Mensagem de Natal

by - 24.12.15


Hoje fiz por acordar primeiro que o sol. Estava nublado e senti frio. Pensei para mim que este é o dia em que não me importo de sentir o frio gélido de Dezembro que tanto caracteriza a quadra Natalícia. Habitualmente, no dia da Consoada, é suposto acordar cedo mas não tanto quanto o fiz hoje... Como trabalho até às 13h quis deixar umas quantas tarefas feitas, inclusive, as relacionadas com o blog.

Deixei para a última escrever esta publicação porque senti que o deveria fazer no dia de hoje, meio inebriado e envolvido pela magia que se sente. Ainda é cedo. Muito cedo. Está tudo fechado, ainda não se sente o frenesim. Antes que o dia comece e que eu comece a fazer o que há para fazer, quero dar-vos um relato de como é este dia aqui por casa.


Como referi, é suposto no dia de hoje, o dia começar cedo. A minha mãe acorda e começa com o rol de últimas compras e de últimas tarefas, Português que é Português deixa tudo para a última... Não porque é desorganizado - porque aqui em casa ninguém o é -, mas sim porque se quer sentir a azáfama do "Ajuda-me que hoje é a consoada e, com sorte, não temos Bacalhau!". Mas, vá, Bacalhau temos sempre, ou os meus pais não o vendessem no negócio deles (risos).
É aqui, na comida, que somos a típica casa Portuguesa. A minha mãe vai cedo para a cozinha com o intuito de preparar tudo. O almoço é, como manda a tradição, arroz de polvo. Delicio-me uma vez por ano com real petisco. E o jantar é o típico bacalhau cozido com batata, couve e ovo. Juro por tudo que a minha mãe costuma fazer com regularidade estes dois pratos - não se cingindo somente à quadra natalícia -, mas, a meu ver, é nesta altura que ganha um novo sabor. Não sei bem explicar.  Neste sentido, tiro o chapéu à minha mãe, que cozinhará para cerca de 20 pessoas. Modéstia à parte, é uma ótima anfitriã e não deixa escapar nada.


Até à hora do almoço está tudo muito bem. Ultimam-se as últimas compras e prepara-se a primeira refeição. A azáfama vem depois: enquanto a minha mãe acaba de arrumar as coisas do almoço, com a minha ajuda, claro está... Chega a minha avó com mais mil e uma tarefas para desempenharmos. "Miguel, começa aí a preparar as coisas! Temos de fazer as rabanadas, os sonhos e a torta de laranja com recheio de chocolate!". Quase me ponho em sentido.  Como obediente que sou, assim o faço.
As tarefas estão divididas, tal como referi. A minha mãe está com as refeições, a minha avó com os doces. O meu pai é o chefe da Aletria que a faz depois da Ceia. Gostamos dela quentinha e não há ninguém que faça melhor que ele. O meu tio Nicha, possivelmente trará os legumes e o vinho, a minha tia Isabel trata de torrar amêndoas e de descascar frutos secos. O melhor Bolo Rei do mundo deve aparecer pelo meio da tarde à boleia do sr. Manuel, o antiga pasteleiro aqui da rua. E eu?! O que é que eu faço!? Bom... Eu serei o multifunções. Ajudo nas limpezas, na confeção. Ajudo a ir buscar o que falta e está vinculada a mim a tarefa de decorar a mesa. Não podia estar melhor!



E com tudo isto passa a tarde a correr. É impossível dar conta do tempo a passar e do sem número em que se abriram as portas daqui de casa para receber amigos, amigos da família que querem, pelo menos, encher-nos o coração com o um beijinho ou com mais uma sobremesa e um "Santo Natal para todos!". À medida que o dia vai passando a árvore de Natal vai ficando um pouco mais completa... ou então nua. Devagar, devagarinho vão chegando os presentes, dispostos no chão a aquecer os pés do pinheiro e que acabam por o aquecer ainda mais. Contudo, vamos denotando a falha de Pais Natal de chocolate uma vez que os matreiros dos meus primos os vão açambarcando.

O Jantar faz-se as 8. Em ponto!  Depois de estarmos todos devidamente sentados, é tempo de partilharmos amor, palavras, risos e gritos. É tempo de estarmos somente connosco de vivermos a sensação e a magia do Natal em família. Pese embora esteja com medo de ir para a mesa vou tentar aproveitar ao máximo... Pelo menos mais do que aproveitei o ano passado. Vou seguir o meu pensamento de "Hoje é hoje e amanhã não sei quem cá estará!". 
A noite prolonga-se e é acompanhada por cantorias, jogos, telefonemas e afins. Às 12 badaladas são distribuídos os presentes. Cada um dá os seus presentes à pessoa em questão e, só depois de todos os terem, é que passamos ao ataque. Embora tenha 23 anos ainda sinto o espírito de criança. Guardo toda esta magia na minha mente e no meu coração! O dia 24 termina em família e o dia 25 começa em família novamente. Voltamos a acolher aqui em casa mais gente e passamos o dia entre fotografias, filmes, anedotas. Passamos o dia a mimar-nos e a encher-nos, cada vez mais, o coração porque o Natal é mesmo isso.


Por aqui é assim. Uma confusão organizada em que todos damos um bocadinho de nós e que, essencialmente, damos o melhor que temos: o carinho, o amor, a alegria, a ternura, a amizade. Não precisamos de muitas prendas materiais. Ou se calhar nem precisamos mesmo de nenhuma. Precisamos apenas de estar juntos e de nos sentirmos unidos. Só isso vale por tudo.

Com tudo isto, quero desejar-vos a vocês e a todos os quanto amam, um Santo e Feliz Natal.
Que esta seja uma noite mágica e que possa ser aproveitada da melhor forma. 
Prometo que no meu pensamento também estarão vocês. Precisarei da vossa força para controlar tudo isto. Não será fácil mas não será impossível.

Um grande obrigado por tudo.
Noite Feliz*

You May Also Like

53 Pieces

  1. Sem dúvida que mágico foi ler este artigo. Este ano foi, para mim, um ano diferente. Pela primeira vez nos meus curtos (quase) 15 anos, não senti espírito de Natal, aliás, não saberia sequer que estávamos em Dezembro se não fosse o calendário a marcar a data. E logo este que é um mês que tanto anseio... Inesperadamente, isso mudou hoje. Agora mesmo. Aquece o coração saber que há ainda famílias que se mantém unidas, que prezam e fazem questão de manter vivo o verdadeiro espírito do Natal. Obrigada por nos teres transmitido esse espírito natalício.

    Continuem sempre assim, este ano, no próximo, daqui a dez, daqui a vinte e até quando forem só os vossos descendentes a estar cá. Vamos fazer por não deixar morrer o espírito natalício, que é das coisas mais bonitas que temos!

    Novamente, obrigada por toda esta magia Miguel. Espero que tu e a tua família tenham um ótimo Natal, com prendas, doces e toda a união, magia e felicidade que faz desta época aquilo que ela é.

    Muitos beijinhos,

    Beatriz.

    ResponderEliminar
  2. Bom dia e feliz Natal para ti também!!!

    Kiss kiss.*Jo
    http://joandcompanystyle.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  3. Adorei a descrição :)
    Eu nunca gostei do jantar de consoada (porque detesto bacalhau cozido, ainda por cima com couves!) e desde há uns 2 anos para cá, que a minha Mãe me faz mais feliz por me trocar o dito bacalhau por umas maravilhosas lulas recheadas! Adoro-a, não só por isso obviamente, mas por me dar este miminho na consoada Hehe
    Por enquanto, também vou sendo a ajudante número 1 na cozinha, tal como tu :D Já me vão sendo delegadas algumas tarefas a solo, mas de resto identifico-me muito contigo neste dia!
    A mesa também fica a meu cargo e, tal como tu, vibro com isso :)
    Adorei as luzinhas nas fotos!
    Desejo-te um Feliz Natal, cheio de comidinha boa (please, comete aí umas desgraças!), muito amor e felicidade!

    um beijinho*
    Dreams and Lemonade

    ResponderEliminar
  4. Um Feliz Natal, para ti e a para toda a família e amigos!

    Isabel Sá
    http://brilhos-da-moda.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  5. Um Feliz Natal :) Encontrei bastantes semelhanças com a minha família, o jantar sempre às 8, tudo organizado e com amor.
    Xoxo,

    A Cerejinha ♥ Nail Art Natal

    ResponderEliminar
  6. Época mais trabalhosa essa, não? Adorei ver esse seu breve resumo da noite, não sei por que, mas é interessante. Foi como se transforma em uma mosca e bisbilhotar tudo que vc vai mais tarde! kkk.

    Desejo toda á felicidade pra você e sua família também.
    Um grande abraço, boas festas!

    http://comum-dois.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  7. Um Santo e Feliz Natal para ti e para a tua família :)

    ResponderEliminar
  8. Adorei as fotos^^Um feliz Natal querido. Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. É uma confusão tão saborosa, não é? É das coisas que mais saudades tenho nesta altura.
    Espero sinceramente que tenhas uma quadra linda e que essa felicidade se prolongue por muito tempo! :)

    Beijinho do tamanho do mundo! *

    Love,

    Fashion She Wrote

    ResponderEliminar
  10. I tried to copy the text so I could translate it, but I couldn't, haha! So let me just say that the pictures are very nice and I hope you'll have a lovely Christmas! :) X Minale
    http://minaleme.blogspot.be/

    ResponderEliminar
  11. Wow, fantastic Xmas post :)
    Merry Xmas and enjoy in holidays :)))
    http://bambolai.blogspot.com

    ResponderEliminar
  12. Meu querido, passei aqui rápidinho para te desejar um feliz natal e que tenhas uma noite com muito amor e paz.

    Um beijinho grande

    ResponderEliminar
  13. FELIZ NATAL e boa sorte com todas as festividades (:
    Grande beijinho,
    Madalena

    www.maadalenaaa.blogspot.com

    ResponderEliminar
  14. gosto tanto mas tanto de te ler, sempre. contas tao bem cada detalhe que é como se tivesse mesmo ai, imagino tao bem!
    e gostei muito das fotos miguel, desejo te um natal maravilhoso! e um abraço bem grande *virtual* mas que espero que um dia seja pessoalmente!
    espero que estejas bem***

    http://rrriotdontdiet.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  15. Fico mesmo contente por teres gostado! :D
    Oh Miguel ADOREI o que escreveste! Passaste tanto mas tanto para cá o que é o espírito natalício em tua casa. Acho que é mesmo assim que deve ser! Nota-se a união e, acima de tudo, o amor. O Natal é mesmo isso, a família toda reunida e envolta em amor. Fiquei mesmo feliz ao ler o teu post acredita <3
    http://bloguedacatia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  16. Thanks for sharing your holiday plans! It sounds very special! Have a Merry Christmas!

    Http://Leftbankgirl.blogspot.com

    ResponderEliminar
  17. eu acho que sou a unica blogueira que não vai fazer um post sobre o natal rsrsr tambem como sou ateia não comemoro natal, para mim natal é so uma data para poder conviver com toda a familia, nada mais que isso.
    Mas feliz natal para ti, e que tenha muitos doces rsrs

    Com carinho, Hina | Aishiteru em Contos |

    ResponderEliminar
  18. Que delícia de texto, Miguel. A azáfama, as tarefas...é a magia do Natal, mesmo! Que tenhas um óptimo Natal, em boa companhia, com tudo a correr bem!

    Jiji

    ResponderEliminar
  19. Que bonito, adoro ler o que escreves! em minha casa também é mais ou menos assim, no própio dia é que se vai buscar a maior parte da comida para ser "fresca" e não acabar por se estragar, cada um trás uma coisa e acabamos por juntar tudo e todos e celebrar o natal. Feliz natal Miguel!!! kiss^^

    http://somerandomthoughtsandthings.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  20. Fantastic post dear! Hope you have a lovely day.

    http://fairyland111.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  21. Tão girooo! Adorei as fotos! Bom Nataaal Miguel :)
    http://diaryofalittlebee.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  22. Cá em casa o dia também começa cedo. Levantei-me às 9h e fui logo invadida pelo cheiro a pão-de-ló feito pelo meu pai *.*
    O dia 24 é sempre passado a correr porque as tarefas parece que se multiplicam em vez de diminuírem, mas a magia também está nisso, nessa azáfama boa que esta quadra implica.
    Meu anjo, espero que tenhas um Natal fantástico, bem juntinho dos teus. Que seja uma noite mágica e maravilhosa <3

    r: Também acho que sim :D ahahah
    Muito, muito obrigada!

    ResponderEliminar
  23. Gostei, em particular, deste teu post! Palavras tão simples e sabem tocar tanto o coração... Feliz Natal, Miguel! :)
    Beijinho

    ResponderEliminar
  24. Um feliz natal Miguel :) ainda venho a tempo :) desculpa ainda vim a tempo ❤️
    Beijinhos
    elisaumarapariganormal.blogspot.com

    ResponderEliminar
  25. Espero que estejas a ter um bom Natal! :)
    Por aqui não se dá tanta importância ao almoço de dia 24 mas à noite temos bacalhau e polvo haha E este ano não abrimos as prendas à meia noite, aliás, nunca abrimos! Como passo o Natal com a família com que estou todos os dias, não fazemos assim nenhum festão haha

    http://imthefifthelement.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  26. Isso é que são umas 24h bastante atarefadas :p
    Eu este ano virei pasteleira mas é algo que realmente faço muito pouco, quer nesta altura, quer em qualquer outra altura do ano.

    Espero que estejas a ter um fantástico Natal! :)

    ResponderEliminar
  27. Que tenhas um Feliz e Santo Natal, com todos os que amas, cheio de saúde, alegria e coisinhas boas :)
    Beijinhos, N a n a Blog

    ResponderEliminar
  28. Português que é Português como bacalhau o ano inteiro!! Confesso que temos tradições diferentes, mas Portuguesas nevertheless! Espero que o dia de hoje esteja a ser tão bom ou melhor que o de ontem!

    Feliz Natal!!

    beijnho,

    Marlene,
    McTBeauty: http://mctbeauty.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  29. Oi Miguel!! Adorei as fotos e seu texto! Um ótimo Natal pra você e um próspero ano novo <3
    Um grande abraço!!

    http://vishamiga.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  30. Um Feliz Natal para ti também :) Gostei das fotos.
    http://retromaggie.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  31. Adorei ler e identifiquei-me com muita coisa, espero que tenhas tido um ótimo natal! ❤

    ResponderEliminar
  32. Espero que tenhas tido um excelente Natal, pela descrição tenho a certeza que tiveste!
    Adorei as fotografias!
    Beijinhos,

    http://chocopink89.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  33. Feliz Natal! Aqui em casa acabamos fazendo nossa festinha sempre antes, para conseguir reunir todo mundo. Acabei passando o Natal mesmo na casa de vizinhos amigos.

    http://colorful-mushrooms.blogspot.com.br/

    Beijoos ;*

    ResponderEliminar
  34. Miguelzinho, como queria passar o Natal aí!!! Deve ser muito animado rsrsrs. E mesmo com tanto trabalho vale a apena a reunião, as comilanças e tudo mais que faz parte desse delicioso momento. Assim como você também me sinto uma criança em épocas natalinas, me lembro direitinho como ficava animada e esperançosa por esta data. Tem pessoas que ficam depressivas, eu amo os enfeites, tudo, tudo. E a missa do Galo também que passa na televisão.

    Querido, desejo tudo de melhor neste natal que apesar de longe estamos perto de coração!
    Passei aqui para te desejar um feliz Natal!
    Nesse dia em que todos comemoram o Natal e comemoram por diversos motivos sejam eles a reunião familiar, o nascimento do nosso Mestre Jesus Cristo, a paz entre os povos, desejo imensamente do fundo do meu coração que o alimento que hoje repartiremos, que a felicidade de estarmos mais um ano juntos sejam significado de toda harmonia, de toda sabedoria e de toda a lucidez que desejamos à nossa vida!
    Muita harmonia, amor, saúde e felicidade a todos!!!!
    Do fundo do meu coração sinta-se abraçado!

    Kerls
    http://www.kerlsfreire.blogspot.com

    ResponderEliminar
  35. Get plenty of magic and miracles!
    Merry Christmas!
    Peace in the heart, and good health to you and your family!

    ResponderEliminar
  36. Texto lindo ;).
    Vê-se que tens um bom coração.
    Venho um pouco atrasada mas espero que tenhas tido um Natal feliz.
    Bjs

    ResponderEliminar
  37. espero que tenhas tido um bom natal

    ResponderEliminar

Muito obrigado pelo comentário. A vossa opinião é sempre muito importante e ajuda-me a melhorar!
Após aprovação responderei nos vossos blogs.
Espero que voltem!



Sigam todas as novidades aqui:
Instagram × Facebook Oficial Page × Pinterest