas de autoestima e de ansiedade. Até já me indicaram psicanálise mas morro de medo de fazer! Já ultrapassei uma depressão sozinha. Ultrapassar acho que não é bem o termo. Acho que escondi mas no meu subconsciente ela continua lá. Ela e todos os problemas que ela traz. Fico contente que estejas a melhorar! Mesmo muito contente!
    Em relação ao look o que preciso de dizer mais? Estás sempre a divar ahahah

    Beijinhos
    That Girl | FACEBOOK PAGE | INSTAGRAM | TWITTER

    ResponderEliminar
  43. Gostei muito deste teu post! Ainda bem que estás a conseguir melhorar tanto e evoluir em todos os aspectos. Este post desmistifica muitas coisas para pessoas que possam estar a adiar o primeiro passo!

    ResponderEliminar
  44. Perfect style ! I really love your tee. Kisses :)

    ResponderEliminar

Muito obrigado pelo comentário. A vossa opinião é sempre muito importante e ajuda-me a melhorar!
Após aprovação responderei nos vossos blogs.
Espero que voltem!



Sigam todas as novidades aqui:
Instagram × Facebook Oficial Page × Pinterest