Protetores Solares Faciais Para todos os Tipos de Pele

17.6.17

À semelhança do ano passado, este ano vi-me a pensar que poderia fazer um update de todas as summer guides que criei. Fi-lo a pensar nas diversas opções existentes no mercado e de forma a que todos se consciencializem da importância que a nossa pele e o nosso corpo requerem no inverno mas, essencialmente, no período de maior calor. 

Assim sendo, nada melhor do que começar a falar da proteção solar facial para todos os tipos de pele. O rosto é a parte do corpo que mais contacto tem com o sol o que significa que requer um maior cuidado diário. Usar protetor solar facial diminui os riscos de cancro de pele dado que a proteção  dos raios ultravioleta vai minimizar as queimaduras que daí advenham; age contra o envelhecimento da pele na prevenção dos danos das fibras de colagéneo; previne aparecimento de manchas e faz com que tenhamos uma pele sempre bonita!

Antes de avançarmos com as escolhas para cada rosto, é necessário que se conheça bem o tipo de pele e que se saiba, essencialmente, ler o rótulo da embalagem. Os protetores solares devem conter, nas suas características:  FPS (fator de proteção solar); UVA (penetram profundamente na pele)  UVB (penetram superficialmente na pele) (diferentes tipos de raios ultravioleta); broad spectrum; resistência à água

Uma nota de atenção é o número do FPS que vai de encontro à cor da pele. Os fototipos mais baixos são pessoas com pele clara que necessitam um fator de proteção solar elevado (50 ou superior a 50) porque acabam por queimar mais rápido; e os mais altos, correspondem a pessoas com pele morena cuja proteção aconselhável será o 30.

Pele Mista e Oleosa:

La Roche Posay; L'Oreal; Avéne; Piz Buin; ISDIN;
As peles oleosas ou mistas carecem de um protetor que seja oil free (livre de óleo), não comedogénico (filtros que não obstruem os poros e evitam a formação de borbulhas e hipoalergénico para que não faça alergia. A textura deve ser em gel, com toque seco ou matificante


 Pele Seca:

Avéne; Eucerin; Vichy; Heliocare; Bioderma;
Peles secas são mais propensas a envelhecer de forma mais precoce, sendo uma das principais características a sensação de repuxar e de a pele estar muito áspera. Assim, há uma maior necessidade de usar um creme solar que seja hidratante, em creme e que contenha água e óleos na sua composição para que a pele se possa "reabastecer" ao longo do dia e/ou da exposição solar.


 Pele Sensível:

Ambre Solaire; Uriage; Piz Buin; Skinceuticals; Bioderma.
Estas são as peles reativas e intolerantes. Geralmente são as mais difíceis, sendo os produtos muito específicos. Não devem conter qualquer tipo de perfume e na sua composição são neutros. Os gel-cremes são os que se mostram mais indicados para estes casos.


Peles Maduras:

Nívea; Clarins; ISDIN; La Roche Posay;
O sol, por si só e sem proteção envelhece a pele, o que significa que as peles maduras devem ter um maior cuidado uma vez que a renovação celular é mais lenta. Perdem firmeza e tornam-se mais baças. Com isto surgem as rugas, as rídulas e as manchas. Assim, devem ser usados protetores que travem o envelhecimento e que sejam compostos por antioxidantes, ácidos hialurónicos, reafirmantes e, sobretudo, hidratantes.

Confesso que adoro apanhar sol mas tenho muito medo de exposições solares diretas muito abrasivas e durante muito tempo. Vai daí, é fulcral aplicarem protetor de hora a hora e de maneira a que a pele fique coberta de forma uniforme afim de se evitarem manchas e escaldões. Ficar moreno é bonito, sim, para algumas pessoas, mas nada impede que o façamos de forma consciente. Portanto, nunca se esqueçam que o uso de protetor solar facial é o melhor "biquini" que se pode vestir. 

E vocês, utilizam algum protetor solar facial específico?

  • Share:

You Might Also Like

51 Pieces

  1. que bueno has enseñado 4 de los que tengo en casa, si tengo 4, es que mi piel es clarita y mnecesito mucho protectro, de 50 y cada 2 horas repito.

    ResponderEliminar
  2. I abitually use Avéne and I love it!
    Kisses, Paola.
    Expressyourself

    ResponderEliminar
  3. comprar um protetor para mim é sempre uma confusão, na cara tenho pele seca, nas pernas também e depois no resto do corpo a pele é oleosa e sensível! rios e rios de dinheiro em protetores quase!

    http://lavitainrosaa.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. I'm using products for baby. That's only helping to me. I follow you.

    ResponderEliminar
  5. Great post, I like it :)
    fantastic blog

    new post
    http://www.mensfashionobsession.com/

    ResponderEliminar
  6. Obrigada pelas dicas de produtos!

    Beijinhos,
    Inês
    http://www.indiglitz.pt

    ResponderEliminar
  7. Tal como tu, tenho sempre muito cuidado com o sol e tento pôr protector solar de 1h em 1h :)
    Confesso que já conhecia alguns protetores que mostraste! :D
    Obrigada pelo (excelente) post! :D

    A Marca da Marta

    ResponderEliminar
  8. Estou a precisar de comprar um!

    r: Não tens que agradecer, meu bem <3
    É verdade, ainda para mais quando têm esse poder de inspirar os outros.

    Totalmente de acordo! Deixam que o orgulho as cegue.

    ResponderEliminar
  9. Completamente de acordo com tudo o que escreveste. O sol não é brincadeira nenhuma tal como receber um "cancro" de prenda daqui a uns anos e não são uns minutos a por protector que nos vá impedir a diversão.

    O meu protector deste ano é da Bioderma e já vai com um pequeno avanço ahah

    www.ayellowrain.blogspot.com

    ResponderEliminar
  10. Adorei o post! Agora ando a utilizar um da nivea, mas quando vou para praia compro sempre algo melhor e mais indicado para a minha pele, afinal é onde estou mais exposta!
    Beijinho, Ana Rita*

    ResponderEliminar
  11. I had no idea that is selection of these cream about skin type, great post Miguel:-)

    ResponderEliminar
  12. Confesso que é uma coisa que não uso muito mas tenho de ver se volto a usar mais
    adorei as dicas
    Beijinhos
    CantinhoDaSofia /Facebook /Intagram
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  13. O creme que uso diariamente já contém protetor solar.
    Adorei as dicas!
    Beijinhos.
    welovecr.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  14. Este post veio mesmo a calhar! Ando à procura do protetor solar ideal para a minha pele. Encontrei um da Nívea (o do post que comentaste) mas vou dar uma vista de olhos nesse da L'Oreal, não quero nada muitooo caro xb

    Eu acho que fazes bem. Entendo claro! Até porque não acho necessário estar sempre a falar no mesmo, tu mais que ninguém sabes que passaste por isso.
    Também eu, se puder compro-o *.*

    ResponderEliminar
  15. Sempre tive o problema de os protetores de deixarem a pele ainda mais oleosa do que ela já é, o aparecimento de protetores específicos para pele oleosa foi a melhor coisa de sempre ahah!
    Vou seguir as tuas opções e comprar um destes este ano
    Beijinhos
    wallflowerbyines.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  16. Miguel
    Eu uso o oil free da La Roche Posay, o primeiro das fotos, e gosto demais, não conhecia para peles mafuras, vou procurar nas farmácias.
    Ótimo post, como sempre.

    Beijos e um bom final de semana!
    Blog DMulheresInstagramFanpage

    ResponderEliminar
  17. Super bacana as dicas! Eu uso um da Neutrogena FPS 60 que tem um cheirinho super gostoso e é bem sequinho, já que minha pele é oleosa.

    http://www.biigthais.com

    Beijoos ;*

    ResponderEliminar
  18. Eu tenho sempre muito cuidado com o sol, mas ainda não achei o meu protetor facial. Mas fiquei muito curiosa com os que recomendaste para peles oleosas, vou pesquisar :)

    http://mundodablue.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  19. Olá Miguel,
    Eu uso esse Anthelios da La Roche é fantástico.
    Big Beijos,
    Lulu
    BLOG | YOU TUBE

    ResponderEliminar
  20. É mesmo muito importante a protecção solar (muito mais que um bronzeado)! Eu uso diariamente o Anthelios da La Roche Posay, para peles mistas e adoro!

    Beijinho*
    https://demantanosofa.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  21. Estou com a ligeira ideia de que tenho de ir comprar um creme para peles sensíveis porque desde que estive ao sol na Feira do Livro, numa fila durante mais de uma hora, a pele da minha cara está super seca e, nem consigo explicar, vermelha. :(

    Estranha Forma de Ser Jornalista
    http://estranhaformadeserjornalista.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  22. Desses que você selecionou já usei quatro, agora troquei porque minha pele vem ficando mais oleosa e por recomendações médicas, mudaram-se os cuidados. São produtos ótimos, acho que o importante é não esquecer o uso diário de filtro solar...

    https://amebatom.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  23. Que dicas maravilhosas.
    Não conhecia, ótimo poste.
    Beijos.
    http://vinteedoisdemaio.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  24. I need something for my face protection too.
    deriasworld.blogspot.com

    ResponderEliminar
  25. Thanks for sharing. We all need them at summer.
    deryaninsporgunlugu.com

    ResponderEliminar
  26. Interesting products!

    Happy sunday!:)

    xxBasia

    ResponderEliminar
  27. One of the reasons why I stopped using sunscreen before is they tend to be too greasy on my skin. I have super oily skin and I live in a hot and humid country and most sunscreens I found are not suitable for those conditions. Biore is the only one I found that is not too heavy on my skin and has a matte effect. It dries to a powder finish. I highly recommend! :)

    Jenn
    The Pink Lemonade Girl
    YouTube
    Bloglovin

    ResponderEliminar
  28. I really don't care about sun skin protection (is it that called?) :P

    ResponderEliminar
  29. Eu neste momento tenho o protector facial da vichy para peles oleosas e um da dermedic também. Tem que se ter muito cuidado com o sol..
    Beijinhos

    Blog ChocoPink / Instagram / Facebook

    ResponderEliminar
  30. Wonderful and perfect! I follow you blog, please follow me too. http://alamodenatine.blogspot.com

    ResponderEliminar
  31. I have a dry skin and I will go with Bioderma for sure! Sunscreen is a must for us anyway <3

    xoxo,

    |CHELSHEAFLO BLOG|
    |FACEBOOK| |INSTAGRAM|

    ResponderEliminar
  32. Olá Miguel
    Amei esse teu post!
    Minha pele é muito sensível, não consigo me dar com qualquer protetor solar,
    sem falar que a maioria me dá espinhas :/
    Desvendando Segredos | Facebook

    ResponderEliminar
  33. Eu uso sempre fator 50 visto que os problemas na pele, são cada vez mais frequentes.
    Beijinhos:)
    https://dailyvlife.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  34. No ano passado usei o da My Label, do continente, já experimentaste? É super bom, adorei mesmo *.*
    Beijinhos,
    An Aesthetic Alien | Instagram | Facebook
    Youtube

    ResponderEliminar
  35. Yes solar bronze is an important care of skin
    Kisses

    ResponderEliminar
  36. Excellent post (as always)!Thank you very much :)

    ResponderEliminar
  37. Comprei hoje um o meu estava a acabar uso da garnier
    http://retromaggie.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  38. Protetor solar é tudo de bom amei as dicas, obrigado pela visita.
    Blog:https://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br/
    Canal:https://www.youtube.com/watch?v=DmO8csZDARM

    ResponderEliminar

Muito obrigado pelo comentário. A vossa opinião é sempre muito importante e ajuda-me a melhorar!
Após aprovação responderei nos vossos blogs.
Espero que voltem!



Sigam todas as novidades aqui:
Instagram × Facebook Oficial Page × Pinterest