Top Blogger Tips

by - 4.1.16


Não me considero um grande blogger nem pouco mais ou menos. Contudo, ao longo destes quase três anos de Pieces Of Me, tenho aprendido bastante e tenho vindo a adaptar algumas dicas que não só vou lendo aqui e ali como também vou aprendendo com a minha experiência. 
O mundo dos blogs é um mundo muito competitivo, infelizmente. Creio que não há necessidade disso e que nos devemos ajudar de forma mútua partilhando experiências e algumas dicas tal como vou fazer agora. Todos temos um lugar especial na blogosfera e é isso que nos distingues dos demais. A nossa forma de redação dos posts, as imagens que usamos, a forma como fazemos a divulgação, entre outros fatores, são pontos importantes e nos quais nos devemos focar. 


1. Redação das Publicações
A forma como escrevemos os posts é dos pontos mais importantes e que merecem especial destaque. Escrever de forma simples, com linguagem coerente e de acordo com o publico para qual escrevemos. Aqui importa, também, dominarmos a matéria sobre a qual o post versa. Ou seja, é importante sabermos sobre o que escrevemos sendo, para tal, necessário fazermos algum trabalho de pesquisa. A fundamentação e provar "por A+B" do que trata o post é o foco da redação.

2. O Target
Quando inciamos a nossa jornada no mundo dos blogs é quase impossível descobrir para quem escrevemos. Assim, devemos ter o cuidado de preparar publicações que se adequem a todo o tipo de público. Passado algum tempo e após algum feedback que vamos tendo daqui e dali, começamos a perceber quem nos lê e o que esperam de nós. Assim sendo, torna-se mais fácil focarmo-nos nas restantes publicações.

3. O Design
Quanto mais simples e com menos floreados melhor. Eu, enquanto público e leitor de blogs, gosto de entrar nos vossos mundos e ter tudo à mão. Assim sendo, e dado que a primeira visita é a que mais importa, é necessário que tudo esteja devidamente organizado, segmentado e muito clean. Blogs com demasiada informação ou com demasiadas aplicações não resultam. Pelo menos a meu ver. Apostem em templates que sejam fáceis de usar e que não dêem grande trabalho na manutenção. As cores escuras saturam e os tipos de letras demasiado pequenos ou demasiado grandes acabam por "estorvar" a vista de quem lê. 

4. Organização
O planeamento e a organização das publicações devem ser tidos em conta. De nada vale criar um post à pressão porque, à partida, sabemos que terá falhas. Carece, neste sentido, de se planearem os posts semanais e de os agendar para que não percamos o fio à meada. Existem várias aplicações online como o Trello que podem facilitar nesse sentido. Eu, no entanto, opto por fazer tudo à mão. Prefiro apontar tudo na minha agenda pessoal e usar um típico cadernos de notas que costumo customizar onde vou fazendo rascunhos acerca do que quero trazer para vocês. É mais fácil para nós e, embora não pareça, poupa-nos muito tempo.

5. Interação
É importante espalharmos o nosso blog por outros blogs bem como dar respostas, nos respeitovs blogs, aos comentários que nos fazem. Assim, é importante comentar novos blogs, seguir novas pessoas para, pelo menos, conseguirmos absorver alguma inspiração. Contudo, é importante seguir blogs com os quais nos identifiquemos. Seguir por seguir acaba por não dar em nada e comentar uma publicação com o simples "Segui. Segues de volta?" é muito mau para quem dá tudo pelo conteúdo que partilha... Sim, é mau. E sabem porquê?! Porque nem sequer são capazes de ler e comentar acerca da matéria publicada. Querer seguidores a todo o custo não é bom... Se bem que o número de seguidores acaba por ser muito importante para aumentar a visibilidade e até mesmo a credibilidade do blog.

6. Não copiar
Já versei sobre este tema vezes sem conta e até já dei, neste post, algumas dicas para bloquearem os vossos blogs de cópias. Aqui a originalidade impera não só na construção das vossas próprias imagens ou edições - que devem conter sempre a marca de água do vosso blog -, como também impera na forma como vocês escrevem. Podem até ir retirar o texto à pesquisa que elaboraram mas é de suma importância adequarem à vossa forma de escrita... Caso contrário, os vossos leitores e seguidores mais atentos vão perceber que não foram vocês que escreveram.

7. Divulgação
O marketing é fundamental para o blog sobreviva. Não me venham cá com teorias... Se não espalharmos a nossa mensagem e se não dermos conta, aos outros, da existência do nosso blog, nunca ninguém saberá que o mesmo existe. Os grupos de partilha e divulgação no Facebook são um pau de dois bicos. Todos partilham os posts mas nem todos os vêem. Sendo assim, a forma de chamar à atenção do público está no modo como vocês fazem chegar a mensagem. Escrevam frases pequenas mas compactas na altura da partilha sendo que devem estar sempre acompanhados com o link direto da publicação. Ter um feed no instagram ativo quanto mais não seja com imagens inspiradoras é importante. As hashtags nesta plataforma também são de suma consideração. Ter uma página no Facebook relacionada com o blog só faz sentido, a meu ver, quando o blog estiver mais ou menos solidificado. O Pinterest ou o Tumblr são plataformas importantes não só para divulgação como também para buscarmos inspiração para publicações. 

A meu ver estas são dicas básicas mas que fazem toda a diferença para quem está a começar e para quem já está no blog há algum tempo. São dicas simples, fáceis e eficazes. Basta que se apontem e que as ponham em prática.

Ficaram esclarecidos? Têm alguma dúvida ou algo que queiram saber?

You May Also Like

81 Pieces

  1. Sempre posts super interessantes e úteis Miguel :) falo por mim que já tirei algumas dicas :) quanto ao face espero não me ter precipitado. É que nem pessoal tinha tido até agora. Mas senti que com o novo ano podia ser bom. Vamos lá ver.
    Achei as tuas dicas muito importantes para quem começa ou para quem já tem um blog.
    Beijinhos
    elisaumarapariganormal.blogspot.com

    ResponderEliminar
  2. Excelente post, Miguel! Concordo com todos os pontos que escreveste, como blogger-bebé e como leitora assídua há anos, menos em relação à página do facebook. Acho que, numa fase inicial, também é muito importante para divulgação - desde que tenhamos conteúdos para a alimentar, claro, que não passem só pelos posts que colocamos no blog, embora seja esse o foco principal.

    Jiji

    ResponderEliminar
  3. That's all so important. I try to make my blog more interesting now))

    ResponderEliminar
  4. Excelentes dicas.. Acho que não copiar é muito importante!
    Um beijo

    Dicas para Todas
    Sorelle di Vita - Loja online

    ResponderEliminar
  5. Tudo dicas que já sigo há algum tempo! E uma que tenho e é das minhas de topo é "stay true to yourself, get inspired and don't copy". Idependentemente se gostam ou não do que escolhes para vestir ou do que seleccionas, há que manter o nosso centro sempre verdadeiro e igual ao que realmente somos. Vai de encontro ao que aqui escreves ;)

    Love, Marie Roget

    ResponderEliminar
  6. Oi, oi!

    Eu tenho blogs desde 2006 e, com a minha experiência, posso dizer que tu está certíssimo. Dicas ótimas, inclusive.

    Pra ter um blog não basta apenas um layout incrível. Vejo por aí gente com layout bem simples, mas escrevendo tão bem sobre diversos temas que envolvem sua vida...

    O importante é dedicação e boa divulgação, sem ser aquele tipo de divulgação chata por todo canto.


    Não me venha com desculpas

    ResponderEliminar
  7. Miguel, excelentes dicas! Muito obrigada por cuidares deste blogue que é teu e dos teus leitores fieis!



    xoxo, Sofia Pinto
    Last Post ♥

    ResponderEliminar
  8. I couldn't agree more. It's a constant work and a loooot of effort but it's worth it ;)
    Happy New Year! :)

    fashionabejita.blogspot.com

    ResponderEliminar
  9. Oi Miguel!
    Foram ótimas dicas, adorei o post.
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  10. Organização, designer, não a cópia realmente são uns dos principais que eu também considero.
    Feliz ano novo querido.
    Beijos!

    Blog Pam Lepletier

    ResponderEliminar
  11. Miguel
    Boas dicas, sempre temos que estarmos atentas a ela, eu acho que não peco em nenhuma haha

    Mil beijos e que 2016 lhe traga tudo de bom!!
    http://www.dmulheres.com.br/

    ResponderEliminar
  12. Olá querido Miguel! Feliz 2016! Estou voltando hoje das férias e tinha que passar aqui. Adorei as dicas e concordo com todas elas. Simplesmente fantástico! Espero que estejas bem!
    Beijinho
    http://themarielement.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  13. Optimo post! Obrigada pelas dicas! <3
    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  14. Adorei IMENSO as dicas!

    Ana ♥
    http://aruivablog.blogspot.pt/ N/POST

    ResponderEliminar
  15. Absolutely great! Happy 2016!


    ** I'm inviting you to join Love, Beauty Bloggers on facebook. A place for beauty and fashion bloggers from all over the world to promote their latest posts!


    NEW POST: What's New: Benefit Cosmetics, Smashbox and Algenist

    ResponderEliminar
  16. Penso exatamente como tu. Blogs simples mas com conteúdo. Também não gosto disso de se pedir para seguir...acabo por nem interagir com esse blog. Gosto de post's como este. Como está a tua saúde?
    Voltei ao mundo do blog, com blog novo. Beijinhos e boa semana! :)*

    ResponderEliminar
  17. Óptimas dicas Miguel :) Ainda não consegui foi arranjar fotos tiradas por mim com mais qualidade de imagem...a luz parece nunca estar correcta!

    Beijinho*

    Cristiana Teixera ~ Pink and Sparkle

    ResponderEliminar
  18. Adorei o teu post, como sempre estou totalmente de acordo contigo...

    Bjxxx

    ResponderEliminar
  19. Miguel querido o pior é aqueles blogs que copia tudo que você faz,
    fica ruim para o blog dela eu mesmo estou de olho em um blog que
    tudo que posto quando é no mesma hora ela entre e diz eu fiz um post
    quase igual o seu passa lá no meu blog postagem maravilhosa.
    tenha uma semana abençoada.
    Canal: https://www.youtube.com/watch?v=44dbnHrYIP4
    Blog: http://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  20. nunca pensei que a divulgação e a interação fossem tão importantes, principalmente a interação! Mas desde que o comecei a fazer vi a diferença e, claro, é sempre bom conhecermos um pouco dos bloggers que andam por cá! E muitas vezes através dos comentários consegues perceber os que comentam porque querem e os por obrigação para serem retribuidos!

    beijnho,

    Marlene,
    McTBeauty: http://mctbeauty.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  21. Você está 100% correto! Tudo que você falou no post é verdade independente do blog ser grande, médio ou pequeno, os posts, organização, design, e a divulgação são os que mais contam, e muita gente esquece. Vejo muita gente criar um blog e querer que as pessoas acessem e leiam sem divulgar ou interagir com outros blogueiros.

    Ótimo post e feliz 2016!

    Küsses

    Visite o Teens Forever :3 || Participe da pesquisa de público

    ResponderEliminar
  22. Adorei este post, tenho feito algum desse trabalho que dizes, porque antes de começar o meu blog, li alguns textos e à algo que me ficou para sempre, que é "Se queres um blog tens de te dedicar e perder tempo com ele, caso contrário não terás sucesso", acredito piamente nesta frase, e sim, um blog requer muita dedicação e tempo...muito tempo.
    Beijinhos Miguel.

    misscokette.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  23. Ótimo post, há vários blogs que eu entro em que não tem uma organização boa ou então que os posts são plagiados. Isso é terrível!
    http://o-bserva-dora.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  24. Nice tips!!!
    Happy new year :)
    xx

    http://losaway.blogspot.com

    ResponderEliminar
  25. Estas tuas dicas são sempre tão úteis! Concordo com a importância de cada uma delas, e cada vez me dedico mais, especialmente à parte da organização :)
    Obrigada por partilhares, Miguel!

    | INDIGO LIGHTS

    ResponderEliminar
  26. Nice post! Thank you for sharing it with us! I used translator and I am right with you
    Meet My Lovely World

    ResponderEliminar
  27. Great post:)
    Happy New Year:)

    http://irreplaceable-fashion.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  28. Olá, Miguel!
    Gostei muito do post, é bastante do que eu gosto quando conheço um blog, assim como o seu. Gostei muito daqui.
    Um abraço!


    Borboletas de papel Ƹ̴Ӂ̴Ʒ

    Conheça o novo projeto literário #12HistóriasBrasileiras e participe!

    ResponderEliminar
  29. Olá, Miguel. Tudo bem?

    Adorei o que citou no post, realmente precisamos seguir essas regras para aumentar o blog e até mesmo para torná-lo um espaço mais bonito(esteticamente falando) e organizado. Além é claro da procura de conteúdo, entre outros pontos citados por você.

    Até mais, feliz 2016. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  30. gostei imensoo do teu top tips ;D
    xoxo,
    Sandra Color-s

    ResponderEliminar
  31. Olá Miguel, uma coisa que considero muito importante e que queria mudar no meu blog é a qualidade das fotografias, gostaria de saber qual a sua câmara fotográfica? Desde já muito obrigada e que muito mais sucesso venha!

    http://amiudablogger.blogspot.com

    ResponderEliminar
  32. Concordo com as dicas! Antes de tudo, é importante haver uma vontade sincera para criar e manter um blogue, por mais trabalho que este dê. E depois é cuidá-lo para que continue a fazer sentido.

    r: Oh, assim fico sem jeito *.* digo-te o mesmo, de coração <3

    Acho que a dúvida resistirá sempre nessa questão!

    ResponderEliminar
  33. Muito obrigada querido! :) Tudo de bom para ti também <3
    Sem dúvida, foi uma das pessoas que mais me deu gosto entrevistar porque é fabulosa! :)
    Concordo plenamente! Esses são mesmo os pontos essenciais para quem está a começar ter em conta. Parabéns pelas ótimas dicas! :p
    http://bloguedacatia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  34. Nossa Miguel as dicas são validíssimas. Por enquanto que ainda não produzo minhas imagens infelizmente tenho que usar as que acho na internet, muitas vezes costumo colocar de onde peguei na legenda, mas por vezes já me aconteceu e acontece de fecha a guia e não conseguir achar a imagem de novo para colocar de onde tirei no post então já disse lá do blog que se a imagem fosse da pessoa bastava avisar que eu creditava, mas enfim está de parabéns pelas dicas.

    Beijos,
    http://16primaverasblog.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  35. Excelentes dicas, Miguel! Penso que consigo cumpri-las a todas nem que seja um pouquinho, ahah. Agora só ando a falhar um pouco na questão da organização, pois o mestrado ocupa-me imenso tempo e estão sempre a surgir coisas para fazer a cada 5 minutos, mas mais dia menos dia fica já tudo direito.

    Lena's Petals xx

    ResponderEliminar
  36. Obrigada pelas dicas!
    R: Obrigada, querido. Espero mesmo que seja bom!

    ResponderEliminar
  37. Comecei há pouco tempo o meu blog e estas dicas são super úteis! O mais difícil creio que tem sido a parte da divulgação. Os posts saem-me de forma bastante natural, já que adoro e sei sobre o que quero escrever - ainda que também seja um processo de aprendizagem em que se vai melhorando a cada post. Divulgar e atrair as pessoas é a parte complicada e exige muito trabalho (mais do que imaginava). Mas é como dizes, tem de ser feito ou o blog não sobrevive.

    http://aondenaoestou.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  38. This is so helpful! You present a lot to think about, I agree, content and being organized is so important. Thanks for sharing these!

    Http://Leftbankgirl.blogspot.com

    ResponderEliminar
  39. Happy New Year!
    Nice post! Love this chic style!

    http://fetish-tokyo.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  40. Amei todas as dicas meu lindo! Uma coisa que me emcomoda nesse mundo de blog,é o plágio que tem desses né,e eu trabalho bastante com esses meios de divulgações também ,um beijo!<3
    Feliz 2016
    Beijinhos
    Blog Hair & Makeup
    Seja um Afiliado do Egrana
    Sorteio em Parceria com Cristina Bellei
    Video Novo Hábito mais saudável com produtos da kitanda

    ResponderEliminar
  41. great blogging tips! I agree with you that it is importan to be organized and also to be original.

    http://modaodaradosti.blogspot.hr/

    ResponderEliminar
  42. adorei , adorei, adorei!
    muito explicativo seu post!
    desejo um ano novo repleto de realizaçoes pra vc!!
    Flavia
    www.secret4beauty.blogspot.com
    www.adoteumfocinhocarente.blogspot.com
    loja virtual: www.adote.iluria.com

    ResponderEliminar
  43. Gostei imenso do teu post, faz todo o sentido! :)
    E concordo com o que disseste no início, é um mundo competitivo e também acho que não há necessidade para isso...Enfim!
    Beijinhos :)

    ResponderEliminar
  44. Best! Thanks for sharing~ Really nice post ^^

    Would you like to support each other by follow on GFC & G+?
    Please Let me know if you follow me. I’m also follow back <<

    Love xx
    Official Seol ♥

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hello, thank you~ I'm your 1431 followers ^^

      Have a nice day!

      Eliminar
  45. Ótimas dicas, adorei!! Sigo a maior parte já (:
    Grande beijinho,
    Madalena

    www.maadalenaaa.blogspot.com

    ResponderEliminar
  46. Não tens que agradecer nada! Acompanhei-te durante este ano e irei continuar a acompanhar enquanto por muito mais :)
    Adorei as dicas! Enquanto blogger gosto sempre de aprender ou reaprender coisas que possam melhorar o meu trabalho :)
    Messy Hair, Don’t Care | Blog

    ResponderEliminar
  47. Olá querido Miguel, desde o dia em que começámos a trocar comentários que reparei que não és como outros bloggers, respondes me sempre e, são respostas completas, de quem realmente leu o que escrevi, são diálogos...e por ai se vê que és uma pessoa real, que se importa com os outros, que não está aqui para ser melhor que ninguém e todo o carinho e apoio que dei foi por ti merecido. Até reparaste no meu desenvolvimento! Quero que saibas que, o teu blog é o meu favorito por aqui, por aquilo que é e por ti :) Se há aqui na blogosfera exemplo a seguir, é o Pieces of me. Obrigada por tudo, pela força e por ficares orgulhoso de mim <3
    Quanto ao post, veio mesmo a calhar pois estou aqui há pouco tempo e estas dicas sem duvida que vão dar jeito! Também aponto todas as ideias e assuntos para o blog num caderno de apontamentos, ajuda-me muito pois faço listas de assuntos a tratar e de objetivos para o blog. Também não sou fã de quem comenta só para pedir para seguir ou para deixar o link...por norma leio tudo antes de dar a minha opinião.
    Tudo de bom para ti!
    Beijinhos,

    N a n a Blog

    ResponderEliminar
  48. Concordo em tudo meu bem! Eu antes queria o design com muita coisa (mais nos primeiros tempos) agora enjoei. Quando vou a um blog muito informativo, cheio de cores etc, já torço o nariz.

    Foi atarafado sim, infelizmente já acabou outra vez :(
    É bom saber que gostas do meu carinho e eu já tinha saudades de falar contigo e parece estúpido dizer isto, porque nós temos mais maneiras de entrar em contacto sem ser por aqui. E eu a ti, mesmo muito e tu sabes disso meu bem <3 espero que seja este o ano! Grata por estares aqui comigo mais um ano <3

    ResponderEliminar
  49. Oieee amigo,Feliz Ano Novo que 2016 seja um ano de muitas conquistas e muitas alegrias meu anjo,tudo de melhor do fundo do meu ♥ ...
    Adorei as dicas,faz toda diferença ;)

    Bjãoooooooo

    ResponderEliminar
  50. Boas dicas! Aquela que eu preciso mesmo de implementar é a 4 (até porque tenho 2 blogues...).
    Beijinhos, feliz 2016 :)

    ResponderEliminar
  51. Oh pá, amei este post! Veio mesmo a calhar e concordo contigo. Todos os processos são importantes, desde planear bem o post até a divulgação.E sim não vou ser hipócrita ter comentários e likes é bastante agradável claro que sim, mas não é tudo... :)

    Boas dicas! E já agora, um bom ano para ti, Miguel :D

    ResponderEliminar
  52. Optimas dicas, para mim o marketing é a parte mais chata nunca quero fazê-lo mas não tenho lá muita opção

    http://luxurysmoland.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  53. Concordo contigo e acho que essas são as dicas básicas para ter um bom blog, mas por vezes falhamos em algo ...
    Adoraria ter a tua opinião!
    Se estiveres disposto adoraria que respondesses ao meu questionário!!!
    hugs
    Questionário
    Cantinho da tequis
    Facebook Cantinho da tequis

    ResponderEliminar
  54. Ótimas dicas. Apoio todas :D

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderEliminar
  55. Ótimas dicas, confesso que não partilho o meu blog como gostaria, mas sei que também não sou tão ativa ao ponto de chamar sempre alguém novo a visitar o meu blog quando nem eu tenho tempo de visitar os outros blogs.
    E partilhar por partilhar acho melhor nem fazê-lo, e sim ir mantendo os que já cá tenho, para então depois iniciar a partilha.
    Bjs :)

    ResponderEliminar
  56. Dicas maravilhosos
    Canal: https://www.youtube.com/watch?v=44dbnHrYIP4
    Blog: http://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  57. Sem duvida que sao otimas ideias, tal como sabes eu e a Fatinha estamos no inicio desta caminhada e este post ajuda-nos bastante, acho que tens um blog espetacular, escreves super bem, adoro mesmo muito!!

    Abraço (:
    NEW POST! Work Out To Do After Christmas Season

    ResponderEliminar
  58. Bom post, basicamente são as fases que nós bloggers passamos e vamos evoluindo.

    http://retromaggie.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  59. Ótimas dicas, com o tempo a gente vai melhorando e evoluindo cada vez mais e poder compartilhar essas dicas sempre é grandioso e maravilhoso para nosso crescimento.

    Beijos
    http://pimentasdeacucar.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  60. Sem dúvida conselhos que fazem toda a diferença! Adorei :D
    Na giveaway tens que deixar lá o link do teu par de óculos favorito, para a loja validar a tua participação <3
    beijinhos
    The Fancy Cats

    ResponderEliminar
  61. Meu amigo eu concordo, mas sabe. Tirei um conclusão. Acho que as pessoas abrem blogs achando que apenas ela tem o talento e isso não é verdade. Há varios blogueiros talentosos e cada um tem sua personalidade, e temos que aprender a valorizar e respeitar o trabalho de cada um.
    Me diz uma coisa, quantos blogs você ve aqui mostrando sua propria vida, sua propria opinião, como é o seu blog?
    É dificil amigo, mas vejo isso aqui no seu blog. Você tem sempre fotos suas, coisas que você gostaria de ter, suas visitas a lugares isso é o que torna seu blog especial
    Queria muito que todos do blogger pudesse ver suas dicas.
    Mega beijo
    blogueirasara.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
  62. Gostei imenso do teu post! Acho que abrangeste todos os tópicos importantes de uma forma simples!

    ResponderEliminar
  63. As tuas dicas são ótimas :) Tenho que começar a investir um pouquinho mais no blog pois estes últimos tempos tenho andado paradita :l

    http://imthefifthelement.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  64. É sempre bom receber dicas destas :)
    Obrigada Miguel!
    Beihinho*

    Marie

    ResponderEliminar
  65. Olá Miguel, como foi as festas de fim de ano?
    Espero que tenha corrido tudo muito bem!
    Amei esse seu post, acho que realmente essas 7 dicas são as essenciais.
    Feliz 2016 amigo, que ele te traga muitas alegrias e grandes felicidades.
    Bjinhos,
    www.prosaamiga.com.br

    ResponderEliminar
  66. very useful information! I agree with all the points! also love the discreet design blog! ;)

    ResponderEliminar
  67. Este tipo de posts ajudam imenso! ;) Adorei conhecer o teu blog Miguel! Beijinho !
    xx

    http://be-your-own-hero-now.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  68. Gostei muito das dicas, vou seguir algumas que ainda não meti em prática! :)

    http://joanasrverissimo.blogspot.pt

    ResponderEliminar

Muito obrigado pelo comentário. A vossa opinião é sempre muito importante e ajuda-me a melhorar!
Após aprovação responderei nos vossos blogs.
Espero que voltem!



Sigam todas as novidades aqui:
Instagram × Facebook Oficial Page × Pinterest