Dicas para Estudar e Obter Bons Resultados

by - 27.9.15


Este post vem de encontro ao início das aulas. É importante que estabeleçam metas e que se apliquem logo desde início, daí ter-me surgido a ideia de criar já, de imediato, este post para que todos possam seguir algumas dicas e que consigam obter bons resultados logo no primeiro período. O importante é não vacilar e mostrarem a fibra de que são feitos. Estudar não custa e pode, até, revelar-se numa das coisas que mais prazer vos dá.

Sempre fui bom aluno e sempre senti muito prazer em estudar e aprender tal como sabem. No entanto, nunca fui daqueles alunos que estava atento às aulas. Nunca o consegui. Ia às aulas, sempre, tirava apontamentos mas sabia que não estava com 100% de atenção às mesmas face ao barulho, às mil e uma ideias que me passavam pela cabeça. Sempre preferi fazer o meu estudo por casa, através dos meus apontamentos, das minhas pesquisas. Não me limito apenas pelos livros ou pelos apontamentos que retiro. Compilo todas essas informações e acrescento pesquisas que faço pela internet ou por enciclopédias ou obras mais específicas.
Por tudo isto, decidi elencar algumas dicas que vos podem ser úteis ao longo deste ano letivo. Os testes e os exames não tarda vão chegar e creio que ninguém está à disposição de querer ficar para trás.

Objetivos: os objetivos são fulcrais e só através deles é que vocês conseguem descobrir estratégias para chegarem à meta: o sucesso! Vai ser giro vocês irem riscando aquilo que já fizeram e isso vai dar-vos ainda mais força para continuar porque estão a ver concluído aquilo que planearam.

Organização: no organizar é que está o ganho. Diariamente, elenquem as tarefas que querem desenvolver e marquem um dia para cada disciplina. Nesse dia, essas tarefas devem ficar feitas porque, só assim, é que os objetivos são cumpridos. Não se pretende que façam tudo de uma vês só. Têm o dia todo: de manhã podem dedicar-se às coisas que, à partida dão menos trabalho dado que o nível de atenção tende a ser menor, de tarde podem aproveitar para sair porque também faz bem e faz com que se vá pensando no que foi feito de manhã e à noite, acabem os apontamentos ou preparem as tarefas do dia seguinte. 
Mantenham o vosso espaço limpo e organizado. Não é saudável e retira-nos toda atenção estudarmos num sítio onde os papeis nos chegam à cabeça - sim, já me aconteceu -, e onde não sabemos onde está o que precisamos. Ter todo o material à disposição (canetas, marcadores, post its, blocos de folhas...) é uma mais-valia porque faz com que não percamos tempo à procura deles.

Fazer apontamentos: embora muita gente ache que dá trabalho - e, sim, eu sei que dá -, este é um dos tópicos mais importantes. Fazer apontamentos é importante porque nos faz reter a matéria de uma forma melhor. Eu, por exemplo, faço apontamentos das aulas, daquilo que pesquiso, dos manuais e depois compilo tudo. Desses apontamentos faço outros apontamentos onde coloco tudo por palavras minhas. É um processo que pode ser moroso e ao fazerem-no podem achar que "não me está a entrar nada na cabeça!" mas acreditem que está! No momento pode parecer que não mas, quando se levantarem da cadeira, forem desanuviar a cabeça e pensarem um pouco no que fizeram, vão ver que pelo menos algumas luzes da matéria já estão na cabeça. Depois disso, é só limarem aquilo que consideram mais difícil.
O uso de cores nos apontamentos também é importante na medida em que vos vai permitir selecionar as palavras-chave. As palavras-chave ou as abreviaturas são como que códigos para selecionarem determinada matéria e dão jeito precisamente por isso.

Estudar Diariamente: este é um tópico importante... Não precisam de estudar intensamente durante as férias. Se o fizerem durante duas ou três horas e se as mesmas forem rentáveis (porque cumpriram os objetivos que estabeleceram), será o suficiente. Optem por o fazer num local onde se sintam confortáveis, onde haja iluminação suficiente para não se aborrecerem tão facilmente. 

Inspiração: ter o pinterest ou o tumblr ligado no momento do estudo não é mau (caso se consigam controlar). Eu, por exemplo, quando estudo, tenho o meu computador aberto nos sites que me estão a auxiliar a pesquisa para o estudo e nas redes sociais que me inspiram como é o caso do pinterest. Vou lendo o assunto que estou a pesquisar e vou fazendo os apontamentos... A dada altura dou um salto pelo tumblr, distraiu-me um pouco (mas ao mesmo tempo penso na matéria que estou a estudar) e consigo conciliar tudo. Esta é uma forma de rentabilizar o tempo porque, de certa forma, não estamos a saturar o cérebro.

Creio que estas são dicas básicas mas que podem ser úteis. Afinal de contas nós só não conseguimos o que não queremos. Estudar o que ficou para trás ou ir adiantando o que vai ser leccionado é meio caminho andado para que o resto do período ou do semestre corra às mil maravilhas. Não custa este esforço!!

Acharam este post útil? 
Qual o vosso método de estudo?

You May Also Like

49 Pieces

  1. Boas dicas. É preciso organização, trabalho e força de vontade para conseguir alcançar bons resultados.

    Isabel Sá
    http://brilhos-da-moda.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  2. Mais um post com dicas , yay ! haha
    Adorei e acho que me vão ser bastante uteis, apesar de eu já estar a 99% satisfeita com os meus resultados escolares e metodo de estudo.

    Beijinhos Miguel x
    miriwhispers.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  3. ahah! O tumblr é das fontes de inspiração que mais utilizo, tanto para procurar ideias como para fotografar!
    Sim, está tudo a correr bem! Estas dicas vieram mesmo a calhar, visto que para a semana já vou começar as aulas!

    http://photographybyvania.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. Tenho mais dificuldade em saber o que é importante apontar durante as aulas :/ Também é o que dizes, parece que não entra nada na cabeça !
    Xoxo,

    A Cerejinha ♥

    ResponderEliminar
  5. Apoiado! Um excelente post para quem está de volta aos estudos!

    Bjxxx

    ResponderEliminar
  6. Adorei as dicas! São, sem dúvida, uma mais valia.

    r: Não tens que agradecer <3
    Só ainda não os coloquei porque eu própria preciso de copiar algumas coisas. Infelizmente, há pessoas que não têm o mínimo de respeito pelo trabalho dos outros.

    Verdade!

    ResponderEliminar
  7. Sem dúvida que são conselhos super úteis que se forem postos em prática levam a excelentes resultados! A motivação é também muito importante e estar atento nas aulas também ajuda muito :)
    beijinhos
    http://direitoporlinhastortas-id.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  8. Organization is key. Getting your timeline ready!
    Loved your tips.
    I am not that good at studying. But if I like a subject I am really good at studying on my own to learn more.
    Dora
    www.BangsBang.com

    ResponderEliminar
  9. Boas dicas !
    Xoxo

    atwednesdaysiwearpink.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  10. Nem eu poderia ter feito um lista melhor! Sem dúvida que realçaste todos os essenciais. Eu adoro estudar.

    Lena's Petals xx

    ResponderEliminar
  11. Eu andava a precisar destas dicas desesperadamente! Ando uma desorganizada e preguiçosa, nunca me apetece estudar e isso não pode ser! Dicas bastante úteis, como sempre.

    GIVEAWAY de um colar statement com a Born Pretty ✹✵

    ResponderEliminar
  12. Gostei imenso das tuas dicas meu bem! Eu tirava imensos apontamentos porque me obrigavam a estar realmente com atenção nas aulas e acabava por aligeirar um pouco o trabalho em casa!
    THE PINK ELEPHANT SHOE | FACEBOOK |

    ResponderEliminar
  13. se tivesse de escrever dicas sobre o assunto diria o mesmo que tu. agora se pensar bem, só na primeira semana é que punha em prática pois depois disso já estava tudo numa confusão. confesso que nunca fui muito certinha nos estudos, deixava sempre tudo para a véspera (shame on me) :)
    beijos
    Voar Viajar Viver

    ResponderEliminar
  14. Great Tips!

    http://www.simplethingsbyjok.com/

    ResponderEliminar
  15. Oh i miss going back to school :)
    This things are very important.
    Great share!

    The Bandwagon Chic | Instagram | Bloglovin | Snapchat: bandwagonchic

    ResponderEliminar
  16. Muito bom! Vou começar a estudar este ano e vou experimentar as tuas dicas :p

    Http://filipa-goncalves.blogspot.pt ♡

    ResponderEliminar
  17. Já á muito tempo que não tinha aulas, já tenho os meus 30 anos, mas à 2 semanas que entrei para o curso que tanto queria, cozinha, sinto-me lindamente e acho que nunca gostei tanto de estudar.

    Bj
    http://nacozinhacomafilipa.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  18. revejo-me um pouco em ti... nunca fui daquelas alunas que tira boas notas a tudo, sempre fui daqelas razoaveis, prefiro sempre ir as aulas em vez de estar a espera de apontamentos de colegas, prefiro tirar os meus proprios apontamentos (a materia acaba por entrar melhor e é mais facil para estudar), tambem nunca estou atenta a 100% (se bem que muitas vezes nao estou de todo atenta) e tambem prefiro estudar em casa e gosto de pesquisar sobre as coisas.

    tambem estudo com o pc ao meu lado, para estar a ouvir musica, pesquisar alguma coisa i para distrair a cabeça de vez em quando. quanto a organizaçao e que é um pouco amis dificil, visto que nao e possivel estudar no meu quarto sossegada. o ter de estudar na cozinha onde esta toda a gente acaba sempre por ser um pouco mais dificil, e muitas vezes desconcentra imenso.

    ja agora obrigada pela visita e pelo comentario tambem :) podes aparecer por la sempre que quiseres e quiça ler um bocadinho para distrair (porque ler tambem e uma boa ajuda para descontrair, tinha um prof que dizia isso)

    ResponderEliminar
  19. Olha agora revivi os meus tempos de escola... Nao tinha computadores por isso tornava-se um pouco mais facil no que diz respeito a concentracao, mas por outro lado o Google tambem nos fez muita falta ;)
    Excelentes dicas, meu querido, eu nao diria melhor :)
    Beijinhos*
    https://matildeferreira.co.uk/

    ResponderEliminar
  20. Luckily, during my studies, I hardly ever had difficulties motivating me. I guess I really did study what I liked!

    Have a great week,
    -Kati

    ResponderEliminar
  21. Nice tips and right now they are very useful for me! Great post, thanks for sharing!
    xx
    cvetybaby.com

    ResponderEliminar
  22. Love the first quote! So true!
    XO IMKE | Pastellics

    ResponderEliminar
  23. They are really nice tips for hard working

    Thanks again for stopping by in Melange-Boutique. Have a great w-end

    Melange-Boutique Blog by Noe&Lolita
    Bloglovin Melange-Boutique

    ResponderEliminar
  24. Excelentes dicas! Gostei da tua perspectiva de equilibrar as redes sociais com o estudo. Eu admito que sempre que acabava por me refugiar no tumblr acaba sempre por passar totalmente ao lado do assunto haha. É uma questão de controlo :)
    beijinhos
    thefancycats.blogspot.com

    ResponderEliminar
  25. ótimas dicas! Elas vão me ajudar bastante nesse período da faculdade em que estou trabalhando no meu tcc.

    http://colorful-mushrooms.blogspot.com.br/

    Beijoos ;*

    ResponderEliminar
  26. Thank for your tips!
    muchos besos xx

    somniareaudesemper.blogspot.com.es

    ResponderEliminar
  27. Good post, have nice day

    http://historiassparacontarr.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  28. Primeiro o mais importante de tudo é focar-nos na força de vontade. Isso dará força para seguir todos os passos seguintes que mencionaste de forma exemplar! :P

    ResponderEliminar
  29. Óptimo post. E não podia concordar mais com o primeiro ponto que fizeste. Com objectivos bem definidos logo no início de um ano lectivo, o estudo torna-se muito mais fácil. Aliás, eu penso que qualquer tarefa torna-se mais fácil de realizar se ela se enquadrar num objectivo, ou algo do género.

    Eu não me importo de estudar, e provavelmente irá ser isso que irei fazer para o resto da minha vida profissional - se as coisas correrem como planeadas -, mas a verdade é que convém mesmo que seja algo de que eu realmente goste e tenha interesse em. Não é que deixe de estudar para algo que me interesse menos, mas a verdade é que corre sempre melhor quando se está a fazer algo de que gostamos. Por isso, talvez a chave esteja em tornar o estudo em algo interessante, mesmo quando não estamos para aí virados.

    ResponderEliminar
  30. Uau, até que gosto de estudar! E gosto de estudar pela internet, assim encontro vários modos de explicações, e tenho um aplicativo, que todo os alunos do mundo inteiro participa para estudar.
    http://grandemetamorphose.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  31. r: sou realmente muiiiiiiito preguiçosa haha xD
    Para mim, o melhor método é ler e depois escrever muitas vezes a matéria :)

    http://imthefifthelement.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  32. Achamos muito útil o post, sempre fomos boas alunas mas também nos dispersávamos facilmente nas aulas com barulhos, a organização com certeza é algo muito importante na hora dos estudos!!

    beijos

    http://www.onlyinspirations.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  33. Achei super útil.
    Eu sempre fui bem nos estudos, mas não me prendo tanto.
    Costumo estudar e fazer tudo relacionado ao estudo durante a semana e fins de semana, eu esqueço de tudo! Rsrs...

    BjOO
    Www.brechodanylins.com.br

    ResponderEliminar
  34. Obrigada mesmo! És uma pessoa fantástica e guarda bem estas palavras para nunca te esqueceres do ser humano excelente que és! :)
    Eu sou super organizada quanto ao meu método de estudo. Evito ao máximo faltar às aulas e tiro imensos apontamentos que me são super úteis. Tenho uma lista de objetivos de estudo para cada dia da semana que sigo como "metas" a cumprir :) Tento estudar, pelo menos um bocadinho, todos os dias para não me perder na matéria e acho que me tenho saído bem :p
    http://bloguedacatia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  35. Parece que somos parecidos nos métodos de estudo, só acrescentaria o estudar em grupo porque para mim, ao explicar aos outros e ouvir novas visões, o assimilar é melhor.
    Adoreii ! :)

    ResponderEliminar
  36. Study has not been a part of my life for many years now! But these tips can still be easily related to my profession in general. I'm always making notes everywhere for ideas and such, but I always misplace them!

    Sxx
    www.daringcoco.com

    ResponderEliminar
  37. Bom dia :)
    Gostei imenso de ler este post, julgo ter sido bastante útil.

    Beijinhos,
    Adriana,
    fe-mininices.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  38. Já acabei os estudos mas ainda me lembro muito bem que se tivesse o tumbr aberto de certeza que encontrava algo que ia tirar a atenção dos papers que tinha de ler para fazer a tese ahah :P mas se contigo funciona, ainda bem :P Mas gostei imenso das dicas, principalmente das listas de tarefas. Adoro lista, adoro! Aquela sensação de riscar uma tarefa !!!! :P Beijinho, Regina **
    Alana & Kyra

    ResponderEliminar
  39. Ótimas dicas, eu tenho o hábito de estudar sempre, para não perder o ritmo, no minimo meia hora por dia é o suficiente. Mas a organização e o local onde estudamos também é o que mais importante.

    Küsses

    Visite o Teens Forever :3 || Participe da pesquisa de público

    ResponderEliminar
  40. Fantástico post, mais uma vez.
    Já não estudo á uns bons anos, mas espero voltar a fazê-lo para o próximo ano, quando entrar na faculdade e vou ter em atenção estas dicas, pois se virmos bem, elas podem também dar para o nosso dia-a-dia no trabalho :)

    Gostei muito e tirei apontamentos, hehe

    Beijinhos *

    Littlebitof.everything | Facebook

    ResponderEliminar
  41. Otimas dicas. Eu não conseguia estudar com as redes sociais abertas mas isto varias de pessoa para pessoa :)

    ResponderEliminar

Muito obrigado pelo comentário. A vossa opinião é sempre muito importante e ajuda-me a melhorar!
Após aprovação responderei nos vossos blogs.
Espero que voltem!



Sigam todas as novidades aqui:
Instagram × Facebook Oficial Page × Pinterest