10 Erros a Evitar no nosso Cabelo

15.8.16

Da saga "cabelos perfeitos", segue mais uma dica sobre aquilo que fazemos (mal) ao cabelo e nem nos damos por isso. Pesquisei algumas dicas, claro, mas a maior parte delas aprendi por auto-recriação e por considerações que vocês me deram aquando este meu post sobre a minha rotina de cabelo
Até há uns bons meses atrás não dava nada pelo meu cabelo. Mudei de cabeleireira vezes sem fim até encontrar a Susana que me conseguiu dominar o cabelo como ninguém fazendo com que ele crescesse (finalmente) de forma saudável, conseguindo com que eu tirasse o melhor partido dele.
As dicas que se seguem serão úteis para todos. São erros que devemos evitar mas que cometemos de forma inconsequente. Diria que são dicas básicas e que, depois disto, os vossos cabelos vão sorrir de brilho. Prometo.


  • Escolher os produtos pelo cheiro ou porque são caros: é um dos maiores erros. Os champôs, independentemente da marca e do preço, devem ser escolhidos pelas nossas necessidades. Cabelos secos requerem produtos que os tornem mais brilhantes e menos eriçados ao passo que cabelos oleosos vão requerer um champô que os torne menos oleosos na raiz. O preço não tem nada a ver. Na minha opinião no experimentar é que está o ganho!
  • Evitar tratamentos químicos: como por exemplo tratamentos intensivos para alisar; permanentes; tratamentos muito fortes para evitar quedas de cabelo; para realçar a cor, entre outros. Hidratar é importante, sim, mas neste âmbito podem ser feitos tratamentos caseiros à base de azeite ou óleos essenciais).
  • Deixar de parte o protetor térmico: este tipo de produto deve ser usado sempre que secamos o cabelo, passamos chapa, babyliss, porque vai fazer com que o cabelo não seja agredido com as altas temperaturas. 
  • Usar tudo em excesso: produtos como lacas, géis, ceras em excesso fazem mal por não deixarem o cabelo "respirar".

  • Usar água a ferver: tépida é o ideal. Água muito quente não só estraga o cabelo como prejudica o seu crescimento.
  • Esfregar o cabelo: este erro quase todos cometemos ao lavar o cabelo. Achamos que ficará melhor lavado se o esfregarmos vezes e vezes sem conta. Mas não... O facto de o esfregarmos vai fazer com que o champô vá para a raiz. Ao ficar alojado na raiz, será mais difícil de retirar logo, corremos o risco de ficar com caspa! Além de ficar todo eriçado e embaraçado. Devemos, sim, massajá-lo. 

  • Desembaraçar o cabelo com ele molhado: mais um erro que nos vai fazer perder fios e fios de cabelo. O truque é pentear antes de lavar e, na altura de passar o amaciador, tentar desembaraçar com os dedos. 
  • Enrolar o cabelo na toalha: todos, após o banho, temos o hábito de querer parecer a Cármen Miranda com a toalha na cabeça mas, o ideal é mesmo usar uma t-shirt de algodão para o secar uma vez que vai absorver toda a água. Esta dica aprendi com uma leitora e acreditem que faz toda a diferença!
  • Não cortar as pontas: ninguém gosta, é verdade... Até porque há cabeleireiras que pensam que as pontas têm 5 cm. No entanto, é essencial para manter o cabelo saudável e fazer com que ele cresça mais rápido. 

  • Usar utensílios errados: as escovas de cabelo devem, de igual forma, ser apropriadas ao nosso tipo de cabelo. As melhores, no meu modesto entendimento, são as escovas cujos "dentes" sejam de género de dentes. Não magoam ao pentear e permitem domar o cabelo de forma mais simples! Os elásticos, também devem ser tidos em conta. Os denominados invisíveis que agora estão muito em voga não vão partir o cabelo nem marcá-lo. 


De facto são estas pequenas coisas que diariamente nos passam ao lado mas que fazem toda a diferença. Tudo isto é uma questão de adaptação e de vontade de querer cuidar do cabelo de forma a que ele tome as formas que nós queremos. Algumas delas trazem resultados imediatos e é isso que vale a pena!


Acharam útil?
Quais os erros que cometem/cometiam sem saber?

  • Share:

You Might Also Like

55 Pieces

  1. Eu admito que sou desleixada relativamente ao meu cabelo! Eu comecei a fazer o "no poo" método e so lavo o cabrlo uma vez por semana. Uso o shampoo solido da lish e pronto. Tenho usado (quando me lembro ou quando está a mao) protector de calor porque estico o cabelo com o ferro uma ou duas vezes por semana. Ja conhecia estes erros, e acho que o que cometo mais vezes é comprar shampoo pelo cheiro ahah.

    Beijinho
    The-not-so-girlygirl.blogspot.com

    ResponderEliminar
  2. I love that L'Oreal product! It is important to look after your hair.
    Have a nice day

    ResponderEliminar
  3. Este é mais um daqueles posts que devias manter no inicio da página durante umas semanas até toda a gente ler porque é muito útil. Fazemos taaaantos erros diariamente com o nosso cabelo que às vezes nem sei como ainda o temos.
    O maior erro que fiz no meu durante muito tempo foi fazer permanente uma vez por ano, estragou-me muito o cabelo e o couro cabeludo, coisa que tenho tentado resolver nos últimos tempos mas não é fácil.
    Depois é claro que no dia a dia a falta de tempo ajuda em algumas parvoices que fazemos, como a de pentear demais para desembaraçar, excesso de laca para manter direito, etc...

    Beijinho,
    Lilium
    O Meu Dolce Far Niente
    Facebook

    ResponderEliminar
  4. Muitos desses cosméticos não sei. Você tem cabelo grande: D

    ResponderEliminar
  5. Muito útil este post sem duvida!
    E é verdade, as pessoas normalmente escolhem os produtos pelo cheiro ou pelo preço :)

    http://quase-italiana.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  6. Gostei do post, mas fiquei com uma dúvida...
    Então quando temos as pontas do cabelo espigadas não as devemos cortar?

    Beijinhos,
    Catarina A.
    http://heartlover16.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  7. Essa da toalha não sabia e faço sempre isso após lavar o cabelo. Os outros erros já conhecia e evito ao máximo!

    http://averamarques.blogspot.com

    ResponderEliminar
  8. De momento estou a usar um corrector da L'oréal em stick, tem boa cobertura mas acho que na minha pele funcionam melhor os mais líquidos, por isso estou à procura de um novo.
    Quanto ao post gostei imenso, não as cumpro todas mas acho que devia e relativamente aos produtos concordo contigo, não precisam de ser produtos caros para fazerem a diferença no nosso cabelo!! :)

    Beijinhos

    http://batomebotasdatropa.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  9. adorei este post pq eu embora tente - sou uma desleixada com o cabelo! foram tantos anos a descolorar e pintar, e ate rastas tive, que ele agora coitadinho!
    mas essa da tshirt nao sabia! :p

    http://rrriotdontdiet.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  10. Great post! :)
    kiss
    New post on my blog: http://vesnamar.blogspot.rs/2016/08/twinkledealscom-wishlist.html

    ResponderEliminar
  11. Your hair are amazing :D Great post dear friend ;D

    ResponderEliminar
  12. Gostei muito do post. Dicas muito importantes! O meu maior erro é não cortar as pontas no tempo devido, irei essa semana cortá-las hehe. :/ Percebo que o seu cabelo está muito bonito, com um brilho muito intenso. :D

    ResponderEliminar
  13. Dicas maravilhosas, obrigado pela visita, tenha uma semana abençoada.
    Blog:https://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br
    Canal:https://www.youtube.com/watch?v=DmO8csZDARM

    ResponderEliminar
  14. Nossa, eu cometo muitos erros e nem sabia! Pensava que esfregar ajudaria a lavar a caspa, desembaraçava com ele molhado, enrolava na toalha (apesar de conhecer sobre uma t-shirt para ajudar a ativar os cachos)... Vou começar a mudar esses hábitos para ver se meu cabelo fica tão bem cuidado quanto o seu - difícil né? KKKKKK
    Beijos e até mais :*
    http://www.thesecretshoot.com/

    ResponderEliminar
  15. Adorei as dicas, felizmente dessas coisas acho que só faço duas que vou tentando corrigir que é a temperatura da água e o enrolar da toalha, o meu cabelo não cabe numa t-shirt e por vezes tem mesmo de ser a toalha XD Bom post! kiss^^

    http://somerandomthoughtsandthings.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  16. Suas dicas são fundamentais para ter um cabelo saudável e bonito! Seu post ficou maravilhoso.

    www.kailagarcia.com

    ResponderEliminar
  17. Very nice! I like this post so much.

    ** Join Love, Beauty Bloggers on facebook. A place for beauty and fashion bloggers from all over the world to promote their latest posts!


    BEAUTYEDITER.COM
    INSTAGRAM @BEAUTYEDITER

    ResponderEliminar
  18. Спасибо за новый пост! ))

    http://evgenijamir.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  19. Admito que sou muito desleixada nos cuidados com o meu cabelo, mas tenho que mudar isso. Até porque estou a passar por uma crise capilar (aka odiar o meu penteado) e por isso preciso de tratar bem dele.

    Marli, do My Own Anatomy ♥

    ResponderEliminar
  20. ei tudo bom?
    que post top
    eu so lavo cabelo com agua fria, pode estar fazendo o frio no mundo que nao lavo no quente
    sua dicas MARA
    Preciso cuidar mais de meu cabelo
    seu blog e otimo, adoro vir aqui
    Grande beijo
    www.zilandrarodrigues.com.br

    ResponderEliminar
  21. Amei as dicas, a maioria desses erros eu felizmente já não cometo mais e o meu cabelo foi melhorando muito conforme eu fui abandonando esses hábitos.
    Beijos
    www.infinitafeminice.com.br

    ResponderEliminar
  22. Eu erro demais nos cuidados com os cabelos, tipo a água quente e pentear os cabelos molhados. Gostei muito das dicas e vou tentar me empenhar mais hehe
    Beijos
    BlogCarolNM
    FanPage

    ResponderEliminar
  23. Gostei bastante das dicas. São bem úteis. Estou testando uns produtos no meu cabelo, tô gastando uma nota, porque alguns não deram certo, hehe.


    ✯ Instagram ✯♮​✯ Blog Eu Sendo Assim ✯✯ Fan Page ✯

    ResponderEliminar
  24. Amei o post... eu tinha 2 desses problemas ai que parei recentemente, não utilizar o térmico e usar em muito excesso.. está melhorando bastante!

    Amei as dicas


    Beijos da Nati
    www.oxifalei.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
  25. Wow! Amazing inspirations
    http://starlingdays.blogspot.com/2016/08/illustration-course-by-art-project.html
    https://www.instagram.com/mira_shpak

    ResponderEliminar
  26. Great post Miguel!! I like how you showed the process, have a great week and hope you had a lovely weekend
    www.mssparkleandglow.com

    ResponderEliminar
  27. Conhecia todas as dicas menos a da toalha na cabeça! xD Ahah
    Mas gostei muito, está um post excelente :)
    Beijinhos

    Blog ChocoPink / Instagram / Facebook

    ResponderEliminar
  28. Adorei o post. Excelentes dicas. Eu tento colocá-las em prática.
    Um abraço e continuação de bom trabalho.

    Último post:
    http://blogsimplethingsofmylife.blogspot.pt/2016/08/resumo-da-semana-32-incendios-passeios.html

    ResponderEliminar
  29. Seu cabelo está lindo.
    Confesso que alguns errinhos desses eu cometo, mas já anotei as dicas para não fazer mais.

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderEliminar
  30. Great products and look!
    Have a lovely day :)
    Rosanna x
    Rose's Rooftop

    ResponderEliminar
  31. Acho que a do protetor térmico é a minha falha maior... Ainda assim, há mais umas quantas coisas que vou ter que mudar se o quero manter saudável. Obrigado pelas dicas, sempre úteis claro! :D

    With love, Miss Melfe

    ResponderEliminar
  32. adorei esse post, muito interessante essas dicas!
    Flavia
    www.secret4beauty.blogspot.com
    www.adoteumfocinhocarente.blogspot.com
    loja virtual: www.adote.iluria.com

    ResponderEliminar
  33. Really interesting beauty products...thx for sharing! xx

    ResponderEliminar
  34. Tenho que admitir que sou muito preguiçosa com o cabelo! Mas tenho muita noção de que temos de o estimar muito bem! Uma das coisas que me esqueço sempre é do protector térmico antes de o alisar! =)

    www.anafernandes.ch

    ResponderEliminar
  35. Ótimas dicas! Algumas delas eu já sabia, mas outras adorei saber! Seu cabelo é lindo!

    http://www.biigthais.com/

    Beijoos ;*

    ResponderEliminar
  36. Já faço isso tudo, só cometo o erro de ignorar o protetor de cabelo e esfregar muito a cabeça ahaha
    The Vintage Rosé||Bloglovin||Instagram

    ResponderEliminar
  37. Muito bons tips ! Eu nunca iria colocar produtos químicos no meu cabelo e escová-lo somente quando você tem condicionado. :)

    VEGETARIAN COURTESYFACEBOOK

    ResponderEliminar
  38. Faço algumas destas coisas, especialmente pentear o meu cabelo depois de o lavar, mas é mais pelo hábito da coisa, do que por não saber que não são assim tão utéis. Eu se não usar um condicionador, que é o mais comum, tenho mesmo de pentear o cabelo mal o lave, se não com ele seco não há como o pentear. Se há coisa com a qual nunca tive problemas foi cortar o cabelo; só costumo ser um pouco desleixada por preguiça.

    R.: aww sim isso das calças ao fundo do rabo nunca entendi. Não só fica horrível, como deve ser difícil segurar as calças (largas) apenas com as ancas.

    ResponderEliminar
  39. Oi Miguel,
    Algumas dicas eu conhecia.
    Acho importante acrescentar a água do chuveiro não pode ser muito quente na hora de lavar, assim como ao aplicar condicionador(amaciador) sempre é no sentido do comprimento em direção as pontas, jamais na raiz.
    big beijos

    ResponderEliminar
  40. Fantástico post adorei, beijinhos

    www.kiza.pt

    ResponderEliminar
  41. adorei o post! tem um monte de coisa que preciso melhorar haha! Adoro tomar banho quente e sempre enrolo ele na toalha, isso acaba prejudicando muito a saúde dos fios!

    www.blogamorarosa.com

    ResponderEliminar
  42. Ola Miguel, Tudo Bem? Adorei o post:) Obrigada
    Novo post:https://openklosetfashion.blogspot.pt/2016/08/dear-lovelies-today-i-would-like-to.html#more
    Youtube:https://www.youtube.com/watch?v=q4kg3s06_O4

    ResponderEliminar
  43. Sempre quando vou pentear o cabelo das minhas primas eu prefiro molhar os fios, acho mais fácil para desembaraçar, mas não sabia que isso era errado.
    Uma coisa que eu faço (mas estou tentando deixar) é dormir com o cabelo molhado, amo sentir o ventilador no meu cabelo, sabe? kkk!
    Você tem cara de menino de 15 anos, tão novinho, sério, super fofo :)
    Beijãoooo♥

    www.ricknegreiros.com.br

    ResponderEliminar
  44. Hola !! excelente post! muy buenos consejos!! Yo tengo el pelo largo y con rulos! muy difícil de peinar, trato de peinarlo bajo el agua con los dedos o con un peine de dientes anchos. Y si...en este tema hay que usar el producto mas indicado para cada tipo de cabello! y si es necesario invertir mas dinero hay que hacerlo!! :) Beso grande!

    ResponderEliminar
  45. Gostei das dicas, vemos muito dizer o que temos que fazer mas pouco sobre o que faz mal para os fios.


    Beijos
    Tô Bonita?

    ResponderEliminar
  46. Wonderful blog! I love and i follow your blog, please follow me too
    http://alamodenatine.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  47. Gostei das dicas :D A da t-shirt de algodão nao conhecia, mesmo! Quanto às escovas, desde que comprei uma de madeira que não quero outra coisa. Além de ser mais "suave" para o cabelo, trata também da electricidade estática :)

    ResponderEliminar
  48. Adorei as tuas dicas e concerteza vou mudar alguns hábitos :)

    http://mundodablue.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  49. Conheço algumas mas outras nem por isso
    adorei
    Beijinhos
    CantinhoDaSofia
    Facebook
    Tem post novo todos os dias

    ResponderEliminar
  50. amei o post, com certeza vou cuidar muito melhor dos meus cabelo a partir de hoje
    bjus Miguel

    dicasdachil.blogspot.com

    ResponderEliminar

Muito obrigado pelo comentário. A vossa opinião é sempre muito importante e ajuda-me a melhorar!
Após aprovação responderei nos vossos blogs.
Espero que voltem!



Sigam todas as novidades aqui:
Instagram × Facebook Oficial Page × Pinterest