10 Truques para Encontrar Serenidade em Casa

by - 19.6.17



A nossa casa deve ser um espaço imaculado na medida em que nos deve receber de braços abertos e com uma capacidade de nos fazer sentir bem. Tranquilos. Relaxados, após um dia intenso de trabalho ou na universidade. Chegar, entrar e receber as boas-vindas com um odor tão característico a "lar", deveria ser um prazer imediato e uma forma de o nosso cérebro se desligar e começar a usufruir.
No entanto, nem sempre isso é possível e acontece por diversas razões. Primeiro porque não temos tempos para arrumar a casa; segundo porque pode não estar ao nosso gosto; ou, por último, por acharmos que a casa não nos traz essa tranquilidade, pacificidade ou serenidade porque há coisas que não funcionam.
Depois de refletir e de pesquisar um pouco, trouxe, até vocês, 10 dicas ou 10 coisas que vocês podem fazer e que irão ajudar a fazer com que a vossa casa - ou o compartimento que mais vocês utilizam -, se torne um autêntico e imaculado espaço de relaxamento. Onde é possível estar de forma a que o vosso cérebro entenda que é para descansar; onde se possa relaxar e, tão somente, tirar o vosso tempo. É tudo uma questão de hábito por parte da nossa mente.

Plantas: a par de tornarem o ambiente mais atrativo e harmonioso, decorar com plantas traz-nos uma pacificidade visual bastante impactante o que significa que nos tornaremos mais criativos e pro-ativos. Contudo, carece ter em conta quais as plantas que devem ter em casa e, sobre isso, disponho deste post com todas as dicas úteis. As plantas, quando bem escolhidas, vão libertar mais oxigénio e humidade no ar, e ajudam a que se respire melhor.


Não deixes desarrumado: na saga da desordem, têm este post, por exemplo, que ajuda a manterem o vosso espaço sempre organizado. Todos sabemos que quando as coisas, à nossa volta, estão o verdadeiro caos o nosso humor altera-se logo. Com ele a ansiedade e a vontade de sair dali porque não nos identificamos. Pode ser uma terapia, antes de deitar, limparmos uma divisão e colocá-la como realmente gostamos. Papeis, livros, loiça ou até mesmo as almofadas fora do sítio tornam tudo muito confuso... Até a nossa forma de gostar ou não do compartimento. Estaremos mais bem dispostos quando, pela manhã, nos levantarmos e encontrarmos tudo limpo e organizado. 

Cria a tua própria área: se trabalham em casa ou, mesmo depois de um dia longo de trabalho, precisam de um sítio para trabalhar, a ideia é a de não a misturarem com as áreas comuns. Criem um espaço só para vocês e de acordo com o vosso gosto. Certamente que este aspeto criará um menor estado de ansiedade por saberem que vão para um espaço que vos apraz terminar todo o trabalho. Têm, no entanto, de controlar o tempo e de perceber que é necessário conseguirem encontrar o equilíbrio. Se utilizarem todos os espaços da casa para trabalhar, vão confundir o cérebro que associará todos os espaços a algo que não, supostamente, pode não ser bom. Acaba por não ter qualquer tipo de filtro em relação à tranquilidade esperada. 


Fazer a cama: pode parecer ridículo mas fazer a cama é fundamental para que o quarto, pelo menos, fique com uma sensação de paz. Fiz, inclusive, este post sobre roupa de cama que poderá dar uma maior vontade de colocar o quarto um verdadeiro espaço de conforto, relaxamento e paz. O quarto é o local onde o cérebro sabe que vai desconectar, descontrair e desfrutar e se visualmente estiver desarrumado, ele vai perceber o reverso.

Cores que acalmam: todos sabemos (e sentimos) que as cores têm uma enorme influência no nosso estado de espírito. E não é em vão. Os quarto devem ter tons mais frescos como os azuis, os beges, os violetas que acalmam os pensamentos; por outro lado, o resto das divisões deve ter cores mais claras como cinzas e brancos que trazem um aspeto calmante a toda a área equilibrando toda a energia.


Detox Eletrónico: e quando falamos nisto não falamos nos aparelhos domésticos. Abordam-se as temáticas digitais. Ok, podem ser um vício e, quando bem usadas, até acalmam e relaxam um pouco. Contudo, levar o tempo todo a fazer isso, pode tornar-nos pessoas mais fechadas e no outro mundo. Ao invés disso, tenhamos oportunidade de tomar um bom banho, ler um livro ou, tão somente, sentar no sofá a pensar no nada. Usar o telemóvel como despertador é um erro que nos fará abrir o olho para o desligar e fazer a "checkada básica pelas redes" (quem nunca, né?!).

Limpar a fundo: há quem espere pela o início das estações principais para fazer "aquela" limpeza. No entanto, essas tais limpezas, devem ser feitas de três em três meses. Isto fará com que muita coisa vá para o lixo e, por conseguinte, que se consiga um maior espaço de arrumação em casa. O nosso nível de stress aumenta quando procuramos uma coisa de forma compulsiva e não a conseguimos encontrar no meio do caos em que estamos, certo?! A casa fica cheirosa e nada há melhor que isso.

Importância da Luz Natural: acordar com o sol é a melhor sensação do mundo. Certo?! Como se nos beijasse e nos acordasse da melhor maneira. Neste sentido, deve dar-se primazia à luz natural e devemos aproveitar, enquanto estamos por casa, para abrir todas as janelas e deixar que o sol seja a nossa luz, literalmente falado. Com a maior exposição solar, o nosso corpo absorve mais vitamina D que, em troca, nos torna mais felizes, mais bem-dispostos e mais calmos. 


Companhia: para quem vive sozinho, é necessário que, pelo menos tenha alguma companhia. E por companhia pode dizer uma simples playlist musical (com musicas chill e que nos ajudem a ir até outro sítio), ou até mesmo um animal de estimação que nos receberá com o maior apreço. Certamente que deve estar bem-educado de modo a não fazer estragos e não sujar a casa na nossa ausência. É fulcral que lhe dêem mimos e isso fará com que ele retribua e vos faça sentir a melhor pessoa do mundo.

Aponta tudo: isto aplica-se à zona da cozinha. Apontar o que é necessário fazer - compras, limpezas, organização -, é meio caminho andado para que tudo fique mais organizado, dentro do nosso controlo. O cérebro perceberá que estará mais calmo quando tudo estiver entre-ordem dado que não terá de andar à procura disto ou daquilo, nem nos dará na cabeça (literalmente), por estar em falta este ou aquele ingrediente ou coisa que o valha.


Podem ser dicas realmente muito básicas e coisas diárias que, mesmo sem nos apercebermos, conseguem alterar o nosso estado de espírito e deixá-lo mais calmo. É fundamental chegarmos a casa e conseguirmos desligar do mundo para que possamos descansar em condições. Dormir as horas certas ou, tão somente, aproveitar o tão pouco tempo que resta após um dia de trabalho ou estudos intensivos. Pese embora possa ser complicado, não é assim tão difícil começar a organizar as coisas para que desfrutamos, mais e cada vez mais, da vida. 

Gostaram das dicas?
O que vos relaxa em casa?

You May Also Like

55 Pieces

  1. Great advices and beautiful inspirations :-)

    ResponderEliminar
  2. I love this post! This is an aesthetic pleasure!
    https://theoraclejournal.net/journal/societal-apocalypse

    ResponderEliminar
  3. Great tips Miguel!
    Thanks for sharing.

    ResponderEliminar
  4. Adorei as dicas, sem dúvida que fazem toda a diferença! ´
    Sabe-me bem ver as coisas arrumadas, mas por causa do relatório a minha secretária e os armários da sala estavam um pouco caóticos. No sábado deu-me os cinco minutos, como costumo dizer, e comecei a fazer arrumações a fundo, até parece que tenho uma sala nova. Aproveitei a vontade toda com que estava e dediquei-me a arrumar a cómoda e o guarda-vestidos, porque não vale a pena manter coisas que sei que não voltarei a usar. Hoje mal me consigo mexer, mas está tudo tão mais airoso que sinto que valeu a pena.

    r: Ajudaste, sim, meu bem <3

    Fico muito feliz por ler isso!

    ResponderEliminar
  5. Love your picks. Stunning.
    http://societyfix.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  6. Concordo com todas as dicas e em relação ao quarto a mais importante acho mesmo ter a cama sempre feita. O quarto até pode estar arrumado mas se a cama não está, então o meu cérebro entra no caos ahah Também acho muito importante a composição dos ambientes, a decoração, as plantas e a luz.

    Em relação ao teu comentário, infelizmente não tenho uma review do protector pois não sou a melhor pessoa do mundo a ter uma opinião sobre eles mas tenho uma publicação que fiz sobre os protectores da gama (deixo o link no fim). O protector é em spray transparente e é absorvido muito rapidamente pela pele, não tem um odor forte e é muito fácil de espalhar. Pode ser aplicado directamente no corpo mas na cara convém aplicar na mão primeiro. A gama da Bioderma é muito boa, especialmente a gama para peles sensíveis e por isso é uma marca que confio :)

    https://ayellowrain.blogspot.pt/2017/06/gama-solares-bioderma-urbansun.html

    ResponderEliminar
  7. A casa somos nós! Já tenho há muito a minha projectada na mente e aqui tens excelentes dicas, concordo com tudo.

    Boa semana :)

    ResponderEliminar
  8. What a great post :) Did you miss me my dear friend?

    www.beautybygizzy.com

    ResponderEliminar
  9. I love all your propose! Great Tips
    kiss
    admaiorasemper.website

    ResponderEliminar
  10. Adorable! This is really chic inspiration. Thanks for the interior ideas))

    ResponderEliminar
  11. adoro as inspirações que escolhes! sempre tão zen e clean! ;)
    TheNotSoGirlyGirl // Instagram // Facebook

    ResponderEliminar
  12. Very useful and interesting tips Miguel!
    I think that plants, clean and ordered rooms and natural light are the keys to get a serene and relaxing home!
    Great inspirations, as usual! :)
    XO
    S
    https://s-fashion-avenue.blogspot.it/

    ResponderEliminar
  13. Adorei este post e dicas!
    Top!!
    Passa pelo meu blog e espreita o novo post*
    www.a-be-atriz.com
    xx, A Be-atriz

    ResponderEliminar
  14. Gosto tanto , tanto destas inspirações! Só de olhar já relaxei! beijoca e boa semana!
    Coco and Jeans by Marisa x My Instagram x My Bloglovin

    ResponderEliminar
  15. Excelentes dicas! Para mim fazer a cama é essencial, antes de sair de casa, ou mesmo ficando em casa!
    Beijinhooo
    Rtissima Blog

    ResponderEliminar
  16. I like you post, i think this tips are very helpfull. I have a lot of plants.

    ResponderEliminar
  17. Ai ter assim um lar era um sonho
    adorei bastante alguns dos ambientes
    Beijinhos
    CantinhoDaSofia /Facebook /Intagram
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  18. This is so nice! Have a great day!

    BEAUTYEDITER.COM

    ResponderEliminar
  19. dicas maravilhosas, acho que manter td organizado é essencial, e tbm luz natural e ter plantas

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderEliminar
  20. Adorei as dicas e concordo com tudo. Tento manter algumas delas, mas admito que nem sempre é fácil. A minha casa tem pouca luz natural e só por aí complica tudo, nem as plantas resistem. No entanto acho que consegui alguma luminosidade pela decoração e até na iluminação.
    Uma coisa que adoro são os ambientadores. Não aqueles que se compram no supermercado, mas naturais, feitos com frutas ou flores que meto em água nos queimadores de incenso.

    Beijinho.
    O Meu Dolce Far Niente
    |Facebook| |Instagram| |Twitter|

    ResponderEliminar
  21. My house is just a great kaos!! hahaha I need a place like those pictures and my life will be better.

    kisses my dear
    www.aprendiendoaquererme.com

    ResponderEliminar
  22. Acho que as dicas essenciais são definitivamente a luz natural, o espaço arrumado e identificarmo-nos com o nosso cantinho <3 Adorei o post meu anjo!

    THE PINK ELEPHANT SHOE

    ResponderEliminar
  23. são dicas excelentes. Não há outro lugar melhor do que a nossa casa para nos poder transmitir paz! Grande post.

    Um beijinho e uma boa semana
    http://diamonds-inthe-sky.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  24. Adorei as dicas Miguel e agora estou apegada com plantas...já tenho dois vasos em minha sala (decorativo).

    Beijinhosss ;*
    Blog Resenhas da Pâm

    ResponderEliminar
  25. Tenho sempre o cuidado de ter a casa limpa e de apontar tudo de forma a organizar-me!
    Gostei imenso das dicas, Miguel! :)

    A Marca da Marta

    ResponderEliminar
  26. Dicas ótimas e que de facto fazem toda a diferença.
    Beijinhos
    http://virginiaferreira91.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  27. so so stunning idea for insides - love this kinf of swedish style

    ResponderEliminar
  28. Excelentes dicas!
    Eu opto por na maioria das vezes deixar tudo arrumado (especialmente a cozinha, nunca me deito sem arrumar e limpar, é logo de seguida ao jantar) e as restante das divisões também arrumo, se não arrumar faço-o logo que acordo mas é rato eu ter a casa de pantanas xD
    Quanto à cama eu faço-a sempre, detesto não fazer a cama e realmente dá a sensação que o quarto está mega desarrumado ahahaha

    Pois meu bem :/ se encontrar talvez compre senão opto por outro

    ResponderEliminar
  29. Adorei as dicas e identifiquei me muito com a desorganização​ xD quando deixo o meu quarto chegar ao caos altera logo o meu humor mesmo ehehe.

    Ps: gosto de ambos, tanto o da vichy como o da dermedic :) sao marcas muito boas

    Beijinhos

    Blog ChocoPink / Instagram / Facebook

    ResponderEliminar
  30. Olha eu cá, para ter serenidade, tenho mesmo que arrumar e ter tudo limpinho. Quando vou estudar arrumo sempre o quarto antes de começar, acreditas? Ahahah
    Beijinhos,
    An Aesthetic Alien | Instagram | Facebook
    Youtube

    ResponderEliminar
  31. Eu adoro plantas, acho que dão logo outro ar à casa! *-* Sempre com dicas fantásticas Miguel <3
    Beijinhos, The Fancy Cats

    ResponderEliminar
  32. Boas dicas, sem dúvida que a dica de fazer a cama funciona comigo. Assim que faço a cama o quarto fica logo com outro ar e tenho logo outra dinâmica para fazer as coisas, não sei se é só comigo que acontece... ahah
    Um beijinho,
    http://myheartaintabrain.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  33. Plantas e luz natural para mim são o principal. Ótimas inspirações!

    rasgadojeans.blogspot.com

    ResponderEliminar
  34. As always wonderful post! Thanks for sharing)

    ResponderEliminar
  35. Maravilhoso esse post Miguel! Minha casa é meu porto seguro ~ mas com as suas dicas, vai ficar ainda MELHOR. Adorei as dicas. <3

    ResponderEliminar
  36. Encantada com as ideias! xx

    www.flu-ffy.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  37. Miguel, as dicas são ótimas! Estou doida para colocar umas plantinhas em casa!

    Beijo!

    ResponderEliminar
  38. Ótimas dicas! Mutas dessas eu pratico e realmente ajudam muito a encontrar a serenidade. Outras eu não sabia, mas já vou aderir.

    http://www.biigthais.com/

    Beijoos ;*

    ResponderEliminar
  39. todos tus truques son muy utiles! great style :)

    Check out my latest How To Style blogpost: http://evaredson.blogspot.it/2017/06/style-tips-how-to-style-palazzo-pants.html

    xoxo
    Eva

    ResponderEliminar
  40. Cumpro um monte destas dicas, sou uma pessoa muito ansiosa e a minha casa é onde me sinto melhor e mais descontraída e tranquila!
    Ótimas dicas!
    Beijinhos
    wallflowerbyines.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  41. Excellent post (as always)!Thank you very much :)

    ResponderEliminar
  42. I would lvoe to have design in warmer shades

    ResponderEliminar
  43. Olá Miguel,
    Amei as dicas e gosto muito da presença de plantas no ambiente.
    Big Beijos,
    Lulu
    BLOG | YOU TUBE

    ResponderEliminar
  44. Great post Miguel!!
    Have a wonderful week
    www.mssparkleandglow.com

    ResponderEliminar
  45. Que legal essas dicas, Miguel. Vou até mostrar o post pra minha mãe. Bjs

    www.mayaravieira.com.br

    ResponderEliminar
  46. Só de ler estas dicas, fiquei bem mais relaxada, acreditas? E se a minha vontade de fazer uma limpeza geral pelo quarto era grande, agora então ficou ainda maior! És um máximo por nos trazeres conteúdos destes e é um prazer lê-los a todos! Excelente trabalho!

    Beijinho,
    LYNE

    ResponderEliminar

Muito obrigado pelo comentário. A vossa opinião é sempre muito importante e ajuda-me a melhorar!
Após aprovação responderei nos vossos blogs.
Espero que voltem!



Sigam todas as novidades aqui:
Instagram × Facebook Oficial Page × Pinterest