My Blogging Essentials

by - 3.2.17


Mesmo sendo algo que muita gente já conhece, resolvi voltar com as blogger tips e desmistificar alguns assuntos. De nada nos vale andar com rodeios, tabus e coisas que tais. Este é um espaço de todos, condigno, e que deve ser aproveitados por todos de igual maneira. Portanto, resolvi trazer até vocês aqueles que considero serem os meus essenciais diários no trabalho (diário) com o blog.
Uns com mais apetrechos do que outros. Outros com menos acessórios que uns. O importante é que nunca se perca a força de querer vingar neste meio. Devo ressalvar que não é necessário ter todos estes essenciais. As coisas vão fluindo e crescendo aos poucos. E o mesmo aconteceu comigo. Investi aqui e ali. Mas esse investimento só foi feito depois de perceber que era realmente isto que eu queria. Não faz sentido investir-se no que quer que seja, se não tivermos o nosso foco meramente definido, entendem?!


Queria, também, pedir antes mesmo de começar, que não encarassem este post como algo depreciativo e/ou como forma de exibicionismo. Não é, de todo, esse meu fim. A minha ideia é desmistificar, fazer ver que, com suor, as coisas vão-se conseguindo; que vale a pena trabalhar e que os sonhos se realizam... a longo ou médio prazo. 

Agenda:


A agenda é, sem qualquer dúvida, tão fundamental quanto ter um computador com internet para começar a bloggar. Contudo, sempre foi um objeto que nunca, mas mesmo nunca, dispensei. Em tempos de escola e, posteriormente, universidade, era como que a melhor amiga da minha memória. Atualmente, serve para apontar ideias, obrigações para com parceiros, dispor a ordem semanal das publicações; consultas; datas de pagamentos e afins. Falei da organização do meu blog neste post e da rotina dele neste, o ano passado, que continua a ser exatamente a mesma. E logo no início do ano fiz um post super completo em jeito de review sobre esta agenda que é das mais completas que tive até hoje!

Inspirações:


A internet é um mundo. Sim, é um facto. Mas nada como ter material palpável que possa ser rasurado, rasgado para termos sempre as ideias a fluir. E acontece-me muito com revistas de moda, beleza e bem-estar. Tenho uma modesta coleção delas que serve, inclusive, para decorar o meu home office (que em breve vai haver tour). Socorro-me delas diariamente e acreditem que não há necessidade de serem atuais. Uso material de revistas com 3/4 anos para posts no blog. Quanto mais não seja para ter algumas ideias em termos de design e grafismo. Inspiram-me muito!

Material Técnico:
Computador:


Este é o meu terceiro computador da vida. Tive um daquele programa E-escolas do secundário (quem ainda se lembra? :o) que pifou o ano passado. Tenho um pequeno, um Toshibam que usei nos meus tempos de faculdade por ser mais leve e ser super compacto. E tenho este que é o que uso mais por ser maior e por dar mais jeito para os meus trabalhos digitais. Foi comprado em segunda mão. É um DELL E5400 que não me tem desapontado. Sonho com um MAC, como é óbvio, mas isso é para mais tarde, se efetivamente for. 

Máquina Fotográfica:

Fotografia tirada com a máquina compacta!
Ora bem, aqui há necessidade de explicar uma coisa: comecei o meu blog há quase 4 anos e não tinha nenhuma máquina fotográfica. Nessa mesma altura, tive umas quantas viagens de estudo da faculdade que quase me obrigaram a comprar uma máquina fotográfica para a realização dos trabalhos das cadeiras. E foi aí que investi na Canon compacta, a SX170 IS. Tal como referi, comprei para uso pessoal e, numa fase posterior, para uso no blog. É uma máquina perfeita para quem está no início e precisa de um equipamento bom. Auto-focus; Zoom... Tudo aquilo que precisava e com uma qualidade fabulosa. Foi-me útil nos primeiros vídeos do youtube (porque grava tudo ao pormenor) e nas reviews. Contudo, senti necessidade de dar um passo em frente e comprar uma nova (ok, em segunda mão) mas com um preço aceitável. Essencialmente para fotografar outfits e poder mudar de lentes. E foi aí que apareceu a Canon EOS 1200D. Para muitos foi um investimento mas, para mim, foi o realizar um sonho.

Lente 50mm: 


Tempos depois de ter comprado a Canon, investi numa lente nova. Aquela que desfoca o fundo, sabem?! Que desfoca o fundo e dá um ar super profissional aos outfits. Uma amiga minha ajudou-me a comprá-la pelo ebay e a review completa dela está aqui, neste post, para quem quiser saber mais pormenores. A compra foi extremamente segura e a lente é indescritível no que toca à forma como funciona.

Parasol Pétala: 


Este objeto pode ser visto (e muito) em máquinas fotográficas mais "profissionais". Não hesitei em pedi-lo deste site uma vez que o preço era apetecível, mesmo me tendo sido oferecido para teste. Embora pareça um acessório "inofensivo" é algo que é bastante útil para quem tem uma máquina deste género. Esta pétala - nome que lhe é dado -, serve para impedir que a luz indesejada entre na lente e faça com que as fotos fiquem com flares, ou seja, aqueles círculos de luz que muitas vezes nos irritam quando fotografamos com uma luminosidade maior. Além disso, vai proteger a lente de arranhões e outro tipo de acidentes. 

Disco Refletor de Luz:



O disco refletor vi-o no blog da Cátia, do blog The Pink Elephant Shoe. Também não hesitei em adicioná-lo ao carrinho de compras por saber que me iria ser extremamente útil na concretização de reviews. É bicolor, conforme podem ver na imagem e trabalha com as sombras que ficam nas fotografias porque mesmo sendo indesejáveis não há como fugir delas!) O lado dourado produz uma sombra mais amarelada e o lado prata dá um maior realça e um contraste mais alto à fotografia tal como mostro a seguir.


Como podem ver, o uso deste disco refletor faz total e completamente a diferença. A fotografia "normal" está cru e permite verificar a sombra existente. Segue-se o lado "gold" e mostra uma sombra mais diminuta mas, ainda assim, com um tom amarelado. Por fim, o "silver", que torna o objeto bem mais evidente com uma sombra muito menor.


Assim como se vê, não são necessários mil e um acessórios/equipamentos para conseguir ter um blog com qualidade a nível de imagem. E nem é preciso investir tudo de uma vez só. A par disso, as promoções são as mais variadas e que podem ser aproveitadas caso o orçamento o permita. Basta, para isso, trabalhar com afinco e foco! O resto vem... com tempo!

E para vocês: quais são os vossos essenciais de blog? :P

You May Also Like

76 Pieces

  1. Great post! Magazines give me a lot of inspiration, too!
    Have a good day

    ResponderEliminar
  2. Nice essentials, this disco reflector is very useful :-) Happy weekend!

    ResponderEliminar
  3. Amazing post Miguel!
    Have a nice weekend!
    Emma
    www.emmalovesfashion.com

    ResponderEliminar
  4. Quero muito investir numa câmara boa mas infelizmente ainda não tenho possibilidades para tal!!

    Beijinhos
    Black Rainbow Instagram

    ResponderEliminar
  5. Achei o post super interessante! Acho que pode ser uma excelente ajuda para quem está a começar!
    Beijinhos!
    wallflowerbyines.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  6. E tu sabes bem que também tinha imensas saudades de conversar contigo por este meio.
    Como sempre venho ao teu blog e vejo conselhos úteis, realmente tenho de me apressar e comprar uma cãmara fotográfica.

    Beijinhos,
    Catarina A.
    http://heartlover16.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  7. These photos are so cute! And I adore those mags and lenses haha.

    Amy;
    Little Moon Elephant

    ResponderEliminar
  8. Gosto muito de ler este tipo de posts :) são super interessantes! As minhas essências são quase idênticas, a minha agenda (não vivo sem ela), o meu telemóvel (serve como inspiração (apps/internet), método de divulgação e claro por vezes fotografo), e a minha camera Canon EOS600D + Lente Canon 50mm f/1.8 + tripé e acessórios (também algo que só veio depois, ainda me lembro de tirar fotos para o blog com o meu telemóvel antigo, que horror!).

    Beijos!
    Stephanie's Daily Beauty

    ResponderEliminar
  9. Adorei o post e vou já adoptar a dica da agenda do blogue. Também adoro agendas e tenho muitas por usar, mas não tinha nenhuma específica para o blogue!

    ResponderEliminar
  10. Opa adoro este tipo de posts... para quem é iniciante (EU!) ✌ saber isto, conhecer estes pormenores é fundamental ... continua ! És super esclarecedor e nada nada 'gabarola. Quem interpretar como tal é porque, é pequenino de mentalidade. Adorei ♡ thanks **

    ResponderEliminar
  11. My blogging essential is definetly my phone. :D

    ResponderEliminar
  12. Nunca pensei que esses discos refletores fizessem tanta diferença na fotografia!Não sabia que existia um dourado e a diferença, por isso, o post por si só foi bastante útil.
    Eu acho que inspiração é tudo para poder ter um blog, o que por vezes não é fácil!!!
    Enviei-te um e-amil para uma pequena entrevista :)
    Beijinhos
    Cantinho da tequis
    Facebook Cantinho da tequis

    ResponderEliminar
  13. Adorei conhecer os itens essenciais para a sua produtividade. Eu não vivo sem a minha agenda, revistas e minha garrafinha de água :)
    Beijos
    BlogCarolNM
    FanPage

    ResponderEliminar
  14. Que organizado!!!
    E essa câmera sonho de consumo viu amei ela!

    Beijinhos ♥
    *Blog Resenhas da Pam*

    ResponderEliminar
  15. Eu faço muitola coisa através do telemóvel , por isso eu acrescento aos teus , o telemóvel 💓

    ResponderEliminar
  16. Adorei, também ando à procura de uma máquina, vou ver essa! :)
    Style Days Blog

    ResponderEliminar
  17. Falta-me esse disco refletor e já falei várias vezes em o comprar. Acho que será um bom investimento visualizando o trabalho aqui mostrado. Obrigada pelas dicas ;) bjs
    Coco and Jeans by Marisa x My Instagram x My Bloglovin

    ResponderEliminar
  18. Miguel a gente quando começa com o blog as vezes começamos sem nada, quando comecei com meu blog não tinha celular o que diria uma máquina fotográfica, a pessoa precisa começar com que tem, e se esforçar pra dá de melhor para o blog. Investir no blog acho essencial para o blogueiro, gostei muito do seu post falando desse assunto, temos que investir pra ver o nosso trabalho não ser somente reconhecido mas também pra nós que botamos todo o nosso esforço nele, Miguel abraços.
    http://www.lucimarmoreira.com/

    ResponderEliminar
  19. You have cool essentials for blogging! Great post dear...lovely pics..:-)

    ResponderEliminar
  20. Posso dizer que adorei o teu post e as tuas dicas e concordo contigo não é preciso muito para ter um blog
    Beijinhos
    CantinhoDaSofia /Facebook /Intagram
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  21. Nossa adorei o post, achei muito informativo, gostoso de ler e não vi presunção nenhuma, e sim que vc quis passar dicas que foram importantes pra vc. Comprei uma lente dessa pra minha T5i, mas ainda não recebi, e gostei de saber que fiz uma boa escolha. Bjs

    Mostrando as Garras
    Canal YouTube
    Instagram
    Facebook
    Google+

    ResponderEliminar
  22. Adorei o post, adorei a forma como falas sobre o teu inicio e o teu presnete, ressalvando sempre o que queres no futuro :)
    Beijinhos
    http://a-carlota.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  23. Haha Obrigada Miguel! :D :D Tu é que és :)

    Ando 'desaparecida' há algum tempo e tens montes de coisas novas interessantes aqui pelo blog já estou a ver :D Como sempre os teus posts super informativos! :) Os teus equipamentos parecem muito bons! O meu blog ainda é bem verde mas tenho sorte de usar 2 telemóveis com boas câmeras (o meu e o do meu namorado :D) e uma Canon Mark II :)

    Beijinho******
    http://www.julieverafter.blogspot.com

    ResponderEliminar
  24. Não é a lente que desfoca o fundo e sim a sua abertura do diafragma! E usar a maquina em automatico? Que pecado!

    ResponderEliminar
  25. Não consigo viver sem agenda! x

    E. ♥ meetmeforbreakfast.blogspot.com

    ResponderEliminar
  26. Que post tão bom! De facto, tudo o que, normalmente, eu preciso é: uma agenda e uma boa dose de inspiração (:

    ResponderEliminar
  27. Adorei adorei! A agenda para mim também é super essencial! Eu até tenho uma agenda e um bullet journal! Acompanham-me desde o primeiro dia de janeiro e é algo que não me posso esquecer de todo! As revistas também tenho que todos os meses comprar uma ou duas ahah e a máquina fotográfica é um dos meus essenciais!

    Beijinhos
    That Girl

    ResponderEliminar
  28. Adorei a publicação e fiquei a achar que preciso desse disco refletor eheheh

    http://batomebotasdatropa.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  29. Adorei ler sobre os essenciais! Estou a pensar investir numa máquina fotográfica compacta que dê para gravar para começar a tirar umas fotos mais profissionais e talvez, ir começando no mundo dos videos, essa que mencionas parece-me uma boa opção :3
    Já tinha saudades de vir cá cuscar, o tempo tem sido pouco e as mudanças no blogue também me "obrigaram" a estar mais parada ^^

    Beijinhoos****
    Double Makeup

    ResponderEliminar
  30. Eu estou meeesmo e precisar de uma máquina fotográfica e de fazer um workshop de fotografia...

    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
  31. Farei, sim senhor!
    Uso coisas muito semelhantes às tuas no "backstage" do blog! Também vi esses discos refletores no blog da Cátia e ando cheia de vontade de encomendar. Tenho mesmo que tratar disso :)
    Kiss, Mariana Dezolt
    Messy Hair, Don’t Care

    ResponderEliminar
  32. Muito bom este post! Acho que preciso da tua ajuda! Ahah Diz-me a lente de 50mm é 100% segura? Como mandaste vir pelo ebay... Uma pessoa tem sempre medo. Também tenho a canon 1200D e queria mesmo melhorar a qualidade dos look's no blog, mas 50€ pelo eBay... Fico sempre de pé atrás...
    Um beijinho,
    http://myheartaintabrain.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  33. A agenda, para mim, é vital! E tem que ser mesmo física, não gosto de agendar coisas no calendário do computador xD
    LA VEINE

    ResponderEliminar
  34. Gostei imenso do post! E a tua letra é super gira ahah beijinhos :)

    https://comeonshine.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  35. I hope you can get your Mac soon, in my case I'm looking for a new camera like yours!

    lu | Coco&Louis

    ResponderEliminar
  36. adorei mesmo este post, foi tão entertaining to watch!! tens imensos "aparelhos" mas realmente eles ajudam imenso com o trabalho :P
    beijinhos

    http://umacolherdearroz.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  37. Great items and pictures, I love Canon cameras!
    Have a lovely weekend :)
    Rosanna x
    Rose's Rooftop

    ResponderEliminar
  38. Gostei muito do post que, como sempre, está muito completo! Quanto aos itens que referes, também considero uma agenda algo essencial, tanto para o dia a dia como para o blog.

    Um beijinho,
    Bia do Bookaholic.

    P.S. Nomeei-te para uma tag que sai amanhã (04/02) no Bookaholic!

    ResponderEliminar
  39. Olá,
    Realmente concordo contigo! Não é necessário ter equipamentos e ferramentas do mais caro que há para se ser bem sucedido afinal, o sucesso vem da nossa própria dedicação! "Devagar se vai ao longe".

    Bruno Dias,
    http://ahvisions.blogspot.pt || A Hundred Visions, um novo blog.

    ResponderEliminar
  40. Para já, os meus unicos essenciais são realmente a agenda, o computador e o telemóvel para fotografar!

    Beijinhos, Hellen ❤
    http://instantesimprovaveis.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  41. Excellent post (as always)!Thank you very much :)

    ResponderEliminar
  42. Wow, you are so well organized Miguel!!!
    But the most important thing is that I have to buy a light reflector disk! I'd never imagined it could be so useful (even if is my mom that take the pics of my outfits and it's just a goal if she doesn't cut my head...)!
    Have a nice week end, hun!
    S
    https://s-fashion-avenue.blogspot.it

    ResponderEliminar
  43. Adorei. Tenho exactamente os mesmos essenciais :p

    ResponderEliminar
  44. I really like your blogging essentials, especially the photo camera, of course! :)

    Kathy's delight

    ResponderEliminar
  45. Eu também sempre tive diários e agendas em minha mão. Não por ser desmemoriada (algo que estou ficando agora) mas por adorar anotar momentos e lembranças. Ainda tenho minhas agendas de 2004 até ano passado, acredita?! Esse ano decidi usar o esquema de Bullet Journal.
    Querido, também amo material PALPÁVEL. Me perco por horas em bibliotecas fazendo pesquisas, que saem ainda melhores do que á procura na internet xD
    Adoro seus posts, meu amigo!
    Sorteio Coleção percy Jackson e os Olimpianos | A Bela, não a Fera Youtube | Converse comigo no Twitter!

    ResponderEliminar
  46. Oh meu anjo, que bom que gostaste da minha dica! Olha, falaste em vídeos e eu estou aqui a perguntar-me quando voltam os teus, sabes que sou viciadaaaaa <3
    Acho que te focaste nos aspectos que são realmente essenciais meu doce. Eu depois acabo por ter uns props extras para fotos, mas é basicamente isso :)

    THE PINK ELEPHANT SHOE // SORTEIO DE UM PERFUME ‘BLUE WONDERS’ NO FACEBOOK //

    ResponderEliminar
  47. Ai ontem foi um dia de mega estudo e senti falta de passar por cá! Estas conversinhas diárias fazem-me muito feliz! Tu comentas nos blogs de toda a gente que te comenta? Tens que me explicar como fazes porque com 60+ comentários que tens, não deve ser fácil para te organizares. Adorei o post! Eu também acho que com coisas tão simples como essas (que é basicamente o que eu tenho) se consegue fazer imensa coisa!! E tenho mesmo que me organizar nas horas dos posts e nos temos porque de momento tem sido tudo um bocado "all over the place!".
    Beijinho,
    Makeup By Pi

    ResponderEliminar
  48. Para mim, comprar uma máquina fotográfica também foi a realização de um sonho! Agora só falta comprar mais um ou outro acessório, tal como tu fizeste :D
    Beijinhos,
    An Aesthetic Alien | Instagram | Facebook

    ResponderEliminar
  49. Adorei ver os teus essenciais e vou já perder (ou ganhar) algum tempinho no teu blog para ver os teus posts sobre dicas para bloggers até porque pessoalmente dá-me imenso jeito por ser nova no blog :)

    Facebook
    VOCHEL
    Instagram

    ResponderEliminar
  50. If you want to be a professional in some job, you has to put a lot of time, money, love and effort into the business. You're a professional, and it shows. I love your blog because it is really special and very original. Your photos are very original. I haven't expensive photo-camera, but I'm trying to me photo be good. I think that love is the most important in blogging. If someone blogging just to earning, it isn't okey, for me.

    Gotičarka

    ResponderEliminar
  51. Esses essenciais mostrados por tu ajuda qualquer a se manter bem mais organizado para o blog!!
    Gosto muito de usar calendários para lembrar as datas, por mais que eu tenha tudo anotado na agenda, irei esquecer de ler algo.
    http://vinipratez.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  52. preciso de um disco desses hehe :)
    basicamente os meus essencias tambem :)
    beijinho

    ResponderEliminar
  53. ADOREI o post e segui o blog!
    A minha máquina fotográfica também é a Canon 1200D, comprei-a no verão de 2014 e numa mega promoção!!
    Beijinho,
    BabyLú
    http://www.luciaffmoreira.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  54. Sem duvida que a agenda é o meu indispensável, não a largo por nada, nem para ir só ali, anda sempre comigo! Se ela não esta lá tenho de apontar nas notas do telemóvel e quando chego a casa passo logo para a agenda. Este ano comprei a da MrWonderfull e adoro-a, além de ter uma frase inspiradora todos os dias, acho-a super organizada!
    A máquina fotográfica comprei-a mais pelo Youtube, se bem que sempre sonhei com uma Reflex e agora é que percebi que ela mudou mesmo a minha vida, dá imenso jeito para o blog e para a universidade, já para não falar que os meus amigos também lhe dão uso ahahah Agora sonho com a lente 50mm, apesar de este ano ter muitos investimentos para fazer, não me esqueço dela...

    Beijinhos*
    r: Muito obrigada :D

    ResponderEliminar
  55. Achei perfeita sua publicação, parabéns! Acho que se não tivermos sonhos como vamos ter conquistas? Adorei tudo mesmo. amei!!

    ResponderEliminar
  56. Também tenho a Canon 1200D e adorava fazer um upgrade mas para isso preciso de fazer um bom pé de meia. Gostava também de comprar uma compacta para poder começar a fazer alguns videos mas enquanto não tiver a certeza deste passo para o blog esta compra está em modo "espera"

    http://ayellowrain.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  57. Meu querido,
    Eu não vivo sem agenda! Tenho duas para tudo ahahahah Amei as dicas da máquina e o do computador.
    Você é tão generoso com tudo! Nos ensina tanto, sem mistérios, sem esconder nada. Adoro isso! Transparência, sem medo de expor como faz e acho que por isso que mereces tanto sucesso.
    Beijos e bom final de semana!
    DMULHERES@_sheylaxavierFanpage

    ResponderEliminar
  58. Loved that you shared your blogging essentials. For me as well a computer and a great camera are a must.

    www.fashionradi.com

    ResponderEliminar
  59. Muito bom Miguel, gostei do post.
    Eu há mais de 2 anos que ando a procura de uma câmara mais profissional, ou melhor que as que fotografo, e está difícil (1º porque nova é um grande investimento e 2º as que encontro a segunda mão não me agradam), mas não vou desisti, até porque cada vez mais as câmaras fotográficas (sobretudo as Canon) estão cada vez mais profissionais (mesmo que para amadores), mais leves e com tudo aquilo que um bloguer precisa - ex: G7X ou a Sony Cx.
    Bom fim de semana :)

    *XoXo
    Helena Primeira
    Helena Primeira Youtube
    Primeira Panos

    ResponderEliminar
  60. Os meus dedinhos e a própria da internet, hehe. Mas nota-se que estás muito bem preparado para estas coisas. Eu sou mais básica.

    ResponderEliminar
  61. It was great reading about your blogging essentials!

    http://modaodaradosti.blogspot.ba/

    ResponderEliminar
  62. Eu gostava imenso de conseguir escrever todos os dias mas no meu caso é impossível. E também abordamos temas completamente diferentes. Eheh
    Acho a agenda um item essencial... mas em tudo. E ter uma máquina fotográfica à mão tb. Apesar de ter uma máquina fotográfica, o telemóvel tornou-se numa ferramenta indispensável. E, para além, do WiFi, ter word no telefone tem sido uma ajuda muito porreira para os meus rascunhos. E olha que sou da velha guarda - não troco o papel e a caneta por nada.
    Beijinhos

    Blogdiariodeumafamilianormal.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  63. Estes teus post são tão úteis e enriquece dores para tantos bloggers :)
    http://retromaggie.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  64. Miguel, para o ano início o ensino universitário e se tudo correr como planeado e entrar no que quero vou ter algumas cadeias ligadas à fotografia e edição de imagem, por esse motivo estou a pensar comprar uma máquina fotográfica (tenho uma que até me vai servindo para o blog e Instagram só que é a pilhas e queria ver se arranjava uma a bateria e com mais funções).
    Acontece que sou uma naba no assunto e não sei mesmo quais são as melhores câmaras no mercado (principalmente em termos de preço)
    Tudo isto para dizer: já pensaste em fazer uma review mais completa sobre as tuas máquinas? (isto é, caso ainda não tenhas feito)

    BLOG | FACEBOOK | INSTAGRAM

    ResponderEliminar
  65. These are all really great essentials! I need to get a petal thing to go on my camera lens! :) xx

    ResponderEliminar
  66. Adorei este post! Eu confesso que para o meu blog, em particular, não utilizo máquina fotográfica. No entanto, não dispenso o Hootsuite para planear as minhas publicações :)

    ResponderEliminar
  67. Eu não costumo usar revistas para ideias, mas também porque me foco noutros assuntos. No entanto, computador, agenda e máquina fotográfica são indispensáveis para mim!

    Beijinhos,
    Cor Sem Fim

    ResponderEliminar
  68. Acompanho o teu blog há imenso tempo e tenho-te a dizer que está cada vez melhor :D
    E este post está super útil. Tens umas quantas dicas que acho que tenho de começar a usar eheh

    Beijinhos

    http://laviedeli.com/

    ResponderEliminar
  69. Olá Miguel,
    Antes demais tenho gostado muito do blog, este post é muito aquilo que tenho "visto" de ti: directo, sincero, nada presunçoso e muito terra a terra! Portanto é de frisar que gostei dos utensílios descritos, mas mais ainda da forma como abordaste cada um dos temas, com muita sinceridade e humildade!
    Tenho mais ou menos a mesma forma de pensar: devagarinho e com persistência tudo conseguimos! Por isso os meus essenciais são mesmo o pc, a agenda e o tlm! O pc foi um investimento que fiz (profissionalmente) (Mac) e que aproveito claro para o blog! A agenda, tal como tu é um básico desde que sei escrever! :P
    E porque não se pode ter tudo (pelo menos para já...) o tlm tem servido de maquina fotográfica!
    No entanto o maior "essencial" para um blog é mesmo a paixão!
    Até podia faltar tudo o resto; essa está cá, e é quanto basta! :P
    Um beijinho e continuação de posts excelentes :)

    ResponderEliminar
  70. Esse post foi muito útil para mim que estou começando agora e que meio não sabia do essencial para ter um blog. Eu praticamente não tenho nada ainda (risos), dentre tudo isso que você citou a coisa que mais está me fazendo falta nesse momento é um computador. Quero muito comprar um agora ☺

    Conceito Aberto

    ResponderEliminar

Muito obrigado pelo comentário. A vossa opinião é sempre muito importante e ajuda-me a melhorar!
Após aprovação responderei nos vossos blogs.
Espero que voltem!



Sigam todas as novidades aqui:
Instagram × Facebook Oficial Page × Pinterest