Basic Make Up

by - 10.10.15

Tendo em conta que o último post que escrevi sobre maquilhagem correr muito bem e como consegui obter feedback positivo - algo que eu não esperava -, decidi lançar-me novamente nesta aventura e pesquisar um pouco mais sobre tendências. Gosto sempre de fazer pesquisas porque sinto sempre que fico com mais saber para mim e isso também é muito importante em termos pessoais.
A velha máxima "less is more" faz todo e qualquer sentido no que toca à maquilhagem. Já aqui deixem explícito que gosto, adoro, venero, ver mulheres bem maquilhadas mesmo que a maquilhagem pareça quase inexistente. De certa forma, mesmo que não seja percetível, dá sempre aquele ar cuidado. Gosto de ver exageros saudáveis em maquilhagens mais noturnas e para ocasiões mais especiais.
Contudo, o que me traz a escrever este post é, a par da minha vontade em saber mais e debruçar-me acerca do assunto, o facto de querer deixar aqui algumas dicas de maquilhagem básicas para o dia-a-dia. Ótimas, rápidas e eficazes. Dão para um sem-fim de ocasiões desde as idas para a escola, para o ginásio, para a universidade ou para o emprego. A ideia é parecerem saudáveis e com um ar cuidado. 

Fonte: beTrend
Neste sentido, e para obterem uma maquilhagem básica, somente precisam de cerca de 6 produtos:
  • Base ou BBCream: que, de preferencia seja do tom da vossa pele. Este é, indubitavelmente, o ponto que merece uma maior consideração e um maior cuidado. Digo-vos... enquanto Homem, acho horrível ver mulheres que usam base ou BBCream de uma cor mais escura da sua pele e que nem sequer têm o mínimo dos cuidados ao espalhá-la. Ficam com a área do pescoço a notar-se a diferença e faz-me crer que estão a usar uma máscara ou que deixaram cair a cara sobre uma bacia de barro...
  • Iluminador: em maquilhagens diárias os iluminadores querem-se com pouca pigmentação e podem ser utilizados como corretivos. Os mesmo devem, neste sentido, ser colocados em zonas estratégicas do rosto.
  • Tons Nude: intemporais e os meus eternos favoritos. Gosto de tons naturais que podem ser usados, ousados e abusados. Tudo depende daquilo que se lhe queiram conferir. As sombras e os blushs, ganham pontos quando usados nestas cores. O natural quer-se!
  • Tons Rosa: em matt para os lábios e em pó, clarinho, para a zona das bochechas. De preferencia os tons claros, como referi, e que vão de encontro ao tom da vossa pele. Quanto mais branquinhas forem, em tons mais claros têm de apostar; quanto mais escurinhas forem, num tom mais forte devem apostar.
  • Definição: das sobrancelhas.
  • Lápis preto e Máscara de Pestanas: ao de leve e para demarcar a zona superior do olho, de forma a criar uma maior intensidade ao olhar.
Como vêem, o processo é fácil, simples e pode mudar tudo. O importante é terem em mente o quererem obter um ar natural e leve. 

Que vos parece? Esclarecedor?

You May Also Like

58 Pieces

  1. Adorei todos os produtos.
    Por acaso tenho uma dúvida.
    Bases. Existem para todos os preços. E guiando-me pelo valor comercial, deveriam ser as mais caras as melhores, mas nem sempre isso acontece.
    Esta base da NARS é realmente boa, tem uma cobertura boa, por exemplo comparativamente a MAC ?

    beijiinhos e bom fim de semana.

    http://caraanjo.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. As sombras chocolate nudes da catrice são lindas!!

    http://tipicamente-adolescente.blogspot.p

    ResponderEliminar
  3. Concordo contigo em relação a tudo o que aqui escreveste, eu adoro maquilhagem, mas aquela maquilhagem simples, que realça os nossos melhores pontos , e odeio mesmo ver mulheres com a cara literalmente cor de laranja e com a base mal espalhada , e é disso que mais vejo na minha escola hahaha

    xoxo ❤
    Watermelon Clouds

    ResponderEliminar
  4. natural makeup for a long time in fashion!
    I love cosmetics Catrice and want to try Guerlain lipstick!

    ResponderEliminar
  5. Incredible tips! I love the nude and pink tones you chose!

    Http://Leftbankgirl.blogspot.com

    ResponderEliminar
  6. Maravilhoso post (mais uma vez) !
    É uma maquilhagem deste género que faço no meu dia-a-dia para a escola mas excluo os tons rosa não nudes. Por qualquer razão, acho que são os que pior me fica. Para os lábios opto sempre por um avermelhado bem subtil ou um nude e para as bochechas, sendo que nem sempre uso blush, uso um tom rosa mais velho e apagado.
    Em relação ao tom da base/bb cream, é um dilema. Não imaginas o tempo que demoro a encontrar bases do meu tom. Tenho um tom de pele bem dificil de encontrar e admito que ás vezes compro o tom a baixo quando não tem o meu tom exatamente. Tenhoa sorte de ter um pó compacto com cor que dando umas poucas pinceladas além de matificar corrige o tom.
    Beijinhos x

    ResponderEliminar
  7. Muito bem! Gostei bastante desse post :)

    ResponderEliminar
  8. La palette nude é fantastica!
    http://piubuonepiubelle.blogspot.it/?m=1

    ResponderEliminar
  9. Quando uso, aposto somente no lápis preto e na máscara de pestanas :)

    r: Pois é! Devia ser uma das divisões onde prestamos mais atenção, mas acaba por ficar mais esquecida. O que é uma pena.
    Divertia-me imenso a limpar a casa de banho :D ahahah

    Muito, muito obrigada <3

    ResponderEliminar
  10. Brilhante post! A opinião de um homem nesta área tem sempre muito valor! A minha maquilhagem é maioritariamente em tons naturais, para obter o tal look natural que resulta muito bem durante o dia e dá um ar cuidado como referiste...quanto a looks mais ousados não sou grande fã porque normalmente as rapargas têm tendência para exagerar demasiado :P E as "caras que cairam sobre uma bacia de barro" não podia haver melhor discrição (risos)...
    Beijinhos :)

    N a n a blog

    ResponderEliminar
  11. Bastante esclarecedor, como sempre Miguel.
    Obrigada por nos mimares ♥


    xoxo, Sofia Pinto
    Bom fim de semana ♥
    Last Post ♥

    ResponderEliminar
  12. Essas 6 coisas são essenciais para uma maquilhagem! Adoro estes posts :)
    Beijinho grande

    http://goldentouch-byandreiaguerreiro.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  13. Gosto muito de maquiagem básica,e gostei muito da postagem. Realmente os produtos que você citou para uma maquiagem básica estão corretíssimos :)

    O livro que postei lá no meu blog nem tem como eu te passar na integra, porque não estou achando em nenhuma loja para comprar, está esgotado. E ele realmente é bom. Tenho o PDF do primeiro capítulo que se você quiser posso te passar.

    http://colorful-mushrooms.blogspot.com.br

    Beijoos ;*

    ResponderEliminar
  14. Oi Miguel!! Amo a maquiagem nude, principalmente para o dia, mas mesmo assim não dispenso a máscara, só para dar um toque de elegância!! O cabeçalho do blog está maravilhoso, gostei bastante! Abraços!!
    vishamiga.blogspot.com

    ResponderEliminar
  15. Eu amei as maquiagens, devem ajudar muito na produção.

    http://alinesecretplace.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  16. Amo make básica,deixa uma ar de 'nasci linda' sem maquiagem haha"Beijos!<3

    ResponderEliminar
  17. Ia ser lindo eu fazer uma maquilhagem só com 6 produtos. Sou daquelas pessoas que todos os dias acorda mais cedo para fazer uma maquilhagem "a sério" porque é algo que me gosto mesmo de fazer mas uso, no mínimo, uns 10. Secalhar o meu namorado tem razão e tenho mesmo problemas ahah.

    Marta Rodrigues, Majestic

    ResponderEliminar
  18. Não gosto muito de exagerar na maquiagem do dia a dia, portanto, seu post é muito prático e importante Miguel. A maquiagem fica natural e ao mesmo tempo linda. Ah e fico feliz que tenha voltado a falar deste gênero de post, que seu Blog tenha muito sucesso.

    NEW POST: http://abitoffashioneb.blogspot.com.br/2015/10/hot-trend-verao-2016-decote-ombro-ombro.html

    ResponderEliminar
  19. Ótimas dicas amigo Miguel,pro dia a dia fico mais assim também,com makes neutras
    Só não dispenso o delineado gatinho,acho que fica melhor em mim do que sem ;)

    Bjão,bom final de semana e bom feriado pra ti querido,fica com Deus!

    ResponderEliminar
  20. Ever since I tried a nude palette I will never look back! My absolute favorite!

    Paulina

    shenanigan-ska.blogspot.com

    ResponderEliminar
  21. Do que me foste lembrar! Uma vez comprei um BBCream com um tom mais escuro e digo-te... toda a gente ao meu redor notou e me informou o quanto horrível eu estava. Lol Mas de resto, também não utilizo muita maquilhagem, o meu processo é mesmo este aqui em cima mencionado.

    ResponderEliminar
  22. Bastante esclarecedor, de facto. Só me dá vontade de começar a seguir as tuas dicas! Beijinho,
    neptunesecrets.blogspot.pt // facebook

    ResponderEliminar
  23. Love this! I think this is especially helpful for men who want to wear light makeup to look good x
    - mikeystyle.com

    ResponderEliminar
  24. gostei imenso do post e das sugestões! :) beijinho

    ResponderEliminar
  25. Obrigada por este post :) Nunca uso maquilhagem mas estes teus post deicam me sempre com boas sugestões e dicas, gostei de ambas as make ups bastante simples e básicas .

    R: Fico contente por saber isso ;)
    http://retromaggie.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  26. Adoro as tuas dicas! São sempre úteis! :)
    Gosto de usar bb cream no dia-a-dia. Não uso sempre, també para não habituar a pele. Tenho a sorte de não ter borbulhas para esconder, mas se for sair procuro dar um toque mais elegante e uso maquilhagem. Sempre simples! :)

    Adoro os tons nude!

    beijinho.

    ResponderEliminar
  27. amazing products you pick, NARS is onemy wish list, but i think in my country we will never have this Brand ;(;(;(. Catrice chocolate is beautiful. In love with your selectione.

    ResponderEliminar
  28. Mais um post interessante!
    É o meu tipo de maquilhagem favorito! Natural e sempre com toque delicado ;)

    Love, Marie Roget

    ResponderEliminar
  29. Muito obrigado!!! <3 Vou ver se começo a publicar vlogs, o que te parece? eheh
    Sim, muito esclarecedor! ahah Eu sobre maquilhagem sou uma grande 0.... Por isso este tipo de posts interessam-me muito!

    http://photographybyvania.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  30. So much pretty makeup! I need that nude palette, it is beautiful! Great tips for a natural look

    www.sophieslittlesecrets.co.uk

    ResponderEliminar
  31. Eu sou muito adepta do "less is more" mas também gosto de caprichar na maquilhagem. Depende dos dias e da ocasião :)
    Gostei muitooooo do post, tens que fazer mais vezes ❤

    E eu ajudo-te a ficar mais forte ehehe, sabes como? A dizer que gosto muito de ti!

    ResponderEliminar
  32. Tom nude... natural e nunca fica fora de moda! Bom para todas as ocasiões! Fiquei bastante curiosa com a paleta de sombras da Catrice que puseste na imagem. Pergunto-me se serão boas :)

    ResponderEliminar
  33. Adoro a selecção de produtos!

    http://princesasemtiara.blogs.sapo.pt/

    ResponderEliminar
  34. Tudo o que escreves-te é o que eu uso e faço, adoro estar maquilhada mas sem exageros, vá, de vez em quando lá meto um batom vermelho ou rosa choque, mas ultimamente tenho usado só batom nude, apesar do meu nude ser escuro, adoro ver na minha pele branquinha :P

    http://filipa-goncalves.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  35. Não precisas agradecer <3 E sim, eu sei que posso sempre contar contigo! :)
    Eu já estou há uma semana engripada e estou quase afónica se bem que já segui algumas das dicas e tenho melhorado aos poucos :D
    Adoro maquilhagem e não consigo sair de casa sem alguma coisa básica só mesmo para me sentir melhor e mais bonita! Sublinho tudo o que disseste em relação à base. Há muitas mulheres que exageram no tom :/ Não saio de casa sem o lápis preto e a máscara de pestanas, acho essencial. :)
    http://bloguedacatia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  36. Amor make básica/nude, é tão classic e chic <3
    P.S. Rose gold para batom é uma cor linda, ainda mais se for matte ♥
    Beijos :*

    Micaela Ramos
    Wanderlust

    ResponderEliminar
  37. Maquiagem básica dar um ar mais "ryco" na pessoa. Eu acho lindo ♥
    Beijas,
    http://mundoperdidodacarol.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  38. Great post

    New post :
    Www.miharujulie.com

    ResponderEliminar
  39. Adore!! e por acaso sigo todos os passos e normalmente uso o corretivo como iluminador e funciona na perfeição :)

    Miguel, gostava de te fazer um pedido... Que achas de um post dedicado aos bloggers MASCULINOS que tu mais segues? Acho que ia ajudar muita gente :)

    Um beijo,
    Ana Rta - autora de Linha d'Olho http://linhadolho.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  40. Eu demoro mesmo pouco tempo a maquilhar-me. Só o uso o que considero essencial: bb cream, sombra, rímel e baton. Às vezes uso blush e iluminador, mas é de vez em quando mesmo. Os tons mais nude na maquilhagem não são os que goste mais, mas uso pois com um baton forte não convém muito usar uma sombra muito colorida e vice-versa. Mas mesmo ao usar nudes quero que sejam tons que se notem. (:

    Lena's Petals xx

    ResponderEliminar
  41. Oláaaa :) espero que estejas a ter um óptimo Domingo, com este tempinho super adequado a muito chá ou no meu caso chá e chocolate quente ahah :P obrigada pelo comentário Miguel :) fiquei super contente quando abri o email com o teu comentário, de verdade *** <3 quanto a make-up, eu adoro make-up, adoro a possibilidade de existirem uns produtos mágicos que nos deixam mais confiantes e satisfeitos com a nossa imagem. Não é para esconder, é mesmo para valorizar o que já lá está :P

    No que toca a básicos eu tenho um aliado preferido e é, e sempre será, o bronze!!! O meu querido bronze, não vivo sem (por falar nisso o meu está a acabar loool) :P acontece imensas vezes pôr apenas a base (90% dos casos base em pó, e sim, da minha cor, não gosto de bases escuras também :P) e depois pôr o bronze nas zonas onde habitualmente se aplica o bronze e pronto, fico logo com outra cor. Adoro :P

    Beijinho, Regina ***

    Alana & Kyra

    ResponderEliminar
  42. Adoro a maneira como organizas os posts e os estruturas sendo fáceis de ler e compreender.
    Parabéns!

    Beijinhos,
    Adriana,

    fe-mininices.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  43. Adoro esse tipo de maquilhagem discreta!

    Isabel Sá
    http://brilhos-da-moda.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  44. Olá querido Miguel!
    Fim-de-semana foi bom? :)
    Olha adoroooo make-up, por isso, adoro este post!
    Todas as manhãs o meu objectivo é sair de casa com o melhor dos ares sem parecer que tenho muita maquilhagem...:p
    Mas após os cremes começa a maratona: primer+base+corrector+pó matizante+corrector sobrancelhas+sombra nude+eyeliner castanho+máscara pestanas+bronzer+contorno+blush+batom nude...e faz conta que acordei assim! Xiiiiuuuuuuu não contes a ninguém!
    Beijinhos e tem um excelente semanaaaaaa!

    http://ofabulosodestinodemariaamelia.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá minha querida :)
      O fim-de-semana foi bom e o teu?
      MUUUUUITO obrigado. Nem sabes o quão bom é ler isso. Fico mesmo contente com todo esse feedback <3 ahahah, mas tenho a certeza que sais linda, perfeita e maravilhosa. É assim mesmo. Todas as mulheres deveriam ser como tu :P

      Ótima semana <3

      NEW REVIEW POST | Hydrate vs Dr. Rescue
      InstagramFacebook Oficial PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

      Eliminar
  45. Olá Miguel! Como vai?
    Obrigada pelas palavras sempre tão motivadoras e gentis :) Então já está combinado! Quando vieres a Lisboa precisamos tomar um café e papear muito ;) Aguardarei pela oportunidade!
    Eu concordo plenamente com esta visão mais natural e less is more em tudo praticamente, mas na maquilhagem é como uma regra de etiqueta... Admiro muito um estilo mais natural, onde consigamos reconhecer a pessoa por trás da maquilhagem...Hehehehe...Maquilhagem que mude demais não aprecio... :)
    Beijinhos grandes, de sua amiga virtual, Mari :D
    http://themarielement.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  46. Também gosto de maquilhagem discreta!
    Adorei o teu post!!! :3

    Olha em relação ao teu comentário no meu post, qual foi a amostra de máscara que te chamou mais a atenção? Se quiseres posso mesmo enviar-te eheh :)

    Beijinhos grandes*

    http://chocopink89.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  47. Miguel :) sem dúvida que no que toca a daily and basic makeup, conseguiste focar-te no essencial. Adoro maquilhagem, contudo por vezes não tenho grande paciência (leia-se falta de tempo!) para me maquilhar, mas há duas coisas que têm vindo a ser indispensáveis na minha rotina: definição de sobrancelhas e máscara de pestanas! Para mim, o rímel é sem dúvida algo que não dispenso e desde que começou a aparecer a moda das sobrancelhas, já não dispenso este passo (ADORO as minhas sobrancelhas e gosto de as realçar!) ...
    Acho que para quem está a iniciar-se em maquilhagem falaste nos pontos essenciais :)

    Ps: muito obrigada pelo teu comentário de hoje (foste o primeiro!!!) :D nem imaginas como é importante ouvir (... ler!!) aquelas palavras ... Parece que foi ontem que começamos o blog e já passou um ano e já abordámos tanta coisa :) espero continuarmos a manter o nível para não desiludirmos nenhum dos nossos seguidores, principalmente os meus fiéis :p

    Beijinho grande, Carla.
    Alana & Kyra

    ResponderEliminar
  48. Se eu pudesse, só usaria make nude! hahah acho que fica lindo, natural, simples...

    É a primeira vez que entro no seu blog e eu amei! Os looks, as dicas, o layout, tá tudo muito lindo mesmo, meus parabéns! Pode ter certeza que voltarei mais vezes. Acho que o seu estilo, tanto visual quanto de blog, é muito parecido com o meu hahaha de onde você é?

    ResponderEliminar
  49. Adoro assim makes bem neutras, sem dúvida uma excelente aposta para o dia-a-dia! Gostei imenso <3
    beijinhos
    thefancycats.blogspot.com

    ResponderEliminar
  50. Sim, sem dúvida que muito esclarecedor.

    ResponderEliminar

Muito obrigado pelo comentário. A vossa opinião é sempre muito importante e ajuda-me a melhorar!
Após aprovação responderei nos vossos blogs.
Espero que voltem!



Sigam todas as novidades aqui:
Instagram × Facebook Oficial Page × Pinterest