How do I Manage My Instagram

by - 6.12.16


Felizmente tenho visto a minha família do instagram crescer a olhos vistos. É algo que me deixa francamente orgulhoso e isso deve dever-se ao facto de, durante estes últimos tempos, me ter aprimorado e ter tido um maior cuidado nas fotografias que publico. Não me considero um master e sei, perfeitamente, que estou longe disso. No entanto, senti necessidade de passar algumas dicas referentes à organização, gestão e edição do meu feed.


Tornei o meu instagram mais "profissional" e acabei por inserir a secção contactos ao mesmo. Sendo blogger e trabalhando diariamente com esta que é uma das redes do momento, optei por o fazer de modo a torná-lo mais credível. Gosto dele pessoal. Gosto de partilhar as fotografias do que como, do que visto, por onde passo, dos detalhes que trago comigo. Neste sentido, optei por o tornar pessoal partilhando tudo isso, e mais profissional tendo em conta a forma como as fotografias são dispostas e editadas.


Embora existam imensos programas de edição de fotografia - e mesmo eu os tendo instalados no telemóvel -, não os uso. Opto pelas edições básicas do próprio instagram por ser muito básico, fácil e por nos dar todas as ferramentas essenciais para que as fotografias fiquem genuínas e apetecíveis ao olhar. A primeira coisa a fazer é fotografar. O que vocês quiserem. É ir na rua, por exemplo, e ao invés de olhar as "coisas" conseguir "vê-las".  Depois de capturadas as fotografias nas mais diversas perspetivas, importa editá-las e, esse, é o segundo passo. 

Edição:


O meu perfil do instagram já conta com cerca de 1100 publicações. Contudo, de quando em vez, gosto de puxar todo o meu feed até ao início e ver fotografias antigas. Apago algumas não porque não goste - porque sou apologista das memórias fotografias -, mas porque já não me identifico. Toda a gente quer ter um feed "bonito" e, como referi, visualmente apetecível. Todavia, creio que guardar memórias é bom. Neste sentido, o meu perfil já passou por diversos efeitos e nem sempre tive o cuidado que tenho agora no que concerne à edição.


Ultimamente tenho gostado de o ver mais clean e em tons mais brancos. Talvez por ser inverno. Assim como referia, não uso nenhum programa específico para esse efeito. Baseio-me somente nas ferramentas do próprio instagram, nomeadamente:
  • luminosidade: quando a fotografia está demasiado clara, opto sempre por lhe baixar a luminosidade para que, com o aumento de outros efeitos, não fique exageradamente branca ou "estalada de cor"; aumento a luminosidade, noutro sentido, quando a fotografia, está exageradamente escura. 
  • contraste: que serve para tornar a cor das fotografias mais evidente e dar-lhe uma maior definição, ou seja, as áreas mais claras, serão tornadas mais claras e as escuras, bem mais escuras. Isto, se fizermos o aumento da funcionalidade. Se diminuirmos a fotografia vai ficar com menor intensidade de cor. 
  • temperatura/saturação: somente uso de vez em quando e em casos excecionais. A saturação uso em fotografias de outfits, por exemplo, para evidenciar o meu tom de pele e o a tonalidade das roupas;
  • realce: quando a fotografia é demasiado clara, e já diminui a luminosidade, tenho por hábito aumentar o realce porque vai trazer um maior brilho às partes mais claras; quando a fotografia já é mais escura e já aumentei a luminosidade, costumo reduzir o realce. 
  • sombras: este tool uso quando existem mesmo sombras na fotografia. Se as quero apagar, diminuo; se as quero evidenciar, aumento. 
  • estrutura:  somente uso em menor quantidade nas fotografias de arquitetura, do céu, das pingas da água (no caso de agora ser inverno), ou em pequenos detalhes. 
  • desvanecer: uso para dar um pouco de fade out à imagem e para que ela não fique totalmente cheia de luz. acaba por apaziguar tudo aquilo que construí e para lhe dar um toque mais "pacífico" visualmente. 
  • nitidez: uso praticamente sempre de modo a tornar a fotografia mais definida. 
  • filtros:  este é o meu último passo. O meu feed já passou por diversos filtros, no entanto, atualmente, tenho andado super viciado no Juno que torna as fotografias mais claras sem perder a cor real ou a definição. O Lark também é muito bom nesse sentido, assim como o Claredon.
Gestão:




Tento ser o mais regular possível na publicação de fotografias no instagram e publico entre duas a 3 por dia (de manhã, depois do almoço e/ou à noite). Todavia, como agora trabalho, acaba por ser mais complicado fazer a gestão. Ou não. Até então era mais complicado até o instagram perceber que precisávamos, todos, desta nova funcionalidade. Aqui há uns tempos o instagram atualizou e já permite que guardemos fotografias num segundo perfil de rascunhas já editadas e que podem ser novamente editadas. Permite identificar logo o que queremos e colocar as hashtags.


E é precisamente isso que tenho feito e que me tem poupado imenso tempo. Conforme vou tirando fotografias, vou editando e guardando. Assim que me falha a criatividade e como não tenho uma ordem lógica de publicações (tento, no entanto, colocar uma fotografia de cada categoria - moda, beleza, sítios, comida, inspiração -, uma vez por semana) tenho sempre alguma fotografia guardada em rascunhos que me dá sempre uma ajuda. Isto também é bom para quando preciso de colocar algo à pressa e que tem de estar lá mesmo, entendem?! Porque o blog me exige ou porque tenho compromissos para com parceiros!


E, obviamente, as hashtags que neste mundo são importantes. Permitem-nos chegar a imensas pessoas ao mesmo tempo e de forma mais simples. Cada categoria tem, já, uma carrada de hashtags prontas que só preciso, na altura, de copiar e colar. Exemplifiquei com este conjunto de hashtags relacionados com flores, árvores e natureza, que retirei de uma fotografia já publicada mas antiga. Só tenho o cuidado de alterar a descrição e a hora do dia em que nos encontramos, assim como podem ver.

Decidi criar este post com o intuito de dar algumas dicas a colegas bloggers que possam querer. Eu, pelo menos, ando sempre à procura de dicas deste género que nos ajudam imenso!

Gostaram do post?! E das dicas?!
Já me seguem pelo instagram?

Instagram

You May Also Like

51 Pieces

  1. Great post :-) I dont have instagram and I'm not planning to have ;-)

    ResponderEliminar
  2. Fantastic photos:) I like your red-wine jacket:)
    Have a great day!

    http://irreplaceable-fashion.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  3. You have such cool Instagram account! Thanks for sharing useful tips))

    ResponderEliminar
  4. You give it a lot efforts) I'm not so passionate about my instagram - I just try to show my life, as it goes with these sparkling moments)
    KireiKana

    ResponderEliminar
  5. Admito que sou fã deste tipo de posts! Para além de úteis, são fantásticos! :)

    amarcadamarta.blogspot.com

    ResponderEliminar
  6. Que post perfeito ;)...adoro ler as tuas dicas, especialmente do instagram (que adoro!), muito organizado e clean.

    Eu por outro lado utilizo duas apps de edição invés do Insta, gosto de VSCO e Snapseed...tenho é de trabalhar melhor no planeamento e organização prévia, ando sempre com falta de tempo :/ pois adoro tirar fotos e o Instagram é a minha aplicação favorita!

    Beijinhos!
    Stephanie's Daily Beauty

    ResponderEliminar
  7. Dicas sobre instagram nunca são demais. A minha "dor de cabeça"! bjs
    Coco and Jeans by Marisa x My Instagram x My Bloglovin

    ResponderEliminar
  8. Gostei muito! Ultimamente também tenho estado a dar um atenção mais cuidada ao meu feed. Tento não mexer muito com os filtros para também manter um determinado tema.
    Beijinhos!

    http://c0ncha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  9. Muito útil este post Miguel, as dicas são excelentes. Fez-me lembrar que o meu insta tem andado muito abandonado, quando o criei ainda não tinha o Blog, e também não cria uma coisa muito pessoal, apenas para postar algumas fotos que ia tirando, depois associei-o ao blog, mas com a escassez de tempo fui deixando de postar, tenho de me dedicar mais a ele e estas dicas vão ajudar-me imenso a rentabilizar o esforço.

    Beijinho

    Lina Soares
    http://trintaporumalinhanoticias.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  10. You doing amazing job!!

    http://www.brooklynglam.com

    ResponderEliminar
  11. Seu insta está lindo e seus post muito bem organizados.

    http://www.blogsecretplace.com/

    ResponderEliminar
  12. Amazing post dear kiss

    https://denimakeup95.blogspot.it

    ResponderEliminar
  13. Eu detesto o meu telemóvel por a câmara não ser como pretendo, e, sendo um telemóvel da microsoft, as apps são muito poucas, até o instagram não é igual ao android ou ao ios. Estou ansiosa para que chegue o natal (depois um pouco para aproveitar promoções eheh) para comprar um telemóvel novo. Já poderei ter uma app em condições para editar fotos, e até mesmo para tirar fotos :) Como tal, vou levar as tuas dicas como inspiração :)
    Beijinho,

    BLOG thesandrafaela || instagram || facebook

    ResponderEliminar
  14. Adorei o post! Agora também me ando a interessar mais na edição e "montagem" do feed, isto porque tive um problema com o Instagram e todas as fotos publicadas foram eliminadas 😃

    Blogmas a decorrer 🎅 Freedom Girl

    ResponderEliminar
  15. O Instagram é sem dúvida a minha rede social de eleição! É por lá que mais tempo passo e sigo mais ou menos os mesmos passos que tu. Só o filtro é que não é o mesmo! Apesar de adorar esse estilo clean, no meu prefiro guardar a cor por causa de publicar maquilhagens!


    www.anafernandes.ch

    ResponderEliminar
  16. O cuidado que tem nas fotos que faz todo o sucesso nas visualizações, são lindas


    Beijos!

    EsmaltadasdaPatyDomingues

    ResponderEliminar
  17. Gostei muito do post :) Também tento 'perder algum tempo' no meu Instagram apesar de não ter tanta variedade de assuntos ( mais moda e looks :) ) e a funcionalidade dos rascunhos foi o melhor update que o Instagram teve :) Já te estou a seguir no Instagram :3

    Beijinho***

    ResponderEliminar
  18. Excelente post miguel simepre ayudan los consejos! yo ando haciendo todo parecido a lo que comentas! muy bueno! y es cierto ayuda a crecer en instagram! besos

    ResponderEliminar
  19. Gostei do post e sem dúvida que as tuas dicas ajudam sempre!

    Beijinhos,
    Shades of a Girl

    ResponderEliminar
  20. Como é possivel eu ainda não seguir o teu Instagram?!
    Vou já já lá!
    Belas dicas :D
    Bem eu antigamente não ligava nenhuma ao Instagram, mas agora tento sempre usar a mesma edição de luminosidade, contraste, cores... para o feed ficar mais bonitinho e organizado.
    Adorei o post :)
    Beijinhos e boa semana ;)
    Último Post 🎄🎅  |  Beauty of Shy Shine ♥   |   Instagram

    ResponderEliminar
  21. I wish I could read this :-(

    XOXO
    kellmenow | http://www.kellmenow.com/blog/2016/12/6/the-traveling-gypsy-brooklyn
    Instagram | https://www.instagram.com/kell_menow/

    ResponderEliminar
  22. gostei imenso do teu post, e é fantástico ver que consegues ter fotos lindíssimas utilizando "apenas" as ferramentas do instagram...muitas vezes vejo videos e posts sobre esta temática e falam em milhares de aplicações que até fico confusa xD
    ultimamente também tenho tentado publicar fotos mais "bonitinhas" xD
    beijinhos

    Blog ChocoPink / Instagram / Facebook

    ResponderEliminar
  23. Gostei muito das dicas visto que também uso o instagram dr forma profissional 😉
    Já agora , o meu é carlalopes06 💟

    ResponderEliminar
  24. Adorei as dicas, tento sempre fazer o feed o mais igual possível mas as vezes é completamente impossível!! Ahahah E adoro o teu feed atual!!
    Beijinhos!
    Black Rainbow

    ResponderEliminar
  25. You have really good photos on your IG Miguel 😊
    Have a lovely day!
    www.travelera.es

    ResponderEliminar
  26. Já te sigo algum tempo e tenho adorado o teu trabalho
    Beijinhos
    CantinhoDaSofia /Facebook /Intagram
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  27. Gostei bastante das dicas de como você atualiza seu Instagram. É meu aplicativo favorito e eu adoro seu feed!
    Beijos
    BlogCarolNM
    FanPage

    ResponderEliminar
  28. Very interesting post!
    Have a nice evening

    ResponderEliminar
  29. So many beautiful photos of you looking so stylish and classy

    ResponderEliminar
  30. Excelente post!
    Vou utilizar algumas das tuas dicas!
    Beijinhos :)
    dailyvlife.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  31. fantastic!!! I gonna take notes for your ideas and I will use them.

    thank you and kisses dear
    www.aprendiendoaquererme.com

    ResponderEliminar
  32. Que bom post que trouxeste :) Adorei os teus conselhos e dicas. E tens um excelente feed
    http://retromaggie.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  33. O teu instagram é tão vida, goals goals goals <3 Obrigada por partilhares as dicas!
    Beijinhos,
    An Aesthetic Alien | Instagram | Facebook

    ResponderEliminar
  34. Não sei se já te tinha dito no Instagram mas cada dia que passa estas a melhor bastante nas tuas fotos! Até dá gosto ir ver o teu feed!
    Beijinhos
    Ana & The Blog

    ResponderEliminar
  35. gosto imenso do teu Insta Miguel, adorei o post :)
    http://www.annesperks.com/

    ResponderEliminar
  36. Gostei bastante das dicas! Vou-te seguir!

    Beijinhos
    That Girl

    ResponderEliminar
  37. Tu instagram es perfecto!! Me encantaron todas las fotos :)

    www.blossomikebana.com

    ResponderEliminar
  38. ótimas dicas :)
    Fazes bem ter esse cuidado com o instagram, está a ficar um arraso!

    http://mundodablue.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  39. Te sigo lá no insta @juliana_ferreirafs, assumo que queria ter essa perfeição no insta mais sou muito desorganizada e vou muito do momento, estou conseguindo por uma pequena ordem, mas assumo que as vezes ela some. Adorei demais as dicas, muito boas mesmo.

    Beijos
    https://pimentasdeacucar.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
  40. Olha não sabia dessa dos rascunhos e vai-me dar muito jeito! ;)

    Uma beijoca***

    Visita e Segue: http://momentomaravilha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  41. Adorei este post meu doce! Super completo! Adorei o facto de não usares nenhum programa de edição, isso é óptimo e facilita muito o processo! <3

    THE PINK ELEPHANT SHOE // INSTAGRAM //

    ResponderEliminar
  42. Excelentes dicas! Gosto imenso do instagram, é sem dúvida a minha rede social favorita. Se eu andar para trás também tenho imensas fotografias com as quais já não me identifico, se calhar tenho que ir fazer uma limpeza!
    beijinhos, The Fancy Cats | Giveaway - Livro Infantil | Giveaway Japan Candy Box

    ResponderEliminar
  43. Eu não tenho instagram, mas tenho que pensar no assunto!


    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
  44. És mesmo incrível! Juro-te que ainda ontem andava à procura de aplicaçoes que me ajudassem a organizar o instagram. Estava mesmo a precisar de dicas, e as tuas foram preciosas! Adoro o teu instagram, é bastante homogéneo e clean, sem dúvida que as fotos dao vontade de ver, e inspiram.

    Eu, infelizmente estou em estágio e faço sempre o mesmo trajeto. Nunca tenho nada de interessante a mostrar e sinto-me frustrada porque nao consigo publicar nada. So publico fotos do blog, o que torna o meu insta super desinteressante. Nao sei como me organizar. Mas acho que vou tirar fotos num ou 2 dias e acomulá-las para um mês, porque nao consigo fazer de outra maneira.

    Enfim, espero conseguir chegar lá, com prática, porque estou com bastanta dificuldade em fazer a minha familia do instagram crescer, e sem dúvida que isso é importante para o blog!

    Beijinhos<3

    http://un-faux.pas.com

    ResponderEliminar
  45. Olá Miguel,

    Gosto muito de suas edições!! :)

    Um beijo,

    www.purestyle.com.br

    ResponderEliminar

Muito obrigado pelo comentário. A vossa opinião é sempre muito importante e ajuda-me a melhorar!
Após aprovação responderei nos vossos blogs.
Espero que voltem!



Sigam todas as novidades aqui:
Instagram × Facebook Oficial Page × Pinterest