Castelo de Lamego

by - 12.9.15


"Olá! Sejam muito bem-vindos ao Castelo de Lamego. A visita é livre e gratuita. Podem subir até à última janela e caminhar sobre a muralha. Caso necessitem de alguma informação complementar é só dispôr!". Esta seria a forma com a qual eu vos receberia se me viessem visitar ao Castelo de Lamego.
Pois é... Hoje venho falar-vos e mostrar-vos um pouco mais acerca de um dos meus dois postos de trabalho. Tal como sabem trabalho em contacto com os visitantes e, por essa mesma razão, o acolhimento é uma das peças fundamentais. Costumo fazê-lo sempre da mesma maneira e sempre com sorriso no rosto. Bem apresentado, claro (risos), e cheio de vontade de conversar com os turistas.




O Castelo, datado do século 12/13 e tendo sido alvo de requalificações e aberto ao público no decorrer do ano de 2013 é um sítio emblemático aqui na Cidade de Lamego. É um local amplo e composto por diversas memórias históricas. Acerca dele não é que haja muito a dizer. Apenas vos adianto que foi construído pelos mouros, que é do estilo arquitetónico romanico-militar dado que servia de defesa aquando dos ataques. O estilo primitivo também está presente na Torre de Menagem tendo, também, servido de prisão masculina e feminina.





A Praça de Armas, local onde nos encontramos agora, é um espaço amplo, airoso e livre. É aqui que se encontra a receção onde são dadas algumas indicações e onde é realizado todo o trabalho de back-office (atendimento telefónico, envio de e-mails, contabilização de visitantes, marcações de visitas, entre outros serviços). Contudo, foi precisamente nesta Praça de Armas que foi encontrado através de estudos e escavações arqueológicas um esqueleto romano, intacto, e cerca de 600 moedas da Idade Média que, em breve, estarão em exposição. 




Antes mesmo de subirem ao Castelo e fazerem a visita propriamente dita, podem aproveitar e subir às muralhas. Caso o façam, tenho a dizer-vos que as vistas são de cortar a respiração. Vão conseguir admirar a beleza da cidade e ter, sobre ela, uma perspetiva completamente distinta.



Quando o Castelo, outrora, serviu de prisão tanto feminina como masculina, esta primeira porta que corresponde ao "rés-do-chão", dizia respeito às masmorras. Era precisamente aqui que ficavam os presos mais perigosos e que careciam de um tratamento mais bruto.





Subindo as escadas para, agora, conseguirmos proceder com a visita, tenho a referir que o mesmo é constituído por três pisos que, dentro de momentos vos dou a conhecer. Contudo, queria deixar-vos com umas das vistas magníficas que temos sob a Praça de Armas e restante cidade após subirmos as escadas de pedra que dão acesso ao primeiro piso.



Este primeiro piso, onde nos encontramos agora, serve como uma linha do tempo. A Timeline (tablet gigante), pode ser colocada e levada para qualquer parte da parede. Ao ser interativa, vocês param em qualquer século que pretendam - da Pré-História à Época Contemporânea -, e aparecem informações acerca desse mesmo século. A par disso, podemos ver ainda este painel que dispõe de informações históricas acerca do Castelo e sobre os estudos arqueológicos feitos não só no Castelo como também no Bairro emergente.



Subindo as escadas de madeira, meio íngremes, até ao segundo piso o Castelo dispõe de um espaço dedicado ao armamento usado na época. A par do painel explicativo acerca dos mesmos, tem mesmo dois jogos interativos: um com uma catapulta e outro com uma besta. É muito dinâmico para as crianças e não é muito violento embora tenham de se matar os inimigos (risos).







Meio com a língua de fora chegamos ao último piso (risos). Este é um piso de relaxamento. Podem aproveitar o sofá para relaxar e ler um livro histórico ou então para apreciar a vista fabulosa através da única janela do Castelo, sendo que as outras frechas - janelas pequenas e estreitas que podem ver -, serviam para disparar contra os inimigos com as bestas. 



Eis que chegamos ao final da visita. Espero que tenham gostado deste pequeno acompanhamento e que me venham visitar pessoalmente. Acreditem que teria o maior gosto! Quem quiser pode fazê-lo de terça a domingo das 10 às 18 horas.

Acabei de partilhar um pouco mais de mim convosco e espero tê-lo feito de boa forma! Esta semana que vem mostro-vos o segundo local que é ainda mais emblemático!

E a minha máquina que tirou fotos fabulosas? :o
Quem já visitou Lamego?

You May Also Like

80 Pieces

  1. Me encanta el lugar, que sitio mas bonito!

    http://littledetailsss.blogspot.com.es/

    ResponderEliminar
  2. Anche nella città dove vivo c'è un castello. Raccontano tanta storia. Mi affascinano molto.
    Per il labello mi dispiace che tu ti sia trovata male spesso capita. Anche a me é capitato di trovarmi male con tanti prodotti ma il labello ancora non mi ha delusa almeno sui burro cacao.
    Buona giornata.

    ResponderEliminar
  3. Fiquei super interessada! Adoro história e visitar esses locais mais históricos, pelo que adoro castelos e muralhas e essas coisas todas :D
    Nunca visitei Lamego mas já me arranjaste um motivo e vontade de visitar.

    Beijinhoos***
    Cantinho da Suu

    ResponderEliminar
  4. Isso é uma das coisas mais legais da Europa.... vocês tem castelos!!! :o
    Aqui no Brasil, toda vez que falamos que algo é antigo pensamos em 1800, no máximo 1700. Então fui uma vez para a Europa... até então nunca tinha sentido o que é você olhar para algo realmente antigo e histórico! É quase que uma vontade de reverenciar o monumento...
    Estava com alguns europeus em minha viagem e eles acharam muito engraçada esta nossa reação. E você, como um bom apreciador das culturas e suas diferenças, acho que consegue imaginar o que estou falando.
    Eu ficaria honrada em trabalhar em um lugar assim.

    Beijo querido!
    Andréia Campos
    http://petitandy.com

    ResponderEliminar
  5. Que bonito lugar! Me encanta!

    www.mvesblog.com

    ResponderEliminar
  6. Very nice pics! Thanks my dear for the excursion!

    ResponderEliminar
  7. Imagens impressionantes! <3
    Styleccentric Fashion // alyssamoniquebustillo.co.nr

    ResponderEliminar
  8. As fotos estão brutais...podes dizer-me qual é a máquina que utilizas? Estou a pensar comprar uma e a tua parece tirar fotos fantásticas :)

    Não conheço o castelo e conheço muito mal amego, tenho que tirar uns dias e ir mais para Norte :)

    Beijinho *

    ResponderEliminar
  9. Nunca visitei, parece um sítio bem bonito com muita história :)

    ResponderEliminar
  10. É tão bom sermos atendidos por alguém tão profissional e com verdadeiro gosto do seu trabalho. Acredita que faz toda a diferença e tenho a certeza que a farás com quem te visita. Lindo o castelo, quanto mais conheço o mundo mais gosto do nosso país :) beijo

    ResponderEliminar
  11. Obrigado!! ♥ Sim, foi uma viagem mesmo fantástica! Adorei este post! Tem um castelo em Leiria e espero que seja aberto ao público porque será uma das primeiras coisas que quero visitar!! Que vista maravilhosa, deves adorar trabalhar ai, não? eheh

    http://photographybyvania.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  12. Wow! Love this photos!
    You have a pretty blog, I like your outfits, you're so stylish :)
    I've decided to subscribe to your blog and if you want we can follow each other :)
    This is my blog, take a look and tell me what you think!
    www.theblogofgigi.blogspot.com

    ResponderEliminar
  13. What a pretty place!

    Have a nice day,
    -Kati

    ResponderEliminar
  14. As fotografias estão espetaculares!
    Quando for a Lamego, vou visitar o castelo, sem dúvida :)
    Beijinho

    http://goldentouch-byandreiaguerreiro.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  15. Eu!!! E adoro ir a Lamego. Contudo, a última vez que lá estive não consegui visitar o Castelo, mas tenho que mudar isso numa próxima oportunidade :)

    r: E é mesmo aborrecido andarmos à procura das coisas e não as encontrarmos, até parece que a carteira tem buracos. Assim evita-se a confusão.

    A sério? Aiiiiii que bom, meu querido *.* se são ótimas novidades fico felicíssima por ti. E quarta cá estarei para ler tudinho <3

    Concordo. E há uma coisa que não nos podemos esquecer: perdermos algumas coisas, mas ganhamos outras.

    ResponderEliminar
  16. acho que nunca tinha estado em lamego, sequer =P

    xoxo

    ResponderEliminar
  17. Eu adoro castelos, e ainda não estive nesse aí! Pareceu-me muito interessante. Gostei da forma como o descreveste. Tenho de ir a Lamego! Era juntar dois em um: Visitar o castelo e estar um bocado contigo. =D

    ResponderEliminar
  18. Wow! So beautiful castle Miguel! Have a nice day, kisses (and thank you for your visit),
    Eni

    Eniwhere Fashion
    Eniwhere Fashion Facebook

    ResponderEliminar
  19. Amazing pictures !!
    New post - http://www.sapphireziva.com/fashion_detail.php?id=29
    xo , kanchan

    ResponderEliminar
  20. Que lugar incrível, seria um sonho poder ir visitar ai! As fotos ficaram magníficas, tornando maior o meu desejo de ir ai ver tudo de pertinho. Que lugar encantador Miguel. Parabéns pelo post, ficou tudo lindo.

    NEW POST: JARDINEIRAS JEANS/ GARDENER JEANS

    ResponderEliminar
  21. What a great post. Interesting that this castle once served as a male and female prison, so spooky!

    XOXO
    http://www.kellmenow.com/blog/
    https://www.facebook.com/kellmenow?fref=ts
    https://instagram.com/kell_menow/

    ResponderEliminar
  22. Nunca visitei Lamego, mas depois desta 'visita guiada' fiquei com imensa vontade de ir visitar o castelo !
    Xoxo

    www.atwednesdaysiwearpink.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  23. Adorei, e confesso que estou morrendo de vontade de visita-lo, porém, é MUITO longe, sou do Brasil! Mas se um dia eu for até Portugal, não irei deixar de visita-lo! Estou muita empolgada para tirar várias fotos, se um dia eu for, claro!!
    http://grandemetamorphose.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  24. É muito giro! As fotografias são fantásticas!
    Beijinhos

    http://thegoldprint.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  25. Uau! Estou sem palavras!
    Primeiro: nem sabia que tinhas um trabalho tão espectacular!
    Segundo: obrigada pela excelente visita guiada!
    Penso que este castelo ainda não visitei. Passei as férias a fazer de turista, mas para outros lados. Adoro tudo o que seja História e visitar locais que a contam.
    Pena Lamego ficar tão longe, mas espero lá poder ir ver pessoalmente tudo o que aqui descreves :)

    um beijinho*
    Dreams and Lemonade

    ResponderEliminar
  26. Amei as fotografias, as histórias ... tudo perfeito.
    Um abraço

    http://blogsimplethingsofmylife.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  27. Acredite: meu sonho de infância,sempre foi visitar um castelo *-*. Muito perfeito esse *----*
    Beijas,
    http://mundoperdidodacarol.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  28. Não me importava nada de visitar. Até me senti como se estivesse numa visita guiada ao castelo.

    Isabel Sá
    http://brilhos-da-moda.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  29. Escreves tão bem, se um dia visitar o castelo venho aqui chatear-te para ires fazer de guia muahahah! :) as fotos realmente estão espectaculares!!! :)

    ResponderEliminar
  30. Tu tiras fotos tãoooo mas tãooo lindas!
    Eu já visitei mas na altura não pude ir ao Castelo e queria tanto ir. Entretanto nunca mais tive a oportunidade de ir aí, infelizmente.

    ResponderEliminar
  31. Já aí estive :D Há coisa de 5 anos. Mas adorei esta visita guiada por ti :D

    ps. o meu blog mudou de endereço, se não estás a conseguir ter acesso no teu feed do blogguer, avisa-me!
    xoxo
    BLOG // FB PAGE

    ResponderEliminar
  32. Nossa!Que lugar lindo,fiquei encantada,desejo conhecer !<3
    Um beijo .

    http://michelimartins2929.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  33. Meu Deus Miguel, que lugar incrível!
    Sou apaixonada por lugares e construções assim, meio medieval. Sonho em poder visitar vários "castelos" um dia haha
    E a vista? Não tem como não amar. E o melhor de tudo é que vc trabalha aí, que sorte!
    Abraços :D

    http://bazardefoto.blogspot.com

    ResponderEliminar
  34. Fico contente por teres gostado! Também fiquei apaixonada por alguns artigos :)
    Lamego é uma cidade lindíssima mas confesso que ainda não visitei o castelo :p Bem, até hoje ahah Adorei as fotografias! Penso que é sempre importante mostrar o que Portugal tem de melhor. Não é só lá fora que há monumentos bonitos, aqui também e, pela visita guiada que nos fizeste neste post, acredito que o castelo de Lamego seja um deles! :D
    http://bloguedacatia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  35. Adorei as duas últimas fotos!
    R: Infelizmente cada vez mais o ridiculo é motivo de fama ou noticia.

    ResponderEliminar
  36. Meu Deus! Que lugar mais incrível, sensacional e maravilhoso!
    Meu sonho é conhecer um castelo de perto, de perto mesmo! e esse é tão bonito, amei essa visita fotografica que nos proporcionou!

    Beijos

    rodoviadezenove.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
  37. Ja dizia Confuncio: escolhe um trabalho que ames, e jamais teras de trabalhar um so dia na tua vida :D
    Mais um excelente post, isso e que um trabalho com qualidade de vida :)
    Aproveito para te desejar muitas felicidades e sucesso nesta nova fase da tua vida :) :) :)
    Bjinhusss

    https://matildeferreira.co.uk/

    ResponderEliminar
  38. R: É verdade sim, às vezes o sermos forçados a parar ajuda imenso! E sim, acho que darmos um pouco de nós em cada publicação ajuda em tudo! :)

    ResponderEliminar
  39. Nunca visitei Lamego mas conseguiste deixar-me curiosa! Vai para a minha lista de locais a visitar de certeza!

    ResponderEliminar
  40. Se algum dia por aí passar visito-te sem dúvida! Eheh. Tens aí uma bela vista :) É muito bonito!
    beijinhos
    thefancycats.blogspot.com

    ResponderEliminar
  41. Que lugar lindo, deve ser muito bom trabalhar em um lugar desse.

    Beijos


    http://www.onlyinspirations.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  42. Que lugar lindo! Deve ser incrível trabalhar em um lugar que tem tanta história, se morasse por aí com certeza visitaria *--*

    http://colorful-mushrooms.blogspot.com.br/

    Beijoos ;*

    ResponderEliminar
  43. WOW!! Looks like u had an amazing trip!
    kisses
    xoThe Beckerman Girls

    www.BeckermanBlog.com

    ResponderEliminar
  44. The place looks so marvelous, love your pictures and the historic side of it <3

    Capturing Life Memoirs | http://aimeebustillo.blogspot.com

    ResponderEliminar
  45. Já sei o que visitar da próxima vez que for ao Norte. Pode ser que consiga ir a Lamego!
    Parece ser um espaço muito interessante e a vista é incrível! Certamente um local a ter em conta ;) Depois vou querer uma visita guiada, hehe!

    Love, Marie Roget

    ResponderEliminar
  46. As fotos estão qualquer coisa de fantásticas... Mas mesmo :o
    A vista é linda...
    Deve ser mesmo bom trabalhar num sítio com uma vista dessas e a respirar ar puro :)

    Não fazia a mínima ideia de como isso era, mas fiquei super surpreendida pela positiva...
    Se calhar se me convidassem para ir, até nem ia... mas depois de ver as fotografias nem pensava duas vezes :b

    Beijinhos, Sweet Home | BLOG

    ResponderEliminar
  47. Oh pena estar tão longe porque gostava imenso de visitar.

    ResponderEliminar
  48. Adoro castelo! Adoro tudo o que tenha a ver com a História de Portugal, temos uma história tão rica e tão interessante, é pena é nem toda a gente ver isso!

    http://filipa-goncalves.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  49. As fotos estão ótimas! Sem dúvida que Portugal tem imenso para se visitar :)


    Giveaway: http://stylish-creation.blogspot.pt/2015/09/pistachio-concept-giveaway.html

    ResponderEliminar
  50. Nunca visitei Lamego, mas com essas fotos sem dúvida que surgiu um grande interesse! xx

    Giveaway: http://stylish-creation.blogspot.pt/2015/09/pistachio-concept-giveaway.html

    ResponderEliminar
  51. Não fazia ideia que este era um dos teus postos de trabalho. Deve ser super engraçado.
    O post foi super interessante, adorei a ideia c:

    http://mrsokapi.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  52. Your photos are very beautiful! Thank you so much for sharing. Greetings from Montreal, Canada! :)

    ResponderEliminar
  53. Beautiful photos! Have a lovely week Miguel! :) xx

    ResponderEliminar
  54. Não conheço Lamego um dia o irei visitar :) Adorei esta tua visita guiada e as fotos estão um máximo.
    R: Sim eu sei só que não tinham o meu número tenho de ir lá a loja esta semana
    http://retromaggie.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  55. Ficaram muito boas as fotos. Não conheço Lamego mas ia adorar ir aí e ser atendida por ti.. és um máximo!
    A aipal realmente tem uns bolinhos muitos bons eheh
    Beijinhos

    Blog Denise de Assis
    Ellen Vicius Giveaway

    ResponderEliminar
  56. Eu nomeai-te para responderes a uma Tag. Passa no meu blog para veres.
    Espero que gostes.
    Beijinhos

    http://thegoldprint.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  57. Uau, que giro! :b A minha irmã foi aí e gostou muito!
    Adorei as fotos :)

    http://imthefifthelement.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  58. Great Plce! Amazing pics!

    http://www.simplethingsbyjok.com/

    ResponderEliminar
  59. So nice visiting, really apreciate your work.

    Thanls so much for visiting Melange-Boutique Blog by Noe&Lolita Hope you have a nice nice day

    ResponderEliminar
  60. Que preciosidad!! Ojala pudiera visitarlo en persona, me ha encantado. En mi ciudad tambien tenemos un pequeño castillo, te dejo el link por si te interesa la historia!!

    http://modernastrega.blogspot.com.ar/2014/08/lookbook-ghost-story.html

    ResponderEliminar
  61. woooow que legal *O*
    Sempre quis conhecer um desses <3
    diariodelolivlet.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
  62. Oie Miguel adorei as Fotos esse castelo é lindo .
    Fan page: https://www.facebook.com/bloghairmakeup
    INSTAGRAM: @hairemakeupblog
    Blog: http://michelimartins2929.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  63. This place looks majestic.
    Lovely shots :)
    Thanks for sharing.
    The Bandwagon Chic | Instagram | Bloglovin | Snapchat: bandwagonchic

    ResponderEliminar
  64. What a beautiful place to visit!
    Have a great Monday!
    Xx
    Larissa
    cenestquedelachance.blogspot.de

    ResponderEliminar
  65. Beautiful place and these pictures are breathtaking!
    xx
    cvetybaby.com

    ResponderEliminar
  66. Uuuuuh a entrada é mesmo grátis? Que fixe!
    Adorei as fotografias, o Castelo parece ser mesmo bonito *_* Adorava visitar um dia!
    Beijinhos!! :)

    http://chocopink89.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  67. Uau! Que lindo! Adorei meu anjo! Tenho que visitar um dia, gosto de sítios assim :)

    ResponderEliminar
  68. Que inveja desse trabalho! Sempre gostei imenso da nossa cultura e de "guiar" turistas, embora isto não esteja nada relacionado com a minha área de formação (matemática).
    E sim, que fotos maravilhosas! Continua a partilhar que tens sempre aqui uma pessoa para ir nas tuas visitas! eh eh

    beijinho,
    - Miss Grace -

    ResponderEliminar
  69. Mas que lindo! Tenho mesmo de ir a Lamego fazer-te uma visitinha :p
    xoxo, Ana

    The Insomniac Owl Blog

    ResponderEliminar

Muito obrigado pelo comentário. A vossa opinião é sempre muito importante e ajuda-me a melhorar!
Após aprovação responderei nos vossos blogs.
Espero que voltem!



Sigam todas as novidades aqui:
Instagram × Facebook Oficial Page × Pinterest