O que Vestir numa Entrevista de Trabalho

by - 18.10.16


Vocês sabem, tão bem quanto eu, o quão útil nos é a intereção com seguidores e leitores do blog. É através deles que conseguimos obter um maior feedback e perceber quais são os seus interesses e dúvidas. Neste sentido, o post de hoje vem precisamente ao encontro de uma sugestão que me foi dada: a de criar uma publicação com o que se deve vestir aquando uma entrevista de trabalho! Fi-lo para ambos os sexos e tentei, no decorrer de todos os parágrafos, responder a algumas perguntas que achei que fossem convenientes para o caso. 
Já passei por algumas entrevistas de trabalho, reuniões mais formais, e já estudei toda esta envolvência em Gestão de Recursos Humanos, aquando a minha licenciatura o que significa que já sei de algumas técnicas e algumas regras que são valorizadas pelas entidades patronais/organizações que nos tencionam empregar.

Assim sendo, antes de mais, é necessário saber-se de ante-mão um pouco sobre a empresa antes mesmo de irmos à entrevista. Se o fizermos, saberemos à partida o que é que se veste por lá. Esse é o primeiro ponto para nos sentirmos integrados de imediato e não chegarmos ao local da entrevista com o sentido de "caí aqui de pára-quedas" ou porque se arranjaram de mais, ou porque se desleixaram. 

De uma forma geral, pede-se um look que seja formal mas que não seja demasiado sofisticado. O importante, sim, é terem sempre em conta o conforto e a comodidade uma vez que as entrevistas de trabalho podem ser longas assim como o tempo de espera pelas mesmas.


No caso das mulheres, se optarem por looks mais formais, podem sempre fazê-lo através de umas calças festadas, uma camisa ou uma t-shirt básicas, acompanhadas de um blazer, de uns sapatos e de uma mala. Obviamente que se pode ir trendy e apostar-se num colar statement ou numa roupa que tenha maior padrão, isto se o fizerem misturados com outros tons neutros como preto, branco, bege, ou azul. 

O que pode acontecer é confundirem o look formal com o look mais sexy. Neste sentido, evitam-se os decotes, as camisas demasiados justas, as saias curtas e a maquilhagem carregada. Esta deve ser o mais suave possível para darem um ar de naturalidade. Tudo isto que se deve evitar é mesmo para maior proteção de vossa parte!


Se podem ir de botas?! Podem. E de sandálias?! Também. Tal como referi, é importante apostarem no conforto e terem em conta que vão para uma entrevista. Se optarem pelo uso de botas, façam-no a pensar nas ankle boots e se pensarem em usar sandálias, escolham umas mais versáteis e mais básicas. Levar grandes saltos ou coisas com muitos brilhantes e "floreados" dará a sensação de que vão para uma festa e ninguém quer isso. Em relação aos sapatos, na minha opinião ficam sempre bem. Os loafers e os mocassains são sempre as melhores opções.

E sobre as malas, qual o tamanho mais aconselhado? A meu ver, as shoppers são ideais. Lembrem-se que vão ter de levar os vossos documentos e o vosso currículo. Portanto, ir com as coisas nas mãos não convém. Deve ter o tamanho suficiente e capaz de vos fazer transportar o material necessário.


Nos Homens passa-se exatamente a mesma coisa. Valoriza-se o conforto e o tipo de roupa para o tipo de empresa para a qual nos candidatamos. Nos casos formais, não é estritamente necessário ou regra levar gravata a não ser que se estejam a candidatar para trabalhar na banca, por exemplo. Fora isso, nestas coordenados mais formais e mais sofisticados, requer-se o uso de um fato ou de combinar, por exemplo, a elegância de umas calças festadas com um casaco mais casual-chic ou vice-versa. 

As camisas não devem ser demasiado justas nem curtas nas mangas. Se ficarem um pouco maiores que a manga do casaco tanto melhor. É um pormenor que sempre mostra algum cuidado e sofisticação. E obviamente que não precisam de apostar numa cor só se apostarem em looks formais. A camisa deverá, sempre, criar um maior contraste.

Se levam mala?! Claro! Se estiver a chover, à empresa não deve interessar ver um currículo molhado, com as letras todas as esborratas. Se isso acontecer só vai mostrar que nem sequer são cuidados o suficiente para tratarem das vossas coisas. Podem optar pelas briefcases que mais não são do que portfólios tipo clutch em cabedal. Lá conseguem levar desde o currículo ao telemóvel, passando mesmo pelos documentos identificativos e chaves do carro.


E de sapatilhas, posso ir?! Podem! Desde que sejam daqueles ténis tipo bota ou tipo sapato. Os que têm um corte mais casual e não tanto desportivo. Apostem, como referi nas cores neutras. E de botas?! Claro que sim! As ankle boots, como referi, acabam por ser intemporais em qualquer estação e as melhores amigas do conforto. 

Aqui, se apostarem em looks casuais, podem optar por misturar um pouco mais de cor, desde que as mesmas sejam sóbrias. Deixem as calças largas em casa ou, se não o fizerem, apostem num cinto. Creio que nenhuma empresa quererá ver com as calças no fundo do rabo (risos).

Sendo Homem, o uso dos acessórios vai conferir um maior impacto. Podem e devem fazê-lo mas não de forma forçada. Não levem somente por levar. Por exemplo, se costumam usar anéis, optem por levar só um. Se usarem pulseiras, levem aquelas que consideram ser as mais cuidadas. No caso dos lenços e das echarpes isso já é comum usarem. Agora, o que aconselho mesmo, é o uso de um bom relógio. Só vai demonstrar que são atentos ao tempo e que andam sempre a horas. 

Espero que vos tenha sido útil! Se, eventualmente, vos surja alguma dúvida, peço que me digam alguma coisa para que possa acrescentar!
Já alguém daí foi a uma entrevista de trabalho?

You May Also Like

55 Pieces

  1. FINALMENTE!! Obrigada meu querido, ando sempre "à rasca" do que vestir para uma entrevista, mas parece que os meus outfits não são maus de todo. Tenho é que deixar de usar camisas largas, sou apaixonada por elas, mas secalhar não é o mais adequado!

    Logo mando-te mensagem pelo Facebook para falar contigo.
    Estou a pensar acrescentar mais um lenço à coleção. Acho que vou mesmo comprar a mochila da Parfois, obrigada pela tua opinião sempre sincera <3

    Beijinhos,
    Catarina A.
    http://heartlover16.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  2. Great selection my dear:-)Men looks fantastic on those photos :-)

    ResponderEliminar
  3. Excelentes dicas! Nem sabes o quanto este post me ajudou! :)

    amarcadamarta.blogspot.com

    ResponderEliminar
  4. Adoro ler este tipo de publicações! Apesar de nunca ter ido a uma entrevista de trabalho, uma das minhas dúvidas sempre foi "O que vestir?".
    Kiss, Mariana Dezolt
    Messy Hair, Don’t Care

    ResponderEliminar
  5. Great inspirations:)
    Have a lovely day!

    http://irreplaceable-fashion.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  6. I haven't been on one in years but I've always thought smart casual was appropriate attire

    Sxx
    www.daringcoco.com

    ResponderEliminar
  7. Adorei! Este tema é sempre tão procurado. Acho que uma boa dica será também, pesquisar antes da entrevista, não só pela própria entrevista como também do que vestir. Quando fiz estágio de Verão num banco aqui da zona, primeiro fiz a minha pesquisa do próprio banco, do seu ambiente e depois um dia antes do primeiro dia de estágio fiz uma aparência para perguntar se havia "dress code", o que era necessário levar comigo, coisas assim, e claro também fui porque queria ver o que as mulheres que lá trabalhavam tinha vestido.

    Já referi várias vezes do Beauty Elixir no blog, mas nunca fiz um review aprofundado. Foi uma prenda de Natal, e adorei! O meu namorado também é grande fã do produtos. É perfeito para dias de spa em casa :P

    Beijinhos!
    Stephanie's Daily Beauty

    ResponderEliminar
  8. Lindas essas ideias! Confesso que detesto ir a entrevistas de emprego. Agradeço agora não necessitar.
    Beijocas
    Coco and Jeans by Marisa x My Instagram x My Bloglovin

    ResponderEliminar
  9. Acho um post super pertinente. Gostei muito :)

    ResponderEliminar
  10. Os looks estão perfeitos! Prefiro cores assim, neutras! Ajudam dmeais!

    Beijos!

    EsmaltadasdaPatyDomingues

    ResponderEliminar
  11. Grey and Black color combination is my favorite. All photos are great <3

    http://ohladymania.blogspot.com/

    .

    ResponderEliminar
  12. Que ótimas dicas Miguel. É sempre um dilema o que vestir. No caso das mulheres, no que toca ao calçado (sandálias) concordo contigo. Há quem defenda que é proibido levar. Como dizes temos que nos sentir confortávei e sermos coerentes com aquilo que vestimos
    Beijinho, Kati

    ossegredosdakati.blogspot.com

    ResponderEliminar
  13. Sou da tua opinião, um look formal não tem de ser um look sexy! Acho que as escolhas foram muito bem feitas e, confesso, até tirei umas ideias (:

    ResponderEliminar
  14. Gostei muito deste tema que abordaste e a verdade é que é um assunto que nos atormenta quando temos o dia "D". Assim já estamos mais ambientadas graças a ti 😃

    www.c-lovefashion.blogspot.com

    ResponderEliminar
  15. Amei o post! Caiu direitinho para mim que irei para uma entrevista de emprego próxima semana. Obrigada, gostei muito das dicas! :D

    ResponderEliminar
  16. Fui e pediam apresentação formal, a qual eu tinha e tenho de manter ao longo da minha carreira de gestora comercial. Foi tal e qual como tu descreves 👍

    ResponderEliminar
  17. Adorei o post meu querido! Como dizes, é muito importante também vermos o que a empresa quer. Eu confesso que tento sempre apostar num acessório mais statement que me acabe por falar também um pouco sobre mim. Beijinho meu anjo <3

    THE PINK ELEPHANT SHOE // facebook // instagram // GIVEAWAYS – ganha uma agenda ‘hoje podes ser feliz’ // ganha um produto victoria’s secret e um carmex //

    ResponderEliminar
  18. another great post with many inspirations xx

    ResponderEliminar
  19. Miguel
    Eu já fui a muitas entrevistas e sempre opto por roupas mais discretas e no máximo duas cores, ou preto e branco ou preto e cinza. E a maquiagem bem básica! Amei suas dicas, super coerentes, como sempre.
    Beijos e bom início de semana!
    DMulheresInstagram

    ResponderEliminar
  20. Boas dicas Miguel!! Sem dúvida um post muito produtivo :)
    Beijinhos
    http://racinggirl-inthefashionworld.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  21. Looks lindos!!

    bjokas meu querido =)

    ResponderEliminar
  22. Ate a data só foi a uma e foi com roupa normal
    mas gostei das sugestões
    Beijinhos
    CantinhoDaSofia /Facebook /Intagram
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  23. Adorei as dicas !! Ultimamente também tenho ido a algumas entrevista de emprego e apesar de usar um registo mais formal, apercebi-me que o melhor é optar sempre pelo mais básico . Normalmente uso uma blusa branca com um blazer e umas calças e opto por umas botas com um pouco de tacão mas sempre confortáveis, até porque tenho de parecer confiante a usá-las hahaha

    xoxo ♡
    Watermelon Clouds

    ResponderEliminar
  24. Great inspiration Miguel you always have amazing posts as always
    www.mssparkleandglow.com

    ResponderEliminar
  25. It is really important to dress appropriately for an interview. Thanks for your inspirations.
    Have a good evening

    ResponderEliminar
  26. Obrigado Miguel! Aquelas calçAs foram amor à primeira vista!

    Realmente a roupa que escolhemos para uma entrevista têm imenso impacto! No meu antigo trabalho, era eu que fazia as entrevistas e era das primeiras coisas em que eu reparava quando o candidato chegava. Isso mostra muita coisa.

    www.anafernandes.ch

    ResponderEliminar
  27. Gostei muito das dicas. Por enquanto, não tenho que ir a nenhuma entrevista. Vamos ver se em Março as coisas mudam.
    Beijinho* Confissões de uma Pecadora by Valentina ||
    Croquis - Home Decor

    ResponderEliminar
  28. Gostei muito das suas dicas!!
    Eu nunca fui a uma entrevista de emprego. Quando saí da faculdade fui direto trabalhar para o governo.
    Beijos
    BlogCarolNM
    FanPage

    ResponderEliminar
  29. Great your looks selesction and tips, Miguel!
    The outfit for a job interview is pretty challenging for both men and women!
    In love with the first look!!!
    xxx
    S
    http://s-fashion-avenue.blogspot.it

    ResponderEliminar
  30. Nossa Miguel que post maravilhoso, com tantas dicas de como se comportar e e se vestir bem. Com toda certeza vai ajudar muito quem esta inciando ou até quem esta retornando ao mercado de trabalho. Amei!
    Bjs❤
    Abrir Janela

    ResponderEliminar
  31. Um mais elegante e bem apropriado que o outro.
    amei! Parabéns pelo seu blog todas as vezes que venho aqui fico
    admirando muito, beijos!
    https://floordemandacaru.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  32. Este post dá imenso jeito e muita gente devia lê-lo. Já vi com cada pessoa ir vestida de cada maneira para entrevistas de trabalho ahahha! x

    Violeta,

    martinaandvioleta.blogspot.pt ❤

    ResponderEliminar
  33. Acho que sabermos sobre a empresa é realmente fundamental. Já fui entrevistas com outras candidatas vestidas para uma festa num contexto rigoroso. É preciso conhecimento e bom senso.
    Muito bom post. Beijinho

    ResponderEliminar
  34. Excellent post (as always)!Thank you very much :)

    ResponderEliminar
  35. Adorei as tuas sugestões! Sem dúvida muito úteis :)
    beijinhos, The Fancy Cats | International Giveaway

    ResponderEliminar
  36. Ora aqui está um post super, super útil! Infelizmente, devido ao estado do nosso país, é cada vez mais difícil os jovens poderem subir na vida, começando por arranjar qualquer emprego que seja, e cada uma destas dicas é uma relíquia para ajudar nesse aspeto!
    Beijinhos,
    An Aesthetic Alien | Instagram | Facebook
    Há giveaway a decorrer no blog :)

    ResponderEliminar
  37. Mas que excelente publicação, muito útil.
    Adorei os looks!!! Tão bonitos *_*
    Beijinhos

    Blog ChocoPink / Instagram / Facebook

    ResponderEliminar
  38. Dicas ótima, tenha uma semana abençoada, obrigado pela visita.
    Blog:https://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br/
    Canal:https://www.youtube.com/watch?v=DmO8csZDARM

    ResponderEliminar

  39. Eu sempre presto muita atenção com relação a roupas para entrevista de trabalho. Acho tão importante. Somos avaliados desde o começo.
    As dicas são maravilhosas, como sempre! E eu simplesmente amei as inspirações.
    Dependendo da Empresa, eu sempre opto por look mais formal. Mas se sentir a vontade é primordial, com certeza.
    Amei o post.
    Beijos
    www.chuvanojardim.com.br

    ResponderEliminar
  40. wow, this looks adorable)) I love this business looks!

    KireiKana

    ResponderEliminar
  41. Excelente ideia para uma publicação! Acho que deve ser uma das dúvidas mais frequentes, até porque a imagem conta cada vez mais e, quer queiramos, quer não, a nossa aparência é o nosso cartão de visita.

    r: Recordar determinados momentos é ótimo, não nos podemos é agarrar neles para sempre, porque a vida continua e devemos estar recetivos a viver novos

    ResponderEliminar
  42. Acho este post super útil Miguel! Parabéns!
    Beijinho

    ResponderEliminar
  43. Bom post, por acaso sempre optei por looks formais
    http://retromaggie.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  44. Beautiful post dear! Nice inspo for formal business dresses. Thank you a lot for your last comment on my blog : )
    Sending much love!
    Xx
    Rosa Larissa Klara
    conscious lifestyle of mine

    ResponderEliminar
  45. Sou sincera, prefiro sem qualquer dúvida os looks casuais do que formais. Provavelmente porque no meu trabalho nunca foi pedido um look formal :)

    lifestyleandcompany.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  46. Adorei as dicas! Aqui está algo que gosto sempre de saber mais :)

    ResponderEliminar
  47. Sempre a surpreender pelo melhor!
    Este post é mesmo muito interessante e útil. Amei amei amei.
    Gosto imenso da forma como abordas as mil e uma opções que existem. Gosto imenso tanto do formal como o casual.

    É verdade que não podemos ir vestidos a uma entrevista de trabalho de qualquer maneira, mas acho importante irmos confiantes de nós mesmos, e nos vestirmos de uma forma que demonstre um pouco a nossa personalidade. Não acho justo uma pessoa ter que mudar completamente o seu estilo só porque existem patrões demasiado conservadores... mas claro que é preciso ter cautela, pois numa entrevista, nunca sabemos onde realmente vamos "cair".

    Adorei os looks escolhidos! Este post vai ser sem dúvida uma referência futura!

    Beijinhos <3

    http://un-faux.pas.com

    ResponderEliminar
  48. Eu confesso que já me vi aflita sem saber muito bem o que vestir. Depende muito da empresa e do sector claro! :)

    ResponderEliminar
  49. fui a duas... tento sempre ir o mais simples possivel com cores neutras como branco e preto ou entao algo de cor mas simples e nao mt chamativo, felizmente as minhas foram logo qd cheguei por isso nc esperei mt

    ResponderEliminar

Muito obrigado pelo comentário. A vossa opinião é sempre muito importante e ajuda-me a melhorar!
Após aprovação responderei nos vossos blogs.
Espero que voltem!



Sigam todas as novidades aqui:
Instagram × Facebook Oficial Page × Pinterest