Como Ser mais Produtivo e Motivado

20.8.16

Vivemos num mundo em que somos absorvidos pela competição, pelas más energias, pela falta de valorização, o que, consequentemente, nos leva à falta de motivação para produção de conteúdos. Sendo assim, decidi elencar algumas dicas que uso e que me fazem ser mais motivado diariamente. O facto de ser motivado, deixa-me logo com mais vontade de fazer o que quer que seja. Tudo isto parte de nós, ok?!

É de ressalvar que estas dicas não se adequam para nós bloggers, que trabalhos dia sim-dia sim com a criatividade e com a originalidade. Servem, também, para a vida das restantes pessoas sejam ela trabalhadoras ou estudantes. As coisas pequenas são as que, de facto, acabam por fazer toda a diferença na nossa vida!

Dica 1. Aponta os afazeres: é fundamental estarmos providos de um caderno de notas, de um planner, de uma agenda, onde possamos apontar todas as tarefas diárias. Podemos ir fazendo ao longo do dia ou, à noite, antes mesmo de nos deitarmos. É uma forma útil de organizar ideias e de não esquecer o que é necessário fazer.



Dica 2. Acorda Cedo: pode custar, é certo, mas acreditem que o facto de acordarmos cedo vai fazer com que tenhamos tempo para mais afazeres. Na cama não vamos conseguir produzir material. Só vamos ficar com menos vontade de fazer aquilo que havíamos planeado para o dia. Portanto, toca a acordar cedo, ver o que é necessário fazer, tomar o pequeno-almoço e começar a arregaçar as mangas!



Dica 3. Apruma-te: tendencialmente, quem trabalha em casa, opta por estar com roupa mais lazy, algo que é estritamente errado. Os fatos-de-treino ou o pijama, devem ser deixados de lado. Compormo-nos, estarmos no nosso melhor, vai deixar-nos numa melhor vibe e com maior entusiasmo para a realização das nossas tarefas. 



Dica 4. Decide o Resultado antes de começar: pode parecer estranho mas, na verdade, antes mesmo de pormos uma ideia em prática e de começarmos a trabalhar sobre ela. Idealizamo-la e passamos para o papel. Assim, já temos meio caminho andado para quando a colocarmos em prática.



Dica 5. Aponta tudo o que te vem à ideia: se vais à rua e percebes que há alguma coisa que gostes; se passas por uma pessoa e vês que há alguma coisa que gostes; se olhas para um prédio e percebes que há alguma coisa que te cativa: escreve. Com todas as ideias escritas é mais fácil chegar àquilo que queremos falar/dizer.



Dica 6. Inspira-te: tudo aquilo que nos rodeia pode servir de inspiração. revistas, fotografias, jornais, pessoas, comidas... Enfim, tudo pode servir de inspiração e de ideias para colocarmos em prática. Só precisamos de estar atentos e de, em parte, nos guiarmos pelos objetivos estabelecidos.





Dica 7. Não percas tempo: aqui os rascunhos tomam o seu papel fundamental. Rascunha as tuas ideias e, só depois disso, perceberás a melhor forma para concluíres a tua tarefa. Pensa na forma como queres abordar os assuntos e descobre a melhor forma de o fazer.



Dica 8. Organiza o teu local de trabalho: seja em casa, com o quarto ou escritório; seja na escola, com a mesa que nos é disponibilizada; seja no nosso posto de trabalho, com os recursos que nos fornecem, mantém tudo devidamente organizado e com as coisas que mais necessitas à mão. De nada os vale termos objetos que não usamos perto de nós "só porque sim!". Descompliquemos.

Dica 9. Pesquisa: seja qualquer o assunto que queiramos abordar ou o trabalho que tenhamos de fazer, só é possível fazê-lo bem, quando sabemos falar verdadeiramente sobre o assunto. O facto de estarmos em pesquisa constante também poderá fazer com que nos inspiremos mais e mais. Além disso, faz com que cresçamos enquanto pessoa.



Dica 10. Faz uma pausa: combina dates com amigos e família, passeia contigo mesmo, aproveita a vida, mas descansa. Desliga-te um bocadinho do mundo e desfruta das pequenas coisas que a vida nos dá.

Dia 11. Cria Hábitos e Rotinas: repete isto todos os dias. No início pode custar mas, depois disso, todas as tarefas te parecerão de fácil realização. É tudo uma questão de mantermos o foco e de conseguirmos cumprir, sempre, com os objetivos que nos propomos.


Trouxe até vocês as minhas próprias dicas e aquilo que tem resultado comigo desde sempre. O facto de ser uma pessoa super organizada faz com que tudo isto me pareça simples. Mesmo que vocês não o sejam, tal como referi, é tudo uma questão de hábito. Sem trabalho nada feito!

Tirei as fotos, num estilo meio intimista, no Teatro Ribeiro Conceição, aqui em Lamego. Espero que tenham gostado deste lado mais pessoal!

Foi-vos útil?! 

  • Share:

You Might Also Like

65 Pieces

  1. Ola Miguel,Tudo Bem? adorei o post, Bjs Obrigada:) Bom Fim De Semana:)
    Novo post:https://openklosetfashion.blogspot.pt/2016/08/paez-2016-summer-collection.html#more

    ResponderEliminar
  2. Boas sugestões. A organização sem dúvida que é fundamental.

    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
  3. Your watch is so lovely!
    Have a nice day

    ResponderEliminar
  4. Olá Miguel. Para variar adorei a tua escrita. És uma inspiração. Tenho estado mais ausente por motivos pessoais. Não tenho falado disso no blog, mas na página já justifiquei.
    As tuas dicas assentam em mim que nem uma luva :) Sempre fui assim, como tu, super organizada. Mas agora.... puf... a organização esfumou-se Faço notas por vezes às 3h, 4h ou 5h da manhã quando a insónia me persegue e a ideia fervilha na minha mente, pesquiso constantemente (ou não seja eu uma apaixonada pela pesquisa), mas os horários esquece. Com dois pestinhas em casa a gritarem por atenção eu fico sempre para segundo plano. Estava a pensar e voltar a ser eu assim que as escola começasse, mas parece que a pestinha mais pequena não tem vaga :) o que até me deixa feliz por poder aproveitar mais o meu tempo junto a ela...
    Enfim Miguel vou fazendo o melhor que posso, mas tenho noção que o melhor que posso não chega, pois perdi muitas visualizações no meu "mini" Blog...
    Adoro este teu cantinho...

    BeijinhoBom
    Paula Cardoso
    Magia nas Palavras ♥

    ResponderEliminar
  5. Tira "macaquinhos do sotão" a muita gente sobretudo porque não é um assunto muito falado no mundo da cosmética!

    Sigo exactamente as mesmas regras que tu para conseguir dar produtividade ao dia. É muito mais f´cil quando tudo está organizado e idealizado. =)

    www.anafernandes.ch

    ResponderEliminar
  6. Este post é mesmo para mim ahaha ando a ficar preguiçosa xD este ano como poucas aulas tive fiquei assim xD vou experimentar e depois digo te como correu
    The Vintage Rosé||Bloglovin||Instagram

    ResponderEliminar
  7. Parece que adivinhas.. Este post surge mesmo quando, finalmente estou de volta a tentar ser eu novamente, depois de dias super maus. falei disso mesmo no meu blog, ou pelo menos, de uma pequena parte disso. Este post é super importante para todos.. Mas para mim neste momento é mesmo essencial e concordo com todas as dicas, principalmente a três, onde me revi imenso.. Mais um ótimo post não é verdade Miguel, hahah!

    With love, Joana,
    NOVO POST | BONJOUR, JANIE! | INSTAGRAM | FACEBOOK

    ResponderEliminar
  8. já ia procurar umas dicas como essas no google, sério meeeeeesmo ashuahuahua voltei com o blog, vieram beeeem na hora certa \o/

    http://www.16primaverasblog.com/

    ResponderEliminar
  9. Concordo contigo, ter tudo anotado ajuda-nos bastante e essas dicas são fantásticas! :)
    Infelizmente é a realidade de hoje em dia, a rivalidade entres as pessoas :/

    www.daysstyle.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  10. Realmente sua dica faz a diferença. Amei seus óculos de sol. Beijos

    ResponderEliminar
  11. Confesso que ah dias que não aproveito nada
    Beijinhos
    CantinhoDaSofia
    Facebook
    Tem post novo todos os dias

    ResponderEliminar
  12. Gostei muito do seu guia! Nem sempre temos criatividade e organização, mas se seguirmos tudo assim, com certeza fica mais fácil.
    A gente que trabalha em casa as vezes não tem uma rotina, mas isso é necessário quando se quer bons resultados :)
    Beijos
    BlogCarolNM
    FanPage

    ResponderEliminar
  13. Criar hábitos e rotinas faz toda a diferença mesmo.
    No início a gente sofre até se adaptar mas vale muito a pena.
    Beijos
    www.infinitafeminice.com.br

    ResponderEliminar
  14. Lovely post dear! Have a great weekend! xx

    ResponderEliminar
  15. Adorei as dicas. Preciso me organizar melhor com blog/vida/estudos, etc.

    canaleusendoassim.blogspot.com

    ResponderEliminar
  16. Very nice and useful tips and amazing photos!!!! :D
    xxx
    S
    http://s-fashion-avenue.blogspot.it

    ResponderEliminar
  17. Great tips!! I love having notebooks but I fail to do everything I write!
    Dora www.BangsBang.com

    ResponderEliminar
  18. Oi
    legal as dicas, o mais difícil pra mim é acordar cedo já que vou dormir tarde como estou desemprega, ai fico acordada de madrugada que parece que as ideias fluem melhor.

    momentocrivelli.blogspot.com

    ResponderEliminar
  19. Ótimas dicas!!
    Eu já carrego comigo um bloco de notas, todo lugar que eu vou ele está na minha bolsa. Também sempre tento me inspirar e pesquisar bastante!! Gostei muito do post! =)
    Beijoos

    ResponderEliminar
  20. Que dicas incríveis! Tento fazer tudo isso que você falou aí acima e realmente dá sempre certo. Uma coisa que me faz me sentir motivada é escutar podcasts ou assistir vídeos de pessoas de sucesso, geralmente elas dão dicas pra sermos mais produtivos e exemplos que motivam a gente.

    http://www.biigthais.com/

    Beijoos ;*

    ResponderEliminar
  21. Adorei :) Ótimas dicas, que podem fazer toda a diferença!!

    http://mundodablue.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  22. Muito boa a postagem, todos temos dias menos produtivos e essas são dicas muito valiosas.

    Menina Vanilla

    ResponderEliminar
  23. I don't know what it says because I can't translate it, oops :s The pictures look really nice though! Love those sunnies! X Minale
    http://minaleme.blogspot.be/

    ResponderEliminar
  24. Adorei as dicas, muito boas mesmo!

    http://quase-italiana.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  25. Beautiful accessories! I love your watch. Gemma x
    www.jacquardflower.uk

    ResponderEliminar
  26. Concordo plenamente contigo em todas as tuas dicas, mas para ser sincera algumas delas eu não sigo rigorosamente mas ando a tentar mudar isso.
    Beijinhos,
    www.semmediidas.blogspot.com

    ResponderEliminar
  27. Amazing post! Have a lovely new week. :)

    STYLEFORMANKIND.COM
    Bloglovin

    ResponderEliminar
  28. Bom post bastante útil e bem rico em informação :) Deixas te muitos bons conselhos
    http://retromaggie.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  29. acho q sao umas otimas dicas... eu n costumo fazer nenhuma lista tenho em mente o q qero fazer s fizer faço s n fica pa outro dia, mas isto com tarefas d passar o tempo, qd tenho coisas msm a serio apra fazer e sao bastantes costumo fazer a tal lista. quanto a organizaçao eu ate acho q sou organizada caso contrario n m ia entender com nada... ha e n sou nd d acordar cedo hahaha sabe sempre bem ficar mais um cadinho as vezes fico so msm para descansar um pouco outras acabo por adormecer d novo, e sou das q anda por casa com pijama ou alguma outra roupa q n seja para sair sempre e mais confortavel

    ResponderEliminar
  30. i love this post :D i hope you're having an amazing day!

    mfashionfreak♥blog

    ResponderEliminar
  31. i love this post :D i hope you're having an amazing day!

    mfashionfreak♥blog

    ResponderEliminar
  32. So great post, I really like your style, so modern and nice.

    ResponderEliminar
  33. Gostei imenso das dicas e das fotos! ❤

    ResponderEliminar
  34. As listas são as minhas melhores amigas, disso não há dúvida. O que mais falha é o acordar cedo e o não perder tempo... Mas quero acreditar que sou uma procrastinadora a caminho da mudança! :)

    With love, Miss Melfe

    ResponderEliminar
  35. Awesome post!

    http://www.simplethingsbyjok.com/

    ResponderEliminar
  36. Cool look!

    Adi xx
    www.fancycorrectitude.com
    www.instagram.com/fancycorrectitude

    ResponderEliminar
  37. Concordo tanto com as tuas dicas, meu anjo! Sem dúvida que estarmos motivados é meio caminho para conseguirmos aquilo a que nos propormos. E se por algum motivo isso não acontecer não nos permitimos desistir.
    Acho que o que falta a muitas pessoas não é motivação é, pelo contrário, fazer as coisas com a motivação certa

    r: Muito obrigada <3

    ResponderEliminar
  38. Adorei as dicas, também tenho um planer que me ajuda muito na organização do blog. Tento sempre me arrumar, criar rotinas. O meu único problema é acordar cedo, tenho sérios problemas com isso rsrs.

    Beijos
    https://pimentasdeacucar.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  39. Sem dúvida estas dicas fazem a diferença! É preciso é segui-las à risca eheh.
    beijinhos, The Fancy Cats

    ResponderEliminar
  40. Não chega a ser uma cobertura, estou compartilhando os momentos dos jogos que estou indo e que tive a sorte do boy trabalhar e fazer parte dessa história e ganhar alguns ingressos.

    Beijos
    https://pimentasdeacucar.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  41. muito útil, criar hábitos nos ajudam á alcançar nossos objetivos, acordar cedo é difícil, mas ajuda mesmo kkkkkkkkkkk

    Ciranda da Bailarina
    Página Facebook
    Beijos

    ResponderEliminar
  42. Oi Miguel,
    Adorei as suas dicas. Estou me organizando justamente pra isso. Com o blog por exemplo, tenho um caderno onde organizo as ideias,os posts, informativos, etc
    Big Beijos
    www.luluonthesky.com/

    ResponderEliminar
  43. Se há coisa que eu ache que é mais do que óbiva é que vivemos num mundo cada vez mais competitivo, embora isso faça completamente parte da natureza humana, mas penso que nem todos têm noção desta realidade. Com agendas ou sem agendas, o melhor é apontar-se sempre o que se tem e se quer fazer em cada dia. E então para estudantes não há melhor mesmo, se bem que é uma óptima técnica para toda a gente. Eu por acaso funciono bem em casa só de pijama. Os meus até foram uma boa companhia enquanto estive a escrever as partes finais da minha tese há um ano atrás, depois de todas as minhas aulas terem acabado. Eu por acaso costumo ter as coisas semi-desorganizadas na minha secretária, mas está lá sempre tudo o que preciso. E sim, há que fazer sempre pausas para desanuviar a nossa cabeça, especialmente se estivermos a trabalhar ou a estudar. Então para quem já anda em andanças de teses e afins, as pausas são mesmo obrigatórias.

    ResponderEliminar
  44. Adorei o post, faço praticamente todas essas coisas e posso garantir que tens toda a razão! Bom post!

    Bjxxx
    Ontem é só Memória | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  45. Fantastic tips! Very helpful! Getting up early and being organized are so important

    Http://Leftbankgirl.blogspot.com

    ResponderEliminar
  46. love your tips! I was actually about to buy a planner :)) Waking up early is a bit hard, I can't put that in my system.

    Capturing Life Memoirs | aimeebustillo.com

    ResponderEliminar
  47. Stunning post dear!
    I found it really useful! These are great tips :)

    http://angolodellamisantropia.blogspot.it/

    ResponderEliminar
  48. Concordo plenamente contigo! É verdade que vivemos num mundo que está a tornar-se cada vez mais e mais competitivo, mas eu acho que é importante fazermos as coisas por nós-mesmos, aproveitarmos o momento, e competirmos com nós próprios, porque é dessa maneira que aprendemos com os nossos erros, e consequentemente nos tornamos melhores pessoas.
    Adorei as tuas dicas, mas devo confessar que não sigo quase nenhuma à rica (ahaha shame on me). Sou muitooo distraída e tenho imensa dificuldade em concentrar-me. Quero fazer tudo ao mesmo tempo, saber tudo, descobrir tudo, e depois fica tudo em águas de bacalhau.
    Mesmo assim, gostei e vou tentar seguir os teus conselhos!
    Um beijinho grande!
    http://un-faux.pas.com

    ResponderEliminar
  49. Gostei bastante deste post! Eu não sou de andar de pijama em casa, gosto de estar com outro tipo de roupa, mais apresentável, nunca se sabe quem nos pode bater à porta ahahaha!
    Eu basicamente faço tudo o que dizes aqui com excepção de apontar logo tudo o que me vem à cabeça quando vejo algo na rua ou me lembro de alguma coisa e depois esqueço :/

    ResponderEliminar
  50. Olá, Miguel! :]
    Normalmente costumo vir visitar aqui o espaço e ir directa ao primeiro post para ver o que andas a fazer, mas desta vez apeteceu-me mais vir ler-te num post anterior. Este é bem o que eu preciso! Sinto muito uma falta de energia constante e pouca vontade de fazer seja o que for, tenho muita tendência para a preguiça e grande parte das vezes não tenho muita força para combater esse estado, por isso as tuas dicas são óptimas! O que eu realmente sinto que resulta bastante comigo é acordar cedo, porque a ideia de ter muito mais tempo dá-me a sensação de ter muitas mais possibilidades para realizar diversas coisas e isso alegra-me, mas ultimamente com as férias tenho-me sempre deitado tarde e por isso acordado tarde também e isso deixa-me muito chateada comigo mesma. Mas por outro lado, a parte da noite e a parte da manhãzinha são as minhas preferidas e, para mim, uma meio que invalida a outra, pois para aproveitar a noite não tenho a manhã cedo e vice-versa. De qualquer das formas, como sou muito esquecida sempre que tenho ideia de fazer alguma coisa durante o dia não raro me esqueço ou simplesmente deixo de achar essa ideia tão atractiva ao ponto de desistir dela, e assim vai passando o tempo sem que faça nada de muito especial. Obviamente que tenho que lutar contra esta rotina e alegrar-me e tentar ser mais criativa, porque a alegria atrai mais alegria e isso dá uma motivação enorme e abre a mente para um maior positivismo!
    Obrigada por teres feito esta listinha com aquilo que funciona para ti, vou tentar segui-la ao máximo a ver se me melhoro!E ainda bem que colocaste várias das tuas fotografias, torna o post bem mais pessoal!

    Beijinhos!

    estasaudosacasa.blogspot.com

    ResponderEliminar
  51. Adorei as dicas! Esmeraste-te e este post vai-me ser mesmo muito útil! :D

    xx, Edna
    Mercury Rose

    ResponderEliminar
  52. Achava que eu era a única pessoa que apontava todas as minhas tarefas em papel eheh
    Adoro andar com um bloco onde vou apontando tarefas diárias e ideias que vou tendo!!
    Todas essas dicas resultam mesmo. Eu que o diga!!
    Beijinhos,
    Rita Completo, consultora de imagem
    www.ritacompleto-consultoria-imagem.com/

    ResponderEliminar
  53. Algo que faço diariamente e acho que faz mesmo diferença é apontar tudo o que quero fazer no dia de amanha e acordar cedo.
    Acho que só isso já faz uma grande diferença.
    Beijinhos ;)

    Sara Custódio

    ResponderEliminar
  54. Que post fantástico! Criar estes hábitos é que não é fácil, mas lá que ajuda imenso, ajuda!

    Welcome to 104

    ResponderEliminar
  55. Excelente publicação,grandes dicas,dicas poderosas que ajudam imenso uma pessoa a ser mais responsável,parabéns pela publicação!!

    ResponderEliminar
  56. Descobrimos hoje o teu blog e ficamos rendidas !!
    Este post tem ótimas dicas , continua :)
    Um beijinho, As Invictas

    asinvictas.blogspot.pt

    ResponderEliminar

Muito obrigado pelo comentário. A vossa opinião é sempre muito importante e ajuda-me a melhorar!
Após aprovação responderei nos vossos blogs.
Espero que voltem!



Sigam todas as novidades aqui:
Instagram × Facebook Oficial Page × Pinterest