Tudo Sobre Corretores

by - 28.7.16


Os corretores de olheiras são fundamentais na vida de qualquer pessoa. As funções deles são inúmeras: quer para cobrir olheiras, para camuflar imperfeições ou até mesmo para dar alguma luminosidade à pele. Contudo, na hora de escolher o melhor corretor ou acertar no tom mais indicado é sempre um verdadeiro dilema.
Por essa mesma razão e levando em conta que uso corretor de olheiras, decidi criar um post porque senti algum dificuldade na altura de escolher o meu. Além disso, nos inícios, quando me comecei a interessar por esta área de cuidados essenciais de maquilhagem, tinha algumas dúvidas em relação à forma de aplicação mais correta.

Para poder fazer este post, uma vez que não sou (de todo) um entendido na matéria - peço desculpa pelos lapsos que posso dar e agradeço correções -, recorri à pesquisa e decidi criar uma espécie de um guia geral. Neste guia, incluo: formas de aplicar, escolhas de tom e, por fim, tipos de corretores existentes.

 x Forma Correta de Aplicar x


É nesta fase que surge o maior problema. Antes de mais, o corretor, pelo que percebi, deve ser colocado após a base e depois de a zona abaixo do olho estar bem hidratada. Tem a sua lógica: o facto de colocar primeiro a base vai fazer com que a olheira, neste caso, esteja mais coberta e menos evidente, possibilitando um menor gasto do corretor. Aplica-se até à zona da bochecha, desenhando um triângulo invertido com a base por baixo do olho e o vértice voltado para baixo. 
Não se deve arrastar ou espalhar o produto mas, sim, esbater com a ajuda do dedo (que fará com que o produto fique com uma melhor textura e com a temperatura correta. Quem já for pro, pode sempre utilizar um pincel específico ou uma esponja. Finalizada a aplicação, ultima-se com um pouco de pó translúcido para não se correr o risco de o produto não derreter.

 x Tipos de Corretivos x


O mercado atual tem à sua disposição uma panóplia de corretores sejam eles para corrigir olheiras ou imperfeições que a pele tenha:

  • Líquidos: fáceis de aplicar; cobertura leve; efeito natural e adequados para peles mais secas.
  • Em Stick: Consistência forte e espessa; acumulam nas linhas de expressão o que pode ser um contra; no entanto, são ótimos para cobrir imperfeições como borbulhas face à sua cobertura mais consistente. 
  • Cremosos: tal como os anteriores, são úteis para cobrir imperfeições e olheiras mais escuras; como também têm uma textura mais espessa, acumulam nas linhas de expressão e são mais adequados para peles jovens.
  • Em Pó: são feitos à base de minerais logo, acabam por ser produtos mais naturais; a cobertura já não é assim tão forte quanto isso e adequam-se a peles oleosas ou sensíveis uma vez que, no primeiro caso, vão absorver a oleosidade da pele.
  • Iluminadores: os corretores iluminadores, tal como o próprio nome deixa evidente, são úteis para iluminar as áreas que quisermos ao mesmo tempo que cobrem algumas imperfeições; no entanto, devem ser aplicados após  aplicação do nosso corretor de forma a que o resultado final não fique tão artificial.
  • Coloridos: os coloridos têm a função de auxiliarem a alterar a pigmentação da pele, algo que o corretor dito normal não consegue e não deixa uniformizar. 

 x Escolher o tom ideal: x


Passemos, agora, para a escolha do tom mais correto. Devemos ter em conta o nosso tom de pele e o tom da nossa ollheira. Caso nos seja impossível obter o tom certo da nossa pele, o melhor que se pode fazer é escolher um tom abaixo da cor da nossa pele que, de certo modo, acaba por dar um mais iluminado. Se escolhermos um tom mais escuro, será pior uma vez que vai aprofundar ainda mais a zona da olheira e, aí, pareceremos uns pandas!
Em relação aos coloridos, teremos de saber jogar com a função das cores, ou seja:
  • Corretores verdes: neutralizam vermelhidões, manchas de acne e cicatrizes;
  • Corretores alaranjados: neutralizam veias e olheiras mais escuras;
  • Corretores amarelos: camuflam a olheira;
  • Corretores arroxeados: vão cobrir zonas amarelas e atenuá-las;
  • Corretores rosa: vão iluminar peles cujos tons sejam mais acinzentados.
Creio que consegui abordar os pontos fulcrais acerca dos tão amigos corretores. Ressalvo que este é um post informativo que teve como base uma pesquisa. Não sou, como refiro tantas e tantas vezes, um entendido na matéria embora queira muito ser! Aos poucos vamos aprendendo e assim é que conta.

Foi-vos útil?
Que tipo de corretor usam?

You May Also Like

56 Pieces

  1. Great post my dear, I like those tips :-)

    ResponderEliminar
  2. Para dizer a verdade eu não tenho usado nenhum...

    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
  3. Great post! I like Make Up For Ever Ultra HD Concealer
    xx

    ResponderEliminar
  4. Gostei muito do post. Eu uso (muito) de longe a longe um corretor e escolhi o de stick. Como não tenho olheiras profundas acaba por funcionar bem comigo, mas até agora foi o único que experimentei.

    Beijinhos,
    Catarina A.

    ResponderEliminar
  5. É algo que utilizo sempre mas, agora que apanhei uma corzinha na praia, tive de ir comprar um tom mais escuro e foi super difícil para mim acertar. Estou habituada a comprar sempre o mais clarinho quer seja em BB's, bases ou corretores e desta vez tive de andar a experimentar... Oh well...
    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  6. Muito obrigado! <3 É sempre quando não estamos à espera de alguma coisa que ela acontece!
    Este post foi mesmo muito útil! Não tenho um corretor de olheiras mas agora sei que tenho que procurar um cremoso e com um tom alaranjado :)

    http://photographybyvania.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  7. Mais um post que adorei! Como sempre muito bem explicado e cheio de informação útil.
    Eu por norma uso três tipos de corretor (sim, eu sou uma exagerada), uso o corretor verde em liquido da Catrice apenas quando ando com a pele mais vermelha, uso um cremoso laranja também da Catrice para disfarçar a marca bronzeada que fica no nariz por causa dos óculos e por fim uso o meu amado iluminador de olheiras da YSL sem o qual pareceria um zombie.

    Beijinho.
    Lilium
    O Meu Dolce Far Niente
    Facebook

    ResponderEliminar
  8. Confesso que até hoje e após ter experimentado diversas marcas, ainda não encontrei o meu corretor ideal. O meu problema foca-se mais a nível de papo e não tanto de olheira o que acentua a dificuldade em achar algo que me satisfaça.
    Este post é super informativo Miguel!
    Bjs
    Coco and Jeans by Marisa

    ResponderEliminar

  9. Very interesting post ! I use concealer under the eyes Estee Lauder! :-)

    ResponderEliminar
  10. Fiquei fã deste post! Muito bom para pessoas que como eu são assombradas pelas olheiras!

    Bjxxx
    Ontem é só Memória | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  11. Wow, detailed post) I use theBalm concealer now)
    KireiKana

    ResponderEliminar
  12. So helpful! An excellent post with so much coverage. I will have try one, liquid I think. Thanks for all the research!

    Http://Leftbankgirl.blogspot.com

    ResponderEliminar
  13. Já não consigo viver sem corrector, acho um essencial em qualquer colecção de maquilhagem. Já na aplicação e na variação do produto eu vario bastante, consoante o que necessito nesse dia. Mas as tuas dicas estão certíssimas :) acho que cada um vai ganhado o seu próprio jeito de colocar corrector. É disso que eu adoro na maquilhagem, tal como na moda, é muito pessoal, e não há uma forma fixa de fazer as coisas nem um "right or wrong", desde que fique bem :)

    Beijinhos querido! <3
    Stephanie's Daily Beauty

    ResponderEliminar
  14. Finalmente. Eu estava com tantas dúvidas em relação aos corretores e este post salvou-me a vida. Foi-me bastante útil.
    Obrigada, Miguel.

    ResponderEliminar
  15. Nossa preciso de um já rsrsr,tenho bastante olheiras e não consigo disfarçar só com a base e corretivo.
    Blog da Mary

    ResponderEliminar
  16. Confesso que agora estou a usar liquido e estou a gostar bastante mas em pó nunca usei mas já usei em forma de batom e ate gostei
    Adorei o post
    Beijinhos
    CantinhoDaSofia
    Facebook
    Tem post novo todos os dias

    ResponderEliminar
  17. Realmente o corretor já e como se diz: um pedaço do corpo. Pois sem ele, fica difícil uma foto entre outras coisas.
    Adorei sua postagem!
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  18. Um post bem interessante! Ando sempre eu busca de um em tons amarelos, porém vêm sempre em paletas com todos os outros tons também, logo acabo por não adquirir, conheces algum?!
    Beijinhos,

    http://try-to-be-a-rainbow-in-someones-cloud.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  19. Me encantó! yo sufro bastante con el tema ojeras, siempre cubriéndolas! ahora uso un corrector que es el fit me de Maybelline con el que me está yendo bastante bien. Buenos consejos, Besos!

    ResponderEliminar
  20. Eu nunca usei muito corretor, tenho a sorte de não ter olheiras e por isso não tenho a necessidade de as tapar, comprei agora recentemente um com o objetivo de iluminar e tenho gostado imenso do resultado. kiss^^

    http://somerandomthoughtsandthings.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  21. I love the Touche Eclat by YSL.
    Have a nice day

    ResponderEliminar
  22. Excelente post! O corrector de olheiras é o meu melhor amigo ahahah não faço um triangulo invertido tao grande porque nem sempre uso base e depois fica demasiado artificial
    Por onde anda a Sofia?

    ResponderEliminar
  23. Algo que ainda me faz confusão é em como colocar o corretor, algumas pessoas dizem ser em triângulo, outras dizem que é só nas olheiras, que para fazer o triângulo é com iluminador ou base mais clara! Provavelmente é o corretor iluminador então!

    LEONINE MAGAZINE | FACEBOOK | INSTAGRAM

    ResponderEliminar
  24. Interessante as dicas. Nunca tinha parado para pensar que era importante o jeito que aplica o corretor. Adoro suas postagens sempre cheias de conteúdo :)

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderEliminar
  25. Sou um zero nestas questões, até porque nunca usei, mas acho sempre relevante sabermos as noções mais básicas, assim estamos sempre informados!

    r: Sim, concordo contigo, meu anjo

    ResponderEliminar
  26. Nossa amei as dicas, precisava disso mesmo.

    http://alinesecretplace.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  27. adorei o post, ficou bem completo e explicativo!
    eu não vivo sem corretivo, tenho muita olheira, meus preferidos são os líquidos!

    www.blogamorarosa.com

    ResponderEliminar
  28. Não vivo sem amigo Miguel,sobre o uso vai de acordo com o gosto mesmo,eu gosto e aplicar antes da base com o triângulo invertido mesmo,ai aplico base e depois recoloco o corretivo dando leve batidinhas. Mas existem clientes que ficam perfeitas só com o corretivo cremoso,sem base,faz contorno e iluminação e sela com pó translúcido,fica bem natural também,tudo depende do gosto mesmo
    bjãooo

    ResponderEliminar
  29. Post muito útil sem dúvida bae! É sempre bom sabermos mais sobre estas coisas! Mas aprendi uma coisa.. sobre os correctores em pó :)

    Na cozinha adorooo mármore *.* já tive numa casa em que a cozinha era assim e aquilo para mim era luxo ahaha.
    Eu não sei quando é que vou pintar, ando sempre a adiar porque não quero estragar o cabelo :/

    ResponderEliminar
  30. Eu uso sempre corretores com cor, mas também é só quando uso base, o que é pouco porque quando a uso parece que levo com um bolo na cara xD
    Eu gostei da plataforma, e até podes adicionar os produtos que não tem. Eu fiz isso para o post da stradivarius. Um dia já experimento fazer os gráficos no powerpoint hahah
    The Vintage RoséBloglovinInstagram

    ResponderEliminar
  31. Conceaer is the most important make up product for me!
    even if is pretty challenging to find the one perfect for you...
    Anyway great selection! I love especially higlighter concealers! :)
    xxx
    S
    http://s-fashion-avenue.blogspot.it

    ResponderEliminar
  32. It looks amazzzzzing! So perfect for under the eyes!!! NEEED!!! NEEED!
    kisses
    xoThe Beckerman Girls

    www.BeckermanBlog.com

    ResponderEliminar
  33. Nice tips and tricks! About my last question - I was just asking about how to use the cinnamon and for what. Is it to get lighter hair? And how to use it?
    Xx
    Larissa
    conscious lifestyle of mine

    ResponderEliminar
  34. Adorei o post! Principalmente a parte explicando as cores e para o que servem! Quais são os seus preferidos???

    ResponderEliminar
  35. Há muitas pessoas que colocam mal o corretivo de olheiras, o teu post está bem explicito em relação a isso.
    Não utilizo muito corretivo de olheiras, mas utilizo bastante o corretivo verde para disfarçar o vermelho das borbulhas :)
    Beijinho, Kati

    ossegredosdakati.blogspot.com

    ResponderEliminar
  36. Quando vejo posts sobre este assunto reparo que muita gente se esquece de mencionar os correctores coloridos que, na minha opinião, são super importantes! Por isso gostei que os tivesses mencionado. O que eu faço para camuflar as olheiras é aplicar um corrector colorido primeiro, depois aplico a base e no fim um corrector iluminador.

    Gostei muito do blog, que ainda não conhecia! Segui :)

    The Fashion Wink

    ResponderEliminar
  37. Este post está brutal. Super bem explicado, muito bem!
    Beijinhos

    http://chocopink89.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  38. Oi
    eu preciso de um corretor, já até sei de que marca vou comprar, gostei desse seu poste.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
  39. nem eu imaginava que haviam corretores de cores :o

    ResponderEliminar
  40. Se gostas mesmo de Sparks então tens mesmo de o ler! É um livro emocionante mesmo! :)
    Obrigada por este post! Tenho sempre imensas dificuldades em relação aos corretores ainda para mais agora que, como estou de férias, vou dormir às tantas e acabo por dormir pouquíssimo e acordo com umas olheiras horríveis AHAH :D
    http://bloguedacatia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  41. Miguel
    Uso o corretivo Yellow da Mary Kay, ele é ótimo e dura bastante n pele e esconde minhas olheiras.
    Amei as dicas!

    Beijokas,
    DMulheres
    @dmulheres

    ResponderEliminar
  42. Amei o post e as dicas, tem para todos os gostos.
    Gosto dos Liquidos e Cremosos.
    Beijos da Kah
    www.blogmundodakah.com.br

    ResponderEliminar
  43. Bem útil este teu post tenho em liquido e em pó
    http://retromaggie.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  44. Gostei muito! Não sabia para que serviam os corretores coloridos mas acho que não estão para breve a minha utilização, não sei que me parece!
    Já tive um em stick da Essence e não gostei muito, agora tenho um da Catrice em creme e adoro :)

    http://mundodablue.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  45. Miguel você sou eu de calça em Portugal, um dia precisamos nos conhecer pessoalmente. Eu adoro me vestir e reinventar, não gosto de ser sempre a mesma pessoa ou a mesma cara.

    Adorei, sou mega adepta de corretivos, assumo que prefiro os líquidos por serem leves e fáceis de trabalhar e gosto de usar em pó para a sentar e não craquelar.

    Beijos
    https://pimentasdeacucar.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
  46. Que postagem completinha, adorei! Eu tenho que comprar um corretivo novo pra mim, porque o meu está acabando e com certeza vou usar essa sua postagem como base :)

    http://www.biigthais.com/

    Beijoos ;*

    ResponderEliminar
  47. Yup, here's a concealer I was talking about: https://kireikana.blogspot.com/2016/04/thebalm-timebalm-concealer.html

    ResponderEliminar
  48. Awww obrigada! Mas não me acho super entendida, apenas tenho um MEGA interessa pela área da beleza eheh.

    Sim tenho vários iluminadores, em pó e um corrector mais claro que a minha cor natural que gosto de utilizar como iluminador. Acho a ideia excelente, e vou mesmo fazer isso!

    Que iluminador vais receber, estou curiosa! Coloca um imagem no facebook ou instagram para ver...ehehe (super cusca :P)

    Beijinhos!
    Stephanie's Daily Beauty

    ResponderEliminar
  49. ¡Un post genial guapa!

    http://www.trendsgalleryblog.blogspot.com

    ResponderEliminar
  50. Apesar de não seres expert como dizes, fizeste muito bem o teu trabalho de pesquisa. Só um pequeno reparo e permite-me que o faça, se o corrector for de cor, deve ser colocado antes da base e não depois. Se o corrector for de cor pele deve ser colocado depois, mas se for de cor deve ser antes. =)

    Mas de resto muitos parabéns! Muito boa informação!

    www.anafernandes.ch

    ResponderEliminar
  51. Great post and tips Miguel, you gave me an idea for a new post!!
    www.mssparkleandglow.com

    ResponderEliminar
  52. Adorei o post! Os meus corretores favoritos são os líquidos e o o verde.

    Beijinho, Beauty Queen

    ResponderEliminar
  53. I subscribe to your blog . I would be happy reciprocity

    http://evgenijamir.blogspot.com/

    ResponderEliminar

Muito obrigado pelo comentário. A vossa opinião é sempre muito importante e ajuda-me a melhorar!
Após aprovação responderei nos vossos blogs.
Espero que voltem!



Sigam todas as novidades aqui:
Instagram × Facebook Oficial Page × Pinterest