Coisas Erradas que Fazemos ao Rosto

10.1.17


 Dei por mim a pesquisar e a tentar perceber a quantidade enorme de coisas (erradas) que fazemos ao nosso rosto sem, sequer, darmos por isso. Coisas simples, diárias, que prejudicam de forma atroz a nossa pele e que fazem com que a mesma não respire, fique mais sensível, mais oleosa, com maiores problemas de acne e, que, por conseguinte, a torna mais passível ao envelhecimento precoce. 
São, precisamente, estas coisas que nos fazem olhar ao espelho e ver que não estamos com aquela pele perfeita que tanto desejaríamos. Ou porque temos manchas ou porque estamos com o nariz crivado de pontos negros, ou porque a nossa testa e/ou queixo parece uma constelação de tanta borbulha ter. A solução está em parar... parar de ter comportamentos que nos deixam ficar mais inseguros na hora de tirar uma fotografia mais próxima ao nosso rosto.

A par de vos trazer alguns erros diários, trago-vos alguns comportamentos que devemos passar a ter, afim de começarmos a ter uma rotina de pele mais completa para que possamos ter aquela pele perfeitamente pronta a qualquer fotografia.

Erro 1 - Lavar o rosto no banho: eu contra mim falo, lavo o rosto no banho, com este meu exfoliante diário. O mal não está na lavar com o gel exfoliante. O mal está em lavar o rosto com água demasiado quente e deixar com que a pressão do chuveiro bata no nosso rosto. Assim, a pressão da água e o facto de a mesma estar numa temperatura quente vai agredir a pele. A solução é deixarmos de parte este que é um momento super relaxante e passarmos a lavar o rosto antes de tomarmos banho. Devemos fazê-lo com água fria ou tépida (para quem não conseguir a primeira opção) uma vez que vai ativar a nossa circulação. 

Erro 2 - Não lavar o rosto: se, por um lado, há quem lave em demasia o rosto, por outro, há quem consiga dormir tranquilo e descansado no seu sono de beleza profundo, sem passar uma pinga de água ou desmaquilhar. Não condeno porque cada um é livre de fazer o que quiser. Sei bem o quão complicado é chegar de uma saída à noite e querer ir logo para a cama, contudo, dormir com o rosto inundado em odor de tabaco é impensável. Pelo menos para mim. Alerto para o facto de as peles normais ficarem mais oleosas e mais secas; de as peles secas ficarem ainda mais secas e de as peles oleosas ficaram muito, mas muito mais oleosas. Além disto, a pele não vai ficar protegida, não vai respirar e, por conseguinte, tornar-se-á mais passível a criar infeções a ter um envelhecimento prematuro. Não há outra solução que não a de lavar o rosto como deve ser. Podem não passar um tónico ou não seguir os passos da vossa rotina mas, pelo menos, a água deve passar no rosto. Sempre!

Erro 3 - Não usar os produtos certos: há muita gente que ainda não prestou atenção ao tipo de pele de rosto que tem e, neste sentido, acaba por usar os produtos que não são indicados para esse mesmo efeito. Há quem, ainda opte por usar o produto A, B e C só porque alguém que conhece também usa. Não é mau de todo se a pessoa tiver noção que o tipo de pele seja a mesma. Eu próprio compro produtos mediante comentários que leio. A única diferença é que sei que, aqueles produtos sobre os quais leio críticas e comentários, podem trazer efeitos positivos à minha rotina diária. A solução encontra-se rapidamente em fazer um teste de pele para verem qual é o vosso tipo e podem fazê-lo aqui, neste post que fiz aqui há algum tempo, onde falo sobre os vários tipos de pele. Assim, deste modo, será bem mais fácil descobrirem quais os produtos certos para usar nos momentos certos!

Erro 4 - Abusar das toalhitas: o acto de lavar o rosto e/ou desmaquilhá-lo com toalhitas de rosto faz com que se esfregue a pele em demasia. Isso vai agredir a pele e torná-la sensível em todos os casos. É uma forma prática de se incluir na rotina, contudo, pode encontrar-se solução nos discos de algodão que são mais suaves e levam o produto necessário para esse mesmo efeito.

MakeUp Removers: here

Erro 5 - Espremer borbulhas e os pontos negros: é quase inevitável, eu sei, e partilho do mesmo sentimento. É muito mau termos uma borbulha super vermelha, com a cabeça já amarela e pronta a espremer. Assim como aqueles pontos negros da zona do nariz que nos fazem parecer ter pós de café. Por muito que queiramos que desapareçam, não vale a pena espremer... Pelo menos as borbulhas que vão ficar ainda mais vermelhas e, pior ainda, vão deixar uma marca horrível que já não sai. A solução está em, sempre que tenham uma borbulha a aparecer, coloquem pasta dos dentes durante o período da noite. A borbulha vai secar e a mancha vai desaparecer em sensivelmente três dias (pelo menos acontece comigo); no que toca aos pontos negros, as bandas de remoção dos mesmo são perfeitas e ajudam imenso. Antes de as aplicarem, experimentem colocar uma toalha com água morna sobre a zona onde têm mais pontos negros... Desta forma, os pontos vão ficar mais dilatados e a remoção será mais célere.

Erro 6 - Tocar na pele sem lavar as mãos: também é algo quase inevitável o levarmos a mão ao rosto. Acontece quando queremos pousar a cabeça ou quando temos uma comichão qualquer. Contudo, o facto de esfregarmos a mão no rosto faz com que levemos micróbios para lá e, por conseguinte, tornamos a pele do rosto mais suscetível a criar borbulhas ou algum tipo de infeção. Vocês entendem. A solução será a de evitarmos ao máximo que isso aconteça. Caso aconteça, devemos estar precavidos com toalhitas ou geis de desinfeção para limparmos as mãos antes mesmo de colocarmos no rosto. Além disso, podemos sempre optar por coçar com o braço ou coisa que o valha. Tudo menos levar as mãos ou as unhas ao rosto sem antes estarem bem lavadas.

Erro 7 - Deixar o cabelo encostar ao rosto: este é outro dos problemas. O facto de tocarmos no rosto após aplicarmos óleo no cabelo ou de se fazer a higienização com o cabelo solto e a tocar na pele, pode ser problemático na medida em que passa aqueles óleos essenciais para a mesma. Esses óleos têm a contrapartida de fazerem com que a pele possa ficar irritada - no caso de quem tem pele sensível -, ou proporcionar o aparecimento de borbulhas nos casos de pele oleosa. Encontramos a solução na lavagem das mãos após pentearmos o cabelo ou em atar o cabelo sempre que se faça a rotina diária de rosto. Uma prova de quem tem borbulhas na testa pode estar relacionado com o facto de se ter franja. A oleosidade do cabelo em contacto com a pele despoleta o aparecimento de acne.

Needle Stripping: here.
Erro 8 - Alimentação pouco saudável:creio que este é um mal geral. As pessoas já se começam a importar mais com a alimentação, é um facto inegável. São de evitar os excessos porque "tudo o que é em exagero faz mal". Há que ter em conta que os fritos fazem mal e que os chocolates ou azeitonas também são prejudiciais à pele. Eu, por exemplo, fico com borbulhas sempre que como chocolates e a minha prima, num outro exemplo, fica cheia de espinhas quando abusa nas azeitonas. Logo, a solução é comer de forma regrada e sem excessos.

Erro 9 - Excesso de produtos: de nada nos vale gastar rios de dinheiro em skin care quando, na verdade, precisamos de poucos mas produtos certos para uma rotina diária completa. Um gel de limpeza, exfoliação semanal, tónico e um hidratante diário (se possível com proteção solar). Aqui a solução está, uma vez mais, em conhecermos bem o nosso tipo de pele e apostar nos produtos que não devemos dispensar.

Brushegg: here; Sephora Brush: here; Beauty Blender Cleanser: here; Origins Cleanser: here; Clinique Make Up Brushes Cleanser: here; Bobbi Brown Cleanser: here.   
Erro 10 - Falta de higienização: e aqui falo no facto de não se trocar de tolha de rosto de forma regular ou usar pincéis sujos (os de maquilhagem). É necessário trocar de toalha, pelo menos, de 3 em 3 dias, e lavar os pincéis não só quando estão sujos, sendo essa a solução ideal!

Muitas destas coisas fazemos de forma inconsciente. Aliás, a maior parte delas é feita desse modo. Assim, e tendo em conta que eu próprio o falo/fazia sem me aperceber, decidi criar este post como forma de precaução e de aviso. É óbvio que muitos destes comportamentos podem e devem ser alterados de imediato!

E vocês, quais destes erros fazem? Sejam sinceros! (risos)

  • Share:

You Might Also Like

58 Pieces

  1. Great and very helpful post! Happy Tuesday:-)

    ResponderEliminar
  2. Espremer borbulhas e pontos negros é o quem menos me controlo...quanto aos outros acho que não estou mal.


    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
  3. Really fantastic post, very helpful:)
    Have a good day!

    http://irreplaceable-fashion.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  4. Olha que excelente post! Lavar o rosto no banho e levar as mãos à cara - culpada, muito culpada! Mas sabe tão bem levar com a água quentinha na cara! Mas depois não é de espantar que fique com a pele super seca ahah :)

    Jiji

    ResponderEliminar
  5. Gostei bastante deste post pois acho que conseguiste reunir um conjunto de pontos muito útil. Apesar de nem notarmos que cometemos alguns erros, a verdade é que o fazemos diariamente, como é o caso de tocar na cara sem lavar as mãos. Pessoalmente, o grande erro foi espremer as borbulhas pois acabou por resultar em várias marcas.

    www.wallvce.blogspot.com

    ResponderEliminar
  6. Meu Deus, o que aprendo contigo!
    Infelizmente cometo alguns destes erros! Tenho que solucioná-los o mais rápido possível! :)
    Obrigada pelas dicas, Miguel!

    A Marca da Marta

    ResponderEliminar
  7. Tocar na pele sem lavar as mãos é algo quase impossível para mim controlar...
    Beijinhos,

    A Maiazita

    ResponderEliminar
  8. Encontrei erros que nunca me passaram pela cabeça. Passar as mãos na cara sem as lavar, deixar o cabelo a tocar no rosto, a não limpeza regular dos pincéis, a alimentação menos saudável etc.... ops!


    Coco and Jeans by Marisa x My Instagram x My Bloglovin

    ResponderEliminar
  9. Gostei do post!! :)
    Confesso que espremo as borbulhas e os pontos negros, é inevitável!!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  10. Eu fazia todos esses erros antes de compreender bem a minha pele e antes de me apaixonar pelo mundo da beleza (todos os produtos e formas de os utilizar). E olha que a minha pele antes era uma verdadeira miséria! Com a idade e com a mudança de hábitos, fui ganhado novos hábitos que só ajudaram a minha pele. Mudar a minha alimentação, para uma à base de plantas/vegetais, foi onde realmente notei a diferença, a minha pele está mais brilhante com aspecto saudável, macia e até menos oleosa (muito mesmo!).

    Ahhh e não lavar os pincéis, nem quero imaginar...por favor não fazem isso! lool

    Beijinhos! Mais um post super interessante!!
    Stephanie's Daily Beauty

    ResponderEliminar
  11. Cleansing is actually the most important for a nice skin)
    KireiKana

    ResponderEliminar
  12. Great tips! I definitely need to clean my makeup brushes!
    Have a lovely day :)
    Rosanna x
    Rose's Rooftop

    ResponderEliminar
  13. You are so right. Great advice.
    Have a good day

    ResponderEliminar
  14. Bem, pensei que ia cometer 10 em 10 erros. Acho que passo (à rasquinha) com uns 5 :p
    Não conhecia aquelas toalhas para remover a maquilhagem :)

    ResponderEliminar
  15. O meu maior erro é deixar o cabelo no rosto na hora de dormir, mas de resto acho que tento manter minha pele o mais saudável possível :)
    Beijos
    BlogCarolNM
    FanPage

    ResponderEliminar
  16. eu cometo muito o erro de lavar o rosto no banho, vou ter de mudar isso!


    http://blog-in-shades-of-blue.blogspot.pt/ :)

    ResponderEliminar
  17. Tento não errar muito com a pele no rosto uma vez que já não é tão maravilhosa quanto isso por si só.
    São excelentes dicas =)

    ResponderEliminar
  18. Ai, minha nossa... Os únicos erros que não cometo: 6, 8, 9 e 10!

    ResponderEliminar
  19. Gente sério eu fazendo várias coisas erradas a começar com lavar o rosto no chuveiro e eu tomo banho com a água pelando né kkkkkkkkkkkk agora vou melhorar meu hábito depois das suas dicas Mi**

    Beijinhos,
    • Blog Resenhas da Pam •

    ResponderEliminar
  20. This is so beautiful!

    ** Join Love, Beauty Bloggers on facebook. A place for beauty and fashion bloggers from all over the world to promote their latest posts!


    BEAUTYEDITER.COM

    ResponderEliminar
  21. Excelente post Miguel, realmente fazemos muito dessas coisas inconscientemente e não sabemos que nos fazem tão mal à nossa pele.

    www.c-lovefashion.blogspot.com

    ResponderEliminar
  22. Miguel
    Adorei as dicas mesmo e faço muita coisa errada hahahah. Como aqui não usamos água quente no banho, pois o calor é insuportável, lavo sempre o rosto com água gelada e soube que é muito bom para a circulação. E como uso protetor solar com cor, a pele fica muito mais oleosa no final do dia, então intercalo com um sabonete de criança para lavar o rosto.
    Beijos e uma excelente semana!
    DMulheresInstagramFanpage

    ResponderEliminar
  23. Još jedan Miguelov post još jedna jako lepa misao. Predivno pišeš. Jako mi se svidja tvoj blog.
    Novi post je na mom blogu. Reč je o jednom jako zanimljivom tagu: LifeInMyStyle

    ResponderEliminar
  24. Por acaso sempre lavei o rosto com água fria logo de manhã
    http://retromaggie.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  25. Deixei de usar toalhitas definitivamente! Uso discos ou então as mãos (lavadas, claro)!

    Adorei este post!

    PS - está na hora de ires ao sushi :p

    thebrunettetofu.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  26. Ainda estou no Brasil e está bem quente :D mas ainda não fui à praia, ando a trabalhar :) Aww obrigada querido! :) É não é? :D

    Adorei as dicas!! Eu tento cuidar da minha pele mas há muito que melhorar na minha rotina. Penso que o erro que mais faço é o número 4 - abusar nas toalhitas! É tão mais prático e fácil tirar a maquilhagem com elas que acabo por usar sempre e acabo por ficar com a pele irritada haha. Apesar disso, há algumas toalhitas para pele extra sensível que não deixam a minha pele irritada :) De qualquer forma tenho que colocar em prática o que disseste! :)

    Beijinho!!*****
    http://www.julieverafter.blogspot.com

    ResponderEliminar
  27. Acho que o meu maior erro de sempre é apertar logo as borbulhas e pontos negros mesmo sabendo que é um erro. É uma tentação!!

    Beijinhos!!
    Black Rainbow / Instagram

    ResponderEliminar
  28. Posso dizer que cometo algum desses erros
    mas vou tentar não os fazer mas nem sempre é fácil
    Beijinhos
    CantinhoDaSofia /Facebook /Intagram
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  29. Não fazia ideia que lavar o rosto no duche era um erro! Eu faço-o diariamente! Tenho de passar a ter outra atenção! Obrigada pelo alerta meu doce <3

    THE PINK ELEPHANT SHOE // INSTAGRAM //

    ResponderEliminar
  30. Eu lavo o rosto no banho mas coloco as mãos no rosto para não levar com a água porque sei que faz mal e a água está morna e então depois ponho a água mais quente, quando lavo fora do banho é com água fria a maioria das vezes senão é tépida.
    Evito espremer borbulhas porque fica feio! Constantemente troco de toalha, lavar os pincéis regularmente é que é mais complicado, já a esponja faço sempre, entre outras coisas :) mas sei que muita gente comete quase todos os erros!
    Bom post meu bem! :)

    Já vi na Primark há uns 2 meses e achei giríssimo, tenho que ir lá nos saldos :D
    Pois é, foi através do teu post que me deu vontade de o voltar a usar!

    ResponderEliminar
  31. Adorei o post, foi mesmo útil, como todos os posts que fazes. Adoro a maneira como escreves e explicas as coisas! Continua, parabéns! :)
    Itsnanacorner.blogspot.com

    ResponderEliminar
  32. Excellent post (as always)!Thank you very much :)

    ResponderEliminar
  33. I'm so guilty of 5 and 6. I was just squeezing a pimple yesterday, I know it is bad but I keep doing it. Great tips Miguel, thanks for sharing :)
    ox
    Sauniya | Find Your Bliss ♡

    ResponderEliminar
  34. Wow. You always have super interesting and complete reviews!!! Thanks for sharing))

    ResponderEliminar
  35. Ui faço algumas asneiras pelos vistos xD Incluindo lavar a cara no banho e usar toalhitas desmaquilhantes :P

    ResponderEliminar
  36. Muito boa as dicas, tento seguir todas, pelo menos lavar o rosto antes de dormi e usar os produtos certos, sempre converso com minhas leitoras e falo da importância não só do demaquilante mas de lavar o rosto depois sei que dá preguiça mais é um cuidado de agora que ajuda e muito no futuro.

    Beijos
    https://pimentasdeacucar.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
  37. nice post!

    http://www.thefashionprincess.it/

    ResponderEliminar
  38. Eu não uso discos de algodão, só uso toalhitas :( Uma vez, com um disco, arranjei um problema grave no olho. O algodão é de tal forma agressivo que acabei por "esfolar" a córnea... Nunca mais usei :(
    Também lavo a cara em demasia ahahha :P Não passo sem!
    Beijinhos,
    An Aesthetic Alien | Instagram | Facebook

    ResponderEliminar
  39. Tantos ahah sou tao descuidada com isso 👎

    ResponderEliminar
  40. Shame on me =( Faço alguns destes disparates! Buh eu! Buh eu! =(

    Um beijinho dourado,
    O Biquíni Dourado
    Facebook
    Instagram

    ResponderEliminar
  41. Postaem maravilhosa amei as dicas, obrigado pela visita.
    Blog:https://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br
    Canal:https://www.youtube.com/watch?v=DmO8csZDARM

    ResponderEliminar
  42. Oh that is great post Hun xx Yes We all do wrong things :( And I have to admit it that I did some bits as well :( I need to clean my brushes !! Hahah :) Kiss xx

    ResponderEliminar
  43. Pois eu tenho só cuidado com a alimentação e lavo o rosto à noite e de manhã...de vez em quando ponho um BB Cream. E, confesso, tenho muita sorte com a minha pele.

    ResponderEliminar
  44. Já fui bem pior e cometia muitos destes erros. Mas, desde que a minha pele se virou contra mim e tive de andar no dermatologista, que tenho muito mais cuidado. Confesso que o único dessa lista que ainda cometo muito é o abuso das toalhitas :/

    Beijinhos, xx
    My Little Corner

    ResponderEliminar
  45. Ups, parece que cometi quatro destes erros sem ter a mínima noção!

    Beijinhos, Hellen ❤
    http://instantesimprovaveis.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  46. Depois deste post vejo que ainda cometo uns erros, ótimas dicas :*

    http://a-cacheada.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  47. Oi, Miguel! =)
    Eu faço alguns desses itens, infelizmente. Como por exemplo, o item 6 e o 8. E eu amei saber essas dicas, de verdade. São bem importantes e as soluções são fáceis. Muitas pessoas precisam saber disso!

    Beijos, quebrarosilencio.blogspot.com ❥

    ResponderEliminar
  48. Só cometo um desses erros: atacar as borbulhas e pontos negros! xD
    Eu não tenho muita paciência para limpezas de pele, mas desde que mudei a minha rotina de beleza/limpeza que a coisa anda melhor. Mas quando tenho uma borbulha, por muito pequenina que seja, tento logo jogar-lhe os dedos :$

    let's do nothing today

    ResponderEliminar
  49. Excelentes dicas, Miguel! Eu confesso que sou um pouco preguiçosa nestas coisas e, quando não uso maquilhagem, a rotina da noite é apenas lavar o rosto e cama. Mas todos os dias lavo bem com o exfoliante diário (no banho, erro numero 1) e aplico depois hidratante e chega, para mim. Não tenho paciência para estar sempre a aplicar mil produtos.

    Live, Love, Laugh

    ResponderEliminar
  50. Waaaaa esse do cabelo é muito complicado D:
    O do banho eu n imaginava que fosse ser tao ruim :/
    Estou querendo fazer uma pesquisa em relacao a isso :3

    http://diariodelolivlet.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
  51. Ir dormir sem lavar o rosto é um dos maiores erros que muitas de nos cometemos. Penso que este cuidado, por si só, já nos garante uma melhor aparência da pele e algumas más experiências também :)

    ResponderEliminar

Muito obrigado pelo comentário. A vossa opinião é sempre muito importante e ajuda-me a melhorar!
Após aprovação responderei nos vossos blogs.
Espero que voltem!



Sigam todas as novidades aqui:
Instagram × Facebook Oficial Page × Pinterest