O Jantar com a Helena

by - 7.12.15



Este post pode parecer um contra-senso depois de ter divulgado que tinha Anorexia Nervosa. Contudo, acreditem que não é. Custou-me ao fazê-lo, claro, mas toda a envolvência permitiu-me que o fizesse de forma tranquila, honesta e sem sentimento de culpa.
No dia 4 fui jantar com a Helena. "Quem é a Helena?", devem estar a interrogar-se vocês... Bem, a Helena é uma Amiga desde sempre. É formada em Psicologia e já tem mestrado. Conheço-a desde os primórdios do Liceu mas nunca tivemos uma relação como temos agora. Éramos relativamente próximos, sim... Mas não compartilhávamos daquela afinidade imensa que se traduz numa amizade louca e sem fim.

As coisas mudam com o tempo. Ambos vivemos na mesma cidade mas, muito francamente, nunca me lembro de ter saído com ela. Creio, até, que a primeira saída que tivemos juntos, foi quando fomos ao Porto. Sim... Quando experimentei pela primeira vez Sushi e quando fui visitar o Atelier do Gio Rodrigues. Foi uma coisa combinada de um dia para o outro e, por essa mesma razão, é que saiu tão bem.
A partir daí que vi a nossa relação crescer. A Helena já me conhece bem e temos mil e uma coisas em comum. Somos muito idênticos e isso faz-me ter um orgulho enorme nisto que nos unes! Aliás, já me conhecia mesmo antes de me conhecer. Eu explico: é das pessoas aqui de Lamego que segue o meu blog atentamente e vê a forma como tenho evoluído. Foi acompanhando todos os meus percalços e a ida ao Porto uniu-nos mais nesse sentido porque decidi que, com ela, podia abrir a minha História. Fi-lo sem receios porque, tal como lhe disse no jantar, sempre a vi como uma pessoa forte, matura e com a qual sabia que podia contar.

Depois de termos tentado marcar umas quantas saídas e depois de os nossos horários darem tantas voltas, conseguimos marcar um jantar. "Apetecia-me Pizza!", disse-lhe. Concordou, e assim foi. À hora marcada estávamos no restaurante. Estava um tanto ou quanto nervoso porque já não comia Pizza há quase 2 anos. Para muitos pode parecer exagero mas não é. As minhas restrições levaram-me ao limite de não me satisfazer com coisas tão básicas quanto estas. Perguntei-lhe se também estava na onda de comer Pizza. Como a resposta foi positiva, decidimos dividir uma. Claro, comi metade e não uma pizza inteira. "Do mal o menos!", pensei para comigo.
Apresentaram-nos o menu e, de entre todas, escolhi a que me pareceu menos calórica e que me fizesse menos mal. A Helena concordou com a minha escolha: a Pizza Ana's com queijo, cogumelos, bacon, alho e espinafres. Acompanhamos com água que é das minhas bebidas preferidas. Esperámos pouco tempo até sermos servidos. A Pizza chegou, olhei o prato e pensei "Vou matar o desejo". Como me conhece bem, a querida da Helena vendo que estava meio nervoso e meio ansioso, puxou toda a conversa possível e imaginária. Falámos da sua ida para Cabo Verde como voluntária, falámos do blog, de projetos pessoais, de sonhos, de problemas. Falámos de tudo e mais alguma coisa. O tempo passou e eu, pessoalmente, não dei por comer a metade da Pizza. Sim... Não dei mesmo conta de o tempo passar e juro que estou a ser sincero!

O jantar terminou e senti que aproveitei o tempo, o momento e a envolvência. Sem sentimentos de culpa e sem pensar na quantidade de calorias que ingeri. Parecendo que não, o passo que dei foi um passo de gigante. Já não me permitia a isto, a estes momentos, faz muito tempo. Agora vejo o tempo que desperdicei ao cancelar jantares com amigos só com o medo de comer. Perdi encontros, memórias, vivências. Perdi quase 3 anos de convívios e prometo não o voltar a fazer.
A vida são dois dias e o amanhã coloca-nos em frente uma incerteza enorme. Vou deixar os caprichos de lado e vou aproveitar a vida que também é feita de pequenos prazeres! Prometo, aqui, publicamente.

Após o jantar, tomar um copo. A conversa prolongou-se e o sem-fim de assuntos também. A Helena faz-me bem. Percebe-me como ninguém, mesmo! Faz-me ver a vida numa outra perspetiva! Com certeza que a Amizade ficou mais sólida. Revivemos e voltámos a viver novas memórias e agradeço-lhe por isso. Aliás, agradeço-lhe, também, o facto de me ter posto a par da sua vida, de termos trocado confidências, risos e palavras sinceras. Ela não gosta que lhe agradeça, mas eu faço questão. Sinto que este jantar nos uniu mais e que, de certo, que mais jantares estarão na calha assim como saídas e encontros. Nem que seja só para me fazer sentir mais seguro e confiante porque, no fundo, ela crê e acredita em mim, nas minhas capacidades e na minha forma de dar um pontapé a isto tudo que me tem feito estar mais alheio da vida.
Hoje é Hoje. Amanhã logo se vê.
Obrigado, Helena, uma vez mais. Por seres quem és e por mostrares que posso ser alguém!

You May Also Like

52 Pieces

  1. É maravilhoso quando pessoas assim entram na nossa vida! Atribuem mais sentido ao nosso caminho e fazem-nos crescer, alargando horizontes.

    r: Espero que sim, senão vamos ter que ter uma conversinha com o senhor Pai Natal :p ahahah

    Muito obrigada!

    ResponderEliminar
  2. Uau. Que inspirador. :) um beijinho e nao te preocupes com a pizza, faz bem libertares-te um pouquinho! Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Mias uma vez, um texto lindo e que me deixou feliz e nem sequer é sobre mim. É bom quando temos pessoas que nos conseguem descontrair e fazer as coisas sem que nos apercebamos é do melhor. Fico feliz por teres assim alguém na tua vida!

    Lena's Petals xx

    ResponderEliminar
  4. Como eu ando ansiosa para experimentar sushi :)
    Bonita a tua saída com a helena , ainda há assim pessoas especiais como ela:)
    Gostei muito do teu post. Beijinhos

    elisaumarapariganormal.blogspot.com

    ResponderEliminar
  5. Yummy... big pizza lover!

    http://beautyfollower.blogspot.gr/

    ResponderEliminar
  6. As amizades são isso mesmo - e tantas vezes se fortalecem à volta de uma mesa! É óptimo estares disposto a colocar esses desafios a ti mesmo. Daqui a nada já os encaras com a maior naturalidade do mundo! Força :)

    Jiji

    ResponderEliminar
  7. aproveite sempre esses momentos com seus amigos, e nao importa o que vc cancelou no passado por causa do seu medo, o importante é vc ter consciencia hoje e enfrentar de cabeça erguida!
    Flavia
    www.secret4beauty.blogspot.com
    www.adoteumfocinhocarente.blogspot.com
    loja virtual: www.adote.iluria.com

    ResponderEliminar
  8. É tão bom ter amizades assim! Fizeste-me sorrir ao ler o texto. Nunca te afastes dela! É uma pessoa para a vida :)
    xoxo, Ana

    The Insomniac Owl Blog
    Giveaway - Vale 25€ Kiko

    ResponderEliminar
  9. Eita.. que coisa linda.. desabafo, superação, amor próprio... É isso ai, meu amigo.. Bem quista seja helena!! E esse pedaço de pizza. hahaha

    Bjokas e uma excelente semana,
    http://www.dmulheres.com.br/

    ResponderEliminar
  10. Ameio o novo visual do blog e essa comida devia estar uma delícia.

    http://alinesecretplace.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  11. Às vezes são as coisas mais simples que acabam por fazer toda a diferença na nossa vida. Ainda bem que é assim! Continua com essa força, Miguel! :D

    ResponderEliminar
  12. Ainda bem que não só estás, aos poucos, a conseguir ultrapassar esta fase mais difícil da tua vida, mas que também o estás a fazer com uma boa amiga do teu lado! Quando assim é as coisas ficam muito melhores.
    Quando num dia como algo não saudável, no outro tento cortar no hidratos de uma das refeições, acho que é uma boa técnica! E essa pizza estava com um aspeto divinal! :)
    Messy Hair, Don’t Care | Blog

    ResponderEliminar
  13. Muito bom poder sair com gente querida

    bjokas =)

    ResponderEliminar
  14. So great dear:) kisses

    http://denimakeup95.blogspot.it/

    ResponderEliminar
  15. aí que inveja desse jantar,,(risos) só porque tem um aspecto fantástico, e a companhia foi excelente!!
    eu também acredito em ti, gosto imenso do que fazes e acho que és excelente no teu trabalho,, no que transmites, nas realidades,, nas expectativas,,espero que tenhas mais saídas e sejam super boas como esta foi
    giveaway no blog, participa
    beijinhos
    http://belezademulheremae.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  16. É bom quando nasce assim uma amizade :)

    ResponderEliminar
  17. It looks so yummy!!

    mystylishcorner.blogspot.ba

    ResponderEliminar
  18. parabéns pela sinceridade e a coragem de falares disto na internet.
    continua assim, dá pontapés nas coisas más que as boas voltam :)
    http://myheartaintabrain.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  19. Essa Helena parece ser alguém bem importante né
    Tem pessoas que realmente tem o dom de nos fazer bem e muitas vezes, não consigos nem explicar exatamente o por que
    blogueirasara.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
  20. É tão bom ter pessoas assim na nossa vida :)
    Fico contente que tenhas conseguido dar esse passo tão grande! E a pizza tem um óptimo aspecto!
    Beijinhos e boa semana!!! :)

    http://chocopink89.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  21. You have a new design of the blog! Very beautiful! But as always elegant! ;)
    very appetizing! ;)

    ResponderEliminar
  22. Oii Miguel viva intensamente cada momento pois são únicos, permita-se mais!
    Imagino como tenha sido o teu jantar maravilhoso ao lado de uma grande amiga!

    Não penso em voltar a estudar, porque acho que com 30 anos para fazer faculdade seja meio tardio :( mais pretendo fazer cursos profissionalizantes e ter uma profissão que me realize!
    Beijos ♥ ótima semana
    http://detudoumpoucosil.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
  23. Que texto tão inspirador Miguel, força nisso sim?
    E que possas comer pizza quantas vezes te apetecer só porque sim!!!
    Um beijinho enorme

    *não percebo porque não consegues aceder ao site, ninguém se queixou disso :X

    Blog Denise de Assis
    Facebook Page

    ResponderEliminar
  24. The pictures are so amazing! Thank you for sharing:)

    irenethayer.com

    ResponderEliminar
  25. uau! que post lindo! Adorei!
    http://grandemetamorphose.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  26. Sou blog é maravilhoso q lay foda..
    Boa sorte com seus problemas..
    e parabens pelas suas superaçoes
    Beijos

    Melhor Metade

    ResponderEliminar
  27. The pictures are amazing! Thanks for sharing:)

    irenethayer.com

    ResponderEliminar
  28. This looks like you have been feasting :) I think there is nothing better than some delicious food!
    Thank you so much for your sweet words on my last post : )
    Xx
    Larissa
    cenestquedelachance.blogspot.de

    ResponderEliminar
  29. Sounds like a wonderful reunion and a huge personal accomplishment
    You should be very proud of the steps you have taken, and that you're brave enough to keep taking them!

    What Raj Wants

    ResponderEliminar
  30. Parabéns por essa amizade, Miguel!!

    https://www.facebook.com/Selena/videos/vb.7961985974/10153329901140975/?type=2&theater

    ResponderEliminar
  31. É sempre bom ter amigos assim... e essa pizza tem cá um aspecto!

    Love, Marie Roget

    ResponderEliminar
  32. É tão bom este tempo com amigos, faz tão bem :)

    ResponderEliminar
  33. essa pizza tem um aspecto delicioso Miguel , quero comer !!
    espero que tenhas divertido , e fazes muito bem em esquecer as calorias.
    as pessoas valem o que são por dentro e não pela aparecia :D
    e ah parabéns pelo 5500 do Facebook !
    Kiss** | Blog da Jasmim | Instagram

    ResponderEliminar
  34. É sempre bom quando temos alguém em quem contar, os amigos são uma boa parte da vida. Não te deixes perder, aproveita e sê feliz Miguel :)
    É sempre complicado quando não depende só de nós, mas não é impossível! Eu já sigo o teu blog à algum tempo e sei que és forte e consegues. :)

    Um beijinho grande*

    ResponderEliminar
  35. What a great dinner and an amazing friend! The food looks delicious too

    Http://Leftbankgirl.blogspot.com

    ResponderEliminar
  36. Fico muito feliz que tenhas enfrentado um dos teus medos, às vezes é mesmo isso que precisamos , de arriscar um bocadinho e de pessoas assim na nossa vida .
    Força, já sabes que estou sempre deste lado a acompanhar ;)

    xoxo ❤
    Watermelon Clouds

    ResponderEliminar
  37. Que essa amizade continue por muitos anos...é das pequenas coisas da vida que se fazem os grandes momentos.
    Bom feriado!

    Isabel Sá
    http://brilhos-da-moda.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  38. Ainda bem que por vezes estamos rodeados por estas pessoas, essa pizza têm um óptimo aspecto.
    http://retromaggie.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  39. Toda a gente devia ter uma ''Helena'' na sua vida, eu tenho a minha e chama-se Cristiana e por acaso tbm é psicóloga :)
    Fico contente que estejas a superar os teus obstáculos, pensa: vai tudo correr bem meu querido!
    beijinhos
    Mafalda
    http://iammafalda.blogspot.no

    ResponderEliminar
  40. Suddenly so very hungry!
    http://anicheberry.blogspot.co.za/

    ResponderEliminar

Muito obrigado pelo comentário. A vossa opinião é sempre muito importante e ajuda-me a melhorar!
Após aprovação responderei nos vossos blogs.
Espero que voltem!



Sigam todas as novidades aqui:
Instagram × Facebook Oficial Page × Pinterest