1ª Bienal Arte de Gaia: Exposição Douro/Vinho do Porto

by - 30.12.15


É certo que muito pouca gente dá valor a uma cidade como Lamego. É um meio pequeno, onde as pessoas têm uma mentalidade um tanto ou quanto fechada e onde a expressão "vai-se andando" é das mais ouvidas. Como Lamecense que sou e como orgulho tenho nesta cidade que me viu nascer...
Decidi dar-vos a conhecer uma exposição nova, inaugurada a 19 de Dezembro, no Edifício Vírgula do Espaço Multiusos, frente à Avenida principal. Até então, eram muitas as pessoas que criticavam o facto de estar um edifício como aqueles inutilizado. Contudo, agora que lá está a exposição, são muitos os cidadãos que ficam maravilhados não só com a amplitude do mesmo, como também pelo seu ar moderno. minimalista e de vanguarda.






Eu e os meus colegas de trabalho, que laboramos na área do Turismo na cidade de Lamego, fomos os felizes contemplados a inaugurar o espaço com a Exposição Douro/Vinho do Porto que faz parte da 1ª Bienal Arte de Gaia do ano 2015. A Bienal é como que um evento ligado a exposições de pintura, escultura, desenho, fotografia, ilustração, livros de artista (cerca de 17), numa homenagem a Jaime Isidoro e José Rodrigues. que contou com a participação de 433 artistas.









Assim como o próprio nome da Exposição indica, são retratados, através de quadros pintados à mão nos mais diversos materiais e de esculturas, vários aspetos simbólicos relacionados, grandemente, como a região do Douro e com a elaboração do Vinho do Porto. Alguns quadros são de perder a respiração por retratarem tão bem e de forma tão brilhante, o esforço, a dedicação e o engenho das gentes do Douro.





O espaço em si está digno de uma galeria de arte. Tem dois pisos e ao longo dos corredores, assim como podem ver, estão colocados diversos quadros. Não estão divididos ou segmentados. Há esculturas colocadas, de igual forma, pelo corredor em jeito de nos levarem a considerar a paragem para leitura das placas identificadoras. As mesmas não contêm somente o preço das ilustrações. Contêm, também, a legenda para que possam ficar a perceber o que está retratado.






"Sim senhor, menino!!! Está realmente um espaço muito agradável. Gostei bastante da exposição. Só é pena que não haja grande publicidade!", disse-me uma senhora à saída. Sorri-lhe, desejei-lhe um bom ano e prometi que trataria do assunto da publicidade (risos). É certo que não há grande publicidade em relação ao evento. Daí eu ter-vos trazido este post. Não só porque gosto de dar a conhecer o que de bom a minha cidade recebe, como também para mostrar a exposição a quem, mesmo estando longe, gostaria de participar.
Já tive o gosto de receber a Cristiana do blog Pink and Sparkle que foi com o namorado e que me deram um feedback super positivo. Assim sendo, peço que nos venham visitar, até meados de Janeiro. Certamente teremos um gosto enorme em vos receber!

E então, Pieces? Não é uma exposição D'Ouro?

You May Also Like

44 Pieces

  1. Miguel,Happy New Year! ;)
    Good luck, love, health and inspiration!
    All the best!
    Regards Alina...

    ResponderEliminar
  2. Que bem! Confesso que é uma zona que não conheço bem, mesmo vivendo relativamente perto. E o nosso Douro com tanto para mostrar! Gostei muito dos quadros com os caretos - as cores estão lindíssimas e parecem ter vida própria.

    Jiji

    ResponderEliminar
  3. Já visitei Lamego e adorei . É certamente para voltar :) só tenho pena de não conseguir voltar até meados de janeiro para visitar a exposição :) adorei as imagens Miguel ❤️
    Beijinhos
    elisaumarapariganormal.blogspot.com

    ResponderEliminar
  4. beautiful ideas Miguel, happy new year.
    http://lavidaloka.com/

    ResponderEliminar
  5. A exposição está incrível! Quem me dera vê-la ao vivo.
    Adoro ir a Lamego, tenho mesmo pena de não conseguir ir lá mais vezes

    ResponderEliminar
  6. A ver pelas imagens é um espaço que vala e pena visitar.

    Isabel Sá
    http://brilhos-da-moda.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  7. i like it so muchh! Look very interesing graet like always dear

    ResponderEliminar
  8. Lamego é uma cidade muito bonita! O pessoal da minha zona tem por habito no verão fazer passeios para esses lados ;) Como em tudo aos poucos vamos aperfeiçoando o nosso trabalho ;) Beijinhos querido e um GRANDE ANO Novo!
    https://cocojeans.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  9. Queria imenso ter visto a exposição da bienal que se fez cá em Gaia, mas não tive mesmo tempo nenhum. E acredita que até essa esteve mal publicitada: só vi um cartaz.
    Adoro as obras e as fotos estão fantásticas.

    Lena's Petals xx

    ResponderEliminar
  10. Gostei imenso da exposição tem lindas peças de arte, gostei especialmente dos retratos de Freddy Mercury e de António Variações, pois são dois grandes artistas que aprecio muito...realmente é uma pena não ter publicidade, podiam ter posto uns cartazes pela cidade, porque valia imenso a pena é que quem não a visitar fica sem duvida a perder :) Se eu vivesse mais perto ia visitar, gosto muito de exposições e galerias de arte, que normalmente visito aqui na minha cidade e em Lisboa.
    Beijinhos,
    N a n a Blog

    ResponderEliminar
  11. Olá Miguel,
    Belíssima esta bienal, adorei os trabalhos.

    Um beijo e um Feliz Ano Novo!!

    www.purestyle.com.br

    ResponderEliminar
  12. Oi, oi!

    Que exposição interessante! Tenho uma tia que é artista plástica e faz obra na madeira. Tipo: o caule de uma árvore não é apenas um caule, pois ela customiza ele todo fazendo coisas semelhantes ao que vi nas fotos. Isso é muito bom e interessante.

    Infelizmente, eventos do tipo quase sempre não são bem divulgados. Mas, se for realmente bem feito, se espalha boca-a-boca. Espero que esse seja o caso daí.

    ResponderEliminar
  13. Ena, deve ser bem gira! Ia visitar se tivesse tempo de ir ate gaia lol

    Beijinho
    The-not-so-girlygirl.blogspot.com

    ResponderEliminar
  14. Really nice exhibition! There are few pictures that I really love ♥
    Meet My Lovely World

    ResponderEliminar
  15. O espaço está realmente maravilhoso, e ainda bem que conseguiram reabilitar esse espaço!! Muitas cidades pecam por deixar espaços magnificos cairem no esquecimento e ruinas.

    Feliz Ano novo!!

    beijnho,

    Marlene,
    McTBeauty: http://mctbeauty.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  16. Olá!
    Que pena que não posso ir, parece uma exposição fantástica.
    Obrigada por compartilhar um pouquinho dela com a gente.
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  17. Que coisa linda gente.
    Impossível não ter os olhos brilhando com tanta coisa maravilhosa.
    E que bom que você é daqueles que compartilham as coisas boas até elas alcançarem mais pessoas.
    Beijo

    www.tecontopoesia.com

    ResponderEliminar
  18. Tem peças muito giras !

    http://gossipmagazine2000.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  19. Olá Miguel, cara eu amei seu blog de verdade !
    confesso que não sou muito ligada a arte, na verdade eu não tenho cultura nenhuma já sou sincera, mas eu olhei detalhadamente cada foto e tipo me apaixonei nos quadros um mais lindo que o outro, mas gostei mesmo daqueles bem coloridos
    arrasou no post e o espaço realmente esta lindo !! bjos
    www.rennataferreira.com

    ResponderEliminar
  20. Tem obras lindíssimas :) É pena que seja tão longe da zona onde vivo!

    | INDIGO LIGHTS

    ResponderEliminar
  21. Que maravilha! Adorava ir! Prometo que vou fazer de tudo para ir visitar <3 Fiquei mesmo maravilhada com o que mostraste aqui :')
    http://bloguedacatia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  22. Olá Miguel!
    Antes demais eu e o meu namorado agradecemos a tua simpatia e disposição para dares mais pormenores acerca da tua operação aos olhos, apesar de já teres escrito tudo sobre ela. Ele ficou bem mais descansado por falar contigo =)
    Sobre o Edifício Vírgula do Espaço Multiusos e a sua exposição..gostámos bastante! Tem quadros lindíssimos que só apetece trazer para casa! E já estou como essa senhora..há que fazer publicidade para as coisas bonitas que a cidade tem para oferecer =)

    Beijinho*

    Cristiana Teixeira - Pink and Sparkle

    ResponderEliminar
  23. Adoraria ir te visitar hahaha
    Mesmo a cidade sendo pequena para mim é encantador, todo esses clima que difere de grandes cidades.
    Amei as obras, de fato merece muita publicidade
    Mega beijo
    blogueirasara.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
  24. Que exposição linda, gostaria de ir ver :)

    www.luizlacks.com

    ResponderEliminar
  25. Parabéns pelo trabalho, cultura é mais que importante para as nossas vidas e se eu pudesse com certeza iria a está exposição, que está divina por sinal.

    Beijos
    http://pimentasdeacucar.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  26. Que luxo arrasou na postagem amei.
    Desejo a você e família chuva de benção em cada vida, Obrigada a você pela visita no meu blog em 2015 que continue em 2016, e que DEUS continue abençoando todos em 2016 com 365 dias de muitas sucesso e felicidade e atitude, 52 semanas de saúde, paz , foco, prosperidade, 12 meses de amor e carinho, 8.760 horas de paz e harmonia, Que neste novo ano você tenha milhares de motivos para sorrir.

    ResponderEliminar
  27. Ola Miguel!
    Aqui está um post maravilhoso, adorei...tem aí peças maravilhosas, então os quadros...são lindos lindos.
    Beijinhos e bom ano.

    misscokette.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  28. A exposição parece ser fantástica! Costumo ir a Lamego uma vez por ano por ser a terra da minha mãe e acho uma cidade linda

    http://mourissima.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  29. Nossa adorei. Os quadros são lindissimos, e as esculturas também, mas gostei especialmente dos quadros mais escuros, e aqueles que parece um vidro quebrado e folhagens atrás. Muito lindo, mesmo. Adoraria poder ver de perto :/ Pena que é loooonge kkkkkkkk

    http://www.agindodiferente.com/

    ResponderEliminar
  30. Eu gostei imenso, logo eu que gosto deste tipo de coisas! Lembro-me que quando estava na escola ia a exposições e ficava encantada! Desde dessa altura nunca mais fui! Mas já incluí visitar Lamego como objetivo para 2016 :P vou fazer pelo possível ehehe

    Gostam de rebaixar mas quanto toca a eles, nossa senhora, parece um inferno! Obrigada meu bem! Realmente fico com um pestanão e eu adoro :D
    Já estava cheia de saudades de comentar aqui o teu blog, este mês foi atarafadíssimo! Perdoa-me <3

    ResponderEliminar
  31. r: É normal, até porque ninguém gosta de receber uma mensagem daquelas. Por mais que tentemos, mexe sempre connosco. O importante é que não deixemos que aquilo nos afete em demasia, porque o que aquelas pessoas querem é deitar-nos a baixo e deixar que o consigam é dar-lhes a importância que elas não têm.
    Acredita sempre em ti <3

    Já não me recordo se os comprei na Fnac ou no Continente, mas sei que na altura os vi em ambos os locais.
    Isso já não sei :s

    Fico contente por teres gostado :)

    ResponderEliminar
  32. Gosto imenso de ver exposições e pelas fotos que deixaste deixa me super curiosa em vê lá de perto.
    Que tenhas um bom inicio de ano e desejo um bom ano
    http://retromaggie.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  33. Sabes que não precisas de agradecer :)
    Fico completamente apaixonada por arte assim! Mas é uma pena valorizarem cada vez menos...

    ResponderEliminar
  34. So exciting! The art you've shared here is amazing and interesting! I wish I could see this.
    Have a Happy New Years Miguel

    Http://Leftbankgirl.blogspot.com

    ResponderEliminar
  35. Acredita que falar com alguém, que não o médico, que já passou por algo no qual temos interesse é sempre diferente!
    A capa foi dada pela mãe do Tiago :p um mimo bonito que nunca pensei em ter...agora é tentar arranjar um dia para a estrear!
    Beijinho*

    Cristiana Teixeira - Pink and Sparkle

    ResponderEliminar
  36. r: não é gaia?! mas é bienal de arte de gaia! lol eu bem li lamego algures mas fiquei confusa com o título! lol

    desejo-te um excelente 2016, cheio de coisas boas! beijinho

    ResponderEliminar
  37. Ohh que exposição espectacular. Gostava imenso de poder visitar.
    r: Muito obrigada. Sabes que assim fico envergonhada? :p

    Um beijinho grande e um bom sábado.

    ResponderEliminar

Muito obrigado pelo comentário. A vossa opinião é sempre muito importante e ajuda-me a melhorar!
Após aprovação responderei nos vossos blogs.
Espero que voltem!



Sigam todas as novidades aqui:
Instagram × Facebook Oficial Page × Pinterest