Lojas Online Chinesas: o que compensa COMPRAR e quais os CUIDADOS

by - 12.11.16

Bom, todos nós, em qualquer altura, já fomos aliciados a comprar alguma coisa pelas tão bem-ditas lojas online chinesas: aquelas que têm tudo a preços irrisórios. Aquelas que têm as roupas que vemos espalhadas pelo Pinterest ou pelo Tumblr; aquelas que nos fazem suspirar pela grande diversidade de produtos que dificilmente encontramos perto de nós. Ainda assim, surge sempre o tão tenebroso medo de fazer alguma compra através destes sites por serem tão longínquos e porque temos medo de ser enganados. 
Pois bem. Nesse sentido e, com o intuito de desmistificar um pouco todo este mundo, decidi criar uma espécie de guia onde vou incluir distintos tópicos, entre os quais: o que vale a pena comprar; os tamanhos; o que não devemos comprar; a tão malfadada alfândega; o tempo terrível de espera e as diversas formas de pagamento.

O que vale a pena comprar: vamos então começar pelo princípio. Vocês correm a um site qualquer, como este, por exemplo, e começam a ver a quantidade exorbitante de peças existentes. A isso, aliam o facto de quererem comprar tudo por os preços estarem demasiado apetecíveis. Aí param e pensam se vale mesmo a pena sendo que, nesse ponto, entro eu. 

Up: 1 / 2 / 3.
Down: 4 / 5 / 6
Vale a pena comprar camisolas e casacos, vestidos e todas as peças que sejam mais fluídas. Contudo, há que ter em atenção os materiais das respetivas peças. Algumas não correspondem, de todo, àquilo que realmente são e sobre isso já conto com uma lista bem grande de desilusões! Cotton com Polyester é algo que devem comprar. É uma malha quente que dá origem às denominadas sweaters cardadas por dentro. Polyester só, é de fazer ficar de pé atrás e que deve ser bem apreciado nas imagens ilustrativas. Este material tanto pode ser um tecido fino, muito áspero e muito brilhante como este artigo, ou brilhante, maleável e e de boa qualidade como o deste bomber. O chiffon pode ser problemático em cores claras face à transparência, no entanto são das peças que melhor qualidade têm porque são fidedignas à imagem.

1 / 2 / 3.
Este género de sites são peritos em ter roupas statement e da moda a preços irrisórios como o caso do vestido bordô que não chega, sequer, aos 9€. De certo que para alguma cerimónia, estes sites têm os modelos mais indicados uma vez que ninguém vai levar repetido. Estamos descansados nesse ponto. Contudo, sei de muita gente que não compra com receio dos tamanhos. Pois bem: os orientais são pequenos. Muito pequenos mesmo! Assim, convém que, em cada link de cada produto, consigamos ver as medidas dos diversos tamanhos para ver se se enquadra a nós. O truque é sempre o de pedir 1 ou 2 tamanhos acima. Caso se erre, temos sempre a oportunidade de mandar ajustar.

1 / 2 / 3 / 4 / 5 / 6 / 7 / 8 / 9

O que também vale muito a pena comprar são alguns acessórios e utilidades diárias tais como óculos de sol que têm uma qualidade fabulosa, kits de pincéis, utensílios que ajudam a maquilhar, escovas para lavar pincéis, entre outros. O que não aconselho, de todo, é a compra de dupes de maquilhagem. Réplicas, por assim dizer, uma vez que não sabemos como são fabricadas nem que tipo de produtos comportam. Para bem da nossa saúde, o melhor é deixarmos isso de parte.

1 / 2 / 3 / 4 / 5 / 6
Quase a terminar a passar para os problemas que podem advir, saliento que as malas podem ser dos melhores investimentos nestas lojas. Os preços, claro está, continuam a ser irrisórios e podemos encontrar modelos versáteis, práticos ou até mesmo originais. Encontramos, também, algumas malas que podem ser inspirações de malas de griffe. O problema, mesmo, poderá ser o de escolher o modelo ideal no meio de tantas coisas apetecíveis.

Os portes: as peças de roupa são baratas, no entanto, os portes têm um custo demasiado elevado o que é normal uma vez que os produtos vêm do outro lado do mundo. Existem determinadas lojas que oferecem os portes se as encomendas tiverem um valor mais elevado.


Os pagamentos: nestas lojas, os pagamentos são sempre feitos em cartão ou através de pagamento virtual (por assim dizer) como o PayPall. Os pagamentos mais habituais são aqueles feitos através de cartão de débito tais como o MaestroCard ou o Cartão Visa que têm os dígitos de segurança no próprio do cartão. Não há qualquer tipo de problema em relação a isso porque ninguém vos vai ficar com o dinheiro nem ninguém vos vai burlar. É necessário que se tome precaução em relação a isso, como é óbvio.

A alfândega: este sim, pode ser o verdadeiro problema mas vamos por partes. As encomendas podem correr o risco de ficarem presas na alfândega, sim, mas não significa que lá fiquem com elas. Todas as encomendas trazem um tracking number que é útil para irem seguindo o trajeto da encomenda. Vem do oriente para Portugal e pára, obrigatoriamente, na alfândega. É analisada e, na maioria das vezes, ela sai da alfândega para vossa casa sem qualquer problema. Se, por ventura, ficar presa na alfândega, vocês são contactados por eles para enviar os vossos documentos identificativos e a prova de que a encomenda foi paga/quais os conteúdos que lá vêm. Este poderá ser o motivo pelo qual a encomenda demora a chegar.
Muitas encomendas ficam retidas na alfândega por causa do peso das mesmas. Neste sentido, o meu conselho recai em dividirem as encomendas fazendo primeiro uma e depois outra. Cada uma das encomendas - e isto é conselho de um burro -, não deve conter mais do que três produtos. Fica mais pesada e isso pode dar aso a problemas quando a encomenda chegar ao país de origem. 

O tempo: nisto eu sou extremamente impaciente embora já me comece a ahbituar mais ao facto de as encomendas demorarem algum tempo. Bastante, até. Geralmente são 3 semanas se não ficarem na alfândega. O truque que vos dou é usarem o tracking number que as encomendas trazem e, todas as semanas, verem o trajeto da encomenda. Há vezes em que chega a Portugal super rápido mas fica na alfândega. É uma questão de se esquecerem um bocadinho dela porque, mais tarde ou mais cedo, chegará.

Política de Trocas: sobre isto não vos posso dar tanto feedback quanto queria, no entanto, sei que algumas marcas se responsabilizam se os artigos vierem trocados, embora não se responsabilizem se não corresponderem àquilo que as imagens dos sites ditam. Caso as trocas sejam realizadas, lembrem-se que vai demorar outro tanto tempo...
O que grande maioria das vezes acontece, neste sentido, é mesmo culpa nossa porque não lemos as reviews que outros consumidores fizeram a determinados produtos (isso é essencial). Muitos deles falam dos materiais usados; se corresponde à imagem; mostram imagens reais; fotografam com os artigos vestidos, se for o caso entre muitas outras coisas.Isto fazer-vos-à ter mais confiança na pessoa/marca que compram depois de verem o feedback de tantos outros clientes.

Daquilo que eu acho e que tenho assistido, estes sites conseguem ser mais fidedignos do que muitas páginas de facebook que por aí andam a vender os mesmos artigos a preços mais elevados. Além disso, estas páginas mandam vir massivamente produtos que, grande parte das vezes, ficam bloqueados na alfândega. Em diversas situações nem sequer vos avisam do sucessivo. Salvo, claro, algumas excepções que por muitos que as peças demorem a chegar, nos enviam mensagem a dar conta do recado. Aqui, torna-se importante a célebre frase "confiar, desconfiando!".

Espero muito que este post vos tenha elucidado. 
Já alguém encomendou artigos por estes sites?

You May Also Like

66 Pieces

  1. Great selection my dear, Have a lovely weekend :-)

    ResponderEliminar
  2. Ainda não encomendei, mas ando com muita vontade de experimentar, podem-se conseguir verdadeiras pechinchas. Também ando de olho em várias lojas online no exterior para ver se consigo alguma coisinha na black friday ;)

    Bom fim de semana.

    Beijinho <3

    Lina Soares
    http://trintaporumalinhanoticias.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  3. Bonita selección, me encantan los complementos que has elegido
    Besotes
    www.travelera.es

    ResponderEliminar
  4. Postagem maravilhosa amei não sabia nada sobre,
    obrigado pela visita tenha um final de semana abençoada.
    Blog: https://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br/
    Canal:https://www.youtube.com/watch?v=DmO8csZDARM

    ResponderEliminar
  5. I agree with all you said! :)

    http://julesonthemoon.blogspot.it/

    ResponderEliminar
  6. Confesso que não me seduzem muito esse tipo de lojas.

    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
  7. Amei o post está super completo.
    Amei as escolhas para as fotos ;)
    mega beijinho

    http://blogsimplethingsofmylife.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  8. Eu gostei bastante das suas dicas. Não costumo comprar nesses sites, mas vejo muitas pessoas que compram determinadas coisas e se decepcionam com a qualidade.
    Sobre o tempo de entrega, por aqui chega a demorar até 3 meses :(
    Beijos
    BlogCarolNM
    FanPage

    ResponderEliminar
  9. Em sites online ainda só comprei acessórios e coisinhas relacionadas com maquilhagem. Roupa tenho receio por causa dos tamanhos.
    Mil beijinhos ♡ Dare to Wear | CHRISTMAS GIVEAWAY | Instagram

    ResponderEliminar
  10. Eu também já procurei a da LÓreal mas aqui na Suiça ainda não a vi à venda!

    Este post é extremamente útil! Apesar de eu estar num país com políticas bastante diferentes em termos de alfândega, estou habituada a tomar as minhas precauções na hora de encomendar em países de longe! Mas acho extremamente importante que fales neste assunto para que outras pessoas fiquem atentas na hora de encomendar! =)

    www.anafernandes.ch

    ResponderEliminar
  11. Sem dúvida que são óptimas dicas. Não tenho por hábito encomendas peças em lojas assim mas costumo encomendar de outras como La Redoute e Mango Outlet e é preciso mesmo ter em atenção a esses pontos que referes.

    Cátia ∫ Meraki

    ResponderEliminar
  12. Comprei esses dias para testar no ali express e chegou tudo, ontem estava com 50% de desconto e comprei de novo hahha.

    http://www.blogsecretplace.com/

    ResponderEliminar
  13. Miguel , amei as dicas demais. Nunca comprei nessas lojas e vocÊ DEPOIS PODERIA FAZER UM POST AS LOJAS MAIS CONFIÁVEIS.
    Beijos e um bom final de semana!
    Blog DMulheresInstagram

    ResponderEliminar
  14. Amei esse post, sempre fico com muita vontade de comprar produtos chineses, a diversidade é maior e a inovação também, então tem essa maior atração!
    Super amei esse post!
    Beijos
    http://onlypoison1.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  15. Eu já e já me aconteceu não ser igual à imagem e já me aconteceu adorar 😊

    ResponderEliminar
  16. Very cool choice! Real inspiration. I love these bags so much))

    ResponderEliminar
  17. Gostei muito deste post, é sempre bom estarmos informados.

    ResponderEliminar
  18. Nossa adorei bastante tudo muito bem explicado
    e sou como tu mando vir sempre um a 2 tamanhos do que visto para não correr o risco de não servir
    confesso que maquilhagem só mandei vir 2 vezes para experimentar mas nada de especial ate gostei mas o resto que falas-te tenho adorado tudo que tenho manado vir
    Beijinhos
    CantinhoDaSofia /Facebook /Intagram
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  19. Oi Miguel!
    Nunca comprei em lojas chinesas porque eu gosto de experimentar antes de comprar qualquer peça.
    big beijos
    www.luluonthesky.com

    ResponderEliminar
  20. Nunca fiz compras a não ser do eBay, não sei se conta ahaha
    As lojas pelo facebook não vale de todo a pena.. "a encomenda demora entre 3/4 semanas a chegar" então para isso mais vale ir directamente a uma loja online e pagar "mais barato" porque além de aumentarem o preço no facebook ainda acresce os portes. Vi uns pincéis no eBay por 6€ nem tanto e portes grátis, no facebook uma rapariga estava a vender exactamente os mesmos por 15€+portes! É caso para dizer enfim!
    Quanto a maquilhagem nunca comprei e também acho que nunca vou comprar. Dupes compro mas de marcas de confiança já réplicas não!

    E nunca vou sair do teu lado! NUNCA! É um orgulho ser tua amiga e acompanhar-te nesta mudança, ver-te a melhorar dia para dia!
    Eu vou pondo-te a par de tudo! <3

    ResponderEliminar
  21. uma coisa q que ate gostava de saber relativamente as devoluçoes, como teria de ser feito? contactavamos a empresa e dar-nos ia um endereço depois enviariamos por correio? nc percebi esse tema

    ResponderEliminar
  22. Nunca encomendei, mas acho uma publicação mesmo pertinente, porque nos alertas para pormenores que poderíamos não estar tão atentos!

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  23. Excelente post!
    Eu não sabia essas dicas dos tecidos (até agora tive sorte mas vou começar a reparar). No meu caso, na questão do tamanho acho que uma das coisas mais importantes é medirmo-nos porque muitos sites têm as medidas das peças e isso ajuda a ter uma noção e ler várias reviews (quando as há). Eu só me arrisquei a comprar uns sapatos depois de ter lido várias reviews a dizer que o nr de sapato que encomendaram era igual ao tamanho normal. A alfândega consegue ser um diabo mas eu tmb tenho feito como tu e dividido as encomendas, não só pelo peso mas pelo preço porque a partir de um certo valor eles podem cobrar taxas (também podem ter sorte e não acontecer nada disso mas mais vale prevenir).

    Beijinhos

    http://buongiornoprincipessa3.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  24. Sem dúvida que os acessórios é um óptimo investimento, bem mais em conta e com a mesma duração que os que compramos nas lojas por cá.
    Beijinhos
    ****

    ResponderEliminar
  25. Eu tenho imeeensas coisas de lojas online chinesas, e têm-me valido super a pena!
    Beijinhos,
    An Aesthetic Alien | Instagram | Facebook
    Há giveaway Oriflame a decorrer no blog :)

    ResponderEliminar
  26. Não me arrisco em roupas, o tamanho, o tecido, prefiro não arriscar! Mas curto compras de acessórios, material de nail art, são bons


    Beijos!

    EsmaltadasdaPatyDomingues

    ResponderEliminar
  27. Já tenho alguma experiência nestas lojas e posso dizer que o que dizes é bem verdade meu anjo. É mesmo muito importante termos em consideração todos os pontos que referiste mas eu cada vez gosto mais de encomendar por lojas chinesas do que pelo facebook. Ao menos estas lojas são lojas e hoje em dia qualquer pessoa se considera vendedor infelizmente e só ouvimos falar de situações super desagradáveis! Óptimo post meu doce <3


    THE PINK ELEPHANT SHOE // MEGA GIVEAWAY DE NATAL //

    ResponderEliminar
  28. Já tive alguns dissabores. Para mim o que compensa mesmo é bijuteria e óculos. Mesmo que se estraguem rápido, são tão baratos que não dá pena!
    Excelente post!
    Beijinhoo
    RITISSIMA BLOG

    ResponderEliminar
  29. Good advice! I love the white jumper in the first picture.
    Have a good weekend

    ResponderEliminar
  30. Foi um post bastante completo! Eu costumo comprar algumas coisas nesse tipo de sites, nem sempre corresponde à expectativa mas normalmente gosto de tudo, principalmente utensílios :)
    Beijiiinho!
    https://anacatarinamendess.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  31. Great items Really interesting post...thx for sharing!

    ResponderEliminar
  32. Que post muito útil! Roupa sou um bocado céptica, mas em relação a artigos, particularmente colares e gadgets aconselho muito! Coidado também com o valor das coisas, se for acima de um determinado preço a probabilidade de ter de pagar uma taxa é elevadissima!
    Por onde anda a Sofia?

    ResponderEliminar
  33. Que bom post tão informativo Miguel, estas lojas têm peças bem baratas e acessíveis qualquer um se perde por lá e então em malas nem se fala ficava com todas.
    http://retromaggie.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  34. Hola! que lindas cosas!! excelente selección de prendas! besos!

    ResponderEliminar
  35. Great tips, it's always important to pay attention to the material and size guides!

    www.jeannieinabottleblog.com

    ResponderEliminar
  36. Que dicas boas! Já encomendei coisas no ebay e nunca tive quaisquer problemas mas tenho sempre atenção de onde a encomenda vem e qual o preço para saber se fica ou não na alfândega. Destas lojas sempre tive muita curiosidade mas o receio acabou por falar sempre mais alto

    http://ayellowrain.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  37. What a great shopping list! I love the grey sweater :)

    http://www.thequinoxfashion.com/

    ResponderEliminar
  38. great post! i love the bags! :)
    and thanks for your comment,
    i follow you back <3
    http://xoxoclaudia.blogspot.de/

    ResponderEliminar
  39. Beautiful bags
    Thank you so much fot visiting and following my blog. I follow you too. Kisses from Croatia

    Maggie's Blog

    ResponderEliminar
  40. Nunca encomendei nada por esses sites mas, achei as tuas dicas muito úteis! :)
    Obrigada por esta partilha, Miguel!

    amarcadamarta.blogspot.com

    ResponderEliminar
  41. Such an interesting post, great selection btw
    Have a lovely day:)

    New Giveaway on my blog, good luck :)
    www.abdelkhalekleblog.com

    ResponderEliminar
  42. Amazing tips! Thanks for visiting my blog, following you back :)

    ResponderEliminar
  43. Amei sua seleção de produtos e dicas, vale muito a pena investir em lojas chinesas. Porém, precisamos pesquisar muito sobre os produtos! Um super beijo, Blog Minuto de Bobeira

    ResponderEliminar
  44. Mais um post útil e em que se nota o extenso trabalho de pesquisa que vem por trás, como sempre Miguel! Estás de parabéns, como já é hábito!

    Um beijinho,
    Beatriz do Bookaholic.

    ResponderEliminar
  45. Great post! I love these blouses :)
    Have a nice sunday :)
    www.evelinebison.pl

    ResponderEliminar
  46. Great article! I've ordered many items from China and I was really happy with all of them. The most important thing is to pay attention to sizes. We have to take our measures and check out the chart...every site has charts in cm and inches, so it is best to check it. Some items only come in one or two sizes and they don't have charts so then we must ordered a bigger size because Asian sizes are smaller- as you said.

    I agree that Chinese online sites are perfect for buying dresses for special occasions....this way we can save money because in shops here these dresses are always expensive- and we don't wear them often.

    I also think it is great to order shoes, sweaters, jackets, leggings and coats from these shops. Usually I don't order pants from online shops because I have a short torso but once I ordered two pairs instead of one for my sister in law and I still wear that other pair. We both still wear them, they're great!

    ResponderEliminar
  47. Da Sammy nunca encomendei :)

    http://quase-italiana.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  48. great guide for online stores! thanks for sharing <3

    Capturing Life Memoirs | aimeebustillo.com

    ResponderEliminar
  49. Adorei as dicas e concordo com a maior delas!
    Acessórios é sempre bom apostar! Em relação à roupa vejo sempre os materiais e os tamanhos, e raras vezes me arrependo :)

    http://mundodablue.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  50. Me encanta todo, principalmente la mochila negra!

    http://modernastrega.blogspot.com.ar/

    ResponderEliminar
  51. O teu post está super completo, tenho a certeza que vai ajudar imensas pessoas! Realmente algo que tento sempre ter em atenção são os materiais, para depois não ter desilusões xD
    beijinhos, The Fancy Cats | Giveaway - Livro Infantil

    ResponderEliminar
  52. Por acaso nunca tentei comprar nesse tipo de loja. Honestamente nem conheço nenhum site do género. Mas é verdade quando falas nas páginas do Facebook que vendem artigos a preços exorbitantes ( se tivermos em conta a qualidade).
    E o pior é que algumas nem são de confiança.
    Beijinhos

    Blogdiariodeumafamilianormal.blogspot.com

    ResponderEliminar
  53. Eu compro muitas coisas no Aliexpress e adoro mas só costumo comprar acessórios, nunca compro roupa porque tenho medo que não me sirva ou que não chegue... Normalmente só compro coisas mais baratas xD

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  54. eu sou mega fã deste tipo de sites e até agora tudo correu bem!
    Obrigada pelas dicas foram muito uteis ;)

    ResponderEliminar
  55. Wow! Este é sem duvida um post excelente e que explica tudo! Já recebi algumas coisas de lojas online, algumas surpreenderam-me, outras desiludiram-me, mas faz parte... afinal, até nas lojas físicas acontece! Parabéns pela publicação Miguel, está excelente! beijinho

    ResponderEliminar
  56. Temos de estar muito atentos na hora da compra e a alfandega pode ser realmente um problema .Beijinhos
    Coco and Jeans by Marisa x My Instagram x My Bloglovin

    ResponderEliminar
  57. I'm rather not in the habit of buying in chinese online stores... In the recent years I have been buying a lot of thing in Internet and right now I switched to traditional shopping :-)

    ResponderEliminar

Muito obrigado pelo comentário. A vossa opinião é sempre muito importante e ajuda-me a melhorar!
Após aprovação responderei nos vossos blogs.
Espero que voltem!



Sigam todas as novidades aqui:
Instagram × Facebook Oficial Page × Pinterest