Flatlays: 5 Tips for the best Photos on Instagram

by - 4.10.16


Uma seguidora minha, quando uma foto colocada aqui, no instagram, sobre um Flatlay meu, deu a ideia de eu construir um post sobre o assunto. E aqui está ele. Pese embora não me ache o master neste assunto fotográfico, às vezes até consigo boas fotografias (risos) e até chego a ficar admirado com a minha capacidade criativa. (risosx2). Assim, trouxe algumas dicas que fui aprendendo com este ou aquele guru que sigo pelo instagram e que me dão inspiração para as minhas próprias fotografias. 
Decidi incluir este post nos BloggerTips porque nós, bloggers, mais do que ninguém fazemos muito uso desta técnica. Para os que não estão familiarizados, os Flatlays "são fotografias tiradas de cima ou levemente inclinadas com um conjunto de elementos colocados de forma harmoniosa (ou não) numa superfície plana" podendo ser colocadas todas as vertentes que quisermos: maquilhagem, comida, acessórios, conjuntos, entre mil e uma coisa. Aqui prevalece a criatividade de cada um. 


Confesso que sou viciado nesta técnica embora já esteja muito em desuso. Infelizmente as pessoas pouco valor dão a este género de fotografias que dão muito, mas mesmo muito trabalho embora não pareça. Continuo a fazê-lo por gosto e porque, em certa parte, é bom para que as marcas percebam que as mencionamos de uma forma mais clara. E sim, sem hipocrisias, isto pode ser um trunfo para quem é blogger uma vez que as fotografias se tornam mais harmoniosas. 


Decidi, então, reunir umas quantas dicas sobre esta temática e para explicar de que forma tiro as fotografias que coloco no instagram. Ressalvo que os primeiros flatlays estavam medonhos. Péssimos e de fugir. Fui aprendendo com o tempo e percebendo o que realmente funciona. Certo?! E é por isso que cá estou.

Luz: a luz é o ponto principal de qualquer fotografia e aqui torna-se ainda mais importante. Fazê-lo com a luz solar, fará com que todos os objetos na fotografia fiquem mais definidos, o que significa que a edição será menos complicada e não tornará a imagem de tal como saturada que acaba por perder o sentido estético. Portanto, aconselho que tirem estas fotografias com luz solar ou, então, com luz branca!

Fundo: aqui prevalecem os fundos limpos, ou seja, sem qualquer estampagem e de uma cor sólida. Uso muito a madeira, por exemplo, aproveitando o chão cá de casa, ou um lençol branco que é o meu multi-funções. No entanto, podem optar por cartolina branca (comecei assim), preta, com padrão mármore, entre muitas outras opções. O importante é não destoar com a sobreposição dos objetos daí, na minha modesta opinião, ser melhor um fundo "natural" se é que me faço entender.


Composição: para criarem um flatlay basta terem objetos. Os que quiserem e quantos quiserem. A ideia é colocarem-nos de uma forma harmoniosa. Se for roupa, por exemplo, dobrem as peças todas para que tudo caiba na fotografia. Se for maquilhagem, podem colocá-la de forma aleatória ou, quem sabe, criarem um padrão geométrico. Se um simples objeto, podem deixá-lo ao acaso. Aqui o vai tomar evidência é mesmo o vosso sentido estético e fotográfico.

Tema: ora bem, para criarem um flatlay das duas uma: ou selecionam uma temática que gostam, ou selecionam uma paleta de cores. É mais fácil pegarem num tema só. Ou seja, se vocês querem fazer uma fotografia sobre maquilhagem, vão pegar em todos os objetos de maquilhagem, vão construir a imagem e tirar a fotografia; se quiserem uma fotografia de comida, vão inserir os objetos de cozinha (pressupõe-se) e vão fazer o respetivo flatlay; se querem fazer uma flatlay do outfit, então aí vão pegar na roupa, colocar sobre o fundo e podem adicionar os acessórios para que a mesma fique mais completa. E assim sucessivamente. 

Tamanho: este tópico vai variar consoante aquilo que estão a construir. Podem tirar a fotografia de cima, o mais alto possível para que todos os objetos apareçam; podem tirar a fotografia de perto, para evidenciar menos objetos que a fotografia contenha; podem tirar a fotografia na vertical se os objetos forem mais compridos, por exemplo. É tudo uma questão de, depois, verem o tipo de fotografia que querem tirar. Uso sempre o tamanho "quadrado" da opção do meu Iphone porque me dá vantagens para, numa fase seguinte, colocar no instagram.


Exemplo prático: 
Decidi criar um exemplo prático para que melhor se entenda o que tenho estado a papaguear até então (risos). Criei um flatlay dedicado ao blogging (denominado por mim como "dias dedicados ao blog") e como estava a construir este post, tomei a liberdade de fotografar os passos. Primeiramente distribuí os objetos sobre um fundo branco e com a luz solar direta. Peguei em objetos ligado à blogsfera como o meu computador de trabalho, o meu bloco de notas, uma revista e um conjunto de pulseiras. Adicionei, ainda, um vaso para criar um ambiente mais "home". 


No entanto, depois de colocados os objetos e de abrir a câmara do meu telemóvel, reparei que alguma coisa não estava bem. Não queria tirar a foto de cima mas sim um pouco na diagonal para, também, criar um maior dinamismo no instagram, e por isso ficava um espaço muito em branco ao lado da revista e ao pé das pulseiras. Reparei, também, que o livro aberto não estava a funcionar muito bem.


Nisto, fui ao quarto buscar um perfume, um relógio e uma caneta. Fechei o caderno mas mantive a ordem os objetos e está feito. Gosto de criar uma história com os flatlays porque, depois de publicados e passado algum tempo, vou e vejo o que se passou naquele dia. Neste, estive dedicado ao planeamento do blog: sempre acompanhado pelo meu notebook, pelo computador, pela caneta e por uma revista que me inspira. O relógio e as pulseiras andam sempre comigo e vocês bem sabem, portanto, fazem parte dos meus dias mesmo quando estou por casa. O perfume lembra-me o verão e o verão ainda cá está. E o cato?! O cato lembra-me o quão bom é estar por casa!

Espero ter-vos ajudado e ter tirado algumas dúvidas mesmo não sendo um master neste tema!
E vocês, gostam de flatlays? Identifiquem-me em alguns no vosso instagram (mgouveiaa) para que eu faça um post com eles!

You May Also Like

59 Pieces

  1. Deste aqui muito boas dicas! e concordo com todas elas!
    beijinhos
    http://eyeelement.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Estou a precisar de um workshop de fotografia e de uma boa máquina!


    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
  3. Eu adoro fazer flatlays mas há sempre algo que me sai ao lado! Ou tem demasiada coisa ou não está longe o suficiente, enfim ahah! Há que praticar!

    Marta Rodrigues, Majestic

    PASSATEMPO LOLITA & LOLITA II DA KVD AQUI!

    ResponderEliminar
  4. Belo post, Miguel! Boas dicas que dás aqui :)

    Jiji

    ResponderEliminar
  5. Excelente, excelente!! :) Falta noutro post explicar os filtros :)
    beijinhos
    http://www.cosmopolitgirl.com/

    ResponderEliminar
  6. Nunca fiz um flatlay mas confesso que (segundo o que dizes já estar em desuso) até acho piada a este tipo de fotografias. Se calhar, embora tarde, vou começar a dedicar-me a este tipo de fotos. Principiantes como eu irão beneficiar muito destas tuas dicas ;)

    Abraço,
    Ricardo
    www.opinguimsemasas.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  7. Para quem está a começar, estas dicas são fantásticas.
    Obrigada Miguel!
    Bjos!

    ResponderEliminar
  8. Tens sempre fotos fantásticas e ótimas dicas para partilhar! (Sou tua fã, já se sabe disso...) Acho que podias fazer um post acerca do teu novo Iphone. Gostava muito de saber a tua opinião mais detalhada.

    Obrigada querido! Somos os fãs nº 1 de camisas, certo?

    Beijinhos,
    Catarina A.
    http://heartlover16.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  9. Great post! ♥♥♥
    New post on my blog: http://vesnamar.blogspot.rs/2016/10/burgundy-blue-outfit.html

    ResponderEliminar
  10. gostei imenso do post miguel!
    Sinceramente adoro flatlays (Passo horas a ver a #FLATLAY no ista)!
    Beijos
    annesperks.blogspot.com

    ResponderEliminar
  11. A construção de fotos em modo Flatlay consegue ser muitas vezes uma dor de cabeça.Deste uma grande ajuda! Bjs
    Coco and Jeans by Marisa x My Instagram x My Bloglovin

    ResponderEliminar
  12. Super úteis estas dicas! Eu utilizo imenso para mostrar um produto especifico ou quando tento criar stock images para mim própria, mas ainda tenho imenso que aprender.

    Marli, do My Own Anatomy ♥

    ResponderEliminar
  13. Eu cá acho que tens bastante jeito para flatlays :)

    ResponderEliminar
  14. Adoro flatlays e uso imenso! Gostei muito das dicas, são mesmo essenciais meu doce <3 O meu problema com flatlays é só as sombras. Por mais luz que por vezes consigas as sombras incomoda-me tanto. Aos poucos estou a aprender a contornar isso - agora estou a tentar com um cartão forrado com papel prata que utilizo contra a luz - mas a verdade é que antes me dava comichão de verdade ahah <3
    THE PINK ELEPHANT SHOE | FACEBOOK | INSTAGRAM |

    ResponderEliminar
  15. Useful advice!
    Thanks for sharing.
    Have a nice day

    ResponderEliminar
  16. Genial!! yo adoro esta técnica, la uso muy seguido para tomar fotos! besos!

    ResponderEliminar
  17. Olha gostei do post, por acaso não tenho grande jeito mas com estas dicas, vou experimentar!
    Beijinhoo
    RITISSIMA BLOG

    ResponderEliminar
  18. Eu gosto , mas não tenho muito jeito ahah 😊
    Bom post 😙

    ResponderEliminar
  19. Eu ainda gosto de ver fotos em flatlays e as tuas estão sempre ótimas!!
    Beijinhos,

    A Maiazita

    ResponderEliminar
  20. Adorei o post!! Muito bem escrito e com excelentes dicas.
    Beijocas

    ResponderEliminar
  21. Nossa as tuas dicas me vão me ajudar muito visto que nem sempre sei com que fundo tirar as fotos
    Beijinhos
    CantinhoDaSofia /Facebook /Intagram
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  22. Great tips! I must say that you get really good photos in IG, I am not good with compositions, I just get landscapes :)
    Have a lovely day
    xxx
    www.travelera.es

    ResponderEliminar
  23. Muito legal esse post, eu adoro suas fotos, vc sempre faz cliques bacanas! Nunca criei um flatlay, são divertidos!

    Beijos!

    EsmaltadasdaPatyDomingues

    ResponderEliminar
  24. yes, I like flatlay photography. You have provided us with fantastic inspiration. I just love your flatlay photos. Great advice!

    ResponderEliminar
  25. Para mim esse estilo é bem in, gosto muito, mas nem sempre uso porque não me fica bem. Mas agora vou usar com as tuas dicas. E já estou a seguir por lá.

    Beijinho,
    Daniela Silva
    ❀❀Diamonds In The Sky | Daniela Silva❀❀ ❀❀Facebook: Daniela Silva | Blog Oficial❀❀ ❀❀Instagram: Daniela Silva❀❀

    ✹ AMIGO SECREDO | SABE COMO PARTICIPAR✹
    ❝ Há um post novo todos os dias!❞

    ResponderEliminar
  26. Adoro as tua fotos no Instagram e aqui pelo blog. O flatlay também é algo que eu aposto tanto no blog como no meu Instagram. Boas Dicas!

    Beijinhos!
    Stephanie's Daily Beauty

    ResponderEliminar
  27. Estava a precisar de ler assim um post, no outro dia dei por mim a olhar para o meu instagram e a pensar "mas que raio é isto". Precisava mesmo de ideias e dicas assim :)
    Beijinho, Kati

    ossegredosdakati.blogspot.com

    ResponderEliminar
  28. Adoro fotos assim, e eu sei que realmente dão trabalho, não é simplesmente ir lá e dar um clique como muitos acham kkkk. Eu mesmo não consigo tirar fotos assim de jeito nenhum.
    http://vinipratez.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  29. Nossa que ótimas dicas, eu adorei muito as fotos sempre tento fotografar pois amo. beijos

    floordemandacaru.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
  30. UAU!!

    Adorei as dicas Miguel!!
    As vezes posto em colchas estampadas ou em cima de algum item em casa. Mas, essa do lençol branco e cartolina eu amei!!

    Um beijo,

    www.purestyle.com.br

    ResponderEliminar
  31. Amei as suas dicas, vou tentar seguir elas, tem várias que eu não conhecia.
    Beijos
    BlogCarolNM
    FanPage

    ResponderEliminar
  32. Suas fotos são lindas, amo esse tipo de fotografia e não faço tanto por causa do fundo. Amei cada um dos seus cliques, Miguel.

    www.kailagarcia.com

    ResponderEliminar
  33. Nice tips and tricks :) By the way, I am FINALLY on Instagram! I would be happy to stay in touch over there too. You can find me at conscious_lifestyle_of_mine
    Sending much love!
    Xx
    Rosa Larissa Klara
    conscious lifestyle of mine

    ResponderEliminar
  34. Awesome post Miguel! Very helpful!

    http://www.simplethingsbyjok.com/

    ResponderEliminar
  35. Excellent post (as always)!Thank you very much :) xx

    ResponderEliminar
  36. Que post excelente! Também gosto imenso desta técnica embora não a utilize muito no instagram pois sou super perfecionista e na maioria das vezes não consigo ficar totalmente satisfeita com o resultado

    http://ayellowrain.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  37. Muito bom este post babe! Eu nem sabia que este tipo de fotos denominava-se por flatlays vê só o que já aprendi com o teu post ahah!
    Adoro as tuas fotos! E sim dá trabalho fazer uma foto assim, mas pouca gente entende isso, mas enfim meu bem!

    ResponderEliminar
  38. Dicas super úteis, eu adorei o post :) e gosto muito das fotografias que tiras
    Beijinhos

    Blog ChocoPink / Instagram / Facebook

    ResponderEliminar
  39. Eu adoro flatlays! No meu Instagram e no blog uso muito este tipo de fotografias porque acho que são mais apelativas! As tuas dicas são muito boas! =)

    www.anafernandes.ch

    ResponderEliminar
  40. Ótimas dicas! É sempre bom saber mais um pouco =)

    ResponderEliminar
  41. Por acaso estas dicas vão dar imenso jeito para um post que tenho planeado para breve. Obrigada por as partilhares.

    Beijinhos,

    http://buongiornoprincipessa3.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  42. Não tenho instagram nem preciso disso para nada,a única coisa que me mantém viva é o blogue!! Obrigada pela tua visita lá no blogue,eu bem tento ser positiva mas só sei pensar em negativo,infelizmente,sou uma rapariga sem futuro risonho na vida!!

    ResponderEliminar
  43. Ajudaste imenso com este post. Precisava de ler assim umas dicas. O meu instagram está o caos, sem harmonia nenhuma --'
    Beijinho, Kati

    ossegredosdakati.blogspot.com

    ResponderEliminar
  44. Gostei muito deste post ;)
    Boas dicas, obrigada!
    Beijinho

    ResponderEliminar
  45. Estas fotografias são das que mais trabalho dão (na minha opinião, claro!)
    Mas também são aquelas em que consegues mostrar algo mais a quem te segue!
    Excelentes dicas, Miguel! :D

    ResponderEliminar
  46. Adorei o post, obrigada pelas dicas :)
    Bom sábado.

    ResponderEliminar
  47. Isto é que é serviço público :)
    As tuas fotos ficam realmente muito apelativas e acho que este post mostra bem o cuidado que tens e dás umas boas dicas!
    nem mais nem menos | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  48. Eu gosto muito deste tipo de fotografias.

    Cátia ∫ Meraki

    ResponderEliminar

Muito obrigado pelo comentário. A vossa opinião é sempre muito importante e ajuda-me a melhorar!
Após aprovação responderei nos vossos blogs.
Espero que voltem!



Sigam todas as novidades aqui:
Instagram × Facebook Oficial Page × Pinterest