My Fit Self Challenge #1

1.3.16


A meu ver, a colaboração entre bloggers é de extrema importância para toda a comunidade. Faz com que nos tornemos mais unido, permite que estejamos envoltos em novos desafios e, acima de tudo, tem como intuito dar a conhecer e conhecer mesmo outros blogs. Foi neste sentido que, em parte, também aceitei este desafio.
A Nádia, do blog Perdida em Combate, propôs-me, a mim e a outros blogs que podem ver aqui, participar num desafio relacionado com a adaptação de hábitos saudáveis. Já o faço, é certo, e até sei alguns truques. Com a anorexia vi-me obrigado a reformular a minha alimentação, o que significa que este desafio entre bloggers, veio em boa altura. Há dicas essenciais, há aquelas que nos passam completamente ao lado e há, ainda, aquelas que são tão simples e que podem ser postas em prática no nosso dia-a-dia.

Não vale passar fome nem, tão pouco, vale fazermos restrições alimentares. Sei bem o mal delas e o prejuízo que, a longo prazo, trazem às nossas vidas. Não sou pró na vida fit mas sei como devemos regrar a nossa alimentação de forma a ganharmos mais formas, a sentirmo-nos mais leves e sem pesos na consciência. Os denominados "bichinhos do sótão" são os piores inimigos que podemos ter.


Em que consiste o desafio:
A ideia é muito simples: adotar hábitos de alimentação e fitness mais saudáveis ao longo do mês de março e partilhar a experiência no final do mês. São coisas muito consensuais e inofensivas e fáceis de pôr em prática, mas que acredito fazerem realmente a diferença.
A razão da minha participação:  
Assim como referi, a minha mudança de vida alimentar há cerca de dois anos, com exageradas restrições, fez-me chegar à margem da anorexia. Por consequência, a anorexia fez-me voltar a planear toda uma alimentação para voltar a ganhar peso. E sim, ganhar peso pode ser ganho através de uma alimentação mais fit, regrada e, acima de tudo, saudável. Encharcarmo-nos em fast food ou em doces é pior erro porque terá repercussões no que concerne ao nível do colesterol, tensão arterial e diabetes. Portanto, foi tempo de, na altura do diagnóstico, avançar com mais umas quantas pesquisas, que me fizeram ver que é possível engordar de forma muito saudável. 

As minhas expectativas:
Estão altas. Elevadas, para melhor dizer. Com este desafio quero, ainda mais, incutir em mim novos hábitos não só alimentares - porque esses creio que já não preciso -, como também físicos. Já me iniciei no Yoga e, digam o que disserem, é uma modalidade um tanto ou quanto complexa. Mas estou a gostar. Como o dinheiro para ginásios é nulo, e como as aplicações dos telemóveis são o futuro, optei por descarregar algumas aplicações que estou a testar e a adorar. Vou dar-vos a conhecer em breve. Fica a promessa. 

O plano fit:
  • Água (quase) sempre e até ao fim: é um desafio arriscar-me no 1,5lt, mas vou desafiar-me a mim mesmo!
  • Pão escuro, de fibras ou de sementes o melhor: para quem me segue no instagram, não é novidade nenhuma que eu sou um acérrimo adepto de pão de centeio, de sementes ou de fibra. O que importa é que seja o mais escuro possível. Tem mais sabor e sacia por mais tempo. Da experiência que tenho é o melhor que vos posso adiantar.
  • Frutos secos, os ajudantes no combate à energia: nozes ou amêndoas são dois dos frutos secos que não dispenso. Ando sempre com uma caixinha na minha mala com eles. a par de gostar de os partir, adoro comê-los quando a fome tende a atacar. Não podemos exagerar porque são demasiado "gordos" (no bom sentido, claro) mas são extremamente úteis na nossa saúde porque regularem o colesterol e por ajudarem no melhor funcionamento intestinal.
  • O exercício: é certo e sabido que o trabalho, o blog e as aulas levam-me muito tempo e, aliado a isso, o dinheiro para o ginásio, tal como referi, é nulo. Mas em relação a isso não há problema algum. É preciso ter um telemóvel, ligação à net para descarregar umas quantas aplicações - das quais falarei dentro em breve -, e um bocadinho de força de vontade. Acreditem ou não, 10 minutos são capaz de ajudar.
  • A Salada: escusado será dizer que não é sacrifício comer salada ou outro tipo de leguminosas quer sejam cruas ou cozinhadas. As verduras e os legumes são aliados à fome. Sim! E quando misturados com sementes de girassol, bagas de goji, sementes de linhaça e afins, ficam para lá de boas. Ricas em poucas calorias, ajudam imenso a tapar aquela fome nas refeições.
  • Os Snacks: este é o ponto que poderá ser mais complicado. Não para mim que já estou habituado. As horas mortas entre as refeições em que todos pensamos "o que vou levar para o lanche" ou "o que vou lanchar", podem ser o mote de algumas discórdias. Opto sempre por pão integral com queijo vaca que ri ou manteiga magra, com fiambre (de frango ou de peru). Poderão incluir um sumo se for, por exemplo, o Compal Vital que é baixo em calorias e em açúcares. Este é o lanche mais completo e que eu preciso dado o meu estado. Contudo, optarem por tortilhas de milho ou arroz, tostas integrais, iogurtes magros pode ser uma boa solução.
  • Inovar: espero que este desafio me ajude a encontrar um sem-fim de novas ideias e de novas receitas para que se possa variar na altura de comer. Se assim conseguir, trazer-vos-ei mais umas quantas ementas. Não se esqueçam, porém, que já se encontram aqui no blog algumas receitas "fit", nomeadamente:  o bolo fit de iogurte, aveia e canela; o bolo de bolacha light; as madalenas fit de aveia e canela; os queques de iogurte e cereais Especial K; a tarte de maçã sem açúcar; os biscoitos saudáveis de chila e outras tantas disponíveis aqui
O que acham deste desafio?
Quais as dicas fit que vos parecem ser banais e que me possam dar? :P

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57 Pieces

  1. Não é fácil o desafio!! eu confesso que sou muito preguiçosa para o exercício físico e saladas também não consigo comer...

    Isabel Sá
    http://brilhos-da-moda.blogspot.pt

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  2. As papas de aveia são tão boas! Quem diria que feitas com água ficavam no ponto? Eu acho o vosso desafio bastante interessante,a parte das saladas é que não é muito apelativa :) Quero ver muita força!

    Beijinho,
    Lifestyle & Co.

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  3. Hello from Spain: I agree with you. Collaboration between blogs is very inspiring. Great tips. Keep in touch

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  4. Wooow! Beautiful post my dear!!! My new post on the blog!!! http://blondelafemme.blogspot.ru/2016/02/blog-post.html please write a comment! Thank you so much!!! ))

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  5. Dá dicas e ideias muito boas!
    Eu já há muito tempo que sou adepta de ginástica em casa e faço conforme posso!
    Depois de vários problemas ao nível do aparelho digestivo também faço uma alimentação mais saudável e isso é excelente!
    Beijinhos
    http://cocojeans.blogspot.pt

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  6. Olá!
    Encontrei por ai o teu blog e adorei!
    Bem, à um mês atrás iniciei a minha reeducação alimentar pq não me sinto bem com o meu corpo. Aos poucos fui cortando os fritos, gorduras, carnes vermelhas, e é mesmo uma questão de hábito porque já não sinto falta... O meu mal ainda são os hidratos de carbono e a quantidade que coloco no prato. Acho que o meu estômago é grande, então não fico satisfeita... a meta da água é bem complicada, eu bebo água mas não consigo chegar ao 1,5L....
    o ginásio é o que me tem feito melhor. mesmo a nível psicológico é uma libertação :) não sei bem que conselhos te dar pq não sou nenhuma expert nem tão pouco consultei uma nutricionista, mas muita força nesse desafio :D

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  7. Great challenge! I try it too! :-)
    Have a nice day! :-)

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  8. Faz bem participar nisso pq é sempre termos uma óptima alimentação saudável.
    Bjs

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  9. Legal esse desafio, é até uma ajuda para mudar nossos hábitos alimentares, né?
    Beijos!

    EsmaltadasdaPatyDomingues

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  10. Parece-me um bom plano e estou curiosa para ver os resultados!
    Eu não tenho dicas, mas o que me faz estar "em ordem" é, sem dúvida, beber chá. Principalmente à noite.

    Lena's Petals xx

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  11. também estou in no desafio! boa sorte :D

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  12. Adorei o post, que você consiga atingir suas metas, mas sempre prezando a saúde :)
    Beijos
    BlogCarolNM
    FanPage

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  13. Já ouvi falar imenso destes desafio, e acho que são boas iniciativas, mas eu ando sempre de um lado para o outro não tenho tempo nem motivação para tal. E como eu digo sempre o que me custa mais abdicar é mesmo do pão ahah
    with love, KATE ❤

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  14. Olá Miguel ;)

    Parabéns pelo desafio. Realmente, a adopção de hábitos alimentares saudáveis parece missão quase impossível mas não é. É possível ter uma alimentação saudável sem nos privarmos daquilo que mais gostamos. O que é necessário é moderação. Esta é a palavra-chave :)

    Quanto à ingestão de água por dia, é uma questão de hábito. Eu já antes de ter perdido peso já ingeria cerca de 2,5 litros por dia e não é sacrifício nenhum. Mais uma vez, é questão de hábito. Relativamente ao pão escuro dou-te uma sugestão - experimenta o pão de malte (Pingo Doce encontras facilmente) ou o pão de alfarroba (El Corte Inglês consegues encontrar). São duas excelentes opções de pães escuros e com muita fibra. Um bocado caros (cerca de 25 cêntimos cada um) mas de vez em quando "em dias de festa" porque não? ;) Eu ingiro as tortitas de arroz sem sal nos meus snacks. Tenho é sempre o cuidado, de forma a o açúcar ser absorvido rapidamente, de juntar a elas uma proteína - um iogurte magro ou gelatina são boas opções.

    Continua com o bom trabalho que tens desenvolvido no blogue. Já há algum tempo me tornei teu seguidor e sinceramente cada vez mais estou a gostar de visitar o teu blogue.

    Abraço

    www.opinguimsemasas.blogspot.pt
    www.perfectskin.pt

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  15. Já tinha visto este desafio no blog da Nádia e apesar de não ter aderido, adoptei algumas das ideias. Desde o início do ano que tenho levado a cabo uma alimentação mais saudável e tenho feito mais exercício. Só falta vir o bom tempo e os dias longos para fazer as minhas corridas pelo escadório e circuito de manutenção :) Vou estar atenta a este desafio pois poderão surgir novas ideias/receitas/etc que posso gostar e vir a adotar!
    Boa sorte com o desafio :)
    Beijinho

    http://fashionunderconstruction.blogspot.pt/

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  16. Eu tenho dificuldade de beber a quantidade de água necessária, o pão eu como integral quando não troquei por tapioca.
    Tomo Shake 2 vezes na semana a noite, mas preciso tomar mais dias para melhores resultados. Ando fazendo zumba e exercícios físicos.

    bjokas e que você consiga realizar e se superar

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  17. Gostei muito :)

    http://quase-italiana.blogspot.pt/

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  18. Adorei o desafio, eu apenas tento seguir uma regra de ouro: os alimentos mais calóricos sempre no inicio do dia, para que tenha muito tempo para os queimar!
    Beijinhos

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  19. Eu simplesmente adoro esta iniciativa :D acho que também me vou juntar!

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  20. Também gostava de participar.
    este mês de março irei começar um treino de flexões, talvez abdominais se estiver melhor das costelas e corrida, coisa pouca, quis fazer em janeiro mas não tive tempo e em fevereiro... queria aproveitar todos os dias de um mês dito "normal".
    Tenho muitos hábitos a mudar e outros a adquirir!
    Beijinhooos, http://neverforgottenmercury.blogspot.pt/

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  21. Adorei as dicas e o post
    Muito obrigada pela visita volta sempre adorei
    Beijinhos
    CantinhoDaSofia
    Facebook

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  22. Olá Miguel, excelente post, a colaboração entre Bloggers eu acho espetacular, amo visitar outros Bloggers conhecer um pouco de cada um Blogueiro, acaba que agente conhece lugares diferentes hábitos diferentes e isso é muito bom. Parabéns pelo post.

    Obrigada pela visita, seguindo aqui.
    http://blogdaadilene.blogspot.com.br/

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  23. Eu realmente gosto desta idéia e eu admiro muito a aceitar o desafio. :)
    Meu frutas secas favorita é a manga! E para o exercício, eu uso um aplicativo chamado "Pump Up".

    VEGETARIAN COURTESYFACEBOOK

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  24. olha, eu não estou nesse desafio, mas tambem já tenho adotado naturalmente algumas dessas práticas no último ano...quero ver como vos vai correr!!!

    http://tehteh25.blogspot.com

    xoxo

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  25. Que legal esse desafio. Nada melhor que um desafio para termos mais saúde. Adorei. E boa sorte em cumprir todos os tópicos :)

    www.vivendosentimentos.com.br

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  26. Now you have to translate me what excatly this challenge is about. I love challenges so I would love to know :)
    Thanks a lot for your last comment : )
    Xx
    Larissa
    cenestquedelachance.blogspot.de

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  27. very interesting post
    I'd love to know your opinion on my new post
    fashion blogger italia
    kiss

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  28. Foco, Força e FÉ, você vai consegui deixe DEUS segurar nas suas mão
    que tudo já deu certo.
    Meu canal: https://www.youtube.com/watch?v=apP6eHn5PlI
    Blog:http://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br

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  29. Adorei ler o teu post sobre o desafio, deu-me imensas ideias. E muita força para os dois <3

    http://venus-fleurs.blogspot.pt/

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  30. Estarei por cá para acompanhar este teu desafio e ver as dicas e conselhos.
    http://retromaggie.blogspot.pt/

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  31. Miguel, vou comentar apenas em relação ao Exercicio... fiz desporto durante muitos anos mas neste momento apenas pratico SUP (stand Up Paddle), bicicleta e longas caminhadas. Não foi dificil chegar à conclusão que estas actividades são muito mais eficientes para mim do que ir ao ginásio. Ok, é preciso disponibilidade, é preciso saber gerir o tempo. Para mim estar junto ao mar é essencial, transpor a Serra da Arrábida é desafiante, disfrutar a natureza é salutar. Uma actividade fisica feita com prazer é o ideal. Eu tenho essa felicidade. Mas atenção não tenho nada contra os ginásios, até porque é a unico meio que a maior parte das pessoas têm para se manter em forma. Além disso o ginásio é um complemento para alguns desportos.

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  32. Tenho a certeza que é mais um desafio que vais superar com um sorriso nos lábios e essa tua inspiração maravilhosa!! ;)
    Beijinhoo grande!!


    Bruna, do B.lliccious/

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  33. Vou pesquisar e ver qual o melhor percurso a seguir, depois partilharei tudo com vocês!
    Quanto ao desafio, também vou participar! Achei uma forma ótima de juntar este grupo de bloggers numa iniciativa tão fit :)
    Kisses,
    Messy Hair, Don't Care

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  34. Muy buenos consejos Miguel..me encanto leerte.
    Besos!!

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  35. Acho mesmo que o conceito de dieta é super destrutivo, mesmo que não se chegue às consequências a que infelizmente chegaste. Primeiro porque passa a ideia de que para termos o corpo que queremos temos que andar com fome, depois porque incentiva a voltar aos maus hábitos alimentares estando a dieta terminada. Não faz sentido, mesmo. Também estou com as expectativas mega altas para ti, e quero conhecer essas aplicações de telemóvel! :)

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  36. Na minha opinião, é um excelente desafio a vários níveis, não só no que diz respeito à alimentação, mas também na motivação e no conhecimento de dicas que nos permitem ter hábitos mais saudáveis. É que, muitas vezes, são passos tão simples, mas que fazem toda a diferença.

    r: Concordo :)

    Verdade, ao sol também não era nada mal pensado ahahah

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  37. Quero depois saber tudo no final do mÊs :)

    http://imthefifthelement.blogspot.pt/

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  38. adorei a ideia do desafio! também estou querendo começar uma vida mais saudável, fazi academia há 3 anos mas no ano passado por causa do estágio da faculdade abusei na alimentação, então quero voltar a ter foco! por isso vou adorar acompanhar o desafio!

    www.blogamorarosa.com

    ResponderEliminar
  39. Estamos juntos! Eheh, também estou a participar. Força!
    beijinhos <3
    The Fancy Cats

    ResponderEliminar
  40. wonderful post, very useful ;*
    http://xthy.blogspot.com/

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  41. Olha achei muito legal isso *-*

    http://alinesecretplace.blogspot.com.br/

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  42. Gostei do teu desafio Miguel, parece ser um pouco complicado, mas vai valer a pena depois quando o resultado notar-se :D
    Espero conseguir, foram boas sugestões !
    Kiss Jasmim** | Blog da Jasmim | Instagram | Bloglovin'

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  43. Really interesting post...thx for sharing! xx

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  44. eu começei a fazer yoga a meados de Janeiro e estou a adorar.. E sinto resultados a nivel fisico e mental.. Gosto do desafio.. :) talvez o faça para Abril

    luzcandeeiro.blogspot.com

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  45. Estamos juntos neste desafio Miguel. Também estou com as expectativas muito altas! E vou fazer um esforço enorme por cumprir cada um dos pontos! O que custa é no inicio que nos esquecemos de uma ou outra coisa e em cima do momento dizemos: "ahh eu não posso fazer isto!! o Desafio!!!" aconteceu-me hoje quando pedi para me comprarem pão para lanchar a meio do trabalho e depois lá tive de ir eu a correr comprar pão de sementes ehehe. Estou empenhada!! ;) Que bom que também estás neste desafio...vai ser super giro;)
    Beijinhos
    elisaumarapariganormal.blogspot.pt

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  46. Olá Miguel!
    Concordo com a parte do snacks ser a mais difícil, mas umas sandes de queijo ou fiambre são boas alternativas. Recomendo também água com rodelas de pepino e/ou limão dentro de um garrafa de água (que deve repousar por umas 2hs pelo menos antes de ser consumida).
    Outra opção é procurar umas receitas na internet e adaptá-las, como por exemplo um bolo de espinafres, queques com menos açúcar, etc!
    Boa sorte! ;)

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  47. Gostei do post e já conhecia este excelente desafio...não aderi porque não gosto de me sentir pressionada...mas vou estou a tentar retomar o exercicio fisico, espero que para breve isso esteja resolvido :).
    Beijinhos e boa sorte ;)

    misscokette.blogspot.pt

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  48. Este desafio é uma excelente ideia. Acredito que muitas vezes não é necessário fazer mudanças gigantesca, a não ser que o caso esteja mesmo "feio", pelo que é bom apostarmos em pequenas mudanças aqui e ali. E muito provavelmente é mais fácil para nós, e para o nosso organismo também, irmos adoptando novas regras de alimentação aos poucos para nos habituarmos, do que cair-nos tudo de repente no colo. Ou pelo menos é assim comigo, se calhar também muito em parte por ser super preguiçosa. Eu e os 1,5lt de água por dia não nos damos nada bem. Há dias em que bebo e bebo água, e depois há dias em que não bebo quase nada. Agora o que me acompanha sempre são frutos secos, especialmente nas alturas à volta de testes e/ou exames. Quando é altura de estudar nunca os dispenso, bem como a algumas frutas como ananás/abacaxi.

    R.: pois acredito... Por mais que se aprenda imensa coisa durante as aulas e fiquemos aptos para conduzir, há muita coisa se só vamos aprender com a prática, sobretudo melhorar o nosso instinto. Eu com o acelarador funciono bem por agora, com o travão é que já não posso dizer o mesmo, que às vezes carrego demais naquilo e para a kms de distância do que era suposto eheheh

    ResponderEliminar

Muito obrigado pelo comentário. A vossa opinião é sempre muito importante e ajuda-me a melhorar!
Após aprovação responderei nos vossos blogs.
Espero que voltem!



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