Construções Gráficas para o Blog

by - 21.4.16


Tal como já me conhecem, gosto sempre de ir variando as minhas publicações e as formas como as construo. Pedi ajuda a um sem número de bloggers mas, como já é de esperar, são poucos os que se prontificam a ajudar. Não entendo bem o porquê mas sobre isso não vou batalhar mais. O tutorial de hoje - assim como os demais -, é o básico dos básicos mas que faz a diferença por completo nas construções gráficas do blog.
Depois deste meu post, foram várias as pessoas a perguntar que programas usava e a pedir se podia trazer um tutorial para aqui. Não hesitem em responder de forma afirmativa porque, muito sinceramente, nada me custa ajudar. Aliás, acaba por ser uma forma de ter mais material para trazer para o blog e não cair, como muitos, na monotonia.
Sendo eu muito básico, o programa que uso para construir as minhas imagens e os meus sets aqui o blog é o PowerPoint. É uma ferramenta muito simples e conhecida por todos, praticamente. Não tem nada que saber!


O primeiro passo é abrirem o programa PowerPoint e escolherem o modelo que mais vos aprouver. Opto sempre por escolher "em branco" porque não me limita tanto e dá para inovar por qualquer lado. Hoje, optei por escolher o "integral" para criar uma nova imagem de capa. Depois disso, abram um diapositivo em branco que será a base para o restante trabalho.


Depois de aberto o diapositivo em branco, cliquem na opção "inserir" seguido de "imagem" e escolham as que quiserem. Façam a escolha uma de cada vez para que o trabalho seja mais simples e mais rápido.


Já com a imagem sobre a qual vamos trabalhar aberta, cliquem sobre ela e sigam para a opção na barra superior onde diz "Formatar". Após, clicarem nessa opção, escolham o segmento "Remover Imagem de Fundo" que, tal como nome indica, removerá o fundo da imagem. Uma vez que neste exemplo não removeu por completo, selecionam "Marcar áreas a remover" e toca a apagar o que não se pretende. Aqui é necessário um pouco de paciência.


Já com todo o fundo removido, segue-se a parte mais divertida: as sombras que é aquele efeito de cor em redor da imagem. Voltam a clicar sobre a imagem, escolhem novamente a opção "Formatar", seguido de "Sombras" e "Opção de Sombras". Neste último segmento, escolhem a cor que quiserem assim como o tamanho da sombra e o seu desfoque. Podem também mexer nos ângulos para que a mesma fique mais ou menos direita.


Uma dica que vos dou e que é bastante mais trabalhosa, é não utilizarem fotografias com fundo branco quando a imagem tem, já por si, mais elementos brancos... Porque vos acontece o que vêm em cima. Aí, terão de selecionar a opção "Marcar Áreas a Incluir", mas incluírem todos os elementos.


Depois disso, selecionam todas as imagens e agrupam-nas ou, então, selecionam todas as imagens, clicam com o botão direito do rato e escolhem a opção "guardar como imagem". Vai guardar o vosso trabalho com imagem de fundo transparente o que, para nós, é perfeito!
E o resultado é este: super simples mas super diferente. Afinal de contas e, como podem percecionar, é algo extremamente fácil de fazer. Requer algum trabalho, sim, mas não tanto quanto podem imaginar... Caso contrário nunca me atreveria a ensinar algo que eu não soubesse manusear minimamente. 
Fico muito feliz se, com isto, conseguir ajudar tantos de vós. Não há necessidade de esconder estes segredos que podem e estão ao alcance de todos! É altura de nos unirmos, malta!

Gostaram do resultado? Já conheciam?
Que mais tutoriais querem ver?

You May Also Like

78 Pieces

  1. Really interesting post...thx for sharing! Have a great day! xx

    ResponderEliminar
  2. Adoro tutoriais com edição de fotos. Tenho muitas dificuldades nessa área e ajudam-me imenso!
    Beijinhos e obrigada
    http://cocojeans.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  3. Tu nunca desiludes :) Parece que lês os pensamentos :) Agora vou voltar a Portugal em Maio, porque quero queimar as fitas e convém lá estar, para a festa :) Claro que gostaria de me encontrar contigo, eu gosto mesmo de ti, dás a entender que és uma pessoa excelente :)

    Beijoooooo :)

    NEW TREND ALERT POST | Custom Jeans
    Shades Of Classy | Blog
    Shades Of Classy | FaceBook

    ResponderEliminar
  4. Great post :)♥♥♥

    New post on my blog: http://vesnamar.blogspot.rs/2016/04/pink.html
    Visit & follow my blog people, I always follow back :)

    ResponderEliminar
  5. Wow! I didn't think that Power Point can do this :)

    Thanks Miguel :)

    ResponderEliminar
  6. Muito obrigada pela tua ajuda! Foi sem dúvida, imprescindível. :) eu sei manusear relativamente bem o powerpoint mas havia pormenores como esse de retirar o fundo da imagem que de facto desconhecia, e fazem toda a diferença. Tens razão, também não percebo o porquê (ou melhor, tenho não perceber) de tanta rivalidade e falta de entre ajuda na blogosfera. Tal como eu tudo na vida. Tenho cá para mim que é a sede de protagonismo e o facto de ganharem dinheiro a fazer estas coisas a outros bloggers que não tenham tantas capacidades a nível informático. Às vezes, bastava apenas uma pequena, simples e sintética explicação, como a tua, por exemplo. Mas essa claro, vem cheia de boa vontade e energias boas :) e quanto a isso já é mais difícil! Adoro o teu blog. Continua o óptimo trabalho :) beijinhos

    ResponderEliminar
  7. O PowerPoint dá tanto jeito e poucos se lembram dele! Para quem não quer perder muito tempo não há nada mais rápido que o PowerPoint!

    Beijocas,
    ANDA DAÍ!

    ResponderEliminar
  8. Miguel uma excelente partilha. Nunca me tinha lembrado de usar o powertpoint, já usei o word e uso também o pink monkey... Vou usar essa dica!!
    Acho que podes partilhar mais ideias destas, são sempre bem-vindas :D
    Estava a ver o teu blog e vi que já passas das 500000, lembro da pouco tempo teres os 400000 views. Miguel qual é o teu segredo????!!!! ;)
    http://www.cosmopolitgirl.com/

    ResponderEliminar
  9. Super útil !!!
    Beijinhos,
    http://elegantetpuissant.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  10. Looks nice))

    And I use OZ Medical cleansers now)

    ResponderEliminar
  11. Nunca usei nada disso assim mas adorei o passo a passo e fica mesmo prefeito
    Beijinhos
    CantinhoDaSofia
    Facebook
    Tem post novo

    ResponderEliminar
  12. Vim cá só para te dizer que fiquei impressionada com o teu relato sobre anorexia no outro blog. Muitos parabéns pela coragem!

    ResponderEliminar
  13. me encanta lo que haces.
    Yo soy incapaz de utilizar el photoshop, etc.
    besitos
    http://misviajesenglobo.blogspot.com.es/2016/04/feliz-aniversario.html

    ResponderEliminar
  14. Hello from Spain: I like to read this tutorial. The funds are fabulous to improve the picture. Great job. Keep in touch

    ResponderEliminar
  15. Olha, estou parva da minha vida. Nunca tinha pensado usar o Power Point para fazer trabalho desses. Tão simples e aqui tão perto e eu sem saber, ahah.
    Obrigada pela dica!

    Lena's Petals xx

    ResponderEliminar
  16. wow, adorei. muito fixe saber como é que a magia acontece ahaha
    beijinhos
    http://eyeelement.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  17. Adorei o Post querido!! Devias escrever mais sobre estes temas.
    Que experimentar a fazer o mesmo com o PowerPoint! Boa ideia nossa!

    Beijao ♥ Nissi
    www.nissimendes.ch
    Instagram // Bloglovin

    ResponderEliminar
  18. Eu não sabia que o PowerPoint faz essas coisas! Uma pessoa está sempre a aprender.
    Eu uso o photoscape e o Photoshop, e isso dos bloggers não ajudarem, acho que te meteste com os errados! :D
    Eu não me importo nada de dar dicas, até me deste também ideias para o meu blog :D
    Beijinho

    ResponderEliminar
  19. Adorei! Acho este tipo de publicações muito boas porque, para além de ficarmos a aprender como fazer algo, sempre podemos adicionar mais programas à nossa lista!
    Foi muito útil, de facto!

    A Vida de Lyne

    ResponderEliminar
  20. Oi Miguel adorei o resultado,acho tão difícil tudo isso mais o resultado é maravilhoso
    Beijinhos
    /Facebook/Blog/Instagram/Twitter/New Chic/

    ResponderEliminar
  21. Muito obrigada pelo teu feedback querido :D!
    Nunca teria pensado que o Power Point desse para fazer tanta coisa, amazing! Criatividade é o que é preciso :) xx
    LIVRE SIRÈNEFB PAGEINSTAGRAMLATEST POST

    ResponderEliminar
  22. wow!!! Este post foi tão util! Vou gravar nos favoritos para nunca o perder! <3

    http://big-hill-of-hope.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  23. ja conhecia essas funcionalidades mas nunca me dei ao trabalho de fazer nada do genero, gosto mais de programas de fotografia porque acho mais praticos nao sei

    eu gostava de ver um tutorial sobre alguma aplicaçao que gostes e uses bastante, gosto sempre de conhecer novas aplicaçoes.

    ResponderEliminar
  24. Sempre com boas dicas e a querer ajudar livremente, sem medo que te passem à frente! É por isso que adoro seguir o teu blog <3

    The Glitter DoorInstagramFacebook

    ResponderEliminar
  25. Olá querido, já me sinto um pouco melhor da gripe, realmente esse tempo não ajuda em nada! ADOREI esse tutorial, ficou muito bem explicadinho e vou tentar em breve fazer algo do género. :) Muito obrigada por partilhar!!! És muito querido!
    Beijinho
    http://themarielement.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  26. Seriously, you can do all that in Power point?? I had no idea, last time I used it, the most exciting thing you could do was drawing a motionpath.

    xx

    d'star

    *d'star*

    ResponderEliminar
  27. Heeey :)
    Gostei imenso do post! Se calhar vou experimentar este método para fazer uns tumbs para os meus videos!
    Beijinhos <3
    http://annesperks.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  28. Ótima dica. Muito útil para as pessoas blogueiros fazerem colagens, looks.. etc..

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderEliminar
  29. Fantástico!!! Não faria melhor e obrigada pela partilha Miguel :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  30. Adorei o post, vai me ajudar muito. Dicas super validas.

    Beijos da Kah
    http://blogmundodakah.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
  31. Oi miguel, parabéns pelo tutorial! depois vou tentar, ficou muito bom o resultado!


    http://naiamelo.blogspot.com.br/ (Ciranda da Bailarina)

    Beijos

    ResponderEliminar
  32. Very interesting and helpful post! Thanx for share! :D
    xxx
    S
    http://s-fashion-avenue.blogspot.it/

    ResponderEliminar
  33. Mais um excelente post que dá imenso jeito :) beijinhos

    ResponderEliminar
  34. o post foi super útil Miguel, muito obrigada :)
    vou já experimentar ehehe
    beijinhos

    http://umacolherdearroz.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  35. Eu sabia que o Power Point dava para fazer umas coisas bem jeitosas mas desconhecia esta vertente! Adorei e tenho que experimentar :D
    Obrigada pelo post meu bem!

    Eu sou incrível e tu és o quê? MARAVILHOSO! <3 faço questão de mostrar às pessoas que devemos ter mais a mente aberta!
    Sim, quando tiveres as toalhitas optas então por esse esquema, mas lá que dá bons resultados lá isso dá!

    ResponderEliminar
  36. Guauu estupendo tutorial el que enseñas..lo tengo que ver a menudo.
    Besos!!

    ResponderEliminar
  37. Que tutorial fantástico !! Eu também costumava usar o power point para tirar o fundo a fotos de produtos e assim para montagens, mas agora uso o photoshop, ficam com mais qualidade :)

    xoxo ♡
    Watermelon Clouds

    ResponderEliminar
  38. Wow! This is really grat post! I never used this program for graphic for my blog :) I would like see more tutorials:)

    www.evelinebison.pl

    ResponderEliminar
  39. Love this tutorial! Super helpful, and the end result is so nice! x
    - mikeystyle.com

    ResponderEliminar
  40. Que fisheeeeee!!! 😁❤

    Xoxo
    Matilde Sunshine
    Www.heymatildesunshine.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  41. Ahhh, eu não sabia que dava para remover fundos através do PowerPoint! Vou experimentar com as tuas deixas. :))

    ResponderEliminar
  42. Ai adorooo! Não fazia ideia de como se fazia! Vou experimentar! :)
    Obrigada Miguel pela dica! :)
    http://diaryofalittlebee.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  43. Que dicas maravilhosas amei todas
    Canal: https://www.youtube.com/watch?v=DmO8csZDARM
    Blog:http://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  44. Não fazia ideia, mas adorei o resultado!

    r: Parece-me muito bem essa ideia <3

    ResponderEliminar
  45. eu já conhecia essa tecnicas, no word tambem da para fazer umas edição de imagens bem legal xd

    Com carinho, Hina | Aishiteru em Contos |

    ResponderEliminar
  46. Eu já conhecia este género de técnicas mas sempre as vi nos programas do Adobe. Não fazia a mínima ideia que também se conseguiam fazer efeitos nestes no PowerPoint. Honestamente as únicas vezes que utilizo este programa é mesmo só para fazer apresentações. Simples ou não, a verdade é que o resultado final ficou super giro.

    ResponderEliminar
  47. Oi Miguel, obrigada por ter passado lá no blog.
    Tenho que ser bem sincera, eu não uso o powerponit para nada, rsrsrs. Cheguei a fazer uns trabalhos para a faculdade, mas edição de imagens, essa é nova para mim. Eu utilizo o photoshop mesmo e se precisar de ajuda posso te indicar bons tutoriais =)

    De qualquer maneira achei bem legal você ajudar o próximo, gesto lindo!

    Obrigada por estar seguindo meu blog, estou seguindo você no instagram pois aqui não possui seguidores.

    Nos vemos por ai =)
    Beijos!

    Instagram.
    Eu não sou marinheira.
    Facebook do blog..
    Facebook só de artesanato.

    ResponderEliminar
  48. Ficou ótimo o tutorial :D nunca tinha pensado em usar o power point para este fim!!
    Beijinhos *

    http://chique-e-geek.blogs.sapo.pt/

    ResponderEliminar
  49. adorei o tutorial querido! sempre quis saber como fazer isso e agora eu sei! haha esse post irá ajudar muita gente!

    www.blogamorarosa.com

    ResponderEliminar
  50. Fiquei impressionada com o resultado, nunca pensei que o Power Point conseguisse fazer esses gráfico tão mas tão cool. Eu aqui a achar que o Photoshop é magia mas afinal também dá para fazer coisas bem engraçadas com outros programas :p E espero mais tutoriais destes, adorei!

    Venus in FleursZara Giveaway

    ResponderEliminar
  51. Nossa pra mim que sou lenta, vai demorar pra aprender.

    http://www.blogsecretplace.com/

    ResponderEliminar
  52. It's so nice you showed this! This is so helpful and your final image is amazing. Fantastic job! I'll have to refer back to this!

    Http://Leftbankgirl.blogspot.com

    ResponderEliminar
  53. Excelente post meu amor.
    saudades
    bjkas
    www.garotafucada.com.br

    ResponderEliminar
  54. Incrível adoramos, confessamos que já conhecíamos. Tão explicadinho. Arrasou como sempre ♥
    Beijocas

    ResponderEliminar
  55. Obrigada por esta publicação! :)
    Gosto sempre de aprender um pouco mais e de ir lendo estes tutoriais. Vou aplicar em breve os teus ensinamentos. Estão bastante claros e dá para perceber perfeitamente!
    Beijinhos e continuação de excelente trabalho! :*
    Anita - A Caçadora de Sonhos

    ResponderEliminar
  56. Estou completamente chocada, como é que trabalhei tantos anos com o PowerPoint e nunca descobri esta ferramenta? Parece que graças a ti vou poder parar de chatear o meu amigo a pedir-lhe vezes sem conta para tirar-me fundo a imagens e fotografias :p

    Beijinhos, Hellen
    http://instantesimprovaveis.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  57. Excelente tutorial, Miguel! A ilustração é no meu blog amanhã. :)

    VEGETARIAN COURTESYFACEBOOK

    ResponderEliminar
  58. Damn! You did this in powerpoint?! That is incredible, honestly I had no idea you could even do such things. Myself I use Photoshop. I'm also sad to hear good help is hard these days, when I first started there were so many kind blogger helping me along the way. And I was very grateful to them for that. I never turn down help, I am no expert but if you ever need I'm always here too <3

    Sxx
    www.daringcoco.com

    ResponderEliminar
  59. Por acaso não conhecia essa maneira de fazer a edição da imagem! Obrigada pela partilha!

    Bjxxx
    Ontem é só Memória | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  60. Adorei o resultado final... Eu normalmente uso o Photoshop (este mais complicado de usar) ou Photoscape (bem mais simples), ou então uso o Pizap.com.... Mas acho que fiquei fã do PowerPoint agora hahah vou experimentar a ver no dá bem mais simples de usar...

    beijinhos

    Luz do Candeeiro | Avon Beauty

    ResponderEliminar
  61. Parabéns pelo post Miguel :)

    http://retromaggie.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  62. Estas construções devem ficar top para comida eheh tenho de experimentar!
    Epahhhh nova nova não sou, o blog é, eu não. Voltei de uma pausa relativamente grande e por isso fazia mais sentido começar de novo!! Obrigada pelo apoio! <3
    Beijinhos
    http://mypinklatte.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  63. Este deve ter sido o post mais útil e que me deixou mais parva desde que faço parte da blogosfera. Impressionante como uma coisa que parece tão complexa pode ser tão fácil de fazer! Obrigado por partilhares as tuas dicas e truques com os teus seguidores, acho muito importante que não guardemos tudo para nós e ajudemos quem não sabe. Eu vou, de certeza, usar esta dica non-stop! :D

    Beijinhos, Dalila ♡ | The Lost Louboutin Blog // MEGA PASSATEMPO A DECORRER |

    ResponderEliminar
  64. Adoro! Olha desconhecia totalmente, e fica super giro!
    Obrigada meu querido ❤

    XOXO,
    Marie

    ResponderEliminar
  65. Há pessoas que acham que o conhecimento deve ser guardado num cofre..enfim! Ainda bem que não é assim, boas dicas!

    ResponderEliminar
  66. Esta é uma das coisas que mais admiro em ti: seres humilde ao ponto de não te importares de partilhar com os outros aquilo que descobriste sozinho.
    Na verdade, tu brindas todas as pessoas com a tua simpatia contagiante e eu acho que não te apercebes do valor imenso que tens!
    O mundo seria tão melhor se existissem milhões de pessoas como tu. <3

    ResponderEliminar
  67. You are so cute <3

    http://heydomii.blogspot.it

    ResponderEliminar
  68. Queremos mais publicações deste género *-*

    ♡ Beijinhos, Simply Ana Blog

    ResponderEliminar
  69. Eu comecei a usar o photoshop e já me janeiro em algumas coisas mais básicas. Mas é sempre bom conhecer outras opções. Obrigada!
    Por acaso tenho conhecido algumas bloggers que se têm sido muito simpáticas e disponíveis em ajudar. Mas tenho noção do que dizes e, infelizmente, acho que em Portugal há muito a mania da superioridade e competição nas mais diversas áreas.
    Enfim...
    Beijinhos,
    Rita Completo
    Consultora de imagem
    www.ritacompleto-consultoria-imagem.com

    ResponderEliminar

Muito obrigado pelo comentário. A vossa opinião é sempre muito importante e ajuda-me a melhorar!
Após aprovação responderei nos vossos blogs.
Espero que voltem!



Sigam todas as novidades aqui:
Instagram × Facebook Oficial Page × Pinterest