Uma Divisão, Dois Espaços Distintos

by - 18.8.15


Os espaços podem ser pequenos mas convidativos. São acolhedores e tornam o cenário muito mais intimista. Vi-me, novamente, com vontade de mudar o meu escritório e torná-lo em algo dois em um. Pesquisei, como sempre, e eis que a inspiração veio até mim. Criei, neste sentido, uma divisão com dois espaços distintos onde pudesse fazer duas das coisas que mais gosto.
Ter uma casa grande nem sempre é sinal de estar bem dividida. Muito pelo contrário, a mesma pode tornar os espaços frios, com pouca sensibilidade e com ar pouco convidativo. Gosto de espaços pequenos mas luminosos. Gosto de espaços que transmitam tranquilidade através da cor e da harmonia na decoração.
Assim sendo, foi essa a razão pela qual decidi criar numa divisão, dois espaços que me são muito aprazíveis: o espaço de trabalho e o espaço de leitura. Deixei-me inspirar pelos tons nude, claros - mesmo ao meu gosto -, tendo como base a Zara Home e o Ikea

Como todos sabem, uma das minhas paixões são os escritórios. Considero-me um workaholic e tenho de estar sempre a congeminar alguma coisa. A culpa é da minha mente e do meu cérebro não estarem nem me deixarem estar parado um segundo. Se não há fazer o Miguel inventa. Sempre me lembro de mim assim. Para este espaço, optei por uma secretária simples, em cor escura. Suja-se menos, é certo, mas torna o espaço com um maior contraste. A cadeira ser-me-ia indiferente. O que importa é que tenha um lugar onde me possa sentar e escrever para vocês. A título de decoração, um cadeeiro metálico nas cores prateado e dourado, um globo - para eu sonhar com as minhas viagens -, e um pequeno apontamento branco numa estatueta seriam perfeitos. O tapete felpudo dá mais ânimo ao espaço que o imagino somente em branco. Não gosto que a secretária esteja atolada de objetos... Basta-me a minha agenda, o meu caderno de notas, o meu estojo e o meu computador. Na parede colocaria aquela cabeça de veado. Misturei estilos, eu sei, mas creio que funcionaria bem dadas as cores e as texturas. 

A minha paixão por livros e pela leitura no geral também chamou bem forte por mim. Um espaço de leitura seria o ideal para que esta divisão se tornasse a minha preferida de sempre. Tenho 23 anos e posso dizer-vos que a minha Biblioteca Pessoal já é vasta, felizmente. Contudo, falta-me sempre espaço para colocar mais um ou outro livro, mais uma ou outra enciclopédia ou mais uma ou outra revista. Aquela estante seria "a" ideal para o efeito dado que daria para ir trocando os livros que leio, que estou a ler e que ainda tenho para ler. Tornei este Espaço de Leitura mais acolhedor e mais aconchegante como pretendido. Seria um espaço de reflexão, também. Neste sentido, nada melhor que uma poltrona, umas quantas molduras na parede com fotografias que me remetessem a memórias de boas vivências. Almofadas que dão um toque de sofisticação e um tapete felpudo para dar um aspeto mais confortável. Pediria, ainda, um ou outro vaso com plantas para dar alguma cor e alguma alma e um grande candeeiro de pé alto para me dar iluminação nas madrugadas de leitura.

Este seria mais um espaço que não me importaria de construir/modificar aqui em casa.
Gostam? Que lugar, na vossa casa, mais apreciam?

You May Also Like

56 Pieces

  1. Awesome deco! I'm a big fan of Zara home and Ikea too. I prefer clean and simple details in black or white!
    Have a nice day!
    xxcvetybaby.com

    ResponderEliminar
  2. I really like the decorations, it's nice to feel comfortable in our intimate space,thanks :)
    http://lavidaloka.com/

    ResponderEliminar
  3. I love this office interior look.
    So cool and edgy
    Lovin' those bookshelves too

    The Bandwagon Chic | Instagram | Bloglovin | Snapchat: bandwagonchic

    ResponderEliminar
  4. Adorei a tua sugestão do primeiro espaço :)
    R: Oh, obrigada! é muito bom 'ouvir' isso! :) <3
    xoxo, Ana

    The Insomniac Owl Blog

    ResponderEliminar
  5. Adoro a tua selecção de peças! Uma decoração simples mas com personalidade!
    beijinhos
    http://direitoporlinhastortas-id.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  6. Eu estou neste momento a mobilar/decorar a minha casa e entendo o que dizes sobre "ter uma casa grande nem sempre é sinal de estar bem dividida". Não tenho muito jeito para a coisa mas aos poucos há-de ficar ao meu gosto.
    Quanto às tuas ideias para o teu escritório: aprovado! =)

    ResponderEliminar
  7. Gostei muito! O espaço da minha casa que me gosto é o meu quarto, porque é o meu espaço e onde me sinto verdadeiramente à vontade. Também adoro todo o espaço exterior, terraço e zonas envolventes, pois é onde estão normalmente os meus cães. :D

    Há passatempo pelo blogue: http://entreosmeusdias.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  8. Estamos mesmo em sintonia ahaha
    Adorei este post, como sempre. Realmente, ter divisões grandes muitas vezes não é bom. Por exemplo, a sala de minha casa é grande mas tem uma parede ocupada com uma janela enorme, ou seja, não dá para pôr nenhum móvel, por exemplo. Tenho outra parede ocupada com a varanda, menos outra parede. Ainda tenho outra parede com a lareira mesmo no meio... Percebes o que quero dizer? É muito complicado pormos a sala totalmente a nosso gosto porque há sempre colunas ou paredes que não foram "bem feita" e não conseguimos aproveitá-las.

    Beijinho enorme
    Bruna, HAVE AN OPEN HEART

    ResponderEliminar
  9. lovely
    http://melodyjacob1.blogspot.com/2015/08/cut-out-buckle-boots.html

    ResponderEliminar
  10. Yes, I think I have to give it a try) What Catrice items can you suggest?

    Looks like nice design for neat home)

    ResponderEliminar
  11. Qualquer um funcionava cá em casa! Adoro tons suaves e misturados com tons terra! Lindo ;)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  12. O que mais gosto da minha casa e o meu quarto, afinal aquele é o meu espaço, amaria trocar tudo e deixar do meu jeito.
    Eu tambem amo escritórios, mas minha casa e pequena entao nao tenho espaço para criar um.
    Com carinho, Hina | Aishiteru em Contos |

    ResponderEliminar
  13. White is just the perfect color for classic and elegant interiour items :) We use some white in our appartment but not too much acutally. In my next appartment (or house... we are currently looking for a house) I think I will use more classical and elegant items, but of course it also all depends on the budget :)

    Thanks a lot for your last comment : )
    Xx
    Larissa
    cenestquedelachance.blogspot.de

    ResponderEliminar
  14. O, i just love this style of interior. Simple and elegant!

    http://www.simplethingsbyjok.com/

    ResponderEliminar
  15. Adorei as tuas escolhas , também tenho tantos livros em casa que de vez em quando quando estou a limpar a casa e vou á estante dos livros até me esqueço que tenho aquele ou outro ...
    Beijinhos,

    elegantetpuissant.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  16. Muito obrigada pelos elogios constantes que fazes às minhas fotografias. Ainda me dás mais vntade de fotografar!

    Aii, adoro, adoro! Eu também tenho sempre dividir o meu quarto quando lhe mudo a disposição: um local para a cama, outro para a secretária e depois arranjo sempre um cantinho para a estante dos livros, o rádio e os CD's, ficando esse como que um espaço de cultura. Adoro as tuas escolhas!

    Lena's Petals xx

    ResponderEliminar
  17. Great modification of your home! <3
    http://styleccentricfashion.blogspot.com

    ResponderEliminar
  18. Sem dúvida que espaços pequenos conseguem ser muito mais acolhedores, mas às vezes dividi-los é tão difícil, tive de fazer isso com o meu quarto (que é minúsculo) mas lá consegui :)
    Adorei completamente a decoração que idealizaste! Beijinho

    http://goldentouch-byandreiaguerreiro.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  19. Zara Home is one of my favorite shop!!! Nice tips my dear....
    Have a nice day, kisses (and thank you for your visit),
    Eni

    Eniwhere Fashion
    Eniwhere Fashion Facebook

    ResponderEliminar
  20. As peças escolhidas são muito bonitas. Muito bom gosto. Sem dúvida um espaço elegante mas funcional!

    http://www.raspberrygirls.com/

    ResponderEliminar
  21. Oieee Miguel,tudo bem querido?
    Amoooo decorações,pena que aqui em casa são apenas cozinha e quarto,mas se Deus quiser em breve conquisto minha casinha pra decorar como gostaria,acho que gastando pouco podemos sim deixar de acordo com nosso gosto né ;)
    Amei essas peças mostradas,cairia muito bem no meu quarto hehehhe,mas seria mais no cantinho de makes,tô querendo uma escrivaninha nesse estilo e essa estante está linda,amaria tê-la ;)

    bjão querido,boa terça pra ti

    ResponderEliminar
  22. wow! Nice items and love the objects!

    http://fetish-tokyo.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  23. Posso dizer que adorei estas tuas escolhas! Clean, simples, bonito e sofisticado ao mesmo tempo. Espero um dia quando ter a minha casa (mesmo minha) em que possa ter o escritório e espaço de leitura tudo junto. Na minha casa não tenho escritório/espaço de leitura.. fica tudo na sala, não desgosto mas preferia ter uma divisão só para escritório/espalo de leitura :)

    R: E vou acompanhar-te sempre mesmo que fora do blog!!
    Sim, depois trocamos sms a tratar de tudo <3

    ResponderEliminar
  24. Sim, penso que todos ficámos a conhecer-te um bocadinho melhor. Aliás, já tinha uma noção das respostas que ia ler porque tu és sempre muito transparente e fiel a ti mesmo e acho isso muito fantástico e raro hoje em dia :) Obrigado Miguel :D Em que é que a entrevista mudou a tua ideia? Ou seja, que ideia tinhas dele antes e o que pensas agora? :p

    A minha parte favorita da casa é o meu quarto. Como agora estudo em Coimbra, durante a semana sinto muito a falta do meu quarto. Talvez porque tudo o que lá está foi organizado por mim, escolhido por mim e pintado por mim. O meu quarto sou eu basicamente e eu tenho muito orgulho e gosto no meu cantinho! :)
    Adorei a secretária, penso que a simplicidade acaba sempre por trazer mais elegância a tudo!
    http://bloguedacatia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  25. This would make an ideal Reading room!! <3

    Have a nice day!
    http://www.rakhshanda-chamberofbeauty.com/

    ResponderEliminar
  26. I like the combination of beige and white colors in the design of the room!

    ResponderEliminar
  27. Eu gosto de ideia de uma divisão, dois espaços distintos.

    Isabel Sá
    http://brilhos-da-moda.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  28. I love your selection, especially I love the frames :)

    http://crafty-zone.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  29. Gostava tanto de ter um espaço assim. A minha casa é grande, mas confesso que em termos de divisões é um desastre total. Beijinho.

    http://giselapascoal.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  30. Quanto tempo não vinha aqui, <3 amei o visual novo do blog. Andei um tempo afastada por causa de algumas coisas, mas já estou de volta, e revendo o que perdi aqui haha. Meu sonho ter um escritório só meu, um lugar onde eu possa escrever, arrumar meus livros, enquanto não tenho, meu quarto é meu escritório hahaha, amei o post <3


    Beijos
    http://intoxicadosporlivros.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  31. Adorei! Acho que todas as casa deviam ter um cantinho para a Literatura. :)
    http://diaryofalittlebee.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  32. Gostei imenso das tuas sugestões aquele móvel iria me dar imenso jeito, adorei a moldura branca :)
    Gosto imenso de decoração o que me torna um pouco complicado escolher uma divisão.
    http://retromaggie.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  33. Simmmmm aqui no Rio calor é calor rsrsrs por isso eu detesto demais. E sonho com dias frios. Adorei a suas ideias e seu novo dois em um. Aqui em casa é metade escritório e metade closet, meu apê é pequeno e sempre temos que pensar em novas ideias para bom aproveitamento de espaço. Só que aqui em casa é tudo bem colorido e com pitadas divertidas e a penteadeira inspirada em Paris.

    Beijos
    http://pimentasdeacucar.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  34. Adorei o espaço que criaste :) É clean e ao mesmo tempo muito acolhedor! Perfeita junção do trabalho com o lazer :)
    Beijinhos**

    Design For Style Blog // Facebook Page

    ResponderEliminar
  35. Really awesome!
    http://styleccentricfashion.blogspot.com

    ResponderEliminar
  36. Obrigada pela visita. Desculpa a resposta tardia, mas como estou de férias, não consigo estar tão dentro do blog :)
    O sérum da Clinique custou-me 20€ na sephora, em saldo, em vez de 70€!! Foi assim uma oportunidade! :D
    Adoro decoração de casa, ideias destas são sempre bem-vindas, rentabilizar os espaços! A Zara Home é uma perdição minha, adoro, acho tudo tão lindo! :)
    beijinhos
    http://modadarapunzel.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  37. Gostei muito, de casa o local que mais gosto é a sala e o meu quarto

    http://mourissima.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  38. Também adorava ter um espacinho assim! Essa decoração é fantástica e ao mesmo tempo super simples :) O meu espaço favorito cá em casa é mesmo o meu quarto, mas se tivesse espaço também queria um escritório assim! Eheh.
    beijinhos <3
    thefancycats.blogspot.com

    ResponderEliminar
  39. Eu não sou workaholic, mas essa secretária e cadeira acho que iam fazer de mim uma ! Adorei as tuas escolhas, são sem dúvida excelentes !

    beijinhos*

    Cecília Pereira - Maquilhadora
    Página do Facebook do Blog
    Canal do Youtube

    ResponderEliminar
  40. Sou louca por globos e molduras nas paredes, da um ar especial ao ambiente. Meu quarto é o lugar da casa que eu mais gosto, sempre tento mate-lo do meu jeitinho.
    Um grande beijo!!!

    www.r-nuvens.blogspot.com

    ResponderEliminar
  41. Por vezes um sentido de estética e tirar um minutinho para pensar faz mais pelo espaço do que o tamanho. Quantidade não é qualidade. Gostei da tua sugestão.

    ResponderEliminar
  42. Adoro espaços assim!
    Principalmente espaços pequenos, são acolhedores e aconchegantes, nos forçam a ter mais criatividade na hora de explorar cada canto do espaço! Também adoro escritórios, tenho muitos livros e ainda não sei onde pôr..rsrs
    Beijoos

    ResponderEliminar
  43. Great picks, I love that desk and the frames!!
    Have a lovely day :)
    Rosanna x
    Rose’s Rooftop

    ResponderEliminar
  44. Hi!
    Nice post! Love it!
    In my blog GIVEAWAY - http://ann-kos.blogspot.com/2015/08/giveaway-bornprettystore.html
    Please, go is participate in my competition!
    Today is the last day of the contest)
    I will be very grateful!! Thanks)
    ^^

    ResponderEliminar
  45. tbm acho que os espaços grandes podem ser traiçoeiros e podem acabar por ficar frios e desconfortáveis. espaços pequenos são sempre mais faceis de decorar ;)

    beijinhos
    umacolherdearroz.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  46. Ficou uma combinação perfeita. Essa "parede" deixou bem agradável a separação dos dois ambientes.

    http://www.agindodiferente.com/

    ResponderEliminar
  47. Peças bem escolhidas...tens bom gosto :)

    http://beautifullsecrets.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  48. wow !
    http://jecellekate.blogspot.com/2015/08/flaunt-your-style.html

    ResponderEliminar
  49. Dois ambientes num só espaço parece-me muito bem! Escritório e área de leitura ainda melhor! :D

    http://moumeraki.blogspot.com

    ResponderEliminar

Muito obrigado pelo comentário. A vossa opinião é sempre muito importante e ajuda-me a melhorar!
Após aprovação responderei nos vossos blogs.
Espero que voltem!



Sigam todas as novidades aqui:
Instagram × Facebook Oficial Page × Pinterest