Bases VS BB Creams

by - 4.2.17


O post de hoje vem no seguimento de uma dúvida que uma leitora quis que eu retirasse através de e-mail. A resposta foi dada, claro está, mas como fiquei com a "pulga atrás da orelha" por ser uma temática que nunca tinha abordado, decidi, por bem, fazer um duelo. Um frente-a-frente se assim lhe quisermos chamar. 
Debrucei-me sobre o assunto e desenvolvi um post em que se faz um paralelismo entre as Bases os BB creams. Pelo que constatei, ainda existem algumas dificuldades de perceber para que servem ambos os produtos, o que significa que existe uma maior necessidade de falar de ambos.

Bases:

Muita tinta corre acerca deste que é um dos produtos favoritos de maquilhagem por ser como que uma camuflagem de pele. A uniformização é maior, as imperfeições são totalmente corrigidas uma vez que é um produto que comporta mais pigmentos de cor. Existem de diversas texturas e para os mais variados tipos de pele. A isso, alia-se o facto de existir, também, uma maior oferta de tons. Contudo, só faz sentido usar uma base de maquilhagem se, anteriormente, se aplicar um primer, um creme hidratante e um protetor solar. Assim, a pele ficará melhor tratada e mais protegida. É um produto mais denso e que deve ser usado quando se tem um evento qualquer ou algo que exija "estar melhor". Obviamente que, quem gosta de maquilhagem e tem tempo para todos estes processos, acaba por ser um produto útil. Quem tiver problemas de acne e que não se sinta minimamente seguro com algumas manchas e/ou feridas, deve apostar numa base que seja completa e adequada ao tipo de pele nesse sentido.

Elegi algumas bases sobre as quais falei neste post e que são bastante completas para quem gosta de usar este produto de forma diária.


Dermablend, Vichy: Para pele oleosa com tendência acneica com relevo de pele irregular, esta base com inúmeras funções é totalmente inovadora. Dedicada aos mais jovens, esta base com textura em gel - Alliagel -, não contem emulsionantes e logo após aplicação, transforma-se num pó com elevado poder de cobertura. O ácido salicílico e a epuralina corrigem as imperfeições e alisam a tez por 16 horas.

Revlon ColorStay: Base que confere aspeto mate sem imperfeições e sem brilhos inestéticos. Textura confortável e aveludada ao toque graças à nova tecnologia confort SoftFlexTM. Não transfere, tem proteção SPF 15 e longa duração (até 24 horas). Para a mulher que procura uma base de longa duração. Ideal para peles mistas e oleosas. Embalagem com doseador (pump).

L'Oréal Paris,  Infallible Pro Matte: Infallible é uma base de textura fluída e de levada cobertura, com efeito matte de 24h de duração. Não deixa a pele com efeito máscara ou com efeito baço. A marca refere que é à prova de água, desporto e vapor. O facto de ser oil free, leva a crer que é a base ideal para quem tem pele oleosa/mista e cujas necessidades se prendem com altas coberturas.

La Roche Posay, Toleriane Teint Foundation: com uma textura totalmente nova, arejada e ultra-leve, reforçada com efeito absorvente, esta base em Mousse, matificante controla visivelmente a qualidade e a fixação da maquilhagem na mista a oleosa, durante todo o dia.

Catrice, All Matt Plus: A base perfeita para a maquilhagem de qualquer estação: uma tez mate. A Base Anti Brilho All Matt Plus age como uma segunda pele, invisível. O brilho indesejado é controlado, a tez é matificada e a pele é hidratada. Ao mesmo tempo, esta base é livre de óleo, de longa duração e oferece elevada cobertura para fazer desaparecer as pequenas imperfeições da pele. Pigmentos de luz garantem um acabamento sedoso-mate e uma aparência radiante, sem falhas. (Review: aqui)

Essence, Pure Nude: base fluída que se espalha facilmente, de cobertura média e mesmo na sua composição ser hidratante mas não oleosa. Dá um toque aveludado à pele com acabamento muito natural. Tem uma durabilidade de cerca de 8h. Reduz o excesso de brilho e tem um leve odor a pêssego. (Review: aqui)

Fond de Teinte Fluído Matificante, Yves Rocher: Uma textura ultra fluida, fina, fresca e leve, que na aplicação se transforma num suave véu para o rosto. Uma cobertura que unifica naturalmente e afina o grão da pele, devido ao seu efeito matificante. Controla o brilho do rosto para que a maquilhagem dure todo o dia. Ideal para pele mista ou oleosa. Fórmula enriquecida com raiz de escutelária, reconhecida pelas suas propriedades controladoras sobre o brilho da pele. Testado sob controlo dermatológico.

BB Creams:

Falar em BB Creams é falar em produtos "tudo em 1", quando bem escolhidos. São produtos mais práticos que oferecem looks naturais e casuais sem "pesar" na pele. Em relação aos benefícios, os mesmos focam-se na hidratação, na uniformização da pele, na proteção (defendendo a pele de agressões externas). São ricos em vitaminas e adaptam-se aos mais variados tipos de pele. Dispensam-se os pincéis e as esponjas de maquilhagem, assim como a saturação da pele com primers e outros produtos, o que fará com que se poupe bastante dinheiro. Os BB Creams podem ser colocados a "cru" na pele por serem multifuncionais. Ótimos para uso diário e para quem tem muita pressa em arranjar-se. Os tons podem ser um entrave uma vez que não há uma paleta tão vasta quanto se encontram nas bases. Contudo os efeitos matte, hidratante, iluminadores e age defense, são os mesmos que podem ser encontrados nas bases. Ressalva-se a ótima funcionalidade para os Homens que apreciam os cuidados de beleza!
Hydreane Creme BB, La Roche Posay: Para todos os tipos de pele.Num só gesto, hidrata, suaviza e protege a pele. Os pigmentos minerais BB fundem-se instantaneamente na pele, para uma tez imediatamente uniformizada e fresca. A sua textura suave e não oleosa, deixa a pele macia e leve. Testado sob controlo dermatológico. Sem parabenos. Não comedogénico. Hipoalergénico.

BB Creme Sublimador 6 em 1 FPS 20, Yves Rocher: 6 ações imediatas! Hidrata a pele imediatamente. Unifica perfeitamente a tez. Atenua visivelmente as imperfeições e os vermelhões. Alisa imediatamente o grão da pele, que parece mais jovem. Reaviva a luminosidade da tez para um efeito 100% natural. Protege dos UVA/UVB e das agressões exteriores. A sua textura agradável oferece uma cobertura ideal. 1 só gesto, 6 ações, uma pele perfeita!

Active Dermato BB Cream, O Boticário: Com alto fator de proteção solar, FPS 50, não só oferece proteção como também previne sinais de idade e disfarça imperfeições e linhas do rosto. De textura leve, rapidamente absorvida pela pele sem a deixar oleosa e garantindo uma pele iluminada com um tom uniforme.

Age Defense BB Cream FPS 30, Clinique: Age Defense BB Cream oferece proteção solar FPS 30, antioxidantes para a prevenção do aparecimento de sinais de idade e cobertura suficiente para cobrir qualquer imperfeição. Também pode ser usado como pré-maquilhagem antes da sua base preferida. 

BB Cream Idéalia, Vichy: Este cuidado BB Cream, associa todos os benefícios do Extracto de Kombucha Natural à tecnologia Anti-Tez Acinzentada, que compreende pigmentos minerais para uniformizar e eliminar a tonalidade cinzenta da pele, e pimentos iluminadores para iluminar a pele à superfície. O seu sistema filtrante com Mexoryl XL, protege a pele das agressões solares e previne o aparecimento de manchas. Tez uniforme; cobertura natural com toda a transparência; FPS 25; Luminosidade; Grão de pele afinado. 

Perfect Cover BB Cream, Missha: originalmente concebido como um bálsamo dermatológico para os pacientes após um tratamento a laser e produtos químicos, sendo adaptado como um cosmético com propriedades calmantes e regenerativas. Ele é adequado a todos os tipos de pele. Benefícios:
previne as rugas; propriedades nutritivas e hidratantes; protetor Solar (SPF 42 PA+++); cobre poros e imperfeições da pele; clareia a pele (reduz o aparecimento de manchas escuras, manchas de sol e sardas); resistente à água; recomendado para qualquer tipo de pele.
(Review completa: aqui).

Studio Secrets Magic Skin Beautifier BB Cream, L'Oréal: loção ultra-leve com vitamina C e E e agentes antioxidantes. Age em 4 pontos: primer para suavizar a textura da pele; camufla as imperfeições; hidrata todo o dia; corrige a pele para uma aparência saudável; acabamento natural e impecável.


Dream Fresh BB Cream, Maybelline: considerado um 8 em 1: elimina imperfeições; ilumina; corrige tom de pele; suaviza; hidrata; melhora a pele; protege com FPS 30; não contem óleos e ingredientes pesados.
Só tive uma experiência com um BB Cream que me fez desejar voltar a usar. Realmente acabam por ser mais práticos e fazem com que se coloque dinheiro no bolso ou, até mesmo, no mealheiro. Pelas reviews que andei a cuscar aí pela blogosfera fora, fiquei extremamente curioso por testar o da La Roche e o d'O Boticário por me parecerem extremamente completos! 
Certo que tanto as bases como os BB Creams são produtos excelentes para ocasiões diferentes uma vez que, resumidamente, as bases dão cobertura melhor para ocasiões específicas, e os BB Creams permitem uma naturalidade que, a meu ver, se precisa diariamente. A relação temporal acaba por me fazer preferir os BB Creams - neste momento em que ando sem grande paciência/tempo -, por serem muito práticos nesse sentido!

E vocês, malta: preferem bases ou BB Creams?
Que BB Cream recomendam? :p

You May Also Like

70 Pieces

  1. Great post Miguel :-) I don't like BB creams I prefer foundation :-)

    ResponderEliminar
  2. Interesting products

    Have a nice day! :)

    ResponderEliminar
  3. I guess I prefer foundation, but I also have a few BBs and CCs which I sometimes use.
    Have a good weekend

    ResponderEliminar
  4. I usually prefer bb creams because of their extra benefits but foundations can give a more natural skin-like effect most of the time.

    thanks for sharing!

    http://www.pinkoolaid.com/

    ResponderEliminar
  5. Sou muito preguiçosa nestas coisas e opto sempre pelo mais fácil! Claro que há alturas mais especiais em que uso base, mas não é frequente.
    As tuas sugestões deixaram-me com um BB Cream debaixo de olho (:

    ResponderEliminar
  6. Eu uso o da La Roche-Posay e adoro!
    Não consigo escolher entre base e BB Cream porque eu adoro os dois hahaha
    Beijos
    BlogCarolNM
    FanPage

    ResponderEliminar
  7. Nunca usei nenhuma das duas, mas já muitas resenhas.

    http://www.blogsecretplace.com/

    ResponderEliminar
  8. Eu sou fiel aos BBCreams. Adoro pelo aspeto natural que dão à minha pele, mas ao mesmo tempo desempenham um ótimo papel em disfarçar algumas imperfeições. Além disso ainda hidratam a pele.

    Beijinho e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  9. Confesso que adoro cada um dos 2 produtos mas nem sempre uso pois tento ao máximo não usar muita maquilhagem e deixar o nosso rosto descansar
    mas adorei saber a tua opinião
    Beijinhos
    CantinhoDaSofia /Facebook /Intagram
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  10. Fantastic post; i very like it :)

    new post
    https://www.instagram.com/ilijac/
    http://mensfashionobsession.blogspot.rs/

    ResponderEliminar
  11. Tenho ambos. Quando a minha pele está com melhor cara, prefiro o BB Cream!

    ResponderEliminar
  12. Eu uso BB cream porque a minha pele não tem muitas imperfeições sem ser olheiras que cubro com um corretor.
    O meu favorito do momento é da Avon 😘

    ResponderEliminar
  13. Adorei o post e confesso que me ajudou!
    Beijinhos,
    BabyLú
    http://www.luciaffmoreira.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  14. Prefiro o BB Cream, mas por altura do Natal a minha tia ofereceu-me um CC Cream e é o que tenho usado

    r: Desaparecem mesmo! Não sei que magia é essa, mas as moedas resistem menos tempo na carteira :p
    Sim, pode ser por isso.

    É verdade, concordo inteiramente contigo, meu anjo!

    ResponderEliminar
  15. Por norma só uso BB cream, um da Cien que adoro!
    Um beijinho grande*
    Novo blogue! Crazy Cat Lady

    ResponderEliminar
  16. great info about BB creams!

    http://modaodaradosti.blogspot.ba/

    ResponderEliminar
  17. I love to use both bases and bb-creams)) Thank you for the tip!

    ResponderEliminar
  18. Interessante!! :)

    http://comeonshine.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  19. I love BB creams from the Korean manufacturers: Skin79, Mizon, Holika Holika, Dr.Jart... But usually prefer a lighter Foundation with SPF

    ResponderEliminar
  20. Depois que fiquei sabendo todas as coisas boas dos produtos BB, sempre procuro eles. Dizem que são os melhores.

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderEliminar
  21. Interesting beauty products. We keep in touch.

    ResponderEliminar
  22. I love also super cover foundation for my skin, but i want to try these bb creams
    new review on my blog <<< Maybelline Intense Lip Paint Color Drama >>>
    have an happy weekend, kisses

    ResponderEliminar
  23. Ainda prefiro o BB-cream, acho mais prático, estou sempre testando novas marcas.

    Beijos!

    EsmaltadasdaPatyDomingues

    ResponderEliminar
  24. excelente post!!! :) descreveste tudo muito bem. Eu prefiro bases!
    Beijinhos

    Blog ChocoPink / Instagram / Facebook

    ResponderEliminar
  25. Professional makeup artists and makeup scientists say that bb cream is same harmful for skin like foundation. That's why I prefer the foundation (powder). Powder is good, thick and pigmented. That's why I use foundation.

    Great and interesting post.
    Gotičarka

    ResponderEliminar
  26. Eu odeio quando as máscaras dão aquele "efeito máscara". Fica horrível para o dia a dia! Acho que esse tipo de bases é só mesmo para dias mais especiais, no meu caso :P
    Diariamente, prefiro usar bases que sejam nude (como aquela da essence que me apresentaste que é fantásticaaa) ou bb creams :D
    Beijinhos,
    An Aesthetic Alien | Instagram | Facebook

    ResponderEliminar
  27. Você explicou nesse post muitas coisas que eu nem lembrava mais haha, ótimo blog, não quero perder nenhuma publicação, ganhou uma nova seguidora! Meus parabéns pelo seu trabalho!

    http://ponyrandom.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  28. Prefiro bb cream pela sua praticidade, que eu sou preguiçosa e ás vezes não me apetece pôr muita coisa na cara. :) O que normalmente uso é o bb cream nutra effects matificante da avon com sementes de chia e pigmentos de longa duração.
    Beijinhos

    beijinhos

    Luz do candeeiroFacebook|NOVO POST-Novidades avon

    ResponderEliminar
  29. I prefer foundations, because BB-creams are usually more shining on my oily skin(
    KireiKana

    ResponderEliminar
  30. Tenho um BBc e bases
    http://retromaggie.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  31. Quiero probar la BB cream de maybelline

    http://modernastrega.blogspot.com.ar/

    ResponderEliminar
  32. Adoro maquilhagens naturais, mas por acaso nunca me entendo com as bases. Obrigada pelas dicas!

    Bjxxx
    Ontem é só Memória | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  33. Eu pessoalmente prefiro bases, mas tenho consciência que os bb creams são muito mais práticos e rápidos para o dia-a-dia. Mais um post incrível meu amor! <3

    THE PINK ELEPHANT SHOE // SORTEIO DE UM PERFUME ‘BLUE WONDERS’ NO FACEBOOK //

    ResponderEliminar
  34. Pessoalmente, nunca experimentei base, ou melhor, já me fizeram maquilhagens para desfiles, festas e afins com base e de facto a pele fica no ponto perfeito, no entanto o meu jeito para maquilhar não é de todo o melhor e não tenho paciência para grandes obras de arte na cara (sempre que tenho festas e jantares tenho de recorrer à minha tia com curso de maquilhagem para tratar de mim) portanto uso sempre BB cream. Mas, tenho quase 20 anos e só à um ou dois anos é que comecei a usar maquilhagem. Como tenho uma pele fofinha e sem grandes problemas nunca tive vontade de colocar nada na cara... até que percebi o quão importante a imagem é e que fica sempre bem um pouco de cor na cara (digamos assim ehehe). Contudo sempre que posso evito andar com BB cream ou seja o que for... gosto mais da parte de hidratar com cremes e sair de casa "leve" e sem nada na cara (risos).
    Beijinho,

    Vochel

    ResponderEliminar
  35. Really logical explanation :)

    Thank you for your lovely comment on my earlier post :D

    Maybe you’d like to check out my new post: Crochet Winter

    Follow me on Google Plus

    Love
    Akanksha

    ResponderEliminar
  36. I love BB Cremes for summer, but normally I use base :)
    xx
    Sarah

    ResponderEliminar
  37. I like bb creams! Thanks for sharing! ;)

    ResponderEliminar
  38. yo uso unas y otra segun como me sienta ese dia, genial post

    ResponderEliminar
  39. Great post!
    Have a nice week-end!
    Gil Zetbase

    ResponderEliminar
  40. Sou mais fá de bases admito!x

    E. ♥ meetmeforbreakfast.blogspot.com

    ResponderEliminar
  41. Nunca experimentei BB cream :p

    http://quase-italiana.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  42. Very nice post, Miguel. I like it.
    New post on my blog: laAdda

    ResponderEliminar
  43. Óptimo post. :) Eu sou team BB cream. Adoro a versatilidade e o facto de serem tão bons para poupar tempo de manhã. :) Além disso actualmente já se encontram BB creams com uma cobertura bastante boa.
    Eu sou fã dos BB creams coreanos mas para o Verão estou a pensar na hipótese de testar um ocidental portanto agradeço sugestões que aqui deixaste.
    Beijinhos,

    http://buongiornoprincipessa3.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  44. gostei de mais do blog, é uma fonte de conhecimento muito top. Conheça também a azenka: www.azenka.com.br/91039

    ResponderEliminar
  45. Gostei imenso do post e adorei as sugestões dos produtos.

    Quanto à base, como te tinha dito, ainda me estou a tentar adaptar :D Não costumo usar BB cream porque normalmente têm cores um pouco escuras para a minha pele (sou mesmo muito branca). Também não tenho muita ideia se entretanto já há mais variedade de cores, precisamente por não usar :D

    Beijinho e bom Domingo
    https://demantanosofa.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  46. Eu prefiro muito mais os bb creams que as bases para o dia a dia. São mais práticos e não pesam tanto na pele. O que uso não é nenhum desses, é o da Garnier e adoro por completo!. Compro quando encontro com 50% de desconto e vale super a pena :)

    ResponderEliminar
  47. very nice review! I often think which is better and still not sure! BB seam easier but I'm never sure. very useful post!

    Lyosha
    Inside and Outside Blog

    ResponderEliminar
  48. Depende muito de onde eu vou. Tem ocasiões que pedem uma preparação maior da pele aí vale a pena investir no primer e na base. Por outro lado se estou com pressa, uso um bbcream ou aplico um pó compacto.
    Big Beijos
    Lulu on the sky
    You Tube

    ResponderEliminar
  49. Eu sou mais de usar base, só tenho um bb cream da yves rocher e mal o uso.
    Beijinhos
    http://virginiaferreira91.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  50. Eu acabo por preferir bases admito. Gosto de mais cobertura, e até hoje ainda não encontrei um bb cream que adorasse. Mas tenho ouvido falar super bem do perfect cover da Missha, que é uma marca coreana e estou tentada em experimentá-lo :D
    Beijinhos, The Fancy Cats | KAWAII BOX Giveaway

    ResponderEliminar
  51. Eu sou um misto, no dia a dia gosto de base, exceto quando a pressa é muita. Mas no verão prefiro por de lado, porque pesa, opto por usar BB Cream. Das bases que falaste já usei a da Revelon, adoro mas enquanto o frasco for assim, não compro outra. Acrescentaria a Universatil (penso que é o nome) da Kiko. Dos BB Cream testei o da Cien mas anti idade e não aconselho. Já usei esse da Yves Rocher e aconselho-te vivamente o The Onde Oriflame.
    Otimo posto, beijinhos

    ResponderEliminar
  52. Tenho um BB Cream da Cien e adoro para o dia-a-dia, mas quando quero uma coisa mais perfeitinha, opto pela base :)

    http://mundodablue.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  53. adorei o post! eu sou a louca do BB Cream, principalmente para usar no dia a dia!

    www.blogamorarosa.com

    ResponderEliminar
  54. Just a wonderful post! I like a light coating, so I choose BB creams and cushions
    www.recklessdiary.ru

    ResponderEliminar
  55. Nunca usei um BB cream, acho que por ser demasiado leve que a duração não deve ser muita tal como a cobertura. Prefiro as bases e sim tenho o meu ritual todos os dias que me rouba um bom bocado da minha manhã mas já estou tão habituada que não me faz diferença :)

    http://ayellowrain.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  56. Adorei o post! Sou fã de BB cream, uso um da Uriage da farmácia não o dispenso nem por nada :) é bastante prático para o dia a dia

    ResponderEliminar
  57. Nunca utilizei um BB Cream e até tenho uma dúvida :p podemos usar o nosso creme hidratante diário e a seguir colocar um BB Cream ou estaria "desperdiçar" os produtos?

    Beijinho*

    ResponderEliminar
  58. Excelentes dicas ;) eu por acaso sou mais de foundation e uso uma da Max Factor. Muito boa para o preço que é... por acaso não sabia que a La Roche fazia bases, vou já investigar ;)

    Beijinhos,
    O meu reino da noite ~ facebook ~ bloglovin'

    ResponderEliminar
  59. Olaaaa!
    BB sem dúvida.
    A Base está para os filmes de terror dos Estados Unidos e o BB está para os japoneses ;)


    Beijokitaz

    ResponderEliminar
  60. Olá minha qrd, espero que esteja tudo bem cntg. Qual bb cream ou base liquida com efeito matte vc recomendaria que não derrete e nem transfere tanto? Principalmente para usar na época de verão. Desde já agradeço pela atenção. Beijos

    ResponderEliminar
  61. Olá minha qrd, espero que esteja tudo bem cntg. Qual bb cream ou base liquida com efeito matte vc recomendaria que não derrete e nem transfere tanto? Principalmente para usar na época de verão. Desde já agradeço pela atenção. Beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, boa tarde :D Obrigado pelo comentário!
      Matte mesmo, eu adoro o da Rimmel London que falei no meu post de favoritos de 2017 (aqui: http://lifealwaysgoes.blogspot.pt/2018/01/best-beauty-products-of-2017.html) também podes optar pelo da H&M que não é muito gorduroso :)
      Espero ter ajudado!

      Eliminar

Muito obrigado pelo comentário. A vossa opinião é sempre muito importante e ajuda-me a melhorar!
Após aprovação responderei nos vossos blogs.
Espero que voltem!



Sigam todas as novidades aqui:
Instagram × Facebook Oficial Page × Pinterest