Como Descobrir o Tipo de Pele do Rosto

by - 27.6.16


Gosto muito e fico de peito feito cheio de orgulho quando são vocês a propôr-me desafios e a dar-me ideias para publicações. Este é, nem mais, nem menos, uma sugestão da Ana Ferreira, autora do blog Aquele Cantinho, aquando falei acerca dos cuidados diários que devemos ter com a pele do nosso rosto.
Mal ela me lançou o desafio, lancei-me eu à pesquisa de forma a poder não só satisfazer-lhe o pedido como também para que vocês possam conhecer melhor o vosso tipo de pele assim como a forma de a cuidar. Afinal de contas ela vai variando conforme a idade, conforme as estações do ano o que significa que nem sempre os produtos que usamos serão úteis o ano inteiro.


Antes de começarmos, queria dizer que este post é tão feminino quanto masculino. Dá para que todos possam conhecer a sua pele para, depois, investirem em alguns produtos que considerem ser necessário. Posto isto, convido-vos a fazer o teste do lenço para que depois se avancem com as características/tratamentos específicos de cada tipo de pele.
O teste do lenço é a forma utilizada para que se conheça a pele que cada um tem. Assim, de manhã e com o rosto limpo, passam um lenço sobre o mesmo e, tendo em conta o resultado teremos:
  • Pele Normal: lenço sem manchas; sensação de rosto flexível, fresco e com elasticidade;
  • Pele Oleosa: lenço com manchas de óleo espalhadas pela zona T, queixo e bochechas;
  • Pele Mista: lenço com manchas de óleo na zona T;
  • Pele Seca: lenço limpo; pele repuxada e áspera;
  • Pele Sensível: lenço limpo; manchas na pele que aparecem facilmente; comichão; inflamações ao usar vários tipos de produto;


Conhecidos os tipos de pele, avançamos agora para as características de cada um e a forma como lhes podemos fazer frente. Relembro que este é um processo continuo e que só experimentando vários produtos de várias gamas e de várias marcas é que descobrimos os ideais. Eu, por exemplo, consegui fazer face à minha pele oleosa e passei a ter normal/mista. 

1. Pele Normal: aspeto rosado; poros pouco evidentes; textura brilhante e hidratada; toque aveludado; poucas imperfeições e aparecimento de rugas na região dos olhos.
2. Pele Seca: aspeto áspero, irritado e pouco hidratado; sensação de desconforto e repuxamento; maior tendência ao aparecimento de rugas.

  • Formas de cuidar a Pele Normal/Seca: lavar duas vezes ao dia com leites/loções de limpeza; hidratar; aplicar tónico à noite seguido do creme de rosto hidratante; máscara e esfoliação hidratante pelo menos duas vezes por semana; a maquilhagem deve ser cremosa ou líquida.


  • 3. Pele Oleosa: aspeto gorduroso; poros dilatados; tendência a pontos negros e espinhas.
    4. Pele Mista: poros dilatados; oleosidade excessiva na zona T; nas maçãs do rosto a pele pode variar entre normal e seca; Pele Sensível: frágil e irritável; tom avermelhado; manchas, comichão e ardor.
    • Formas de cuidar a Pele Oleosa/Mista: lavar duas vezes ao dia com águas micelares ou outros produtos de limpeza desincrustantes; usar hidratantes oil free; evitar lavar mais do que o necessário porque remove a oleosidade natural e aumenta a produção de sebo; máscaras/esfoliantes que evitem a formação de pontos negros e espinhas; A maquilhagem deve ser à base hidratante com oil free e o uso de pó vai absorver a oleosidade.
    5. Pele Sensível: frágil e irritável; tom avermelhado; manchas, comichão e ardor.
    • Formas de cuidar a Pele Sensível:Usar produtos sem alcoól; não usar tónicos; usar produtos minerias e oil free. Maquilhagem à base de mousses.
    Posto isto, espero ter-vos elucidado mais e ter-vos dado as indicações necessárias para que possam perceber o tipo de pele que têm. Após perceberem o vosso tipo de pele, a melhor maneira de começarem o tratamento que seja mais conveniente, o truque passa por pedir produtos tester em farmácias e para-farmácias com o intuito de irem verem com os quais se dão melhor.

    Fizeram o teste?
    Qual o vosso tipo de pele?

    P.S.: Estou a sortear umas sapatilhas aqui. Participem!

    You May Also Like

    53 Pieces

    1. A minha é mista :)

      http://quase-italiana.blogspot.pt/

      ResponderEliminar
    2. Very useful post my dear :) Thanks very much :)

      ResponderEliminar
    3. Great post! :) ♥♥♥
      New post on my blog: http://vesnamar.blogspot.rs/2016/06/orsay-dress.html

      ResponderEliminar
    4. Tenho pele mista e hipersensível, o que gerou uma dor de cabeça para encontrar produtos adequados. Tive sorte em conhecer a Lush, porque o Aqua Marina e o Imperialis salvaram-me a vida. O melhor de tudo é não serem testados em animais :)

      ResponderEliminar
    5. Very good post!

      Let me know if you'd like us to follow eachother and keep in touch?
      Come visit → PANAMA ASTI


      Have a nice day !

      ResponderEliminar
    6. Very helpful post, Thanks for sharing :)

      http://ohladymania.blogspot.com/

      .

      ResponderEliminar
    7. Gostei bastante das dicas e do post bastante bem explicado
      Beijinhos
      CantinhoDaSofia
      Facebook
      Tem post novo

      ResponderEliminar
    8. Este post ajudou/me imenso! Obrigado Miguel!!!

      ResponderEliminar
    9. acho que a minha pele varia entre o misto e o sensivel
      o post foi super informativo, obrigada :)
      beijinhos

      http://umacolherdearroz.blogspot.pt/

      ResponderEliminar
    10. Excelentes dicas, como sempre! Muito obrigada :) a minha pele é oleosa/ mista e confere! Todas as dicas que deste, eu pratico regularmente e funcionam. Aconselho para este tipo de pele os produtos da La Roche-Posay (EFFACLAR). Beijinhos

      ResponderEliminar
    11. A minha é mista e uma chatice na hora de encontrar os produtos perfeitos! Boa semana! Beijinho
      Coco and Jeans by Marisa

      ResponderEliminar
    12. Adorei este post! Fiz o teste e tenho a pele sensível (algo que não me surpreende ahah). Parabéns à Ana pela sugestão e parabéns a ti por nos trazeres sempre conteúdos excelentes!
      http://bloguedacatia.blogspot.pt/

      ResponderEliminar
    13. Very interesting review
      ;)
      ♥♥♥♥♥♥
      innakeils.blogspot.com

      ResponderEliminar
    14. acho que o desafio foi muito bem aceite... tenho d experimentar o teste o lenço... mas com estas indicaçoes penso ter uma pele normal pois n a acho mt aspera nem mt oleosa, contudo na zona do queixo sinto-a um pouco mais oleosa e tenho tendencia para ter bastantes espinhas nessa parte... tambem tenho a pele avermelhada na zona que mostra a figura 5... percebes agora pq sinto dificuldade em perceber o meu tipo de pele? mas vou testar esse teste amanha quando acordar

      ResponderEliminar
    15. Great post!
      New follower :)

      https://mymakeupage.blogspot.it

      ResponderEliminar
    16. Bom post, Miguel! Eu vou variando entre a oleosa e a mista. A questão que referes de evitar lavar em excesso é essencial - bem sei o estado desgraçado em que ela andava quando eu cismava em estar sempre a lavá-la para ela não estar oleosa lool

      Jiji

      ResponderEliminar
    17. A minha pele é sensível. Ando neste momento em tratamento. De vez em quando aparece-me manchas vermelhas. Bahhh!

      ResponderEliminar
    18. Muito bom esse guia, a minha é mista, sempre muito oleosa na zona T :(
      Beijos
      BlogCarolNM
      FanPage

      ResponderEliminar
    19. Thanks for useful tips!

      kireikana.blogspot.com

      ResponderEliminar
    20. Acho que muitas pessoas não conhecem o seu tipo de pele e que este pode ser corrigido até ser "normal". Eu fiz o meu teste com uma máquina de raios ultravioleta e foi muito giro, podia ver tudo o que a minha pele tinha ao pormenor o que levou a uma análise mais correcta e personalizada ao meu "caso".

      http://ayellowrain.blogspot.com/

      ResponderEliminar
    21. really interesting post!!! I have a mixta one.

      kisses dear
      www.aprendiendoaquererme.com

      ResponderEliminar
    22. A minha pele é uma loucura, era seca,agora é mista. Depende muito do tempo e do clima. Ótimas dicas,também já fiz o teste. Beijinhos querido.

      ♡ Blog da Lanne

      ResponderEliminar
    23. Interesting post with a lot of background information.
      Regards

      ResponderEliminar
    24. muy buen post, muy facil para comprobar que tipo de piel tienes, y geniales los cuidados. La mia es mixta :)
      Un beso grande!

      ResponderEliminar
    25. Excelente post, muito esclarecedor!
      Beijinhos,

      http://chocopink89.blogspot.pt

      ResponderEliminar
    26. Minha pele é oleosa Miguel, acho tão chato! rs. Mas desde que comecei a usar os produtos certos, nossa, que diferença! Gostei das dicas =)

      rasgadojeans.blogspot.com

      ResponderEliminar
    27. Thank you for the tips! Very useful review. Thanks for sharing))

      ResponderEliminar
    28. Dicas maravilhosas amei obrigado pela visita,
      tenha uma semana abençoada.
      Blog: http://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br/
      Canal:https://www.youtube.com/watch?v=DmO8csZDARM

      ResponderEliminar
    29. R: O colar fui eu que "fiz" é um anel com muito valor para mim, foi o meu avô que me deu e apenas o pus no fio :)
      Adorei o post!
      Beijinho*
      Novo post no blogue
      http://thewhisperofphotography.blogspot.pt/

      ResponderEliminar
    30. Que buen post!!

      http://modernastrega.blogspot.com.ar/

      ResponderEliminar
    31. Oi
      gostei do poste, legal que a leitora deu a dica de poste, esse vai ser bem útil, eu mesmo tenho dificuldade para saber meu tipo de pele do rosto.

      momentocrivelli.blogspot.com.br

      ResponderEliminar
    32. Adorei todas as dicas.
      Post excelente. Muito bem elaborado.
      Um abraço
      http://blogsimplethingsofmylife.blogspot.pt

      ResponderEliminar
    33. A minha pele é mista, mas agora tem estado super oleosa, o que aumenta o aparecimento de espinhas! Já ando a tratar disto, não quero ficar assim muito tempo :l

      http://mundodablue.blogspot.pt/

      ResponderEliminar
    34. Tenho pele mista, mais oleosa em dias quentes e meio ressecada nesse inverno, mas como te falei acabo cuidando meio superficial por causa das crises alérgicas. Então fico só nos sabonetes, tônicos e águas termais.

      Pode deixar que te empresto minha mochila, foi um super achado e já não tiro mais ela das costas, já conhece todo o Rio e está louca para conhecer Portugal.

      Beijos
      https://pimentasdeacucar.blogspot.com.br/

      ResponderEliminar
    35. Eu de facto nunca sei bem o que me responder quando me perguntam qual o meu tipo de pele e acredito que, por causa disso, nem sempre use os produtos mais adequados. Ainda não fiz o teste do lenço mas vou fazer sem dúvida :D

      Beijinhos, Dalila ♡ | The Lost Louboutin Blog |

      ResponderEliminar
    36. Minha pele é mista e tb sensível.
      big beijos
      www.luluonthesky.com

      ResponderEliminar
    37. So thorough and detailed! I seem to moisturize more and more, my skin is dry to sensitive. This is helpful. I'm glad you liked my post and photos!

      Http://leftbankgirl.blogspot.com

      ResponderEliminar
    38. Adorei esse post e não conhecia esse teste do lenço, já irei fazer ♥
      Beijos
      www.conversandocomalua.com

      ResponderEliminar
    39. Oii!
      Boa noite!
      Sempre tenho dificuldades em saber o que devo usar no meu rosto..sei que minha pele é oleosa, mas até achar um produto que eu me adapte é complicado..rsrs
      Muito bom o post!
      Beijoos

      ResponderEliminar
    40. Muito bom o seu post. Bem detalhado. Beijos

      www.bloggeucerqueira.com

      ResponderEliminar
    41. Never knew these before! Wahh!?


      xx,
      Abby
      House of Akih | www.houseofakih.com

      ResponderEliminar
    42. A minha é mista normalmente, fiz o teste numa farmácia :)

      ResponderEliminar
    43. A minha pele é seca.
      http://retromaggie.blogspot.pt/

      ResponderEliminar
    44. Para mim, é isto que diferencia (pela positiva) o teu blog: a pesquisa cuidada e o tempo que dedicas a cada publicação :)

      A minha pele é mista, mas também tem tendência para ser sensível. Estas dicas são muito úteis!

      | i n d e c i s a

      ResponderEliminar
    45. Este foi um dos temas que abordei num curso que frequentei e gostei tanto de aprender e o teu post está bem conseguido bae <3
      É importante sabermos o nosso tipo de pele!

      ResponderEliminar
    46. Este post ajudou-me a entender melhor o meu tipo de pele! Tenho pele sensível no rosto, qualquer coisa fica marca ou vermelho. É mau. Mas ajuda saber como cuidar :)

      Live, Love, Laugh

      ResponderEliminar

    Muito obrigado pelo comentário. A vossa opinião é sempre muito importante e ajuda-me a melhorar!
    Após aprovação responderei nos vossos blogs.
    Espero que voltem!



    Sigam todas as novidades aqui:
    Instagram × Facebook Oficial Page × Pinterest